Saiba quanto de transferência mensal de arquivos seria ideal para o seu site

Quanto de Transferência Mensal de Dados meu Site Precisa

Como a maioria dos sites novos não costumam receber muitas visitas nos seus primeiros meses de vida, não é necessário uma hospedagem com muitos recursos. Uma hospedagem com recursos em torno de 1 GB de espaço em disco com um limite de 10 GB de transferência de dados mensais pode ser mais que o suficiente, já que provavelmente o site não chegará a utilizar nem um décimo dos recursos oferecidos.

Por outro lado um limite assim tão baixo pode ser um problema caso o site já receba muitas visitas ou então pretenda distribuir arquivos grandes diretamente do servidor onde o site está armazenado. Nestes casos se o limite de transferência for ultrapassado, sua conta pode ser suspensa até o próximo mês ou até que você faça uma atualização no seu atual plano de hospedagem ($$$).

É claro que existem empresas de hospedagens que oferecem planos com transferência ilimitada, porém nem sempre elas são confiáveis. Portanto se você não quiser se arriscar, eu recomendo que você avalie quanto de transferência seu site necessita e contrate uma empresa de venda de hospedagens que ofereça um plano de acordo com suas necessidades.

Quanto de Transferência Mensal de Dados meu Site Precisa

Dizer qual o limite de transferência ideal para cada site seria impossível, porque existem diversos fatores que podem influenciar no consumo de banda. Por exemplo, a quantidade e o tamanho das imagens inseridas nas páginas, se o site distribui ou não arquivos pesados, quantidade de visitantes que o site recebe, quantidade de páginas vistas pelos visitantes, recursos internos, etc.

O que eu posso dizer é que cada visitante que acessa o seu site, necessita de carregar em seu computador os arquivos que compõem a página, como o arquivo html, imagens, animações, vídeos e música (se houver).

Levando tudo isso em consideração podemos entender que quanto mais itens quisermos adicionar ao site, maior será a quantidade de dados serão transferidos entre o servidor e o computador do visitante.

Servidor de Hospedagem

O limite de transferência mensal que eu recomendaria seriam:
De 2 ~ 10 GB para sites pequenos/novos.
De 10 ~ 50 GB para sites com até 2.000 visitantes.
De 50 ~ … para sites acima de 2.000 visitantes diários.

Você deve adicionar mais Gigas caso pretenda disponibilizar arquivos grandes diretamente do seu servidor.

O CriarSites.com

Como exemplo temos o Criar Sites que atualmente recebe mais de 6.000 visitantes diários e consome por volta de 2 GB de dados diariamente.

Apesar de esta ser uma taxa muito alta em comparação com a maioria dos sites, posso dizer que para este site, o consumo de dados está relativamente baixo, porém você deve entender que eu não disponibilizo arquivos grandes e que a maioria das imagens presentes no site são otimizadas (inclusive a do layout) para ficarem mais leves.

Dicas para aliviar o consumo de transferência de dados do seu servidor

Se você pretende disponibilizar arquivos no seu site e não deseja pagar mais caro por isso, eu recomendo que você otimize todas as imagens antes de colocá-las no seu site.

Você pode fazer isso tratando as imagens em um editor de imagens ou utilizando o Smush It que permite otimizar a imagem automaticamente. Ao tratar as imagens antes de inserir no site, além de diminuir o consumo do servidor, também estará tornando o site mais leve permitindo que visitantes com conexões mais lentas acessem o site mais facilmente.

Para distribuição de arquivos você pode utilizar um serviço de armazenamento de arquivos e o Youtube para exibição de Vídeos.

Conclusões
Ter uma hospedagem de qualidade que ofereça todos os recursos necessários para o desenvolvimento do seu site, é um dos principais quesitos para um site de sucesso, porém isso não quer dizer que você deve pagar uma fortuna para ter uma hospedagem decente, assim como também deve evitar as pechinchas.

Você não precisa pagar mais que R$20 reais ao mês por uma hospedagem (exceto nos casos em que o site já esteja recebendo uma quantidade grande de visitantes), assim como deve fugir das hospedagens vendidas por R$1 real ao mês.

Gostou destas dicas sobre Quanto de Transferência Mensal de Dados meu Site Precisa? Ainda tem dúvidas ou sugestões sobre hospedagem de sites? Então deixe um comentário abaixo.

27 thoughts on “Saiba quanto de transferência mensal de arquivos seria ideal para o seu site

  1. Puts, era exatamente isso que eu estava em dúvida. sempre procurando por um melhor custo/benefício. este post ajudou bastante, Celso. Valeu!

  2. eae celso, olha, meu site recebe em media 100 visitantes diarios com cerca de 250 pageviews e mensalmente de 3000 a 3500 visitantes com 6000+ pageviews, quanto você acha que seria uma boa largura de banda para meu site? O layout é leve e eu tenho um ou outro download do meu servidor presente em meu site.

  3. ‘ Celso, estou criando um site e queria saber se ainda é seguro trabalha com o 000Webhost??
    É que ainda vou pagar um dominio para ele e tudo mais, só que primeiro quero coloca-ló no servidor gratis e depois passar para o pago. Pois tenho medo de coloca-ló em um dominio pago e hospedagem e não receber muitas visitas 😥 Será que estou fazendo certo?

  4. Willian,
    Creio que uma hospedagem com 10 GB de transferência seria o suficiente, porém eu recomendaria uns 20 GB para garantir que você não tenha problemas.

    Diego,
    O 000webhost se mostrou um grande problema para os webmasters não Americanos, portanto eu não recomendaria que você crie um site lá.

    Eu acho que valeria mais a pena adquirir uma hospedagem, para evitar dores de cabeça. Não está tão caro assim.

    Abraço!

  5. Olha, eu sei que a 000webhost tem vários problemas.
    Mas eu hospedo meu site lá a 7 meses e nunca tive problemas com eles. Nunca.
    A confirmação de ip com o trojan nunca me incomodou, por que nunca me foi pedido, acho que pelo fato de minha conta lá já ser um pouco velha.
    Mas acho que tenho uma possível, ou pelo menos aparente solução.
    Recentemente vi que meu site estava ganhando mais visitantes e que logo a 000webhost ia encher o saco, ai coloquei o banner deles no meu site, para “divulgar” o site deles. Agora quase nunca meu site fica offline, raramente isso acontece, e meu servidor ultimamente está mais rápido. Não sei se isso é porque eles querem que eu continue divulgando o site deles e eles mudaram o meu site para um servidor um pouco mais livre e rápido, mas se não for isso, foi uma boa coincidência.

  6. Tenho uma conta em um servidor privado e nunca tive problemas (pago até um pouco caro) mas o serviço é de bastante qualidade. Quando é para coisas sérias nem dá para pensar em colocar em servers free. Como o Celso já disse aqui ateriormente esses servers são bons para estudo. Coisa séria é com server privado.

  7. Valew Celso,
    Ótimo Artigo, você deu uma boa explicada sobre armazenamento, e tirou duvidas minhas, e acho eu, da maioria dos novos webmaster/blogueiros.

    Abraço.

  8. Celso eu gostaria de conversar contigo a respeito de um provavel anuncio em seu site, para fecharmos alguns acordos, tenho muito interesse em anunciar no criarsites que é um site que visito todos os dias.
    samuelsaes@uol.com.br

  9. Olá Celso, estou criando um site gospel, com vídeos, músicas e outras coias, eu gostaria de saber, qual o plano ideal que você me recomenda do Webnode
    Outra dúvida queria colocar uma biblia online para meus visitante ter acesso a essa bíblia o que tenho que fazer.posso fazer um dominio proprio em outro site? porque queria colocar no site .com.br .Qual site vc me recomenda para obter um dominio.
    Celso uma outra dúvida eu posso hospedar o site do webnode em outro lugar?
    Obrigado

    1. Leandro,
      Se você não pretende disponibilizar arquivos grandes em seu site, O plano gratuito seria mais do que suficiente, principalmente no começo.
      Você poderia disponibilizar essa bíblia em seu próprio site feito no Webnode.
      Para comprar um domínio, você pode conferir este artigo. Mas lembre-se de que para configurar ele com um site feito no Webnode, você terá trabalho.

      Sites feitos no Webnode, somente funcionam no próprio Webnode. Não tem como mudar ele de servidor.

      Abraço!

  10. Eu tenho um site e hospedei em um host gratuito que disponibilizou 3 gigas de transferência mensal, só que hoje com menos de 6 dias desse mês já estou chegando quase nesse limite :S

  11. Eu sou um pouco leigo sobre esse assunto de criação de site, mais estou querendo aprender pra quem sabe um dia fazer o meu, e queria tirar uma dúvida. Essa taxa de transferência mensal seria para arquivos baixados no próprio site ou também leva em conta arquivos hospedados em sites de armazenamento de dados (Ex: Megaupload, RapidShare, etc.)?

    1. Glaucimarlus,
      A taxa só é contabilizada de arquivos baixados diretamente de seu site. Vídeos do Youtube e arquivos de sites de armazenamento não são contabilizados.

      Abraço!

  12. Excelente post, Meu site tem um mês e já esta chegando a 600 visitas por dia, Já estava preocupado com o espaço de transferência…
    Primeiro mês e já são 600 no próximo mês pode chegar a 1.000 então estou vendo que logo logo vou ter que meter a mão no bolso para aumentar o espaço em disco.

    Muito Obrigado!
    Foi de Grande Ajuda!

  13. alguem sabe como encontro um modulo pra joomla que faça o mesmo igual o site do Ruan Cabral onde ele passa as imagens no top como slide? preciso muito de um assim pra passar imagens das escolas cadastradas no meu site e não encontro nada igual…
    vlw…

  14. Por favor eu gostaria de saber uma explicacao logica para isto veja o meu site os acesso e pagevews sao praticamente igual Exemplo 1000 visitas 1001 pageviws eu nao entendo isto por favor voces poderia me ajudar a soluciona este problema? ficarei muito grato se voces poderem me ajudar ok
    obrigado
    Sr.Edy

  15. Olá Celso, boa tarde!

    Adorei o seu post, mas fiquei com algumas dúvidas, espero que você possa me esclarê-las!

    Atualmente meu site tem em média 30.000 views por mês ou seja quase mil por dia. Porém todas as minhas imagens estão hospedadas na minha conta do Picasa. Não disponibilizo nenhum arquivo para download.

    Caso eu fosse para uma hospedagem com limite de tranferência qual quanto mais ou menos você acha que deveria ser?

    Outra dúvida relacionada a hospedagem, Link de 1Gbps é muita coisa?

    Consumir 10% da CPU do servidor é muita coisa para um site do porte como o meu?

    Pergunto tudo isso, pq atualmente uso a plataforma Blogger, pórem ela começou a me deixar na mão e estou estudando a possibilidade de migrar para wordpress ou joomla.

    Desde já agradeço sua atenção e sua resposta. Muito obrigado!

    1. Olá F3N1X,
      Desde que você não disponibilize arquivos grandes em seu servidor, acredito que um plano com 10 GB de transferência por mês seria o suficiente. No entanto a maioria das empresas já oferecem muito mais do que isso. Portanto qualquer hospedagem serviria para o seu caso.
      Quanto ao consumo do servidor, desde que você deixe seu site enxuto, usando um recurso de cache, dificilmente alcançaria os 10% de consumo. Porém você deve correr das empresas muito baratas, pois elas costumam usar servidor de baixo custo, com recursos fracos.

      Uma empresa que eu recomendo é a HostGator, que oferece transferência ilimitada e um ótimo suporte.

      Abraço!

  16. Muito importante suas informações. O meu site é novo. Têm 5 meses mas, fui bloqueado com a seguinte mensagem: “Limite de largura de banda excedido”.
    Confesso que eu não sabia que existia limite para esse tipo de coisa.
    Bem, o meu site tem poucas visitas. O que pode ter causado isso? Cinco meses acho muito pouco tempo.

    1. Olá Robson,
      Teve uma vez que eu vi um caso de uma pessoa que também recebia poucas visitas, mas estava tendo problema de banda. Depois de uma breve conversa, descobri que ele estava divulgando nas redes sociais, imagens que estava armazenadas em sua hospedagem, o que estava causando o consumo excessivo. Outra coisa que pode estar acontecendo é alguma outra pessoa estar usando suas imagens em outro site, o que causaria o mesmo problema citado acima.

      Abraço!

  17. Dúvida: um post em um site com um player do youtube anexado para ver um clipe, por ex, consome dados da banda se for acessado por muita gente direto na página ou seria problema apenas se o vídeo tivesse sido upado direto no site ?

    1. Olá Ricardo,
      O vídeo exibido na página não consumiria recursos de seu servidor, mas sim do Youtube. Só consumiria se ele fosse hospedado diretamente em seu servidor.

      Abraço!

  18. Olá Celso,
    Estou lançando uma loja virtual de games com aproximadamente 600 produtos, e um plano de 100gb mensais no trafego. Tenho um video em cada produto, porém utilizado o player do Youtube.
    Minha dúvida é se esse plano vai aguentar, ou me indica uma empresa boa onde eu possa está utilizando a loja virutal.

    Obrigado

    1. Olá Wenderson,
      Acredito que vá aguentar de boa. Você só vai ter problemas se o seu site começar a receber muitos visitantes diários.
      Vídeos do Youtube não contam tráfego no seu servidor.

      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *