O que é DNS, Endereço IP, Registrars, Domínio?

O que é DNS, Endereço IP, Registrars, Domínio

O que é DNS, Endereço IP, Registrars, Domínio

Este artigo foi criado para fornecer todas as informações referentes aos domínios de sites e blog, para que você entenda de uma vez por toda O que é DNS, Endereço IP, Registrars, Domínio.

O que significa DNS?

DNS significa “Domain Naming Services”, ou “Serviços de Nomes de Domínios”.

O que é DNS

Este é o serviço responsável pela obtenção de um endereço IP a partir de um endereço de domínio, e é executado por servidores DNS.

Todo computador conectado à Internet tem configurações que indicam qual servidor DNS ele deve consultar para resolver nomes de domínios.

Ao digitar o endereço de um site no seu navegador, você estará iniciando todo um processo que efetua diversas consultas em servidores DNS para que este endereço seja “resolvido” no endereço IP correspondente.

As consultas feitas por servidores DNS seguem uma hierarquia, que não vem ao caso agora, mas que no fim chegam sempre ao servidor DNS final responsável pelo domínio.

Este servidor DNS final é o que possui todas as informações do seu domínio, como os registros “www”, “mail”, “smtp”, “pop”, etc (falarei mais sobre estes registros em um próximo artigo), e retornará o endereço IP destes serviços para o seu computador.

Finalmente, com este endereço IP, seu computador poderá enviar os dados ao servidor de destino correto, solicitando a pagina que você deseja ver no seu navegador.

Devem haver no mínimo dois servidores DNS com as informações do seu domínio, e eles normalmente são conhecidos como servidor Master e Slave 1.

O registro de um domínio é feito em empresas ou órgãos responsáveis, chamados Registrars (falarei mais sobre isso também em outro artigo). Ao registrar um domínio em um Registrar você deverá informar quais são os servidores DNS responsáveis por ele.

Por exemplo, os sites hospedados na Zooming tem seus domínios configurados nos servidores DNS “ns1.zooming.com.br” e “ns2.zooming.com.br”. Todos os domínios dos sites hospedados na Zooming tem os servidores Master e Slave 1 configurados com estes valores nos Registrars.

Quais são os registros DNS comuns?

Existem diversos tipos de registros DNS que são configurados para a maioria dos domínios.

Registro tipo A:

Um registro tipo A (host) é o registro mais comum. Este tipo de registro simplesmente aponta um endereço de domínio para um endereço IP.

Exemplo:
Para o domínio “zooming.com.br”, o registro A “www” aponta para o endereço IP 174.133.16.18

Registro tipo CNAME:

Um registro tipo CNAME (Common Name) é um registro tipo “alias” (apelido), com o qual é possível apontar um endereço de domínio para outro.

Exemplo:
Para o domínio “zooming.com.br“, o registro CNAME “pop3” aponta para o endereço “pop.zooming.com.br” (com isso basta alterar o endereço IP do registro “pop” para alterar também o registro “pop3”).

Registro tipo MX:

Um registro tipo MX (Mail Exchanger) é usado para indicar um servidor de email apto a receber mensagens para o domínio. Este registro especial é usado por outros servidores de email, quando precisam determinar para qual servidor devem enviar uma mensagem que precisam entregar.

Outros registros:

Existem vários outros tipos de registros DNS, mas que normalmente não são necessários para domínios que são usados somente para hospedar um site e para email.

  • Registro TXT: muito usado para configurações anti-spam, para registros com instruções SPF (Sender Policy Framework)
  • Registro NS: usado para indicar quais são os servidores DNS do domínio
  • Registro PTR: usado para configurar o DNS “reverso” dos domínios, que mapeiam endereços IP para nomes (ao contrário de nomes para endereços IP), e que servem para validar endereços de domínios e endereços IP (validação muito usada por servidores de email)
  • Registro SRV: usado para registrar informações gerais de serviços, usados por aplicações especiais

Normalmente seu provedor de hospedagem vai configurar os seguintes registros para seu domínio:

  • www: Endereço principal do seu site, usado para abrir suas páginas. Normalmente seu site vai abrir se for informado o endereço sem o “www” também, visto que ele é redundante (há até um movimento na Internet para a remoção do “www”, que não tem utilidade prática nenhuma).
  • mail: Endereço usado para enviar e receber email, usado na configuração do seu programa de email (Outlook, etc).
  • smtp: Alguns provedores de hospedagem separam o serviço de envio de mensagens (smtp) do serviço de recebimento (pop), e neste caso normalmente haverá um endereço “smtp” que deverá ser informado na configuração do seu programa de email como servidor de envio
  • pop ou pop3: Semelhante ao endereço “smtp” acima, este endereço é usado na configuração de email dos programas de email como endereço do servidor de recebimento de mensagens
  • webmail: A maioria dos provedores de hospedagem fornece também um serviço de Webmail, que permite enviar e receber mensagens via um site, sem a necessidade da configuração e uso de um programa de email. Esta opção é muito útil quando você está se deslocando, e não está usando o seu computador, por exemplo
  • ftp: Em alguns casos o servidor FTP, usado no envio e recebimento de arquivos do site via protocolo FTP (File Transfer Protocol), utiliza um endereço separado, normalmente indicado pelo registro “ftp”.

Registro de Domínios e Registrars

O registro de domínios é feito em empresas e órgãos habilitados para isso, chamados Registrars.

Para vários domínios internacionais (sem “.br”) este serviço é prestado por muitas empresas, ou seja, há concorrência na prestação deste serviço.

Com a concorrência existe muita variação de preços, e você pode optar por escolher a empresa que desejar levando em conta o preço, tradição da empresa, confiabilidade, vantagens extras, etc.

No caso de domínios nacionais (terminados em “.br”) o registro é mantido pelo Registro.BR, um órgão associado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Para a maioria dos domínios internacionais não existem muitas exigências de cadastro para que você faça o registro.

Para domínios nacionais, vários tipos e domínios exigem o uso de um CNPJ, e alguns exigem documentos comprovando que a empresa se encaixa no perfil do domínio sendo registrado (é o caso de dominios “.org.br” por exemplo, onde exige-se a comprovação de que a empresa é uma organização sem fins lucrativos).

O processo de registro de um domínio não é muito complicado, porém geralmente é feito pelas empresas de hospedagem, como parte do pacote de serviços oferecidos.

Estas empresas atuam como uma espécie de “despachante” nos Registrars, fazendo o registro dos domínios em nome dos seus clientes.

Os registros dos domínios tem durações em períodos múltiplos de 1 ano.

Não é possível renomear um domínio já registrado em um Registrar. Para usar um novo domínio no seu site, você deverá fazer um novo registro e abandonar o domínio anterior.

Algumas empresas, como a Zooming, oferecem registros de domínios grátis em alguns pacotes de planos de hospedagem promocionais. Na verdade o custo do registro do domínio nos Registrars sempre existe, mas nestes casos é subsidiado pela empresa de hospedagem.

O que são endereços IP

Endereços IP são números que identificam computadores e equipamentos conectados à Internet. Endereços IP estão para os computadores como números para telefones.

Os números de telefone possuem códigos que indicam as áreas às quais o telefone pertence.

Por exemplo, o número 55 41 2345-6789 é de um telefone no Brasil (código 55), que está em Curitiba (código 41), na central telefônica 2345, identificado pelo número 6789.

Esta numeração permite que os equipamentos de telefonia envolvidos nas chamadas possam encontrar facilmente uma rota ou caminho para que a chamada seja completada.

Os endereços IP servem para a mesma coisa, eles identificam as redes que formam a Internet, e possuem uma organização que possibilitam a sua localização.

Agora você deve estar pensando: “OK, mas para que eu quero saber isso tudo?”

Bom, realmente você não precisa saber o endereço IP do servidor onde seu site está instalado, pois para isso existem os endereços dos sites.

É muito mais fácil decorar o endereço “www.zooming.com.br” como o endereço do site da Zooming do que seu endereço IP, que é o “174.133.16.18”.

Pena que não existe algo parecido para os telefones… não seria muito mais fácil você ligar para “zooming.com.br” do que ter que consultar uma lista telefônica para obter o nosso número?

Felizmente é possível usar endereços como “www.zooming.com.br” para acessar sites, mas isso só é possível devido a um serviço chamado DNS – “Domain Naming Services“, ou “Serviços de Nomes de Domínios”.

O DNS funciona como uma espécie de lista telefônica para domínios, que é consultada automaticamente pelos computadores (ok, a analogia não é tão boa assim, mas dá para ter uma noção da função do DNS).

O DNS permite que o seu computador encontre o endereço IP dos sites e se conecte com eles, de forma transparente para você.

O artigo O que é DNS, Endereço IP, Registrars, Domínio foi escrito por Alexandre da empresa de hospedagem profissional de sites Zooming. Visite o site e prestigie o autor!

Posts Relacionados

Sobre Convidado

Este artigo foi escrito por um colaborador convidado (guest post).
Adicionar a favoritos link permanente.

4 Comments

  1. Muito bom, explicadinho nos minimos detalhes, tambem acho o “WWW” desnecessario.

  2. Muito legal esse post… eu não vou precisar falar em todos eles que eu já sei o que esta aí, mas, me colocando no lugar de um leigo, eu vi que ta muito bom…

    PS.: WWW só serve pra facilitar o esquecimento so domínio.. hehehe

  3. Muito bom estes artigos sobre domínios.

    Mas eu tenho uma dúvida?

    Como fazer para um subdomínio ‘apontar’ para um site em outro host?

  4. Ze@hotmail.com

    Apesar do proprio criador do “www” achar que tenha sido um erro colocá-lo eu acho que ele fez certo, discordo que o www não tenha utilidade nenhuma, ele simplesmente é um subdomínio como outro qualquer, eu posso ter, por exemplo, ter uma pagina publica no http://www.dominio.com.br (word wide web) e um serviço especifico da empresa no http://dominio.com.br e um serviço de email funcionando no http://webmail.dominio.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *