Como Mudar o Template do WordPress Sem Incomodar os Leitores?

Criar Site no Webnode Grátis

Como Mudar o Template do WordPress Sem Incomodar os Leitores?

Todo blog passa por diversas mudanças com o passar do tempo, isto em vários níveis, desde alterações no menu, links, banners, programas de afiliados que utiliza até a mais evidente das mudanças que é a troca do template. Um bom template pode ajudar e muito seu blog a se desenvolver, tanto ajudando a ter maiores ganhos com programas de afiliados (sim, o template influencia nisto também) até exercer uma maior influência em como seus leitores “enxergam” seu blog, alguns templates ajudam a se estabelecer como uma autoridade.

A maior parte dos blogs faz a alteração do template 1 vez por ano, o que na verdade não deve ser tido como uma regra, é importante que sempre tenha um bom motivo para fazer esta alteração e também que mude sempre para algo melhor, com melhorias estéticas, de conversão, tempo de carregamento, etc. A maior dificuldade de quem vai fazer a alteração do template é ter que fazer isto com pressa (geralmente uma madrugada) para que seus leitores não acessem o blog em meio as mudanças.

Mas existe uma solução excelente para isso, é o plugin Theme Tester para WordPress, com este plugin é possível trocar seu template, ir fazendo diversas alterações, inserindo seus códigos no novo template sem que seus leitores notem nada, com isso poderá fazer esta troca ao longo de dias ou mesmo semanas! Veja a seguir algumas dicas de como usar este plugin.

Como Usar o Plugin Theme Tester – Passo a Passo

Por se tratar de um plugin grátis para WordPress sua instalação é simples, basta ir em sua área de plugins no WordPress, clicar em “adicionar plugin”, no campo de busca digite exatamente “Theme Tester”, ao mandar fazer a busca ele será o primeiro a ser exibido como pode ver na imagem a seguir.

Como Mudar o Template do WordPress Sem Incomodar os Leitores?

Feito isto basta clicar em instalar (na imagem aparece como instalado onde ficará o “instalar”), após a instalação deverá clicar em “ativar” para que o plugin passe a funcionar. Com isto falta apenas um passo para que já possa trocar o template sem que os leitores vejam.

Como Mudar o Template do WordPress Sem Incomodar os Leitores?

Vá ao menu lateral de seu WordPress e passe o mouse sobre “Aparência”, será aberto um pequeno menu com algumas alternativas, entre elas estará “Theme Tester”, clique nela e será direcionado para a tela de ativação do plugin. Nesta outra tela há apenas um checkbox com a opção “Activate Theme Tester”, marque o box e clique em “Aplicar opções”, pronto seu plugin já está ativo e funcionando, agora confira algumas dicas de como o utilizar a seu favor.

Dicas para Usar o Theme Tester!

Embora ao ativar o plugin já possa trocar de template sem que seus leitores vejam qualquer alteração é importante ter certos cuidados ao “arrumar a casa” no novo template, em especial ao lidar com seus posts e com suas barras laterais e entenderá o motivo disto. Tudo o que for alterado no template fica restrito apenas ao novo template e não será visível para os leitores até que desative o plugin, já por outro lado tudo o que for alterado no WordPress se torna visível de imediato (posts e barras laterais).

A principal dica é para que vá fazendo com calma todas as alterações que julgar necessário fazer no template novo como customização, adicionar códigos (afiliados, Google Analytics, etc), trabalhe a otimização do template, enfim tenha em mente lidar inicialmente apenas com o novo template, apenas quando tudo estiver pronto é que deverá criar a barra lateral (algo possível de ser feito em poucos minutos).

A grande vantagem disto é que por ter a possibilidade de trabalhar com calma em seu novo template certamente terá tempo suficiente para executar um trabalho de maior qualidade, esta qualidade certamente irá se refletir no desempenho do blog de um modo geral. Outra vantagem é que não vai mais precisar ficar esperando as madrugadas para poder fazer alterações no template, tudo poderá ser feito com seu blog funcionando a pleno vapor!

Algo interessante a ser dito é que este plugin não é atualizado a anos, por isso nada garante que vá continuar sendo compatível com versões futuras do WordPress, mas ao menos até a versão 3.5.1 funciona, eu mesmo o utilizo sem problema algum.

Gostou deste artigo? Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário.

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

20 thoughts on “Como Mudar o Template do WordPress Sem Incomodar os Leitores?

      1. Olá Vinícius, bom dia!
        Tenho uma dúvida… Tenho um site no ar já, mas quero criar um novo no wordpress… Acontece que no wordpress as mudanças já vão ao ar instantâsneamente… Tem jeito de eu fazer o site e depois colocá-lo no ar de uma só vez?

  1. Olá Vinícius! Ótima dica! E veio na hora certa! Tenho que alterar o template de um blog e estou sem tempo para fazer isso a toque de caixa. Com esse plugin provavelmente poderei alterar aos poucos e com calma. Muito obrigado pela dica! Vou testar já na próxima semana!
    Abraço!

      1. Legal! Vou usar e falo como foi a experiência!
        Por falar nisso tem que dizer para o Celso mudar o template do Criar Sites que já está antigo… hehe!! Brincadeira Celso!!
        Abraços

  2. Boa Dica Vinicius!

    Em breve vou testar,melhor do que colocar no ar o novo tema e ir alterando as pressas rs.
    Com relação a não ser atualizado eu vou testar no wordpress instalado localmente para ver se não ocorre algum erro grave..

    Abraço!

    1. Olá Rafael!

      Ao menos com relação ao WordPress eu utilizo e nunca tive problemas, se for fazer este teste local recomendo que instale localmente os mesmos plugins que estiver usando no blog para avaliar se não gera nenhum conflito (acho difícil, mas não custa ter esse cuidado) 🙂

      Abraço!

  3. Oi Vinicius!

    Eu também só testo os temas e novas modificações localmente. Até já havia procurado por algum plugin assim.

    Agora vou poder testar online!

    Muito obrigado!

    1. Olá Jonh!

      Testar online a meu ver é uma forma de acelerar o processo, afinal quando o trabalho estiver pronto basta ativar tudo sem a necessidade de fazer tudo outra vez 🙂

      Abraço!

  4. Olá Vinícius,

    Esse plugin eu não conhecia, utilizava sempre o “Ultimate Coming Soon Page” para deixar o blog com uma página de “Em Breve” até que ele fique pronto para ser visitado. É importante pra dar tranquilidade pra fazer os testes que achar necessário e passar profissionalismo para os visitantes.

    Ele ainda permite colocar uma caixa de assinatura de feeds por e-mail, captura de subscritores de e-mail marketing, Facebook ou Twitter para ir divulgando o projeto enquanto não entra no ar, deixando assim um ar de suspense para os que estão interessados nele.

    Mas o “Theme Tester” é ainda melhor. Parabéns pelo Post, excelente!

    Abs.

    1. Olá Milton!

      A grande vantagem que vejo no theme tester é o fato de ajudar a trocar o template com o blog já recebendo visitas e não apenas quando vai ser lançado, assim não perdendo receita durante a troca de template. Obrigado 🙂

      Abraço!

  5. Tenho um site feito pela wednode e não consigo acesso mesmo após receber a nova senha, gostaria de um canal para falar com algum atendente para acessar meu site.
    att;
    Djalma.
    Alba

  6. Olá Vinicius, realmente é uma otima dica, eu não sabia que da existência deste plugin e passarei a usar ele pois realmente estou pensando em mudar o template do meu blog, já tentei anteriormente e passei horas mexendo, como você mesmo disse passei uma madrugada e ainda fui dormir com o template meio bagunçado, agora com este plugin vai ser mais fácil.
    Um grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie seu Site Grátis no Webnode