Quero Fazer um Blog Mas Não Sei por Onde Começar!

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Todos os dias centenas, talvez milhares de blogs são criados e isso serve como um incentivo a mais para quem já está pensando em ter um blog, porém muitas pessoas querem ter um blog, talvez até ganhar dinheiro com ele mas simplesmente não fazem a menor ideia de como começar. Existem basicamente 3 “grandes bloqueios” na criação de um blog, que são:

  • Não conhecer a parte técnica (como por exemplo a instalação do WordPress)
  • Não saber sobre o que escrever no blog
  • Não saber como monetizar o blog

Aqui falarei um pouco sobre estes 3 pontos, mas note que em apenas um artigo não há como eu entrar em muitos detalhes sobre cada um, mas se não está sabendo como começar este artigo certamente será para você um bom ponto de partida para que faça seu blog ainda hoje! Mas antes de qualquer coisa, abandone agora qualquer pensamento do tipo “quero fazer o melhor blog sobre…” ou “meu blog tem que ser perfeito” e coisas do tipo, simplesmente comece e vá melhorando com o tempo.

Primeiros Passos: Parte Técnica do Blog!

Para muitas pessoas a parte técnica, que envolve questões como escolher uma hospedagem, registrar um domínio e instalar o WordPress é visto como o maior desafio e acabam não fazendo seu blog simplesmente por não saberem fazer isso. Todas estas coisas parecem complicadas mas não são, existem muitos artigos ensinando gratuitamente como fazer tudo isso com passo a passo, basta acompanhar os passos já fazendo e certamente não terá maiores dificuldades.

Também existem hospedagens que oferecem a instalação simplificada do WordPress, onde geralmente basta inserir alguns dados simples como e-mail, nome do blog, domínio e clicar em um único botão que seu blog já estará instalado e pronto para usar. Como ponto negativo apenas vale lembrar que ao menos os serviços que eu conheço para a instalação simplificada do WordPress a instalação será feita em inglês, o que também não é nada tão complicado.

Para que realmente não quer ter que lidar com esta parte técnica, servidor, etc. uma opção é criar seu blog no Blogger, particularmente não recomendo devido a diversas limitações, porém não deixa de ser uma das soluções mais simples que existe para se criar um blog. Existem outras opções, mas com apenas estas 2 certamente já terá como colocar seu blog no ar ainda hoje.

Primeiros Passos: Conteúdo do Blog!

Quando o assunto é relacionado ao conteúdo do blog podem surgir diversos tipos de dúvidas que muitas vezes fazem com que a pessoa simplesmente nem comece. Entre estas dúvidas uma das mais frequentes é com relação a o que é um conteúdo de qualidade, ou como criar conteúdos que ajudam a aumentar a conversão.

Também é bastante frequente termos mais de um assunto com o qual sentimos afinidade, que nem sempre caberiam dentro de um único blog. Neste caso existem basicamente 2 opções interessantes, que são:

Fazer um blog de variedades: os blogs de variedades são caracterizados por possuir diversos temas que não são necessariamente relacionados entre si. Geralmente este tipo de blog costuma apenas manter um mesmo padrão editorial, mesma forma de escrever, como apresentar os conteúdos (texto, vídeos e imagens), etc.

Fazer 2 (ou mais) blogs de nicho: se pretende tratar de assuntos muito diferentes mas sem perder o foco do blog o que deve fazer é criar mais de um blog, cada qual estritamente dentro de seu nicho, o que é praticamente um consenso de que este tipo de blog é mais fácil de monetizar. Note que eu disse mais fácil, isso não quer dizer que não seja possível ter excelentes resultados com um blog de variedades.

Primeiros Passos: Monetização do Blog!

Descrever como fazer a monetização de um blog em apenas um post não é possível, muito menos em apenas algumas linhas ao final de um, mas apenas para te dar uma direção veja a seguir algumas dicas que certamente irão ajudar:

Google Adsense: através de anúncios contextuais do Adsense você será remunerado a cada vez que algum de seus leitores clicar em seus anúncios, é possível ganhar um bom dinheiro com Adsense mas para isso terá que ter uma boa quantidade de visitas no blog, portanto minha dica é para se pretende ganhar dinheiro com Adsense deve estudar bastante sobre SEO (Search Engine Optimization).

Infoprodutos: para quem pretende monetizar o blog com infoprodutos além de ter uma boa quantidade de visitantes é também interessante que você crie um relacionamento com seus leitores, o que geralmente é feito através do e-mail marketing.

Marketing CPA: funciona basicamente da mesma forma que a venda de infoprodutos, porém com a diferença de que geralmente se tratam de campanhas para produtos físicos como por exemplo suplementos alimentares. As mesmas técnicas que são utilizadas para a venda de infoprodutos podem ser aplicadas ao marketing CPA.

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Sobre Vinicius Horta

Blogueiro e Web Designer com Formação nas ferramentas Adobe- SENAC – SP e curso de Comunicação e Comunicação Institucional - FGV. Adoro esta vida de blogs e internet. Escrevo sobre desenvolvimento e monetização de Blogs, Sites, Programas de Afiliados e Carreira Freelancer.
Adicionar a favoritos link permanente.

5 Comments

  1. Olá Vinicius.
    Suas informações sobre a elaboração estão completas, agora cabe ao leitor ir atrás dos detalhes de como fazer.Isso requer muita pesquisa, estudo e preparação. Este blog me ajudou e continua me ajudando muito com isso.
    Abraços!

  2. Sempre que passo por aqui encontro conteúdo de valor e que sempre trazem resolução de problemas do cotidiano de blogueiros e pessoas que estão pensando em iniciar na blogosfera ou em negócios digitais.

    Parabéns Celso e Vinicius pelo constante excelente trabalho!

    Abraços!

  3. Amo as dicas deste blog. Mesmo quando eu já sabia de algo, quando vejo a coisa de outra visão, parece que me abre mais a mente.

    Obrigado mesmo pelo ótimo conteúdo. parabés! Abraços

  4. Boas dicas… para quem está iniciando melhor ainda. Grata…

  5. Excelente artigo, aborda todos os pontos para se criar um bom blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *