Como saber se há anunciantes do Adsense para o nicho de seu Blog

Como descobrir se há anunciantes no nicho de seu blog é uma das etapas importantes que deveriam ter sido feitas antes de iniciar o blog (apenas para blog criados exclusivamente para ganhar dinheiro). Mas há muitos blogs que são criados por muitos outros motivos e com o passar do tempo decidem gerar receita através do Google Adsense.

Aqui vou tentar mostrar algumas técnicas simples para descobrir se há anunciantes e ainda quando há quais são as palavras-chave que estão pagando mais por clique, a ideia deste post surgiu de uma pergunta feita pela Carla do Evangelizai.com.br, que foi a seguinte pergunta neste post, onde falo sobre motivos para ter mais de um blog para quem pretende ser Problogger.

“Vinícius, como eu descubro os anunciantes do meu nicho?
Juro! Nosso Blog já tem quase dois anos de estrada, temos um bom número de visitantes, porém apesar de estudar MUITO sobre adsense, vergonhosamente não sei como faz isso.”

Bom, vou tentar explicar, e não vejo vergonha alguma não saber algo, eu que trabalho em tempo integral com blogs tenho uma lista GRANDE de coisas que não faço a menor ideia de como fazer.

Antes de entender como descobrir se há anunciantes é preciso entender como é feita a contextualização automática dos anúncios do Google Adsense.

Palavras-chave, o “segredo” do Google Adsense!

Os anúncios que são exibidos através dos banners e links do Google Adsense são anúncios de empresas que contratam a publicidade do Google Adwords, que também é conhecida como publicidade de compra de palavras-chave.

O anunciante paga um valor “x” para cada clique que receber, e escolhe algumas palavras-chave para as quais deseja que seu anúncio seja exibido, por exemplo: digamos que um anunciante de um serviço de criação de sites grátis queira anunciar, e uma das palavras-chave que ele escolhe é “criar site grátis”, ele terá seu anúncio exibido para esta palavra chave, tanto no Google como também em posts no blog de quem possui anúncios do Google Adsense.

Para saber mais sobre como trabalhar as palavras-chave em seu artigo poderá ler Como Trabalhar Palavras-Chave em seus Artigos e Ter mais Visitas no Blog

Busca rápida e simplificada diretamente no Google

Um primeiro passo simples é simplesmente digitar a palavra-chave que deseja pesquisar diretamente no Google e ver se existem anunciantes, veja na imagem abaixo as áreas de anúncios com anunciantes para a palavra-chave “dinheiro”.

como-saber-se-ha-anunciantes-do-adsense-para-o-nicho-de-seu-blog

Como pode ver é uma palavra-chave com uma grande quantidade de anunciantes, caso não tenha anunciantes a serem exibidos para a palavra-chave pesquisada no resultado haverá apenas os links orgânicos, ou seja, o posicionamento natural de blogs e sites para o termo buscado.

Mas esta não é a melhor forma de avaliar as melhores palavras-chave a serem utilizadas nos posts do blog para ter anúncios bem contextualizados, veja a seguir um método mais detalhado.

Busca detalhada no Google Keywords Tool

Através do Google Keywords Tool poderá avaliar como está a real situação na rede para cada palavra chave, com dados correspondentes a:

  • Palavra-chave + correspondência: por exemplo marketing digital >> cursos de marketing digital
  • Concorrência: É o quanto a palavra-chave é concorrida pelo ANUNCIANTES, portanto para quem trabalha com Google Adsense quanto maior a concorrência melhor.
  • Pesquisas globais e locais mensais: número de vezes que aquela palavra-chave exata é buscada no Google por mês.
  • CPC aproximado: o valor médio pago por clique (não  pago ao editor do Adsense, mas sim o valor pago pelo anunciantes ao Google), que também é bom buscar os maiores valores.
como-saber-se-ha-anunciantes-do-adsense-para-o-nicho-de-seu-blog

Clique sobre “Concorrência” para organizar pelas palavras-chave com maior concorrência, feito isso basta ir procurando quais são as palavras-chave com os maiores valores, que serão as mais interessantes de serem trabalhadas em seus posts.

O que fazer quando há poucos anunciantes?

É um pouco raro, mas acontece de ter poucos anunciantes para as palavras-chave pertinentes a seu nicho, neste caso pode acontecer de ficar com os anúncios do Google Adsense descontextualizados, isso certamente resulta em rendimentos menores do que poderia estar tendo.

Se existem anunciantes mas são poucos poderá reduzir a oferta de espaços em seu blog, pois sempre ocorrem uma espécie de leilão entre os anunciantes, neste leilão quanto menor for a oferta de espaços maior é a tendência de ter uma publicidade bem contextualizada e que paga mais por cliques.

Outra coisa que já reparei é que os anúncios por links são mais fáceis de contextualizar em nichos com menos anunciantes, apostar nos anúncios do Google Adsense no formato de links também pode ser uma boa estratégia para nichos com poucos anunciantes.

O que fazer quando não há anunciantes?

Isto também pode acontecer, neste caso há duas estratégias a serem adotadas, uma seria manter os anúncios pois há um recurso do Google Adsense que faz com que os anúncios também sejam automaticamente exibidos de acordo com as últimas pesquisas feitas pelo leitor, desta forma mesmo que o anúncios exibido não seja contextualizado com o post em si certamente será algo que interessa para o leitor. Um ótimo exemplo disto pode ser visto nesta imagem que fiz de um artigo da Carla lá no Evangelizai.com.br, veja:

como-saber-se-ha-anunciantes-do-adsense-para-o-nicho-de-seu-blog

Nenhum dos dois anúncios do Google Adsense tem nada a ver com o conteúdo do artigo, mas está bem contextualizado com as minhas últimas buscas, pois para escrever este artigo eu tinha acabado de acessar o Keywords Tool, que é uma ferramenta do Google Adwords (anúncio da direita) e ontem eu estava pesquisando preços de barbeador elétrico, não exatamente neste modelo, mas de qualquer forma trouxe um anúncio de meu interesse, certamente está acontecendo o mesmo com outros leitores.

Também existe a possibilidade de conseguir anunciantes diretos para o blog, isto pode ser feito oferecendo o espaço para algumas empresas (não recomendo muito) ou criando uma página de “anuncie aqui” com estatísticas de visitantes do blog, tempo de permanência, características dos leitores e valores para anunciar, seja através de banners ou posts patrocinados.

Fora estas alternativas há ainda a opção de utilizar o programa de afiliados do Mercado Livre, para isso poderá encontrar produtos que sejam do interesse dos leitores do blog no mercado livre e os anunciar no blog, podendo ser através das ferramentas disponíveis no Mercado Livre ou mesmo através de links diretos no texto.

Como pode ver opções não faltam, o importante é sempre buscar a estratégia que melhor se aplique a cada blog, pois o que funciona bem em um nicho pode não funcionar em outro.

foto veja como criar sites gratis começando do zero