O que ainda Influencia em SEO Hoje em Dia?

Criar Site no Webnode Grátis

o que funciona em seo

Foi se o tempo em que era possível trabalhar em vários aspectos relacionados a SEO (otimização das páginas para os buscadores) em sites e blogs para alavancar as visitas em pouco tempo nos buscadores como o Google.

O problema é que de certa forma, era muito fácil manipular os resultados das buscas e isso acabava gerando resultados desinteressantes para as pessoas, pois em boa parte das vezes os sites que ocupavam as primeiras posições nos resultados das buscas não mereciam estar lá. Era puro lixo ou então material copiado de outros sites.

O Google sabia disso e decidiu contornar o problema com um algoritmo de indexação cada vez mais robusto, capaz de organizar os resultados das buscas de forma mais correta, tendo como base a qualidade do conteúdo e do blog como um todo e não apenas a otimização que foi feita.

Na minha opinião o que mais influência hoje em dia no bom posicionamento ou não de uma página é o conteúdo que foi publicado nela, ou seja, o Google conseguiu fazer com que o indexador dê prioridade a qualidade do conteúdo, que é o que sempre deveria ter sido feito para começo de conversa, mas que não era tecnologicamente possível na época.

Portanto, para que suas páginas tenham um bom posicionamento nos resultados das buscas no Google e outros grandes buscadores é essencial que você publique conteúdo de extrema qualidade, ou seja, aquele conteúdo que as pessoas acham mesmo interessante e que sem dúvida nenhuma compartilhariam com amigos ou recomendariam em redes sociais.

O SEO não morreu. Claro

É claro que um site ou blog não é feito apenas de conteúdo, portanto ainda existem outros fatores que podem influenciar no posicionamento. Posso citar aqui fatores como a forma que o conteúdo é apresentado aos leitores, tempo de carregamento das páginas, tags H1, H2 e etc, linkagem interna, linkagem externa, ente outras coisas.

seo não morreu

Também recomendo que não utilize técnicas black hat, principalmente a troca ou compra de links, pois o indexador anda esperto demais, sendo capaz de descobrir tais técnicas e consequentemente penalizar o site em questão.

Portando, você pode continuar otimizando suas páginas em busca das primeiras posições, no entanto tenha em mente de que a fundação de tudo deve ser um conteúdo de extrema qualidade, caso contrário dificilmente você conseguirá bons resultados.

Links Internos

Os links internos ajudam os visitantes a navegarem dentro de seu website, levando eles de uma página a outra sem que eles precisem adivinhar o endereço correto da página.

Os buscadores também utilizam os links como uma forma de encontrar as demais páginas de seu site e também para entender quais são as páginas mais importantes dentro do site, além de quais palavras-chave elas devem ser associadas.

Links Externos

Os links externos que um site recebe, ou seja, aqueles links apontados de outros sites para o seu ainda tem um grande peso para os buscadores, porque eles são considerados como voto de credibilidade. Quanto mais votos uma determinada página recebe, mais importante ela pode ser para o indexador do Google.

Porém, para que os links externos realmente tenham valor, eles devem ser criados naturalmente, ou seja, eles não podem ser frutos de compra de link, parcerias ou mesmo de seus próprios sites (quando você tem mais de um site e cria links de um para o outro).

Site bem Estruturado

Um site bonito, fácil de navegar e de ler o conteúdo também é um fator importante para o Google, pois isso ajuda a manter os leitores por mais tempo dentro do site, indicando para o Google que o site tem qualidade.

site arrumado

Se o site for confuso ou difícil de ler o conteúdo (quando o texto se confunde com a cor do fundo por exemplo) e os visitantes voltarem para o buscador logo após acessarem o site em questão, isso indica ao Google que o site pode ter algum problema e não oferece as qualificações que ele procura.

Portanto, criar um layout limpo e agradável é um importante fator para conseguir boas posições nos resultados das buscas.

Tags H1, H2, H3

As tags H1, H2, H3 e etc ajudam o indexador do Google a entender as principais palavras-chave de cada página. O nível mais alto é o H1, que normalmente é utilizado com a principal palavra-chave do site e apenas 1 vez.  O restante podem ser utilizadas mais de uma vez, mas sem exageros.

Aqui no meu blog por exemplo a principal palavra-chave é Criar Sites, portanto esta palavra deve aparecer 1 vez em volta da tag H1 da seguinte forma <h1>Criar Sites<h1>

Já os títulos dos posts aparecem com a tag H2 porque eles seriam a segunda principal palavras-chave dentro das páginas.

Densidade de palavras-chave

O indexador do Google interpreta e cataloga textos, portanto você deve adicionar em suas páginas as palavras-chave que acha importante dentro do contexto pelo menos 3 vezes, para indicar ao indexador que aquele grupo de palavras são os mais importantes.

Procure adicionar as mesmas palavras-chave utilizadas no título no primeiro parágrafo e em outros pontos dentro do artigo.

Velocidade de carregamento

Ninguém gosta de esperar, muito menos os seus visitantes, portanto é essencial que seu site carregue rapidamente no navegador, sobre a condição de que eles saiam do site caso isso não aconteça.

O problema aqui é que se um visitante acessa sua página vindo do Google e logo em seguida volta para o Google para procurar por outro site que se encaixe em suas buscas, seu sistema de alerta vermelho é acionado, indicando que pode haver algum problema com o site em questão.

Se houverem muitos casos assim, o indexador do Google pode rebaixar seu site nos resultados das buscas.

Portanto, é essencial que você hospede seu site em um servidor rápido e que não adicione coisas demais que possam deixá-lo lento de alguma forma. Quem usa o WordPress por exemplo, deve ficar de olho nos plugins, que podem estar realizando processos demais no servidor e deixando o blog mais lento.

A regra aqui é simples, elimine de seu site tudo aquilo que não está realmente sendo útil.

Taxa de rejeição

Quando um visitante entra em uma página de seu site e logo em seguida volta para o Google ou qualquer outro site, isso é considerado uma rejeição.

rejeitado

Quanto mais elevada é a taxa de rejeição de uma página, maior é indicador de que a página pode ter algum problema, seja ele conteúdo fraco, erro na página, lentidão, excesso de banners, otimização para palavras-chave que não condizem com o conteúdo, entre outras coisas.

Nestes casos, o Google costuma penalizar a página em questão, rebaixando ou mesmo eliminando dos resultados das buscas.

Portanto, é sempre bom analisar as estatísticas para descobrir quais são as páginas com mais rejeição ou com tempo de permanência muito baixo para descobrir possíveis problemas que podem estar afastando os leitores de seu site.

Conclusões
Ainda existem algumas outras técnicas que podem funcionar hoje em dia, mas no meu ponto de vista elas não são tão eficientes quanto as que citei acima. O principal fator é mesmo o conteúdo que deve ser de extrema qualidade.

Gostou destas dicas? Ainda tem dúvidas ou sugestões? Então deixe seu comentário.

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
1

16 thoughts on “O que ainda Influencia em SEO Hoje em Dia?

  1. Eu andei realizando alguns testes e pude comprovar que a taxa de carregamento rebaixa e muito o site nos buscadores. Por exemplo: O meu site A estava entre a primeira e a segunda página (8 posição) resolvi fazer umas mudanças de templates, mas acabei esquecendo de analisar o Page Speed Insights, resultado as notas que eram verdes passaram para vermelhas com o novo template, o rankeamente que era a 8 posição passou a ser mostrado na 8 página de pesquisa do Google, portanto velocidade de Carregamento realmente é um ponto chave no SEO.

    1. @MATHEUS

      Realmente, a velocidade de um site aumenta o posicionamento, e alem disso, se um site for muito lento, ele perderá visitas.

      Pois pesquisas mostram que mais de 70% das pessoas que acessam a internet pelo telefone, só espera 5 segundos. Caso a pagina não aparece em 5 segundos, o visitante desiste de acessar a pagina.

      Obrigado por compartilhar os seus testes conosco.

  2. Olá, sempre passo por aqui. Graças a várias dicas desse e de outros bons sites eu consegui ultrapassar 100 mil pw em vários projetos. Por falta de tempo estou passando o onibusnorio.com.br . É um site com ótimo potencial e já tem em média 270 mil pw mensais. o preço é 65 mil reais. Se tiver interesse no próprio site ha um formulário de contacto.

  3. Boa Noite ,
    Sempre estou lendo seu site em busca de dicas para aplicar em meu site , uma coisa no seu texto me chamou atenção que foi a taxa de rejeição, muito se fala dela em sites sobre WordPress e pouco se fala em números para podermos comparar com nossos próprios sites, você teria um percentual a partir do qual teríamos que nos preocupar com essa taxa?
    Em relação a velocidade eu gostaria de comentar que depois que aderi a Cloudflare tive resultados muito bons e recomendo para quem deseja uma solução rápida.

    1. Olá Fabricio,
      A taxa de rejeição do site varia muito de nicho para nicho e também do tipo de conteúdo. Acho que uma regra geral seria que a taxa de rejeição esteja abaixo de 70% em todas as páginas.

      Abraço!

  4. Desculpa Celso, mas tenho que rir com esses Fatores que você colocou.
    Se quiser eu te mostro um dos meus Meus Sites em 3° lugar em um nicho de Emagrecimento (Super Concorrido).

    Outra Prova, digita Pudim na Aba de Pesquisa do Google e veja isso.

  5. Boa Tarde Celso Lemes, eu venho lhe acompanhando a bastante tempo, achei a sua ideia interessante, em ajudar ao próximo, por isso venho lhe perguntar algo que eu não achei, bom estou criando um site para Auto Escola e Concessionária, porém eu não sei como finalizar de forma correta e o SEO pega bastante, e qual o valor que posso cobrar, seria muito pedir para você dar dicas para nós, tipo fazer um tutorial de exemplo.
    Desde de já lhe agradeço.
    Um fraterno abraço Josué Calazans.

    1. Olá Josué,
      O valor que você vai cobrar depende de muitos fatores, como a qualidade do seu serviço, recursos utilizados, quantidade de páginas, entre outros fatores.
      Sei que o pessoal cobra valores entre R$300 até 20 mil Reais para um site.
      Quanto ao SEO, o material que eu posso oferecer em relação a isso já está disponível aqui no CS.

      Abraço!

      1. Boa noite,
        Muito obrigado Celso Lemes, entendi, isso vai variar de acordo com os fatores, bom, eu agradeço, um site de 20 mil? que tipo de site seria esse?…
        Eu gostei muito da explicação sobre SEO, e queria aprender mais sobre isso, agradeço a compreensão.

  6. Me tirou uma grande dúvida a respeito das header tags, amigo. Obrigado. Em meu site pessoal, utilizo a header tag 1 e 2 apenas uma vez, mas repito a H3 cinco vezes.

  7. nossa essa estrutura realmente esta sendo a perfeita a ser usada para criar um site, estou pesquisando e todas as informaçoes neste artigo sao todas verdadeiras de acordo com meus estudos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie seu Site Grátis no Webnode