Dificulte a cópia do seu conteúdo desabilitando o botão direito do Mouse

Criar Site no Webnode

Como Desabilitar o Botão Direito do Mouse para Proteger seu Conteúdo

A cópia do conteúdo por pessoas que querem se aproveitar de nossos trabalhos (alguns fazem por inocência, porque acham que isso não trará consequências para o autor) é um problema que uma hora ou outra todos nós webmasters enfrentamos e que infelizmente não existe um meio eficaz de impedir que isso aconteça.

No caso das páginas do site, o que nós podemos fazer é apenas dificultar a cópia utilizando um javascript que desabilita o uso do botão direito do mouse.

Porém repare que mesmo utilizando este script o seu conteúdo não estará 100% seguro contra cópias, por três simples motivos.

1 – Sempre que um visitante acessa o seu site, os arquivos que compõem a página é copiada para o computador do visitante. Desta forma, basta que ele olhe os arquivos temporários do navegador para ter acesso ao site inteiro.

2 – Se o visitante desabilitar o Javascript no navegador, este script não será carregado e conseqüentemente o botão direito estará novamente habilitado.

3 – O visitante pode ter acesso ao código fonte da página com a ajuda do próprio navegador clicando em Exibri e em Código Fonte.

Ou seja, se você não quer que ninguém copie seu conteúdo, a solução final seria “não publicar o seu conteúdo”.

Como Desabilitar o Botão Direito do Mouse

Você pode baixar o código do javascript aqui (clique com o botão direito e em salvar como).

Como instalar
Para instalá-lo em suas páginas, você deve copiar o código disponível na página de teste e colar entre as tags <head> e </head> do código de suas paginas que quiser bloquear.

Repare que este código somente pode ser implantado em editores de sites ou sistemas de criação de sites que permitam acesso ao código da página ou que pelo menos permitam inserir o código entre as tags <head> e </head> da página.

Página de teste
Infelizmente eu não posso instalar o código nesta página, por isso eu criei uma página de teste utilizando o DreamWeaver onde você poderá ver o código em ação e também . Se você quiser conferir este código em ação, visite esta página e tente clicar com o botão direito do mouse.

Gostou destas dicas sobre Como Desabilitar o Botão Direito do Mouse para Proteger seu Conteúdo? Ainda tem dúvidas ou sugestões? Então deixe um comentário abaixo.

Sobre Celso Lemes

Blogueiro Profissional. Conhecimento sobre Marketing Digital, Google SEO, Divulgação Online, Redes Sociais, Webdesign, Divulgação de Empresas
Adicionar a favoritos link permanente.

35 Comments

  1. Celso,

    Muito, bom, era isso que eu estava querendo…
    hehehehe vlw msm!

  2. Celso,

    Pessoalmente detesto sites que fazem isto! Além de não impedir a cópia, isto impede o acesso ao “menu de contexto” do navegador. Por exemplo, no meu Firefox o botão direito dá acesso a recursos como abrir um link em outra janela ou aba, correção ortográfica, etc.

    Desconfio que seja mais eficaz você deixar explícito a “licença de uso” do material. Isto vai alertar os honestos desavisados. Para os desonestos não faz diferença mesmo…

    []

    Daniel

  3. Eai Celso, é bom isso, mais esse ai so bloqueia o botão direito do mouse e não bloqueia o Crtl+C e V, eu tinha um que bloqueava tudo, ele bloqueava as seleções, o botão direito e o Ctrl+C e V, se eu achar ele denovo eu posto aqui 😀

  4. A algum tempo atrás eu desabilitei o lado direito do maouse exatamente para dificultar a cópia, e mesmo assim não adiantou nada, meu conteúdo continuou a ser copiado na cara dura, aí eu retirei o código porque ví que não adiantou nada.

    Agora toda vez que meu artigo é copiado eu entro no blog do verme e xingo mesmo, faço o diabo a quatro até retirar o artigo ou indicar a fonte.

  5. Nada impede copiar existe o botão do browser “editar” la você pode copiar sem dificuldades. :mrgreen: .

  6. Diego,
    Realmente a cópia de conteúdo na internet é uma coisa impossível de parar, eu mesmo já desisti de correr atrás de quem copia meus artigos. Ainda bem que temos o Google como Juiz.

    Tohn,
    Essa é a idéia, porque se o cara for um usuário avançado, provavelmente ele saberia como burlar este script, porém vai ter um pensamento diferente quanto a cópia de conteúdo.
    Isso aí é para barrar/dificultar/alertar os aproveitadores.

    Daniel,
    Realmente este tipo de script enche o saco, porém dependendo do site eu acho que deveria usar. Não creio que o visitante deixaria o site só por causa disso.

    Leandro,
    Se você achar o código manda aí.

    Online,
    Eu já passei desta fase 👿
    Não perco mais o meu tempo com isso.

    Celso (e aí xará),
    É como eu citei no artigo, esse script só dificulta para quem é iniciante no ramo de cópia de conteúdo alheio.

    Nota
    Depois deste post espero que os plagiadores que lerem este artigo tomem um pouco de vergonha na cara e vá trabalhar para criar seu próprio conteúdo 😆

    Abraços!

  7. Rodrigo Golveia

    ´´Celso Lemes“ gostei muito do site, mais eu tenho uma duvida que eu ainda não encontrei no site, como faço para botar link,s para download no site para as pessoa poder clicar e fazer download por ex.: filmes, animes, revistas e etc.
    obrigado e abraço!!!

  8. Oi Celso!

    Se formos inventar script para tudo quanto é geito de copiar texto, vamos ter é q tirar o site do ar!

    Uma maneira BEM mais simples é criar uma licença gratuita no Creative Commons… é bem mais fácil.

    Não sei se vc sabe mas a Constituição Brasileira diz que qualquer cópia de conteúdo (escrito, cantado, ilustrado, etc) é crime contra o intelecto, portanto, é criminoso quem copia conteúdo de blogs e sites.

  9. É como o pessoal falou, não bloqueia, no máximo dificulta para os leigos.

    Daria para dificultar um pouco mais monitorando eventos de copiar e colar, limpando a área de transferencia e também clocando a página dentro de um frame, para dificultar exibir o código fonte.

    Mas isto além de tudo, pode atrapalhar a otimização do site para os mecanismos de busca.

  10. Não adianta nada mesmo! é só baixar o site inteiro para o seu PC no botão (salvar como) do firefox, na net nada se cria e tudo se copia, se alguém copiar o teu site vc pode fazer o quê??? como provar??? é chover no molhado! Parabéns pelo site Celso.

  11. Celso…

    isso realmente funciona eu testei commeu primo … isso é muito bom… to momtando um site de teste pelo adobe dream . rapido e facil de mexer… no WordPress nao soube instalar , XD ai parti pro adobe mesmo….

    mais óóó Seu :cs: está de paranebs e vc Tb …

    Vlw ai

  12. Celso, na minha opnião, eu acho uma perca de tempo instalar este script. Já que por uma vez ele faz duas coisas que ninguém gosta.
    1) Irrita muito. Imagine se cada vez que você clicar aparecer uma mensagem na sua tela fazendo barulinho 👿
    2) Não proteje totalmente contra a cópia. A vários outros meios que qualquer um pode ‘burlar’ 😯

    Abraços!

  13. celso eu aki dinovo
    eu qria 2 script quase imposiveis de achar o primeiro e eu quiria que quando o cliente la clicar no botao apareca uma menssagem de alerta com uma frase a seguunda e um pop-up tipo o cliente entra no site e apareça uma iagem ou uma pagina no meio da tela mas com as dimencoes editaveis vlw kra vc me ajuda muito viu esse blog fez muito suceso no mundo dos qi querem aprender sobre a web e seas ferramentas fuiii

  14. Bil,
    Desculpe mas eu não sei de nenhum script que faça essas coisas que você precisa.
    Recomendo que procure ajuda em fóruns especializados em programação.

    Abraço!

  15. Prezado Celso, tenho acompanhado as matérias e artigos desse site e você está de parabéns. Sou iniciante na área de websites – estou pretendendo criar o meu e hospedá-lo – e estou em fase de aprendizado, por isso leio seus artigos com freqüencia. Por gentileza, poderia me informar como eu insiro um link em uma imagem e se é possível veicular essa imagem com link no meu e-mail (campo assinatura ou resposta automática)? Mais uma pergunta: em qual host você hospeda este website? Grato pela atenção, desejando-lhe muito sucesso!

    • Newton,
      A maneira que você vai criar o link na imagem vai depender de como você está criando o seu site (qual programa, construtor de sites online, sistema CMS e etc). Sem saber isso não tem como eu te ajudar.

      Quanto a pergunta sobre link no seu email eu não entendi, tente explicar melhor o que você deseja fazer.

      Eu hospedo meu site nos servidores da Doreo.

      Abraço!

  16. Prezado Celso, obrigado pela atenção.
    Acho que não fui muito claro. Quase todos os dias recebo em meu e-mail boletins de ofertas de produtos de sites de comércio eletrônico. Em vários deles visualizo imagens dos produtos e, ao clicar nas imagens, sou direcionado ao site do anunciante, exatamente na página daquele produto.
    É isso que eu quero fazer – inserir no campo assinatura ou mensagem automática do meu e-mail ou no corpo da mensagem, uma imagem (gif ou banner)que não precisa ser animada, e quando o destinatário do meu e-mail clicar nela, será direcionado a um determinado site, meu ou de terceiros.
    Eu apenas não quero que apareça simplesmente aquele hiperlink em azul, quero incrementá-lo e camuflá-lo com uma imagem.
    Como lhe disse, ainda estou aprendendo. Não tenho conhecimentos em html, tampouco prática em softwares de criação de site.
    Recomendaram a mim que utilize o Dreamweaver para criar meus sites, pela simplicidade. Poderia opinar a respeito?
    Agradeço-lhe mais uma vez pela boa vontade e atenção.

  17. bem este sript é muito fácil de contornar e qualquer pessoa o consegue fazer não só através do que foi falado pelo Celso. Apresento então a forma mais simples de o contornar sem ser preciso aceder ao código fonte. o script permite seleccionar o texto, apenas não permitindo a cópia directa pelo mouse (rato) pelo que vi…sendo assim basta usar o teclado e apertar o famoso Ctrl C (que é o que se usa nos documentos quando se quer copiar algo) e dá para copiar todo o conteúdo num piscar de olhos, fazendo depois Ctrl V no sitio onde deseja colar ou ir no rato e fazer simplesmente clique no colar pois a cópia já foi efectuada e ta feito, tem-se a cópia do conteúdo de texto que se pretende…isto no caso de texto. No caso de se querer o site por inteiro ou se consegue o acesso ao código fonte como o Celso falou ou então simplesmente se tiver um programa como frontpage, dreamweaver pode sempre importar o site e ficará pronto a editar o mesmo num piscar de olhos.

  18. isso nao dificulta muito como voce sitou um pouco sobre como burla esse metado existi varias outras tbm pena nao existi um metado mas eficaz
    o problema que isso nao acontece so com sites existi varios metados das pessoas copiarem igual programas de tv e etc…

    outro assunto: estou criando um site voltado a sites que sao ultiu mas eu copiei alguns trexos do topico seu ”sobre o site” que fala sobre do que seu site se trata eu ainda nao publiquei ainda nao fiz nada com o site e queria uma permissao sua para publica seu site no meu? pode publica alguns trexo do topico??

    • Neilson,
      Você pode copiar, porém apenas uma trecho do texto e com um link apontando para o artigo original.

      Abraço!

      • nao voce nao entendeu: é assim eu to criando uma pagina falando sobre os site ultiu que sao util da internet. ai coloquei seu site e vo esplica sobre o seu site mas nao tive criatividade e copiei alguns trexo do topico ”sobre o site”

        celso é normal criar um site sem edita nada com apenas 1 pagina ainda e recebe o numero de visitas elevado igual aconteceu comigo?? que criei um site e ta vindo visitante nao sei da onde e eu tive que coloca que a pagina esta em manutençao ? 🙂

  19. Neilson,
    Isso você pode fazer a vontade, nenhum site (inclusive eu) iria reclamar.

    Não é muito normal, mas já aconteceu comigo algumas vezes. Isso depende muito do assunto do site. Se a competitividade for baixa, as chances de o site começar a se destacar logo cedo são grandes.

    Abraço!

  20. realmente isso é muito feio, a pessoa pelo menos deveria pedir para o criador se poderia pegar o conteudo e colocar um obrigado ao dono do site que permitiu, vc não acha isso também celso.

  21. existe um problema esqueceram que na barra de tarefa voçe seleciona e depois copia,este não existe bloqueio,,é só fazer este teste

  22. É possivel desligar sites que ficam so plagiando, atravez do contato com o “servidor” ou o host, denunciando plagio de conteudo, o servidor enviara uma mensagem ao seu cliente sobre o assunto especificado, tambem é possivel pela data da parte de indexação dos bots para casos mais graves, “copia de sites inteiros” tambem seria possivel, verificando outras coisas relacionadas a parte do provedor gravadas por Lei* Usando esta base como prova “mais antiga”, é possivel, processar e pedir indenização!

    • Dvid,
      Existe uma lei que obriga os administradores de servidores a comunicar o administrador do site para retirar o conteúdo copiado e caso ele não o faça, o site deveria ser desligado.
      É claro que na realidade, a maioria das empresas de hospedagens não fazem nada a respeito.
      Você poderia processar os sites que copiam, no entanto isso consumiria muito dinheiro e tempo, para no final o cara entrar em um acordo e retirar o conteúdo copiado.
      Se fosse fácil assim, as grandes empresas de notícias como o G1 já teriam processado meio mundo e ganhado muito dinheiro com isso, no entanto sabemos que as coisas não acontecem assim.

      Abraço!

  23. Esse script acaba não funcionando para nada pois apenas isso não vai impedir que opconteúdo do site seja copiado

  24. olá celso, em relação ao copyright (todos os direitos reservados) que aparece em todos os sites lá no rodapé, é necessário fazer algum registro? Ou basta você escrever mesmo lá no rodapé? Claro, com a boa fé do conteúdo do site ser de sua autoria.
    obrigado!

    • Felipe,
      Eu não fiz nenhum registro, apenas adicionei lá.
      Todo o conteúdo deste site, com exceção dos guest posts são de minha autoria.

      Abraço!

  25. KKKK’ Fiiz uma coisa que deu certo e recomendo .

    A primeira foi que eu desativei como selecionar .
    Sem selecionar a pessoas não tem oque copiar .
    E pra reforçar mais ainda eu bloquiei o botão do mause , ficando livre apenas para entrar em links ou no espaço comentar .
    Mais ai restou as imagens , já que o botão direito ainda estava funcionando , a pessoa poderia clicar na imagem e copia-la , mais eu não queria desativar o botão direito , pq queria receber comentários , ter seguidores e que as pessoas vissem os links que eu postava.
    Então oque eu fiz :

    Fui na postagem em que estava a foto que eu não queria que copiassem .
    Fui em editar postagem .
    Selecionei a imagem e cliquei em link .
    Abri o google e digitei : Não copie minhas imagens ;D
    Copie o link e colei na parte da postagem .
    Salvei .
    Ai fui na postagem ( já modificada ) e cliquei em cima
    Abriu o site do google com a frase : Não copie minhas imagens ;D

  26. tenho um blog de download onde eu upo todos meus arquivos,filmes,jogos,programas,edito toda minhas postagens etc…eu só pego as imagens no google imagem,e etem um blog q me copia na cara de pau,se pelo menos colocasse a fonte eu nem ligaria,mas ele copia tudo mesmo,

    Vou bloquiar mesmo!

  27. Amigo, boa noite, estou querendo um script q bloquei o botão direito como esse ai, mais quando aperta o ok redirecione para uma determinada pagina com tag _blank se vc puder me ajudar =D

  28. Para que usa wordpress tem esse plugin WP Content Copy Protection eu uso e funcionar muito trava até o ctrl + f

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *