O que é HTML e qual a sua importância?

Criar Site no Webnode Grátis

O que é HTML e qual a sua importância

Para criarmos um blog ou web site, é preciso termos um pouco de conhecimento sobre HTML, e neste artigo irei abordar alguns aspectos importantes sobre a linguagem.

O uso do HTML é de grande importância para que possamos criar facilmente documentos Web, para assegurar a acessibilidade das suas páginas Web e também para transmitir facilmente documentos pela Internet.

O HTML (Hypertext Markup Language) utiliza um formato simples que pode ser gerado sem a ajuda de aplicações especiais. Para criar um documento HTML, tudo o que precisa é de um editor de texto ASCII. ASCII – American Standard Code for Information Interchange (Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação) é uma codificação de caracteres em oito bits, baseada no alfabeto norte-americano. Todos os caracteres são convertidos em bits utilizando esta tabela. Se você precisar verificar o formato do documento durante a criação, você pode usar qualquer browser.

HTML foi a primeira linguagem de marcação que pôde atender um grande número de plataformas de computadores e browsers. Além disso, com o HTML pode-se assegurar que seu documento será lido por um grande número de pessoas. Isto acontece por que todos os browsers são capazes de interpretar o código.

Existem várias linguagens de marcação disponíveis que você pode usar para formatar suas páginas Web. Linguagens como Virtual Reality Modeling Language (VRML) e SGML possuem varias características adicionais, como a renderização multidimensional de documentos e objetos complexos.

Entretanto, o HTML continua sendo a linguagem de marcação mais popular devido ao seu formato simples e amigável. Com o HTML, você pode criar, facilmente e rapidamente, documentos para a Web.

O HTML também tem uma função importante em aplicações Web, que são programas que você incorpora em Web sites para gerenciar tarefas adicionais como o gerenciamento de pedidos de usuários. Um bom exemplo é um formulário de loguin.

Quando você entra com alguma informação em uma página Web, o browser envia essa informação para um conjunto especial de programas chamados Common Gateway Interface (CGI) scripts. Estes CGI scripts processam a informação e exibem o resultado no browser segundos depois que você entrou com a informação.

Você usa o HTML para fornecer a interface básica para a interação com aplicações Web. Você pode também usar o HTML para criar interfaces gráficas entre os bancos de dados usados nestas aplicações e o usuário final.

Todo documento HTML possui duas partes: head (cabeçalho) e body (corpo). No head você entra com o título da página Web e outras informações, que detalharemos mais adiante. No body você entra com todo o conteúdo da página Web.

Você sabe mais de HTML? Compartilhe seus conhecimentos comentando neste artigo, e deixando mais informações.

Este é um guest post escrito por Kênyo Carvalho do blog Vetores Download.

2 thoughts on “O que é HTML e qual a sua importância?

  1. Que ótimo artigo!
    Antigamente não tinha essas informações tão importantes para os blogueiros mas agora podemos encontrar até cursos grátis sobre o assunto.
    HTML é a base de toda parte física do blog, eu penso assim.

    Abraço e sucesso sempre…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *