Windows Azure: Um novo Conceito de Hospedagem de Sites

windows azure

Poucas pessoas sabem mas a Microsoft também tem seu próprio serviço de hospedagem. Seu nome é Windows Azure e seu objetivo é a computação em nuvem. Muitos já ouviram falar, mas poucos sabem o que é computação em nuvem, então irei lhes explicar um pouco sobre este novo conceito.

A Computação em Nuvem veio para eliminar a questão de hardware (parte física do computador) ao utilizar programas ou serviços que exijam muito do mesmo. Mas como assim? Um exemplo disso é o Office Web Apps, um serviço feito para a nuvem (web) que possa substituir alguns programas como o Office Word. Se você acessá-lo poderá ver que o serviço de editor de texto é muito parecido com o Office Word 2013, tendo integração com o mesmo.

Resumidamente, a computação em nuvem quer levar os programas locais que exigem do hardware do computador, para a web. Com isto, muito pouco será exigido de seu PC, bastando um navegador para acessá-los.

Após esta breve explicação sobre Computação em Nuvem, voltemos a falar sobre a nova plataforma em nuvem da Microsoft, o Windows Azure.

Mas o que vem a ser esse tal de Azure? O Windows Azure é um sistema operacional (assim como o Windows que todos conhecem) criado para hospedar estes serviços e nuvem. Dentre os serviços que podem ser hospedados por ele, destacam-se os Websites, Blogs, Máquinas Virtuais, Portais, etc.

Pague apenas o que usar

Diferente de outras hospedagens em que você paga por um plano fixo, com um limite, no Windows Azure você só paga o que usar. Digamos que você adquiriu uma hospedagem com certo limite de tráfego e banda por R$ 50,00, mas não usará até o limite dela, será dinheiro gasto atoa; pois você estará pagando por algo que não está usando.

Já nesta nova plataforma, você só vai pagar pelo que está usando, seja espaço, banda ou tráfego. Este é um novo conceito que pode – ou não – fazer com que haja economia de seu precioso dinheiro.

Mais seguro

O Azure é muito mais seguro que as hospedagens convencionais, pois todo o seu serviço ficará disposto entre os muitos datacenters da Microsoft espalhados pelo mundo. A Microsoft garante 99,5% de Uptime – hospedagens que dizem oferecer 99,9% Uptime estão mentindo, isso não existe – e cria backups automáticos de todos os seus arquivos. Caso dê problema em um dos servidores em que seu site está armazenado, outro servidor entra em ação e coloca online os arquivos de seu site, garantindo que seu site sempre fique online.

Maior escalabilidade

Com esta nova plataforma você definitivamente não terá um limite. Nele você pode controlar o quanto você vai usar e o quanto vai gastar, podendo começar usando muito pouco de tráfego, espaço e banda e depois passar a usar muito, sem nenhum problema. Vale lembrar que o valor a ser pago pelo serviço equivale ao uso da plataforma. Se inicialmente você usa 1Gb de espaço e quer passar a usar 10Gb, não haverá problema algum, pois é totalmente escalável.

Esteja preparado

Infelizmente para utilizar desta magnífica plataforma é necessário que haja um preparo, pois não é tão simples quanto às hospedagens convencionais. Para início de conversa você deve baixar o Windows Azure SDK, que é disponibilizado gratuitamente para download em seu site oficial. Este kit de desenvolvimento é integrado ao Visual Studio para que seja possível o desenvolvimento de suas páginas web, também simulando uma nuvem privada localmente em seu computador.

Em sua central de desenvolvedores a Microsoft disponibiliza diversos artigos, vídeos e casts de como utilizar esta poderosa ferramenta, além de dicas de marketing e monetização.

Para todos os desenvolvedores

Além das linguagens de browser (HTML, JavaSript e CSS) ele suporta diversas outras linguagens, dentre elas estão o PHP, Phyton, .NET, Java e Node.js. Por suportar tantos tipos de codificação, todo e qualquer desenvolvedor web pode usufruir da plataforma, sem se sentir limitado a certa linguagem.

Experimente

Está disponível uma versão de avaliação da plataforma por 90 dias, sem compromisso e com alguns limites. Para saber mais sobre a avaliação clique aqui.

Conclusão
O Azure (sim, eu falei este nome muitas vezes) é uma plataforma espetacular, que se diferencia das hospedagens convencionais. Claro, há seus pontos fortes e fracos, assim como todas, mas é muito interessante que os webmasters deem uma analisada antes de escolher o melhor local para hospedar seu site.

DOWNLOADS:
Windows Azure SDK
Vídeos explicativos
Azure Academy

Este é um guest post que foi escrito por Cristhian Miguel que é programador do Potterish.

Sobre Convidado

Este artigo foi escrito por um colaborador convidado (guest post).
Adicionar a favoritos link permanente.

18 Comments

  1. Nestor --------------------

    Parece simplesmente fantástica essa notícia.
    Seria muito bom ter acesso ao host da potencia desse… Imagine só pagar o que usar? Muito bom.

    Deu até vontade levar meu WP para lá rsrsr!

    Abraços Cristhian, sucesso para nós!

  2. Leandro Santos

    Eu só tenho uma pergunta a fazer Celso:

    Você trocaria sua hospedagem atual por esta da Microsoft?

    Estou perguntando isso porque eu já estava planejando colocar meus blogs na hospedagem dedicada como o seu aí.

    Aí você me deu um nó “nas ideias” rsrsrs.

    • Olá Leandro,
      Este é um guest post. Eu nunca testei esta hospedagem, mas na minha atual situação, não mudaria de hospedagem, pois a minha está muito boa.

      Abraço!

      • Ops… eu esqueci do detalhe que não foi você que escreveu este artigo… Não prestei atenção, me desculpe.

        Neste caso, eu acho que a partir de janeiro vou pra Porto Fácil mesmo.

        • Olá Leandro,
          Sim, a Porto Fácil tem sido a melhor hospedagem que eu já passei. Não tenho do que reclamar.

          Abraço!

  3. Eu so fiquei na duvida,…por ser windows se aceitaria wordpress(php -linux)

  4. Celso o que são esses 99,5% de Uptime? porque não já arredondar para 100%? 0,5% é quase nada.

    Abraços!!!

    • ganhar dinheiro online

      Eu acho que esses 5% são falhas que podem acontecer durante o mês que são consertadas rapidamente. Por isso é somente 5%

      • Olá Rosiel,
        É mais ou menos o que o Ganhar Dinheiro Online citou, são pequenos erros e reinicializações do sistema que são necessários de tempos em tempos para atualização.

        Abraço!

    • Cristhian Miguel

      Olá Rosiel,

      Uptime é o tempo que o site fica no ar, ou seja, online. Sim, 0,5% é quase nada, mas em algum momento tem que haver a varredura e manutenção dos servidores, onde é possível, mesmo que esta chance seja quase nula, de seu site ficar fora do ar.

      Abraços!

      • Geralmente este negócio de 99,9% ou 99,5% é o argumento que darão quando o serviço falhar algum dia.

        Nenhum serviço de hospedagem pode afirmar com toda certeza (Ainda mais em contrato) que o seu funcionamento é de 100%. Porque isso daria um belo processo caso haja alguma falha na hospedagem.

        Então para fugirem de qualquer acusação de falsa propaganda, eles falam 99,9 ou 99,5%

        Isso acontece em muitas empresas, seja de hospedagem ou qualquer outro ramo, esta estratégia é a desculpa quando o serviço algum dia falhar.

        • Ganhar Dinheiro Online, Celso, Cristhian e Leandro, muito obrigado por tirar minha dúvida, sempre via isso e não sabia o que era.

          Abraços!!!

  5. Olá Cristhian,

    A ideia de pagar somente o que for usado me parece
    ser muito boa, mas prefiro esperar até que este serviço
    esteja mais conhecido e seja bastante usado pelos blogueiros.
    Só assim poderei analisar as opiniões e ver se realmente vale
    a pena migrar de hospedagem.

    Abraço!

    • Cristhian Miguel

      Olá Luiz,

      Sim, realmente este serviço não é muito conhecido entre blogueiros. O Azure é mais usado em grandes projetos empresariais, tais que necessitam de uma infraestrutura mais robusta e segura.

      Abraços!

  6. ganhar dinheiro online

    Muito interessante essa hospedagem da micro soft sem falar que ela deve ser muito confiável pela empresa que representa.
    Achou que vou fazer o teste dos 90 dias para ver se vale mesmo a pena!

  7. A Plataforma Windows Azure é uma plataforma simples, confiável e poderosa da Microsoft para a criação de aplicações na nuvem, sites e serviços online. Obtenha a flexibilidade e a interoperabilidade que você precisa para fornecer soluções robustas, mas com ótima relação custo-benefício, e assim expandir sua prática e sua receita.

  8. Sem dúvida uma ótima opção !

    Pra quem deseja um servidor robusto aí está !
    O mais intrigante é que como você mesmo disse “não é muito conhecido” ou “reconhecido”.

    A opção de “Pagar o que usar” é excelente e inovadora..

    Abraço !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *