Como Rodar PHP e MySQL Localmente

Criar Site no Webnode

Como Rodar PHP e MySQL Localmente
Rode PHP e banco de dados MySQL com o EasyPHP.
Trata-se de uma programa 2 em 1, com o servidor Apache e banco de dados MySQL.

Como Rodar PHP e MySQL Localmente

Para quem cria sites utilizando PHP e MySQL já deve ter pensando no quanto seria mais rápido o desenvolvimento se fosse possível rodar estas linguagens localmente, já que pode-se testar o site durante o seu desenvolvimento.

Como utilizar o programa
Após a instalação, você deve executar o programa. Ele ficará presente na barra de ferramentas perto do relógio do Windows.

Todos os arquivos php que desejar executar devem ser salvos dentro da pasta C:\Arquivos de programas\EasyPHP 2.0b1\www ou algo parecido.

Se precisar utilizar um banco de dados, faça a instalação como se fosse fazer em um servidor normal, porém em nome de usuário e senha deixe em branco.

Confira um vídeo que explica como utilizar o programa

Sobre Celso Lemes

Blogueiro Profissional. Conhecimento sobre Marketing Digital, Google SEO, Divulgação Online, Redes Sociais, Webdesign, Divulgação de Empresas
Adicionar a favoritos link permanente.

14 Comments

  1. Guilherme Reis

    Sr. Celso Lemes,
    Parabenizo-lhe pelo excelente trabalho desenvolvido por você. Achei o site incrivelmente instrutivo e muito intuitivo. Aprendi muito! Estou começando no ramo de desenvolvimento de sites agora. E estou com um problema, que gostaria da sua ajuda. Eu já registrei o meu domínio (.com) e paguei por um plano de hospedagem com diversos recursos e etc … Fui muito apressado, diga-se de passagem. A empresa que hospedará meu site me enviou algumas informações como servidor dns, login, senha, etc, etc … Enfim, me enviou um tanto de dados para eu gerenciar o painel de controle, MAS não me explicou como tornar o site online. Eu não sei se uso algum tipo de programa para ‘upar’ o site ou se tem alguma coisa no painel de controle (complexo por sinal) que eu não consegui ver para disponibilizar o site. A empresa em questão é a hostlocation.com.br

    Obrigado!

  2. Guilherme,
    Para publicar seu site você pode utilizar o cliente FTP do painel de controle de seu servidor ou usar um cliente FTP externo como o FileZilla (recomendo).

    Para configurá-lo você pode conferir um vídeo que eu fiz, confira em https://www.criarsites.com/video-aula-configurando-o-filezilla/

    Você também pode instalar um CMS através de seu painel de controle. Você pode conferir um vídeo que eu fiz onde eu ensino a instalar CMSs através do painel de controle. Este vídeo foi feito para o 000WebHost, mas tenho certeza de que poderá lhe dar uma luz. https://www.criarsites.com/como-criar-sites-no-servico-de-hospedagem-gratis-000webhost/

    Abraço!

  3. Ótimo site, pena eu não te encontrado antes, excelente trabalho Valeu!

  4. Gostei muito do seu site!!!
    Mas gostaria de saber como eu faço pra mudar a porta que o easy PHP? É que duarante a instalação esta acusando que ja tem um servidor nessa porta!!
    Eu utilizo o vista basic! Agradeço!!

  5. :doido: Meu caro amigo, minha duvida é a seguinte: eu posso usar os bancos de dados do easyPHP em um servidor web sem ser o meu micro?
    ou só serve mesmo para testes??
    por favor esclareça essa minha duvida.

  6. Caro Celso Lemes,

    Sou iniciante em Joomla e MySQL. Trabalho sempre com bando de dados MS Access e já converti umas tabelas de Access para MySQL (com o programa Bullzip MS Access to MySQL). No entanto, estou com dificuldades de visualizar os dados dessas tabelas no Joomla. Podes me ajudar a resolver esse problema?

    Atenciosamente,

    DTavares

    • Djony,
      Desculpe, mas eu não manjo muito de Banco de Dados e do Joomla, meus conhecimentos nesta área se resumem a simples instalação do sistema.

      Abraço!

  7. Olá amigo, Eu desejo fazer um site PHP do estilo WORDPRESS, ouvi dizer que wordpress consome entre 5 e 15X mais consumo de CPU do que se o site fosse feito em PHP com banco de dados e naum em wordpress como ja havia falado.

    Seguinte, Ouvi comentarios pela internet que existe uma possibilidade de ser criada site em php direto no hd, pc e que o mesmo estaria em um banco de dados LOCAL, ou seja, no pc mesmo, eu gostaria de saber se isso é verdade, e onde eu consigo essas informações para começar o trabalho ja… por favor, respondendo, me responda no e-mail acima colocado, obrigado

  8. Marcos,
    O WordPress não consome tanto assim, além do que ele é feito com PHP. É claro que se você instalar muitos plugins este consumo pode aumentar.

    Quanto a criação de sites local é possível sim, porém o processo é um pouco complicado e admito que não entendo nada sobre o assunto.
    Só Sei que para fazer isso é necessário que você utilize um programa que permita rodar PHP localmente, confira este artigo https://www.criarsites.com/rode-php-e-mysql-localmente/

    Abraço!

  9. Obrigado pela resposta amigo… vou dar uma conferida ao topico indicado… em relação a plugins, realmente, devo ter uns 5 na ativa e ja tenho notado uma certa lentidão do mesmo.

  10. Olá Celso, mais uma vez parabéns pelos ensinamentos aqui do criar site, tem sido muito útil para mim, em minha loja virtual, eu mesmo faço tudo meio que na raça e ajuda de sites como o seu. Você sabe se para eu hospedar um site localmente ( em um servidor aqui na minha Eletrônica) é preciso ter internet com IP fixo ou dinamico, ou não tem nada a ver com minha internet?. Abraço. Edmar.

    • Edmar,
      O ideal é que você tenha o IP fixo, mas você pode utilizar um serviço como o No IP que pode ajudar nessa tarefa.
      Repare que a criação de um servidor local para publicação de sites somente é recomendada para aprendizado, porque você poderá ter um consumo extra de energia e poderá ter seu site fora do ar por instabilidade da sua máquina (você não pode ficar usando ela para fazer outras coisas).
      Uma hospedagem por aí pode sair por menos de 10 reais por mês, o que no final das contas, sairia bem mais barato.

      Abraço!

  11. Celso, será que teria a possibilidade de estar usando o EasyPHP para como se fosse rodar um servidor de internet no meu computador, porque ainda estou começando e não tenho muita verba para estar pagando um servidor de boa qualidade. seu site é muito show sempre entro aqui para estar vendo novidades. flw

    • Jean,
      Até tem, mas não seria o recomendado. Você acabaria gastando mais com a conta de energia e desgaste do seu pc.
      Repare que para fazer isso, você teria que configurar o Easy PHP, o seu computador e o seu modem para que os visitantes acessem ele. Além disso você teria que adquirir um domínio (para que os visitantes não precisem acessar o seu site pelo endereço IP de sua máquina) e utilizar um serviço como o NOIP se o seu IP for dinâmico para que o domínio funcione.

      Ps. eu não sei como fazer toda essa configuração. Eu fujo de coisas tão complicadas como essa.

      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *