Como aplicar o chmod777 utilizando o FileZilla

Criar Site no Webnode Grátis

gato

Devido ao número de pessoas   que me perguntam como aplicar a permissão de escrita chmod777, eu resolvi criar  um artigo explicando o processo.

O chmod é um tipo de permissão aplicado em arquivos e pastas que determinam se um arquivo pode ou não ser alterado dentro do servidor.

Esse recurso é muito utilizado por sistemas CMS como o WordPress, Joomla que necessitam de gravar dados ou criar arquivos no servidor.

Se você estiver instalando o seu CMS diretamente pelo servidor com a ajuda de um instalador como o Fantástico, ele se encarregará de aplicar as permissões necessárias, porém se estiver tentando uma instalação manual, poderá ser necessário alterar as permissões manualmente.

O que é chmod
Segundo a Wikipedia, o chmod é um comando utilizado em sistemas operacionais unix/linux que determina as permissões de pastas e arquivos.

Os números que podem ser aplicados variam de 0 a 7 e correspondem a um determinado tipo de permissão.

Para arquivos
0 (zero) permissão negada
1 permissão de execução
2 permissão de gravação
3 permissão de gravação e execução
4 permissão de leitura
5 permissão de leitura e execução
6 permissão de leitura e gravação
7 soma de todas as permissões

Para pastas
0 (zero) permissão negada
1 permissão para entrar no diretório
2 permissão para gravar dentro do diretório
3 permissão de entrar e gravar no diretório
4 permissão para listar o conteúdo do diretório
5 permissão de listar e entrar no diretório
6 permissão de listar e gravar no diretório
7 soma de todas as permissões

Para quais números alterar
Sinceramente falando, eu não entendo muito bem o funcionamento de cada um desses números, e sempre que eu necessito de alterar as permissões de algum arquivo ou pasta eu altero para o número 7 que basicamente dá permissão total de escrita.

Você pode fazer o mesmo sempre que precisar, lembrando que em alguns casos essa mudança só é necessária durante o processo de instalação do CMS, portanto poderá voltar a permissão assim que acabar.

Como alterar as permissões com o FileZilla
Eu ia explicar como fazer a alteração na permissão com imagens, mas resolvi fazer um vídeo.

Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras. Então quantas palavras valem um vídeo?

Ps. O vídeo não ficou uma obra de arte, mas acho que cumpre o serviço. 😎

22 thoughts on “Como aplicar o chmod777 utilizando o FileZilla

  1. Já achei um server que tem varios scripts para instalar como o joomla…
    é o freehostia mas tambem tem outro só que exibe anuncio no topo do site…
    Valeu ai…
    Abraço!

  2. celso eu não consigo conectar em nenhum servidor , pra poder fazer o resto! , como faço para me conectar ? , eu não consegui entender isso! , bjs:@

  3. celso , eu não sonsegui novamente ;(
    eu tentei com o site da video aula , mais sempre aparece ,” erro: erro critico”
    “erro: Não pode conectar no servidor”

    o que faço? , e muuiito obrigada pela ajuda *-*’

  4. Oi Celso, o Free Web Hosting Area permite Joomla.
    Ali já tem no pacote Mambo, PHP, Joomla, Worpress, etc.
    Eu realmente gosto da hospedagem deles.

  5. Tem auto instalação de joomla, wordpress, phpbb, dupral e outros 2 cms que eu me esqueci o nome agora, aceita dominios proprios ou subdominios grátis, se você ultilizar dominio proprio, pode criar infinitos subdominios e pode criar emails pelo google apps, tem mod rewrite ativo, e tem varias outras coisas boas.

    A unica coisa ruim que percebi até agora nesse host, é que ele exibe uma imagem bem pequena com o link deles nas paginas de erros do php (o que é dificil acontecer, e a imagem é bem pequena).

    Na minha opinião, foi o melhor host que encontrei até agora, se alguem tiver uma sugestão de um bom host grátis que teja a esta altura, deixa aew! 🙂

  6. Celso,

    Para deixar o wordpress com acesso total, só preciso configurar o index.php ou todos os arquivos e diretorios que estiver no wordpress?

    1. Gabriel,
      Você não deve dar acesso total a todos os arquivos. Somente deve fazer isso nos arquivos necessários e quando for necessário.
      Isso ajuda a manter o blog mais seguro contra hackers.

      Abraço!

      1. Mas para deixar o blog com permição de alterar o .htaccess ( caso eu altere os permalinks ), qual arquivo eu devo dar permição?

        É que eu quero não ter a necessidade de precisar ir alterar o arquivo .htaccess quando eu alterar os permalinks, quero que ele altere automaticamente.

  7. pessoal me ajuda ae! eu nao consigo aplicar o chmod777 num arquivo em php.eu hospedei o meu site no xpg.com.br sera que é por causa disso?sera que o xpg.com.br nao ceita chmo777 ou é sera pq eu peguei dominio gratis ou sera que é porque o arquivo ta em formato php? ajuda aeeeee

  8. entao meda uma opção de hospedagem gratis boa em php?eu tentei o t35 mas nao funciona rsrs e vlw pela dica mas me ajuda ai a encontrar um site de hospedagem gratis que suporta php

  9. Eu nao consigo entrar no t35 cara nao importa oque eu faça eu nao consigo acesso o ftp e nao da acesso pelo site e nao da me ajuda ai vlw

  10. Olá
    Instalei o Filezilla no Mac OS X 10.6.7, ele loga normalmente no ftp dos meus sites, porém as opções do botão direito sobre as pastas estão totalemente desabilitadas entre elas a opção de modificar as permissões (as duas únicas opções disponiveis são “criar diretorio” e “atualizar”), tenho que mudar por comando manual.

    Já pesquei bastante mas não encontrei nada relacionado a isto, você saberia me ajudar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *