Como Fazer SEO no Blogger!

Criar Site no Webnode Grátis

Como Fazer SEO no Blogger!

Quando o assunto é SEO (Search Engine Optimization) geralmente se aponta para blogs WordPress como sendo o melhor, o que não deixa de ser verdade devido a diversas facilidades como os famosos plug-ins All in One SEO Pack ou WP SEO by Yoast. Porém quem possui blog no Blogger também deve se preocupar em otimizar adequadamente seu blog para os buscadores, aqui vou falar um pouco sobre SEO no Blogger.

Mesmo o Blogger não possuindo tantos recursos como o WordPress com relação a SEO é possível fazer uma excelente otimização, principalmente após algumas mudanças pelas quais a plataforma passou com relação a isso, como por exemplo a possibilidade de otimizar as imagens.

Antes de passar diretamente para as dicas de como fazer SEO no Blogger é importante lembrar que um dos principais pontos de otimização é diretamente o conteúdo, ou seja o texto, lembrando disto já fica claro que não haverá diferença no Blogger ou WordPress com relação ao texto e também a links internos (ou backlinks).

Os links possuem uma grande importância na otimização de um blog e não faz diferença se está no WordPress ou no blogger, basta sempre criar links relevantes entre seus artigos e sempre que possível conseguir backlinks para seu blog. Sobre Backlinks para seu blog poderá conferir uma excelente estratégia no curso Segredos da Audiência.

Pontos Importantes de SEO no Blogger!

Quando o assunto é SEO existem inúmeros detalhes e possíveis variáveis que determinam o sucesso ou não de cada post do blog, o que por sua vez afeta o blog como um todo (já fica uma dica para qualquer blog), posts não agem apenas de forma individual, mas sim afetando todo o blog. Com isto em mente sempre deverá trabalhar o SEO nos posts do Blogger tendo alguns cuidados para melhorar seu desempenho.

Título: é muito importante que crie um título para o blog e também para as postagens considerando o tema a ser abordado, sendo o título do blog algo facilmente associado a todos os temas que irá abordar, já o título de cada post deve conter a principal palavra-chave para a qual pretende otimizar seu post.

URL: também é importante que tenha a principal palavra-chave de seus posts no link da postagem, para isso poderá utilizar um link personalizado. Para fazer qualquer alteração no URL do post basta clicar em “Link Permanente” no próprio editor de textos do Blogger.

Heading Tags: as heading tags (cabeçalhos) são importantes tanto para facilitar a leitura do artigo e o tornar mais atrativo como também para a otimização, o título geralmente já está definido no template com a importância de um H1, já nos posts poderá utilizar o “subtítulo” que equivale ao H2, assim dando maior ênfase para sua palavra-chave.

Defina o Alt e Title de sua Imagens: para otimizar suas imagens no post é importante ter os atributos “alt” e “title” presentes nas imagens, para fazer isto no Blogger basta clicar sobre a imagem e então preencher os respectivos campos:

  • Texto do título: title
  • Texto alternativo: Alt

Como pode ver a maior parte destas dicas são referentes a otimização feita on-page (na página a ser otimizada), porém também pode (e deve) fazer sua otimização off-page (em páginas externas visando melhorar o posicionamento de determinado post). Com relação a este tipo de otimização o fato de estar no Blogger não muda em absolutamente nada os resultados, bons ou maus resultados dependerão de como será feita sua estratégia de otimização e não devido a plataforma.

Existem diversas outras boas práticas que poderão ajudar muito a ter melhores resultados no Blogger, como por exemplo ter artigos relacionados ao final de cada post, utilizar a barra lateral para navegação com artigos recentes, nuvem de tags, etc. Todos estes detalhes vão tornando seu blog cada vez mais interessante para os leitores, o resultado disto é seu Blogger cada vez com melhores posições nos resultados do Google.

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

15 thoughts on “Como Fazer SEO no Blogger!

  1. Olá Vinícius!
    Sabe que há uns 2 meses resolvi remover e fazer uma limpa de plugins em meus blogs WordPress. E fiquei muito na dúvida se removeria ou não o tão famoso plugin do Yoast. Analisando, resolvi remove-lo e utilizar todas as dicas que o plugin dava na hora de escrever um post. As dicas são as mesmas que você escreveu acima. Portando, no meu ponto de vista, o Yoast não faz falta nenhuma…

    Abraço!

    1. Olá Alexandre!

      O Yoast pode fazer falta para quem não conhece estas dicas ou mesmo que ainda não possui prática, com ele é possível fazer uma análise no texto e ver se não está esquecendo nada. Uma outra vantagem que vejo no Yoast (ou qualquer outro plugin SEO) é com relação a algumas configurações globais no blog, que realmente podem ajudar 🙂

      Abraço!

    1. Olá Gustavo!

      Se existe eu não conheço, mas de qualquer forma não acho uma boa ideia fazer um blog em hospedagens gratuitas, podem ocorrer problemas que ficam fora de seu controle como por exemplo um belo dia simplesmente ela não existir mais.

      Abraço!

  2. Vinicius, excelente artigo!

    Acredito que SEO é quase igual no Blogger ou em qualquer outra plataforma. É seguir o básico, que você listou no artigo inclusivo 😀

    Abraços, Arlindo Armando

    1. Olá Arlindo!

      É verdade, MUITO do SEO é feito diretamente no texto ou fora da página com backlinks de qualidade, assim tornando possível fazer um SEO de qualidade em qualquer plataforma, até mesmo em um site simples em HTML.

      Abraço!

  3. Boa Tarde Vinicius Horta!
    Muito bem lembrado o seu artigo, pois muita gente trabalha com o WordPress e Blogger ao mesmo tempo, mas como no WordPress tem os plugins para otimizações, esquece de usar as mesmas técnicas no blogger e acaba não tendo os mesmos resultados em ambos os blogs.
    Mas vale lembrar também o aspecto da concorrência, pois muita gente acredita que basta apenas otimizar bem, um artigo ou site para que apareça na primeira página do Google, mas isso só acontece se a concorrência for muito baixa, caso haja muita concorrência para o mesmo tema ou palavra chave, é preciso fazer uma boa divulgação para se posicionar bem e isso leva um certo tempo.
    Valeu pelo artigo.

    1. Olá Euripedes!

      Sim, quanto mais concorrida é uma palavra-chave tanto mais complexo será o processo, será mais difícil também chegar à primeira página e se manter por lá, afinal da mesma forma que se ganha posições também se perde, se manter nas primeiras posições requer trabalho constante 🙂

      Abraço!

  4. Muito válidas essas dicas! Eu tenho uma dúvida… Ao fazer um artigo, eu posso diversificar e colocar as tags de títulos aleatoriamente? Por exemplo, coloco uma e depois uma e depois voltar pra outro título que é . Pode variar assim na ordem? Será que prejudica a otimização?

    1. Olá Nika!

      Quanto maior o foco em uma única palavra-chave (ainda que seja long tail) melhor será, de certa forma o artigo se tornará mais relevante para a palavra em questão.

      Já com relação a ordem em si noto que no título e nas headlines (H1, H2, H3…) que no início da frase a palavra-chave tem maior relevância, porém se trabalhar com mais de uma keyword no mesmo artigo acredito que não tenha problema ir alternando.

      Abraço!

  5. Olá, eu possuo um site, e ultimamente as visitas cairam em 70% DO NADA!

    Queria saber o que houve, ou se o Google mudou os algoritmos dele

  6. Bom dia,
    Gosto muito de receber as suas newsletter, motivo pelo qual nunca excluir de meu email, já agora, preciso de sua ajuda, se possível. O meu anuncio Adsese, há muito tempo está ficando embolado ao lado esquerdo de meu blog. É aquele anuncio em linha, não é de imagem, onde só aparece os nomes. Me ajude ae resolver esta situação.
    Ficarei muito grata.
    Luciana

    1. Olá Luciana,
      O modo que os anúncios estão aparecendo em seu blog é proibido pelo Adsense, recomendo que retire imediatamente para evitar problemas.
      Acho que você deveria adicionar anúncios do Google no menu direito, utilizando o recurso de gadgets.

      Abraço!

  7. estou criando um blog para falar do esporte aqui da minha região e estou atrás de dicas aqui encontrei ótimas, deixar umk blog no topo é difícil a tarefa e dura mas com dedicação chegamos la, por enquanto estou usando o blogger o qual tem ferramentas ótimas da pra fazer um bom blog com o blogger gosto muito, obrigado…..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie seu Site Grátis no Webnode