Trabalhando os links internos – Conquistando o Google

Como foi dito anteriormente, o Google utiliza centenas de critérios para definir a posição que um determinado site deve aparecer nos resultados das buscas.

Dentre estes critérios a estrutura de links que apontam para páginas internas, presentes no template e principalmente nos posts tem um importante papel na otimização de um blog. Os links internos  são utilizados para identificar as principais páginas do site, assim como definir quais palavras-chave, a página que recebe o link deve ser associada.

Exemplo:
Se toda vez que eu escrever a palavra Fazer Site eu criar um link apontando para a página inicial deste blog, o Google irá entender que a página inicial é muito importante dentro do contexto e que deveria ser associado com as palavras “Fazer Site”.

Alguns dos fatores que são levadas em consideração pelo Google são:

Posição do link dentro da página
Apesar de que qualquer link seja levado em consideração, os links presentes dentro do conteúdo das páginas têm mais valor, já que eles são naturais.

Portanto é importante que sempre crie links para páginas relacionadas dentro do conteúdo da página. Isso não só ajuda a melhorar o posicionamento das páginas como também ajuda os visitantes a encontrarem conteúdo que eles podem estar interessados.

Quantidade de links que apontam para uma determinada página
Quanto mais links uma página recebe, mais importante é esta página para o Google. Por isso é importante que você crie links para as principais páginas do seu site.

Isso pode ser feito criando links dentro das páginas como citado acima ou adicionando links no menu de navegação.

Quantidade de links que uma determinada página contém
Quanto mais links uma página aponta, tanto para páginas internas quanto para páginas externas, menor é o valor de cada um dos links.

Para aumentar a eficácia dos links internos, é recomendado que evite criar páginas com mais de 100 ou 150 links.

Página de origem do link
As páginas que são linkadas a partir da inicial ou de uma das páginas presentes no no menu de navegação, tendem a ser as páginas mais importantes e que oferecem mais força para aumentar a importância das demais páginas.

Palavras âncoras no link
A palavra âncora é utilizada pelo Google para definir as palavras que uma determinada página deve ser associada.

Eu poderia criar o link para a inicial do meu site utilizando palavras âncoras como “clique aqui” (muito comum na internet, infelizmente), porém esse tipo de palavra âncora indica ao indexador do Google que eu acho que as palavras ao qual a inicial do meu site deve estar associada é “clique aqui”. Esse tipo de link não ajuda a otimizar o meu site perante o Google, pois não contém palavras-chaves otimizadas.

Para que eu fortaleça a indexação da inicial do meu site, eu deveria criar o mesmo link utilizando palavras âncoras como “Criar Sites” ou “Fazer Sites” ou “Montar Site” etc.

foto veja como criar sites gratis começando do zero