O que são Backlinks e como eles podem ajudar seu site?

Criar Site no Webnode Grátis

O que são Backlinks e como eles podem ajudar seu site

Os back links ou links de entrada, são links presentes em outros sites, criados naturalmente, que de alguma forma direcionam os visitantes para o seu site. Por exemplo: Aprenda Inglês Online

Repare que no exemplo acima, eu criei um “backlinks” para o site de um comentador aqui do CriarSites.com, o www.inglesnarede.com.br utilizando as palavras-chave Aprenda Inglês Online.

O que são Backlinks e como eles podem ajudar seu site

Além de aumentar as visitas, para o Google e outros grandes buscadores, um backlink é como um voto de  credibilidade, em que o site que aponta o link acredita que o conteúdo do site que recebe é de qualidade e vale a pena ser linkado.

Os backlinks são utilizados pelos grandes buscadores como um critério que os ajudam a determinar as palavras-chave e o posicionamento que os sites devem aparecer nos resultados das buscas.

Sabendo disso podemos entender que quanto mais backlinks seu site tiver, maiores são as chances dele aparecer em melhores posições nos resultados das buscas do Google.

Tipos de backlinks

Existem dois tipos de backlinks que devem ser levados em conta quando pensamos no posicionamento nos buscadores, links com o atributo “dofollow” e “nofollow“.

Dofollow – A presença ou mesmo a ausência do atributo dofollow e também do nofollow na estrutura dos links, indicam aos indexadores dos buscadores, que o link deve ser seguido e que o site que recebe deve ganhar mais um voto de credibilidade.

Nofollow – A presença do atributo nofollow na estrutura dos links, indica aos indexadores dos buscadores que o link é apenas um link e não deve receber um voto de credibilidade. Exemplos disso são os blogs criados com o WordPress e também o serviço oferecido pelo Yahoo Respostas, que adicionam o atributo nofollow automaticamente aos links deixados nos comentários.

Com isso podemos entender que se pretendemos ganhar mais espaço nos buscadores, temos que correr atrás de links que realmente passem credibilidade aos nossos sites.

Palavras-chave nos backlinks

As palavras-chave em que os links são criados também são importantes, já que eles ajudam os  buscadores a identificar quais são as palavras-chave que identificam o conteúdo que o site que recebe o link contém. No exemplo dado no início deste artigo, podemos ver que eu criei o link utilizando as palavras “Aprenda Inglês Online“.

Ou seja, na minha opinião, as palavras Aprenda Inglês Online são as que melhor representam o conteúdo presente no site www.inglesnarede.com.br. Para o Google essas também podem ser as

Isso nos leva a entender que o domínio que escolhemos para nossos sites tem um grande peso a longo prazo, já que muitas pessoas ao criarem os backlinks utilizam as palavras presentes nele. Um exemplo disso é o CriarSites.com, que na maioria das vezes recebe backlinks com as palavras-chave “Criar Sites”.

Qualidade dos backlinks

Também devemos levar em consideração a importância do site que cria o backlink. Quanto mais importante para os buscadores ele for, mais credibilidade é passada ao site que recebe o link. Essa importância é ganhada com o tempo, conforme é publicado conteúdo de qualidade e o site ganha backlinks.

Com isso podemos entender que um site ou blog recém criado, não passa a mesma credibilidade que um site como o CriarSites pode passar.

Gostou destas dicas sobre O que são Backlinks e como eles podem ajudar seu site? Ainda tem dúvidas ou sugestões sobre SEO? Então deixe um comentário abaixo.

26 thoughts on “O que são Backlinks e como eles podem ajudar seu site?

  1. oi celso , venho admirando seu site a bastante tempo , e você sempre postando conteudo de qualidade , é isso que eu admiro, continue assim .

    abraço!!

    Queria te fazer uma pergunta , qual a quantidade de posts minimas , para que eu comece a divulgar meu site? para que quando os visitantes acessem nao fiquem frustrados pelas poucas postagens. Quantos posts devo ter , antes de investir em publicidades ?

  2. Trabalhar links externos e um pouco mais difícil que internos ,pois não depende só de você, mas com certeza vale a pena realizar uma campanha para conseguir alguns backlinks.
    Sobre o nofollow e dofollow , eu particularmente uso nofollow apenas quando quero fazer uma crítica a algum site , porque em termos de SEO acho que nem adianta mas muita coisa…

  3. Gabriel,
    Isso é só ilusão. Dificilmente um site receberia 1 milhão de visitas de um serviço como esse.
    E tem outra, o interesse dos visitantes que vão acessar o seu site será muito disperso, já que eles somente tem interesse em gerar visitas para seus próprios sites (assim como você).
    Ou seja, estas visitas não vão valer para nada.

    Abraço!

  4. Apesar de trabalhar com programação há muito tempo, confesso que me sinto meio perdido quando se trata de SEO.
    Li 4 posts relacionados aqui em seu site, e , de todos os sites que venho pesquisando, o seu parece ser o mais instrutivo e de fácil assimilação.
    Bom, pelo menos para mim.
    Abraço!

  5. Olá tenho um blog educativo e gostaria de saber como adicionar os backlinks, meu blog é muito acessado fora do país e pouco acessado no Brazil, ajude a divulgar, por favor.

    1. English,
      Não existe truque para isso. Você precisa merecer os backlinks.
      Quando você adiciona backlinks para outros sites, você o faz porque? Provavelmente porque achou o conteúdo interessante/útil para seus visitantes.

      Abraço!

  6. Cara, o pior que eu nem imaginava que o nofollow seria tão ruim. Estava conseguindo alguns links nofollow.

    E existe pessoas que se aproveitam disso. Fiquem ligadas, valeu mesmo criarsites.

  7. Oi Celso
    Estou querendo fazer um site para divulgar o material que faço e parece que vou começar pelo lado certo, li tudo o que escreveram aqui e vou rezar para que de tudo certo e eu posso vender meus produtos. Adorei os comentarios que vc fez para as pessoas perguntando e agradeço o que puder fazer por mim, na internet so sei navegar e agora preciso mostrar meu trabalho.
    Um abraço Tete

  8. Olha, não estou entendo.O seu post ficou ótimo tá?Sou eu que tenho dificuldade.Bem….a pergunta pode parecer um poco(muito)boba mas aí vai:
    Os Backlinks são colocados em outro sites pra recomendar o seu?
    E quanto mais baclinks seu site tiver (recomendando outros sites) mais credibilidade ele ganha?é isso?

  9. Realmente este tema de backlinks pode ser mais extenso do que podemos imaginar, porém se estudado à risca, creio que os benefícios são enormes.
    parabéns pelo post bem explicativo,

  10. Obrigado Celso ficamos te devendo mais essa! Muito bom seu artigo nos fez abrir nossos olhos e ficarmos alertas com os Backlinks. Valeu…

  11. Como fazemos para outros sites colocar backlinks que indique o seu? tem que pedir?
    Precisamos pedir autorização para colocar em nosso site backlink para indicar outros sites?

    1. Olá Patricia,
      Não tem como forçar outros webmasters a adicionarem seu link, isso tem que ser feito de forma natural. Você deve oferecer um conteúdo de extrema qualidade em seu site para que assim outros webmasters sintam vontade de divulgar seu material.

      Abraço!

  12. Olá,amei suas postagens e confesso que não sabia nada sobre back links e aprendi um pouco aqui,vou voltar sempre pra aprender mais.
    Assim,eu encontrei um site que me cedeu mais de 300 back links para meu site,mas,não sei o que fazer com ele,você pode me ajudar?

    1. Olá Edleuza,
      Este tipo de backlink geralmente não é bom, pois o Google pode considerar como foco de spam e assim penalizar os sites que recebem os backlinks. Recomendo que não direcione os backlinks para o seu blog.

      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *