O que é CMS – Content Management System

O que é CMS - Content Management System

CMS é o acrônimo para Content Management System (sistema gerenciador de conteúdo). São sistemas dinâmicos onde toda ou quase toda parte do processo de gestão do conteúdo é feito online.

Alguns dos CMSs mais utilizados são: WordPress, Joomla, Drupal, Midia Wiki.

O que é CMS – Content Management System

Hoje em dia a internet está passando por uma transição chamada de Internet 2.0 onde os sites tendem a ser construídos não apenas pelos administradores do site, mas sim pela comunidade em geral.

Embora não haja uma definição correta para o que realmente é a web 2.0, eu diria trata-se desites que possam ser administrado online ou onde o visitante possa interagir de alguma forma, seja deixando um comentário, opinião em enquetes ou participando de comunidades com o Orkut e Youtube.

Todo o processo de tornar a internet mais interativa ainda vai demorar muitos anos, porém, qualquer um pode desfrutar das tecnologias presentes, já que existem centenas de sistemas de gerenciamento de conteúdo distribuído de forma gratuita.

Aqui no Criar Sites eu também estou utilizando um sistema assim, trata-se do WordPress que é uma plataforma voltada para blogs. Saiba mais sobre o Criar Sites e o WordPress.

O que impede que a internet seja totalmente interativa

Falta de conhecimento – Apesar de ser possível ter um site interativo de forma gratuita (exceto pela hospedagem do site).
Muitas pessoas ainda não descobriram estas maravilhas, por não terem o conhecimento suficiente para instalação e manuseio. Neste caso elas ficam paradas no tempo criando sites estáticos.

Problemas de compatibilidade dos servidores – A falta de dinheiro pode ser um bom motivo para não adquirir uma hospedagem profissional, neste caso as pessoas utilizam servidores que muitas vezes não oferecem o suporte a linguagens de programação necessárias para rodar sistemas interativos.

Não se faz necessário – Um site feito em HTML pode ser o suficiente para empresa ou sites que não sejam atualizados com frequência.

Vantagens de ter um site CMS

1 – Você pode atualizar o site de qualquer computador conectado a internet.
2- Por não necessitar de uploads de arquivos manualmente, o processo de criação do conteúdo se torna mais rápido.
3 – É possível aumentar as funcionalidade ou melhorar as existentes.
4 – Um site feito utilizando um CMS pode ser administrado por mais de uma pessoa.
5 – Por serem sistemas interativos, os CMSs permitem que os visitantes interajam no site. Isso faz com que o visitante se sinta importante no site, resultando em um aumento nas visitas.

Conclusões
Um sistema CMS de forma profissional (exceto os gratuitos) não são para qualquer um, já que é necessário um pouco de conhecimento sobre servidores, banco de dados e noções de programação.
Isso porque, apesar de ser fácil administrar o site depois de montado, sua instalação e personalização não são.

Gostou do artigo O que é CMS – Content Management System? Ainda tem dúvidas sobre sistemas CMS? Então deixe seu comentário aqui.

Posts Relacionados

Sobre Celso Lemes

Celso Lemes é Blogueiro profissional. Vivo de blogs, blogo para viver, vivo blogando, blogando eu vou vivendo.   Baixe grátis o e-book 12 Passos para Divulgar seu Site ou Blog.
Adicionar a favoritos link permanente.

29 Comments

  1. Thiago Almeida

    Queria fazer um blog para mim no Blogger, mais o nome pretendido já está em uso. Fazendo uma pequena pesquisa notei que o blog que usa esse nome não tem visitas e já não publica nada desde 2006, são 2 anos… O Blog está literalmente abandonado, será que através de uma solicitação enviada para os responsáveis do Blogger eu consiga utilizar esse dominio? O Blogger está precisando fazer uma limpeza no seu sistema, são zilhões de blogs abandonados e sem conteúdo…

  2. Lucas,

    Eu também sei que isso é possível, porém eu não tenho idéia de como é feita a transição de um template do WordPress para o Blogger.

    Desculpe!

    Thiago,

    Mesmo que o endereço não esteja sendo utilizado, o Google não permite que outra pessoa o utilize sem o concentimento da pessoa que se cadastrou utillizando esse nome de usuário.

  3. Sérgio Fumio

    Olá, sou totalmente leigo neste assunto, mas tenho uma amiga que tem um site, e precisa fazer somente atualização de datas e inserir novas imagens.

    Gostaria de saber se utilizando algum destes CMS, poderia ajuda-lá atualizar.

    Obrigado

    Sérgio

  4. Sérgio,

    Com certeza poderia ajudá-la, porém você deve entender que para utilizar um sistema CMS é necessário um pouco de estudo sobre a ferramenta.

    Eu recomendaria o Joomla neste caso.

    Abraço!

  5. Gilmar C Santos

    Olá. Estou colocando TVs de LCDs em alguns pontos da cidade para exibir propagandas(arquivos mp4).Como eu posso ter um controle dos arq. exibido, tais como data inicial de exibição e data final de exibição, que seja exibido tal hora, e demias controle.Tipo grade de programação.Pelo que já li em um site que produziu um sistema desse tipo, ele usam visual foxpro e php. Qual seria a ideia ou conceito deste sistema ou plataforma?

    • Gilmar,
      Eu não tenha muita experiência sobre programação, mas pelo que eu entendo o PHP poderia ser utilizado assim como outros tipos de linguagens. Eu até acho que seria um pouco fora da área usar PHP para este fim.

      Abraço!

  6. Jose Manuel Ribeiro Marques

    Gostaria de criar uma página gratuita na Internet, mas tenho dificuldade em criar a mesma devido aos meus fracos conhecimentos, assim como tem de ser em português, porque não falo outra lingua.
    Aguardo resposta por Email.
    Com os melhores cumprimentos Ribeiro Marques

  7. Jose,
    Neste caso eu recomendo que tente em uma empresa Brasileira como a Webnames que oferece um construtor de sites, confere aqui http://www.criarsites.com/webnamescombr-hospedagem-profissional-de-sites-com-precos-acessiveis/

    Abraço!

  8. Celso,

    Um amigo disse que criaria para mim o meu site (www.dryurivalente.com.br) e que eu teria que pagar tão somente a hospedagem e a criação do domínio (não sei se é esta a expessão) sendo que poderia atualizá-lo sem depender de um webmaster (seja lá o que for isso).

    Pois bem.

    O site foi construído e eu preciso atualizá-lo constantemente com os informes jurídicos, porém me foi dito que há um custo mensal para a atualização do site o que vai de encontro com o que foi dito anteriormente.

    PERGUNTO:

    O meu site em específico comporta que eu mesmo, totalmente leigo em informática, o atualize, ou terei que fazer um curso em HTML pra poder administrá-lo inserindo as informações que julgar pertinentes?

    Estou preso a esse serviço de administração de site?

    Desde já, fico grato pela atenção.

    • Yuri,
      Pelo que eu percebi, o seu site foi construído com o sistema CMS Joomla que você pode acessar o painel de controle por aqui
      Você poderia atualizar o site, porém seria necessário que você entenda pelo menos o básico de como ele funciona. É claro que isso se você apenas quiser fazer alterações simples como escrever um novo texto e adicionar algumas imagens.
      Se você pensa em aprender a mexer com esse sistema, um bom site que eu recomendo é esse http://www.joomla.com.br/

      Abraço!

      • Celso ,

        Muito obrigado.

        De fato minha intenção é tão somente fugir dos códigos HTML e poder colocar artigos, vídeos e link’s sem depender de terceiros tornando-o dinâmico.

        Creio que conseguirei (ao menos penso que sim) a partir do tutorial do site que me passou, mas antes tenho que pegar o loguim e a senha com o pessoal da equipe que criou o site.

        Mais uma vez meus sinceros agradecimentos.

  9. Uillian,
    Infelizmente eu não sei de nenhum igual. Mas eu sei que no Mercado Livre existem diversos scripts assim.

    Abraço!

  10. Amigo,um cara ja me explicou e eu consegui fazer o CMS,minha outra duvida agora é como botar um painel de usuario no meu site estou com todos os arquivos aqi será q vc poderia fazer uma video aula ou me mandar um link de tutorial ? obs: estou criando o sitep elo cariboost e to importando tudo por um site de hospedagem gratis

    aguardo sua resposta

  11. Olá Celso, Gostaria de ver contigo uma dica, do melhor CMS para sites de Igreja, pois gostaria de colocar uma webrádio e um banner em flash no site, para que o próprio cliente possa atualizar a sua página sem precisar que eu venha a atualizar todas as vezes…

  12. tiago Martins

    amigo gostaria de saber o que devo aprender para criacao de sites,gostaria de trabalhar como webmaster mais nao tenho conhecimento

    • Tiago,
      A criação de sites oferece diversas áreas. Você pode ser um programador PHP ou ASP, pode ser um expert em animações em Flash, no editor de sites DreamWeaver ou em um sistema CMS como o Joomla e WordPress.
      Como deu para perceber, você tem que estudar pelo menos um pouco sobre cada área e ver o que você tem mais afinidade. Recomendo que leia alguns artigos sobre o assunto.

      Abraço!

  13. PARABÉNS O CRIARSITES É UMA ÓTIMA OPÇÃO PARA OS NOVATOS QUE ESTÃO INICIANDO NO MUNDO DO WEB DISIGN, ETÃO DESDE JÁ EU DEIXA AQUI O MEU MUITO OBRIGADO POR PESSOAS QUE TEM ESSE TIPO DE IDÉIA, IDÉIA ESSA QUE MELHORA O MUNDO, PASSAR CONHECIMENTO É PARA OS GRANDE NÃO PARA OS PEQUENOS!

  14. Lemes boa noite eu gostaria de te pedir as melhores formas de divulgar o site pois eu tenho um site com um bom desingner e bons conteudos so que não tenho visitas quase nenhuma e eu tenho o site a alguns meses atraz no maximo que eu conseguir chegar foi em 110 visitas no dia depois so regredindo fico muito preoculpado pois eu amo editar meu site e colocar novas postagens so que o publico não se interesa por ele gostaria de um conselho para isso por favor envia a resposta para meu email que é o sequenciadowns@hotmail.com

    • Sidimário,
      Notei que você tem alguns posts sem conteúdo na forma de texto, além disso você tem alguns posts copiados de outros blog.
      Os posts com pouco conteúdo não tem muito valor para o Google e os posts copiados podem ser penalizados e até mesmo levar o blog a ser banido completamente dos resultados.
      Creio que seja esse o seu problema.

      Abraço!

  15. Olá Josenildo,
    Você deve estar se referindo ao template do site. Se for isso, não tem como a não ser que o template tenha sido feito especialmente para o Joomla.

    Abraço!

  16. Celso Lemes eu venho acompanhando o seu trabalhoo faz algum tempo, eu iniciei á algum tempo um pequen9o passa tempo que é a criação de blogs e websites, agora e4stou com um problema em mãos, eu contrui um site para um amigo mas agora ele me disse que para ele o ideal seria que o site tivesse um CMS, existe algum Gerenciador de conteudos que me permita acoplar este site ja criado?

    Eu ja tentei o joomla, o drupal, wordpress e nada. Tentei usar o sitecake mas não sei porquê existe um erro, que nas areas que eu selecionei como editaveis o texto desaparece.

    Preciso mesmo de ajuda neste problema.

  17. Celso, obrigado pela resposta rapida.

    Vou tentar encontrar mais informação sobre o sitecake pois eu ja vi sites em html onde foi utilizado este sistema e funciona muito bem, como a mim me da um problema que o texto ou imagens que eu tenho na area que marco como editavel desaparece vou procurar saber acerca deste problema.

    Se souberres alguma coisa sobre este problema agradecia uma mão..

    Abraços e continua com este excelente espaço

  18. Olá eu adoro o web acapella faço modelos incríveis usando ele e o Photoshop mas o único problema e que nao sei como integra um gerenciador de conteúdos nele vc pode me ajudar

  19. Oi Celso, eu tenho uma dúvida. Há como integrar um cms em um site já pronto, mas que está sem página de admin? Se sim, como proceder? Abs

    • Olá Sandro,
      Existe sim essa possibilidade, no entanto seria necessário trabalhar na programação tanto do site quanto do CMS para integrar os dois. Seria necessário entender do assunto.

      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *