Como Escolher um Bom Template WordPress?

Criar Site no Webnode Grátis

Como Escolher um Bom Template WordPress

Existem diversos fatores que irão contribuir para o sucesso de seu blog, um destes é ter um template de boa qualidade (geralmente pago), o que não é caro principalmente se observar os benefícios que isto poderá trazer para seu blog tanto em termos de beleza como em questões práticas como um carregamento mais rápido das páginas, vantagens a nível de SEO (Search Engine Optimization) e também maior facilidade para ganhar dinheiro com programas de afiliados.

Quem ainda não possui muita experiência com blogs e com templates para WordPress a escolha de um bom template pode parecer algo um tanto obscuro, porém há alguns itens que ajudam a indicar se o template é realmente de qualidade e quais são os benefícios que terá ao optar por ele. Aqui vou apresentar os principais aspectos a serem observados em um template antes de decidir o comprar e instalar em seu blog.

Antes de falar propriamente em como escolher seu template para wordpress há duas dicas que podem ajudar, uma é para quem não sabe como trocar o template do wordpress, a outar é um plugin chamado theme tester, que facilita a troca do template quando seu blog já possui conteúdo e acessos diários. Agora com as dicas já passadas vamos ao que interessa!

Itens Importantes no Template WordPress!

Algo inicial e básico que deve ser observado logo de início é se o template que está pensando em comprar tem um carregamento rápido, não adianta ser um template lindo se demorar muito para carregar, afinal uma das coisas que o Google avalia nos blogs para os posicionar é justamente sua velocidade de carregamento. Vale lembrar que após instalar o template talvez fique um pouco mais pesado caso não tenha imagens leves em seus artigos.

Outro fator importante atualmente é se o template é responsivo, cada dia mais pessoas estão acessando os blogs com tablets e celulares, ao ter um template responsivo já não precisará utilizar nenhum plugin para gerar páginas para tecnologias mobile. Algo interessante a ser notado nisto é que quanto menos plug-ins estiverem rodando no servidor a tendência é que seu blog fique ainda mais leve e consequentemente seja mais rápido.

Existem diversos templates que são otimizados para SEO, isto não é uma exclusividade de templates mais caros como o Thesis ou o Genesis, muitos templates profissionais jáestão sendo feitos assim, isto certamente é algo que irá contribuir positivamente para aumentar as visitas de seu blog. É importante apenas lembrar que mesmo o template sendo otimizado para SEO deverá manter seu plugin de SEO pois posts antigos já estão otimizados através do plugin, assim estará evitando ter problemas com seus artigos já indexados e bem posicionados.

Como Escolher um Bom Template WordPress

Já existe uma boa quantidade de templates WordPress feitos em HTML5/CSS3, que são as versões mais recentes destas linguagens, já que vai trocar o template de seu blog é uma boa ideia já o fazer para um que possua as linguagens mais atuais, isto certamente ajudará no desenvolvimento de seu blog. Outro ponto a lembrar é que o HTML5 costuma ter um tempo de carregamento mais rápido do que templates mais antigos.

Fique atento também a detalhes como artigos relacionados e widgets nativos do template, geralmente oferecem funcionalidades interessantes que farão com que possa utilizar uma quantidade menor de plugins, com isto exigindo menos de seu servidor.

Para finalizar os principais itens a serem observados não deixe de ver a opinião de quem já comprou o template que está pensando em comprar, afinal a opinião dos consumidores tende a ser mais neutra do que do vendedor, isto pode ajudar bastante no momento de decidir entre templates que apresentem características muito parecidas.

E você, quais os critérios que costuma olhar na escolha de um novo template wordpress?

9 thoughts on “Como Escolher um Bom Template WordPress?

  1. B dia Vinícios! E o onde eu posso encontrá-los tanto os gratuitos como os profissionais? Qual o link? Tem que fazer alguma configuração?

    Tenha um b dia e abraços!

    Gustavo/RS

  2. Olá Gustavo!

    Onde é algo complicado de te dizer, as opções são realmente muitas, de uma conferida neste link e verá que realmente opções não faltam. Não h´necessidade de fazer nenhuma configuração especial, basta instalar o template.

    Abraço!

  3. Olá Vinicius. O criar sites tem me ajudado a muito tempo.Estou começando no wordpress. Poderia dar um ou dois exemplos de bons templates. Escolher um template do próprio wordpress.org é mais interessante devido a ser feito sob medida para o mesmo? Um abraço e obrigado pela ajuda a você e ao Celso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *