Plugin para Redirecionamento 301 em WordPress!

Criar Site no Webnode

Plugin para Redirecionamento 301 em WordPress!

Com o dia a dia no blog certamente em algum momento vai se deparar com a necessidade de mover páginas/posts para outras localidades de seu blog, o que a nível operacional do blog é algo extremamente simples de ser feito, porém quando trabalhamos com internet não podemos pensar no blog da mesma forma que pensamos em nossos arquivos pessoais no computador de casa, e já entenderá o motivo disto.

Cada página/post que é publicado acaba sendo indexado no Google, compartilhado nas redes sociais, e linkado por outros blogs e também por você mesmo através de links internos, ao mover o arquivo do lugar original estará alterando sua URL, assim fazendo com que o endereço antigo apresente um erro de página não encontrada, que é o erro 404. Para evitar que isto aconteça é preciso fazer o redirecionamento 301, que representa que a página foi movida permanentemente.

Ao fazer este redirecionamento quando uma pessoa (ou spider) buscar pelo endereço antigo será redirecionado para o novo endereço, com isto não se perdem visitas e nem mesmo autoridade da página, pois sem redirecionar sua página (talvez antiga e com uma boa autoridade) passa a ser considerada como uma página nova.

Existem diversas formas de se fazer redirecionamento 301 em sites e blogs como por exemplo com PHP, ASP, ASP.NET, JSP (Java), Coldfusion, CGI (Perl), Ruby on Rails, e .htaccess, mas a que considero mais simples para utilizar é realmente através de um plugin chamado Redirection.

Plugin Redirection para WordPress, Redirecionamento 301 Muito Fácil!

O plugin Redirection é gratuito e muito fácil de utilizar, além de fazer rapidamente qualquer redirecionamento 301 ainda faz um monitoramento de erros 404, assim lhe alertando sobre possíveis páginas que tenham sido movidas e estejam precisando que seja feito o redirecionamento.

Para começar a fazer seus redirecionamentos 301 a primeira coisa é instalar o plugin em seu blog, para isso deverá acessar o painel de controle e ir em Plugins >> Adicionar Novo. Verá em sua tela algo como a imagem a seguir, no campo para pesquisar busque por “redirection”, encontrando o plugin clique em “instalar agora”. Será exibida uma tela indicando que o plugin foi instalado com sucesso, nesta tela clique em “Ativar plugin”.

 Plugin para Redirecionamento 301 em WordPress!

Para acessar as configurações do plugin e poder criar os redirecionamentos deverá acessar a página onde estão listados seus plug-ins instalados e ativos. Estando nesta página vá até o Redirection e verá o link para a página de configurações como na imagem a seguir.

 Plugin para Redirecionamento 301 em WordPress!

Na página de redirecionamentos basta adicionar o link antigo e o novo endereço como pode ver na próxima imagem, selecionar o comportamento desejado e por fim clicar em “Adicionar redirecionamento”, feito isto o redirecionamento já estará valendo!

 Plugin para Redirecionamento 301 em WordPress!

Além de poder indicar um URL exato também poderá redirecionar para um post aleatório, uma página 404 (interessante apenas se seu blog tiver isto bem trabalhado). Além disto ainda há logs de eventos, contagem de acessos dos redirecionamentos criados, monitoramento de erros 404, são detalhes que tornam este plugin wordpress fácil de usar e bem completo.

É verdade que existem outros plugins e até templates wordpress que possuem a capacidade de fazer redirecionamento 301, porém para quem está começando ou deseja algo bastante intuitivo este é realmente uma excelente opção!

Sobre Vinicius Horta

Blogueiro e Web Designer com Formação nas ferramentas Adobe- SENAC – SP e curso de Comunicação e Comunicação Institucional - FGV. Adoro esta vida de blogs e internet. Escrevo sobre desenvolvimento e monetização de Blogs, Sites, Programas de Afiliados e Carreira Freelancer.
Adicionar a favoritos link permanente.

3 Comments

  1. Também acho muito bom o redirection. Mais fico com uma dúvida, as vezes fica dando erro de redirecionamento em excesso, sabe como resolver?

    • Olá Imaciel,
      Eu nunca presenciei esse erro. Pode ser alguma limitação no seu servidor de hospedagem.

      Abraço!

  2. Fui trocar de plataforma, agora toda vez que achar algum link do google, vai para pagina inicial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *