Quantas palavras deve conter um artigo?

Criar Site no Webnode Grátis

Jornal-com-novidades

A quantidade correta de palavras que devem conter em um artigo não pode ser estipulada em um valor “X”, deve-se ser acrescentado de acordo com o conhecimento de cada um, isso pode se tornar um grande problema para alguns blogueiros que costumam escrever pouco e que acabam sendo pressionados podendo causa até alguns transtornos para o desenvolvimento dos textos.

Muitos blogueiros criam artigos em seu blog que contém centenas de palavras e dezenas de parágrafos, e uma grande parte das pessoas que estão lendo estes artigos desistem nos primeiros parágrafos pelo texto se tornar cansativo. Isso acontece porque hoje em dia os internautas procuram cada vez mais rapidamente a informação desejada, esquecendo das palavras que encorpam todo o texto.

Quantas palavras deve ter um artigo

Os artigos e suas palavras podem variar de acordo com seu nicho. Em um site de conteúdo educativo contendo dicas e tutoriais por exemplo, não terá a mesma quantidade de palavras de um blog que oferece Vetores para Download.

No meu artigo anterior que foi publicado no Criar Sites; dicas de como ficar em primeiro lugar nas buscas do Google inseri um vídeo do Conrado Adolpho (palestrante sobre marketing digital no Brasil) dando umas pequenas dicas, o mesmo expressou uma super frase, “melhor ser o primeiro do que ser o melhor”.

Ele quis dizer na frase que, é preferencial você criar artigos pequenos, ao invés de escrever 1000 palavras em apenas 1 artigo, economize tempo e conteúdo para o próximo post do seu blog, criando mais páginas em seu site ou blog ele se tornará cada vez mais atrativo para o Buscador do Google, podendo melhorar seu posicionamento diante as pesquisas relacionada ao seu nicho.

Seguindo a mesma opinião pode-se deduzir que, dividindo o tempo de 1 artigo com 1000 palavras em 2 com 500, teremos mais páginas criadas, com mais páginas criadas mais visitas podemos ter e mais visualizações.

Um artigo ele vai ter 3 parágrafos ou se ele terá o tanho de um e-book o importante é, que ele expresse corretamente o assunto abordado.

É possível criar pequenos artigos com qualidade?
A resposta é sim, os critérios de qualidade podem ser aplicados em um seguimento; “Foco no Assunto”. Sendo objetivo e com o texto explicativo é possível obter artigos que prendem o leitor ao seu blog. Pessoas que procuram em uma pesquisa na Web como por exemplo; “como criar um site”, é porque elas realmente não sabem sobre o assunto e procuram detalhes e respostas claras para suas dúvidas.

Este é um guest post escrito por Kênyo Carvalho do blog Vetores Download.

13 thoughts on “Quantas palavras deve conter um artigo?

  1. A questão é profunda, mas eu acredito que tudo depende do nicho.Existem assuntos que pdem um texto grande, para outros, em 2 parágrafos é possível responder ao que o leitor precisa.Cabe a nós blogueiros fazermos essa análise.

      1. Realmente estou de acordo, depende do assunto. A quantidade de palavras não conta muito, desde que o artigo cumpra com que apraz.

  2. Concordo com o que foi falado acima, os internautas estão mesmo interessados em artigos rápidos que não gastem muito o tempo deles. Eu pelo menos gosto de artigos pequenos e claros, que não deixem dúvidas.

  3. Olá Kenyo!
    Esta questão é realmente delicada, eu mesmo já tive opiniões diversas sobre isso, já apostei em artigos gigantes, já apostei em quantidade de artigos menores e atualmente chego na conclusão de que realmenete o inportante é conseguir passar ao leitor uma informação útil e de forma clara, não importando o tamanho do artigo, como disse o Mestre dos Sites, realmente vai depender do nicho, há assuntos que com 300 palavras está muito mais do que bem explicado, por outro lado há assuntos mais detalhados, aí o artigo realmente fica maior.
    Mas esta questão de tamanho e qualidade dos artigos eu acredito que deva ser algo constantemente reavaliado por cada blogueiro até encontrar um ponto de equilíbrio.
    Abraço!

  4. Parabéns Kenyo!!!
    Muitos blogueiros ficam procurando o tamanho ideal para um post, mas como já foi dito pelos amigos, vai depender do nicho escolhido. Eu particularmente acredito na ideia de passar ao leitor um conteúdo simples e objetivo, sem esquecer da qualidade nas informações.

  5. Kenio, acredito que um artigo deve responder ou levar o leitor a uma reflexão, creio que o texto deve possuir a quantidade de palavras necessárias para que o objetivo do mesmo seja cumprido, há artigos bem escritos com 500 palavras ou com 2000, creio que o que diz se o artigo é bom ou não é a qualidade do texto e não a quantidade de palavras.

  6. Eu também acredito que não existe um regra fechada para o tamanho de cada post, porém acredito que assim como os leitores não estão dispostos a perderem tempo em uma lonnngaaa leitura de um texto, nós editores também não queremos de maneira nenhuma perder tempo…

  7. Olá Kenyo,

    Eu discordo em partes do que foi dito. Não acho que dependa do nicho, mas sim do assunto em que você está tratando. Por exemplo: Quando eu quero falar “Como ganhar dinheiro com…” ou “Guia completo de como escrever guest posts”, é praticamente impossível escrever em 500 palavras, pois exige muito mais informação de qualidade e muito bem detalhada.

    Ainda há de se ter cuidado com posts muito pequenos, pois para esse tipo de metedologia é necessário atualizações diárias e dependendo do nicho é bom postar 2 ou 3 vezes ao dia para que o leitor não perca o desejo de ir ao seu blog.

    Até mais e boas postagens!!!

  8. Realmente depende do nicho. Alguns temas pedem notas rápidas e bem resumidas, outros artigos longos e descritivos. Vai do bom senso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *