Você conhece o Facebook Insights para sites e blogs?

Criar Site no Webnode Grátis

Facebook Insights

Hoje em dia a grande maioria dos sites já possuem o botão de “curtir” e a maior parte dos brasileiros já está na rede social, tornando ela extremamente importante para quem deseja ter mais visitas em seu site.

Com o objetivo de ajudar os donos de sites e blogs a entender como e que pessoas “curtem” e compartilham as páginas de seu site, o Facebook possui uma ferramenta chamada Facebook Insights voltada especialmente para sites.

O Facebook Insights mostrará de maneira bastante detalhada através de estatísticas e gráficos o número total de pessoas que curtiram e compartilharam as páginas do seu site, quais as páginas mais mencionadas no Facebook, se existem mais mulheres ou homens “curtindo” seu site, qual a idade média delas e deles, de que países eles são… Além de várias outras informações.

Você conhece o Facebook Insights para sites e blogs

Para utilizar o Facebook Insights acesse www.facebook.com/insights e clique no botão verde escrito “Informações do seu site”, no canto direito da tela. Após clicar no botão verde irá abrir um pop-up onde você deve digitar o endereço do seu site e no campo “vincular a:” selecione sua conta pessoal.

facebook insights

No mesmo pop-up irá aparecer uma meta tag (seta laranja na imagem anterior), copie essa meta tag e cole no código fonte da página principal do seu site, logo após a meta tag “keywords”. Apenas depois que a meta tag estiver colada no código fonte clique no botão azul do pop-up, onde está escrito “Get Insights”.

Após esses passos o Facebook Insights carregará automaticamente e para utilizá-lo basta sempre acessar esse mesmo endereço: www.facebook.com/insights

Ao começar a usar o Facebook Insights os números de maior destaque são os referentes a três métricas:

Envolvimento no site: é o número de vezes que as pessoas fizeram ações envolvendo seu site e o Facebook. É a soma de todos os links compartilhados, cliques no botão curtir e quaisquer outras interações.

Distribuição no Facebook: é o número de vezes que as pessoas viram no Facebook históricos relacionados com seu site, por exemplo, se alguém curtir um post em seu blog e um amigo da pessoa que curtiu ver essa ação no Facebook conta como uma visualização.

Tráfego de referência para o site: é o número de vezes que clicaram em links do seu site no Facebook.

Essas três definições são suficientes para entender as outras métricas apresentadas pela ferramenta.

No canto esquerdo da tela, existem opções que detalham melhor cada tipo de ação envolvendo o Facebook e seu site: o botão curtir, o enviar e o compartilhamento orgânico. Clicando em um deles é possível ver detalhes como o desempenho por dia, as páginas mais acessadas e os dados demográficos.

Da mesma forma que o Google Analytics é de vital para quem tem acessos do Google e outras origens, o Facebook Insights é de grande importância para quem quer entender e receber cada vez mais acessos dessa rede social e assim depender um pouco menos do Google.

A rede social criada por Mark Zuckerberg já é a maior do mundo e continua se expandindo, mas infelizmente ela ainda é uma fonte de tráfego mal utilizada por boa parte dos blogueiros, ter uma ferramenta como essa é de grande ajuda para melhorar nossos sites e blogs, e entender nossos visitantes.

Não importa se você possui um e-commerce de quadros para sala, um blog de culinária, um portal de notícias regionais ou apenas um um site pessoal, com o Facebook ele pode receber ainda mais acessos, se tornar mais conhecido e mais íntimo do seu público.

E você, já conhecia o Facebook Insights para sites? Pretende utilizá-lo?

Este é um guest post escrito por Fernando Roberto que trabalha no site da empresa Guia Fácil.

6 thoughts on “Você conhece o Facebook Insights para sites e blogs?

  1. Não conhecia esta ferramenta e com certeza me será muito útil pois cada vez mais as pessoas estão a curtir a página de meu site e com isto também tenho que fazer novos experimentos e conhecer ainda mais meu leitor

  2. Uma dica que com certeza é de grande valia. Eu criei uma página no facebook a um bom tempo atrás, não conhecia esta “ferramenta”. Boa dica.

  3. Eu já acompanhava esse recurso no Facebook, na verdade conheci a pouquissímo tempo, mas é muito animador você ver as estatísticas de alcance e como andam as curtidas na sua página!

  4. Quero parabenizá-lo pelo post, eu conhecia o INSIGHTS, mas a forma de vincular o site a ele…. ainda não. Coloquei no CostureBem.com.br SunSpecial.net.br e LojadoLar.com.br . Muito obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie seu Site Grátis no Webnode