Como Fazer um Site .COM ou .COM.BR?

Criar Site no Webnode

Como Fazer um Site .COM ou .COM.BR?

Muitas pessoas que estão começando agora a criar seu website ainda se sentem perdidas em relação a como desenvolver um website do seu jeito, e uma dessas grandes dúvidas é exatamente em relação a como criar um website .com, ou seja, com um domínio próprio.

Antes de começar, gostaria de salientar que os domínios personalizados do tipo seusite.com ou seusite.com.br são todos pagos, sendo necessário adquiri-los em uma empresa que ofereça este tipo de serviço. A maioria das empresas que oferecem serviços que permitem a criação de um website, seja ele grátis ou pago, também oferecem a venda de domínios que podem ser adicionado junto ao pacote premium.

No entanto, você também tem a opção de comprar seu domínio diretamente em empresas de venda de domínios, que pode sair por um preço mais em conta. Uma boa opção por exemplo é o Registro.br que está custando R$40 por ano.

Os domínios comprados no Registro.br podem ser configurados com praticamente qualquer sistema de criação de website ou blogs, desde que é claro, o serviço de criação de site que você escolher permita utilizar um domínio junto ao website criado.

Lembrando que você somente poderá comprar domínios que ainda não estejam em uso, além disso, depois de comprar um domínio você deve fazer a configuração do DNS com as informações passadas pela empresa que oferece o serviço de criação de sites que você está utilizando. Outra coisa é que embora as extensões mais conhecidas sejam o .com e o .com.br, você também poderá escolher uma gama de extensões de domínios diferentes, como o .net, .info, .org, .biz, .me, .br.edu e etc.

Como criar um site .com

Abaixo vou citar algumas das melhores maneiras de se criar um site com um domínio .com

Hospedagem profissional para Sites

Acredito que todas as empresas que oferecem planos de hospedagem profissionais também vendem domínios junto com os pacotes, o que pode ser uma grande vantagem pois o preço do domínio pode sair bem mais barato ou mesmo de graça, já que algumas empresas oferecem um domínio grátis para quem faz pagamentos anuais, além disso, você não tem que se preocupar com a configuração do domínio, pois isso fica por conta da empresa que oferece o serviço.

Ps. Caso ainda não tenha muita ideia sobre como irá desenvolver seu website, poderá contratar uma empresa que ofereça um construtor de sites junto com o pacote de hospedagem. Uma empresa que eu recomendo para isso é o Hostgator.

Recomendo a leitura do artigo “De que maneira você desjea criar seu Website?“.

Construtores de sites e blogs

Os construtores de sites e blogs grátis permitem que você crie seu site .com e são mais fáceis de trabalhar, no entanto também impõem mais limitações se os compararmos com as hospedagens de sites que dão total liberdade para customização, publicação de arquivos e etc. Se isto não for um problema para você, confira algumas das melhores opções abaixo.

Webnode
No Webnode somente é necessário que você compre e configure o domínio, o que pode ser feito diretamente no Webnode (neste caso não precisa de configuração) ou em uma empresa de venda de domínios de sua escolha.

Blogger
O Blogger é um construtor de blogs grátis, que permite comprar um domínio .com diretamente no painel de controle do Blogger ou adicionar um domínio que tenha comprado em uma empresa de venda de domínios qualquer.

Wix
Wix também permite que seja adicionado um domínio próprio junto ao website, no entanto tem a desvantagem de exigir que você adquira um dos planos premium para ter o direito a utilizar o domínio. Depois disso ainda terá que comprar o domínio em uma empresa de venda de domínios.

Estas são algumas dicas para você que quer criar um site .com. Se ainda tem dúvidas, deixe um comentário abaixo.

Sobre Celso Lemes

Blogueiro Profissional. Conhecimento sobre Marketing Digital, Google SEO, Divulgação Online, Redes Sociais, Webdesign, Divulgação de Empresas
Adicionar a favoritos link permanente.

18 Comments

  1. Leandro Santos

    Excelente dica para quem está começando.
    Quando eu comecei a ter ideia de criar um Blog para mim, todas estas informações, por mais simples que sejam, eram difíceis de encontrar.

    Tenho certeza que todas as pessoas que seguirem este passo a passo, ganharão tempo, pois tudo já foi falado, agora é só colocar em prática.

  2. ainda nao entendi se da para fazer site com o dominio .com.br sem pagar absolutamente nada

  3. Celso Lemes , sou leigo no assunto e presciso criar um site , como começo, peço por gentileza se puder me dar uma força fico muito grato.
    abrçs

    • Olá Gabriel,
      Existem tantas possibilidades que fica difícil de te orientar. Eu teria que saber quais são as suas necessidades para dizer o que seria melhor para o seu caso. Peço que d~e uma lida em mais alguns artigos assim para entender o que você poderia fazer e avaliar o que é melhor para você.

      Abraço!

  4. Celso,
    você poderia fazer um artigo explicando como se configura o DNS nessa nova interface do UOL Host? Por exemplo, eu uso o Blogger e não tenho muita facilidade em CONFIGURAR o domínio.
    Abraços

  5. carlos eu quero colocar meus hinos que tenho no meu cartão de memoria e ñ sei como colocar tem como vc me responder?

  6. Noemia Barros Lopes

    Olá Celso gostaria de saber como faço um loja virtual de bolsas e sapatos não seu nem por onde comerçar e qual é a diferença de loja virtual e website?

  7. Olá, Celso!
    Gostaria de saber, se possível, ao comprar um domínio para um blog do WordPress se seria necessário adquirir também a hospedagem? Ou com apenas o domínio terei meu blog online?

    Abraços

    • Olá Adilson,
      No WordPress.com você pode criar seu blog gratuitamente e adicionar um domínio a ele. Só repare que também será necessário que você pague uma pequena taxa que libera o uso de domínios junto ao seu blog.
      Não é necessário se preocupar com a hospedagem, eles já oferecem isso junto com o serviço.

      Abraço!

  8. Olá,

    Gostaria de saber se o local no qual comprei o domínio terá alguma porcentagem nos possíveis lucros adquiridos pelo site?

    Suponde que, fosse montado um site de serviços que venda produtos online. Como poderia criá-lo independente de vínculos? O local que vendeu o domínio terá porcentagem em cima da venda?

    • Olá Victor André,
      Não, eles não tem nenhuma participação dos lucros gerados com seu site. Eles somente vendem a assinatura do domínio por um ano ou mais.

      Abraço!

  9. Ola boa noite… tenho um site de vendas lueroticos.loja2.com.br… queria criar um site mais leve tipo .com ou .com.br… a internet de minha cidade é lenta e queria criar algo bem basico e leve pra as pessoas acessarem sem dificuldade. ! obrigado o que sugere ?!

  10. Celso, quero criar um site, sabe me dizer um site bom que cria sites grátis?
    Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *