Encurtadores de Links – Devo Usar? Qual?

Criar Site no Webnode Grátis

Encurtadores de Links, Devo Usar? Qual?

Para quem possui um ou mais blogs já a algum tempo é natural que a quantidade de links gerados seja grande, o que naturalmente pode gerar certa desorganização, isto sem contar que fica difícil saber quais dos seus links estão trazendo melhores resultados, seja em visitação ou mesmo em performance com programas de afiliados. A solução para isto é utilizar um encurtador de links, que inclusive traz diversas vantagens, aqui poderá ver o quanto estas ferramentas podem ajudar e também qual o mais recomendado.

Antes de falar propriamente do encurtador de URL é importante citar alguns dos diversos motivos pelos quais deve os utilizar para divulgar seus links. Sabendo exatamente porque está utilizando uma ferramenta certamente não a deixará de lado com o tempo e ainda terá melhores resultados com a divulgação de seus links. Entre os principais motivos para encurtar URLs vale citar:

Facilidade para utilizar o Twitter: no Twitter temos apenas 140 caracteres para descrever algo que está sendo compartilhado, com um link muito grande já perdemos uma boa fatia destes 140 caracteres.

Links mais amigáveis: links de afiliados em alguns casos (a maioria) são links muito grandes e com caracteres  especiais (?#%=&) ao longo do link, isto em muitos casos assusta seus leitores. O fato de seu leitor estranhar algum link pode fazer com que ele não clique, logo não terá nenhuma conversão, por outro lado com um link curto e amigável há uma maior probabilidade de que seus leitores cliquem sem nenhum receio.

Pode ser utilizado no Facebook: mesmo utilizando um encurtador de URL o Facebook irá gerar um thumb (miniatura da imagem) e um breve resumo do artigo que pretende compartilhar. Após este ser gerado poderá simplesmente apagar o link antes de publicar, o que gera um resultado semelhante a imagem a seguir. A vantagem disto está no próximo item.

Encurtadores de Links, Devo Usar? Qual?

Possibilidade de acompanhar o desempenho: esta é possivelmente uma das maiores vantagens, é verdade que não são todos os encurtadores que possuem esta possibilidade, porém há encurtadores ótimos como o Bitly.com por exemplo. Mais adiante verá como utilizar o Bitly e também como acompanhar suas estatísticas detalhadas de cada um de seus links.

Como Utilizar o Bitly.com e Acompanhar as Estatísticas!


Para utilizar o encurtador de URL Bitly.com basta acessar o site e fazer um rápido cadastro, assim terá seu perfil no site que é por onde irá criar e monitorar seus links, assim que terminar de fazer seu cadastro já poderá começar a utilizar o Bitly, veja a seguir os passos iniciais para encurtar seus links.

Estando no site já logado em sua conta clique em “Paste a link here…” no canto superior direito da tela, assim que clicar abrirá uma pequena caixa para que cole alí seu link original. Assim que colar o link original ele já será encurtado de forma automática, abrirá um pop-up onde poderá clicar em “copy” para copiar seu link já encurtado e o utilizar para divulgar.

Entre outras vantagens seus links ficarão guardados em sua conta no Bitly, com isto terá como os utilizar diversas vezes e acompanhar as estatísticas por link em um único lugar, o que no mínimo já economiza seu tempo. Também deve observar que há um campo de busca em sua lista de links, desta forma terá maior facilidade para encontrar seus links encurtados mesmo que a quantidade de links seja grande.

Encurtadores de Links, Devo Usar? Qual?

Para ter acesso a todas as estatísticas detalhadas de cada um de seus links basta clicar em “view stats”, será direcionado para uma nova página com a contabilização de todos os cliques, suas origens (Twitter, Facebook, etc) e também os países de onde estão vindo os cliques.

Antes de terminar apenas é interessante que saiba que existem outras opções, algumas inclusive em que poderá ganhar dinheiro encurtando seus links como o adf.ly. A desvantagem deste tipo de serviço é que assim que a pessoa clica no link ela será direcionada para a página de um anunciante e não diretamente para o link original, o que dependendo do link não é uma boa escolha, por outro lado se possui um site com links que geram um grande tráfego pode ser uma boa alternativa.

E você, como anda cuidando de seus links?

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

9 thoughts on “Encurtadores de Links – Devo Usar? Qual?

  1. Legal essa matéria sobre encurtadores de links. Eu tenho uma dúvida. Editar os links e colocar uma frase ou uma palavra também não é uma forma de encurtar o link?

    Obrigado e a braços ao autor!

    Gustavo/RS

    1. Olá Gustavo!

      Sim, é uma forma de tornar o link mais curto e amigável, porém não vai funcionar para links de afiliados (uma vez alterado não contabiliza mais suas conversões) e também não vai fornecer estatísticas detalhadas.

      Abraço!

  2. Excelente artigo, eu utilizava muito o MIGRE.ME e o SENTA.LA (o último por achar bem engraçado) porém o Bitly.com me pareceu uma excelente alternativa depois deste artigo..
    Obrigado.

  3. Ótimo Artigo!

    Ajuda bastante, pois se os visitantes verem um link
    muito extenso e cheio de caracteres diferentes,
    acaba meio que assustando, e o visitante acaba
    não clicando.

    Abraço!

    1. Olá Paulo!

      É verdade, entre diversas vantagens nos encurtadores de links acredito que a mais atrativa seja realmente esta que citou, afinal uma baixa interação prejudica o blog em vários níveis como menor ganho em dinheiro, aumento da taxa de rejeição, etc. Obrigado 🙂

      Abraço!

  4. Possibilidade de acompanhar o desempenho: esta é possivelmente uma das maiores vantagens, é verdade que não são todos os encurtadores que possuem esta possibilidade, porém há encurtadores ótimos como o Bitly.com por exemplo. Mais adiante verá como utilizar o Bitly e também como acompanhar suas estatísticas detalhadas de cada um de seus links.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie seu Site Grátis no Webnode