Quando Você deve mudar para um Servidor VPS ou Dedicado?

Criar Site no Webnode

A maioria dos planos de hospedagens oferecidos pelas empresas de hospedagens de sites, são chamadas de hospedagem compartilhada, ou seja, os sites são armazenados juntamente com outras dezenas ou centenas de sites em um mesmo servidor.

É isso que torna os planos de hospedagens tão baratas, já que as empresas de hospedagens podem armazenar uma infinidade de sites em um mesmo servidor, diminuindo os custos.

O problema é que essa divisão (as vezes descontrolada) torna o servidor suscetível a problemas de naturezas diversas, já que se apenas um dos sites presentes no servidor apresentar algum problema, todos os outros sites poderão sofrer as consequências, como lentidão e servidor fora do ar. Agora imagine vários sites apresentando problemas…

Por isso, os servidores compartilhados não são recomendados para sites que recebam uma quantidade razoável de visitas (acima de 1.000 ou 3.000 por dia, dependendo do hardware do servidor e da ganância da empresa de hospedagem), já que o servidor poderia não suportar o número de visitantes que acessam o site, causando lentidão no acesso às páginas e erros internos.

O pior problema em servidores assim, é que além de seu site perder os visitantes que estejam tentando acessar no momento em que o servidor apresentar algum tipo de problema, o site ainda pode perder posicionamento nos mecanismos de busca, já que a disponibilidade do site é um fator importante, que é levado em consideração por buscadores como o Google na hora de posicionar um site nos resultados das buscas.

Uma solução

Para solucionar este tipo de problema, podemos contar com servidores mais robustos como é o caso dos VPSs (virtual private server) que são como as hospedagens compartilhadas, mas no entanto, dificilmente sofrem influência por causa de sites hospedados por outras pessoas que utilizem o mesmo servidor, ou os chamados servidores dedicados, que são servidores privados, ou seja, somente sites seus que são hospedados neste tipo de servidor.

Esta solução é recomendada para sites que recebem uma quantidade acima de 1.000 ~ 3.000 (dependendo do hardware do servidor e da ganância da empresa de hospedagem) visitantes por dia, já que o site já poderia estar gerando algum dinheiro (ou seja lá qual for a sua meta).

Agora se o site receber menos que 1.000 visitantes por dia, seria como um canhão para matar mosquito.

Além disso, tanto o VPS quanto o dedicado, exigem um certo conhecimento sobre como proceder na configuração e manutenção do servidor, portanto se você não tem este conhecimento, seria necessário contratar uma empresa/profissional que se encarregue de fazer a manutenção do servidor. O que tornaria seu preço bem mais alto do que as hospedagens compartilhadas.

Onde adquirir um servidor VPS ou um Dedicado?

Se o seu site já está sentindo as limitações impostas pelas hospedagens compartilhadas, talvez seja a hora de começar a pensar em uma solução para aliviar o sufoco.

Aqui no CriarSites.com eu venho utilizando um servidor VPS, que é oferecido e gerenciado pela Porto Fácil, que é uma empresa administrada pelo meu amigo Janio. Ele oferece tanto os VPSs, quanto os servidores dedicados.

Mas se você já tem algum conhecimento sobre servidores, também poderá optar por servidores dedicados oferecidos pela empresa HostGator.

Sobre Celso Lemes

Blogueiro Profissional. Conhecimento sobre Marketing Digital, Google SEO, Divulgação Online, Redes Sociais, Webdesign, Divulgação de Empresas
Adicionar a favoritos link permanente.

31 Comments

  1. Caro Celso.

    Agradeço imensamente pela referência aos nossos serviços.

    Gostaria apenas de acrescentar uma informação: uma boa hospedagem compartilhada normalmente vai suportar sites (bem otimizados) até um limite próximo de 10.000 visitantes diários. É o caso da Via Hospedagem, o braço de hospedagem compartilhada da PortoFácil.

    Em outras palavras, dependendo da qualidade de sua hospedagem compartilhada esse referencial de 1.000 diários que você passou talvez possa ser superado sem problemas.

    Mais uma vez obrigado, e parabéns pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo.

  2. Como Fazer Um Site

    O numero de 1000 não me parece muito adequado. Claro que depende dos servidores. Mas um servidor partilhado com o minimo de qualidade deve aguentar bem com alguns milhares de visitas por dia…

    • Como Fazer um Site,
      Eu mesmo já estive com o Criar Sites em alguns servidores que não estavam aguentando. Na época ele recebia cerca de 1.300 ~ 1.700 visitas diárias.
      Pode ser um pouco de exagero, mas pode acontecer.

      Abraço!

  3. Celso,
    Achei interessante sua comparação do mosquito e o canhão.

    Enfim, uma boa hospedagem influencia muito no crescimento do site.

    Boa sorte!

    • Cristiano,
      Meu pai costumava dizer essa frase para mim.

      Abraço!

    • BOMPRECO.NINJA

      Também achei legal essa comparação! Estamos querendo mudar para um VPS com cpanel que facilita o gerenciamento do servidor estou certo?

      • Olá BOMPRECO.NINJA,
        Sim, o painel de controle cPanel ajuda a administrar. Eu tenho em meu dedicado.

        Abraço!

        • BOMPRECO.NINJA

          Obrigado, pela resposta Sr.CELSO LEMES então temos uma loja online, atualmente a loja é hospedada na empresa host1plus hospedagem barata e de qualidade, mas sinceramente eu acredito mais na Bravulink nos VPS com cpanel por apenas 59,90 alguém tem algo a falar da bravulink ou de uma outra empresa de hospedagem que tenha VPS com cpanel?

  4. Ganhar Dinheiro pela Internet

    Olá Celso, lendo seu artigo começo a entender por que meu site estava lento para carregar algum tempo atrás, até enviei um e-mail para você perguntando o que poderia ser e acho que é o que foi cito no artigo acima!

    Atenciosamente, Lázaro Silva

    • Ganhar Dinheiro pela internet,
      Pode ser mesmo. Algumas empresas abusam na hora de criar contas no servidor.

      Abraço!

  5. A afirmação de que sites acima de 1000 visitantes diários não rodam bem em servidores compartilhados não é incorreta, mas também não está totalmente certa.

    Na verdade o que importa é a performance do servidor, e isto está ligado diretamente com a quantidade de sites que a empresa de hospedagem está colocando no mesmo servidor.

    Normalmente os servidores são bem grandes, e suportam um número muito grande de visitantes. Eles ficam lentos quando estão mal configurados ou dimensionados, ou quando o provedor coloca um número muito alto de sites.

    A carga nos servidores é calculada baseada na experiência do provedor, que sabe quantos recursos um site com padrão “médio” utiliza. Ele faz então o cálculo baseado no tamanho do servidor e determina quantos clientes vai colocar naquela máquina.

    Geralmente o número de sites por servidor fica acima de 300, mas este número é totalmente dependente do hardware utilizado.

    Esta situação deve ser avaliada constantemente, pois algumas vezes é necessário fazer um “balanceamento” dos sites. Caso um cliente grande entre em um servidor que já está no seu limite ou próximo dele, todos do servidor serão afetados, e neste caso algumas contas (ou a conta do cliente grande) deverão ser realocadas para outro servidor.

    O uso de VPS também não é uma solução garantida.

    Um VPS é na verdade um servidor “virtual” rodando dentro de um servidor real. Existem software especializados para isso (chamados hypervisors), que virtualizam os recursos do servidor, isolando fatias para cada servidor virtual rodando em cima do software.

    A qualidade do VPS vai depender muito da política de uso que o provedor oferecer. Ele pode configurar a VPS para ter uma fatia mínima de recursos garantida, ou pode configurar para não garantir nada.

    Deste modo, um VPS mal configurado, ou configurado por um provedor ganancioso, pode não trazer nenhum benefício em performance (apesar de trazer em isolação do sistema e segurança).

    Concordo com a afirmação de que VPS não é para todos, pois normalmente você terá que gerenciar muito mais questões do que gerencia com uma hospedagem compartilhada, como processos rodando no VPS, atualizações de software, análises de segurança, etc.

    Um servidor dedicado é uma máquina real somente para seu uso, e que com certeza terá a melhor performance em todas as opções. Porém seu custo é proibitivo para praticamente todos os sites, e exige muita experiência em gerenciamento de sistemas, seja em Linux ou Windows Server.

    []’s
    Alexandre

    • Zooming,
      Obrigado pela resposta. Você e o Janio me fizeram repensar o artigo.
      Vou fazer uma pequena mudança para ele estar mais de acordo com a realidade.

      Abraço!

  6. Felipe Valtl de Mello

    Qual servidor VPS da PortoFácil vc tem? (qual a configuração?)
    Abraços.

    • Olá Felipe,
      O do CriarSites.com é um VPS+1, mas eu também tenho o VPS+2 e 2 VPS-X Starter.
      Eles são bons servidores e aguentam uma boa quantidade de visitas, desde que você mantenha seu WordPress otimizado.

      Abraço!

  7. Legal saber isso, eu tava até hoje usando meu site em um hosting que servia apenas compartilhado, e era horrivel, ai decidi que o dedicado é bem melhor, so que vai muito da empresa de hospedagem sim! A minha por não servir este tipo de serviço abarrotava os servidores causando lentidão e as vezes até saia do ar, agora eu to trabalhando com o serviço da inter.net, até agora foi super tranquilo, ate voltei pro compartilhado. Muito bom o artigo!! Parabens!

  8. Obrigado pela matéria, era disso mesmo que estava precisando, no momento hospedo o meu no Hostgator, ótimo na minha opinião, porem por algumas vezes eles tiraram do ar devido ao alto consumo de memória… um VPS é o que procuro no momento mais estou pesquisando um bom serviço !!

    Um abraço !!

  9. Concordo (mesmo que não totalmente) com Zooming, uma situação muito comum é ver planos por exemplo com 256 mb de memoria (Vps), isso não é recomendado para “ninguém”, por exemplo um vps com 256 mb rodando o directadmin fica em media com 160 megas de utilização deixando apenas 96 mb para rodar os sites (tenho um vps de testes com essa configuração). então o que acontece muitas vezes é que o usuário que ainda não tem experiência em vps ou dedicado acaba contratando um plano com pouca memoria (256 ou ate mesmo 512 no caso rodando com Wp e Cpanel/Whm) e tendo sérios problemas alem que gastar um valor no mínimo razoável.

    Já tive e tenho um vps como disse de testes, hoje tenho também um dedicado com 2 Gb de memoria e rodando o Wp com Cpanel minha memoria fica em torno de 480 a 900 megas em media variando de acordo com as situações.

    Ate a próxima.

  10. Conheço e tenho blogs com mais de 20.000 visitantes “únicos” em hospedagem compartilhada.

    Acredito que 3000 visitantes seja muito pouco para uma VPS.

    Pago R$ 44,00 por mês e chego a ter mais de 300 usuário conectados simultãneamente em hospedagem compartilhada.

    Quando eu chegar aos 500 simultãneos eu pensarei em uma VPS.

  11. Paulo Henrique

    Gostei do artigo,

    Estou com meu site recebendo quase 12,000 pageviews dia, e o servidor compartilhado está pedindo água, estou na Bounceweb.com.br pra mim acho que e uma das melhores empresas e com um preço super competitivo (a Ponto Facil e um verdadeira facada no coração, 200,00 conto por vps, estão loucos)… apensar que a galera aqui está jundando uma grana para ver se não adquirimos um dedicado que e muito melhor

  12. Também já migrei para um VPS na Hostgator, mas ele não é compatível com Cpanel. Agora vou mudar o plano VPS para adaptação, pelo dobro do preço.

    Não é tão econômico quanto hospedagem compartilhada, mas quando os sites crescem é o jeito…

  13. No momento meu plano médio de hospedagem compartilhada suporta melhor do que o VPS. Ainda não encontrei a causa do excesso no consumo de recursos, mas vou tentar otimizar o WordPress ao máximo pra ver se resolve.

  14. Pra corroborar com o que disse o Celso no artigo, estou passando pelo mesmo problema. Tenho 4 blogs em um mesmo servidor compartilhado, num plano médio, e o blog principal está na faixa de 2000 visitas/dia, e já não está dando conta mais.

    São frequentes períodos off, e a empresa aconselhou-me a migrar para um VPS (o que não prentendo fazer, pois não é possível que uma hospedagem prata ou ouro não dê conta de 2500 visitas/dia.

    • Olá Daniel,
      É assim mesmo. A maioria das hospedagens compartilhadas começam a dar problemas quando o site recebe mais que 2 mil visitas por dia.
      No seu caso, acho que você deveria utilizar um plugin de cache para aliviar a carga no servidor. Acredito que os problemas de offline irão parar ou pelo menos diminuir bastante.

      Abraço!

  15. Legal o post Celso, vou compartilhar um pouco de minha experiência com hospedagem.

    Eu já tive meu site suspenso de 2 empresas de hospedagem compartilhada. Acabei assinando um VPS com uma empresa no Brasil, mas o preço estava muito alto.

    Descobri que uma coisa que encarece muito o VPS é o Painel de Controle, então assinei com uma empresa americana por U$5,00 um VPS XEN de 512MB e instalei o Kloxo que é um painel Open Source.

    Está tudo funcionando as mil maravilhas. Super estável, rápido e o melhor, é que não fica a insegurança do medo de crescer e ser suspensa.

    Depois dessa eu nunca mais volto pra hospedagem compartilhada.

    Abraço!

    • Olá Rebeca,
      Estas hospedagens são boas mesmo, mas tem suas desvantagens, pois as vezes um painel de controle faz falta.

      Abraço!

  16. Gilmar Torquato

    Tenho somente um blog em conta compartilhada na HostiGator, que chegou a 6 mil visitas/dia, quando veio a dar problema e o site saiu do ar. Foram corrigidos alguns plugins e demorou mais ou menos um mês e meio, quando atingiu 7.500 visitas/ dia e voltou a dar problema no servidor compartilhado da HostiGator e agora eu contratei um plano VPS da HostGator (VPS 2000, com cPanel, memória de 2 GB, espaço em disco de 2 GB, largura de banda 1.5 TB, CPU 2 cores e 2 endereços de IP incluídos. Valor? 260,00/mês) e espero que possa suportar por mais algum tempo, visto que o blog está aumentando dia a dia o número de visitas. Gostaria de saber se alguém usa esse plano e tem esse mesmo número de visitas diariamente ou até mais, se realmente esse plano é robusto, e se for, até quantas visitas por dia ele suporta sem problemas? Se no compartilhado eu consegui ficar até 6 mil visitas por dia (ou 2 anos e 5 meses desde o lançamento do blog, em dezembro de 2012, apesar de no início nem sonhava com essa quantidade de visitas!!), espero que nesse plano posso ficar por mais tempo.
    Não posso concordar que ao chegar a 3 mil visitas por dia terá problema nos servidores compartilhados, pelo menos na HostiGator não houve isso. Não posso falar de outras empresas (como disse bem, gananciosas), pois desde o início estou com essa. Um grande abraço!

    • Olá Gilmar,
      Acredito que com o VPS não terá problema, mas recomendo que utilize um plugin de cache para aliviar a carga em seu blog.

      Abraço!

  17. Interessante não sabia de hospedagem compartilhada. Como saber se uma hospedagem é compartilhada?

    • Olá Marcus,
      A forma mais fácil de descobrir e pelo preço. Se custar menos de R$30 por mês, muito provável que seja compartilhada.

      Abraço!

  18. Treinamento Adsense

    Eu já trabalhei com inúmeras empresas de hospedagem, como hostmonster, hostgator, bluehost, dreamhost, todas elas compartilhadas, quando meus sites batiam picos de 500 a 1000 pessoas online o site simplesmente saia do ar, já tive vários sites meus bloqueados por conta de picos de acesso e sinceramente falando não recomendo host compartilhado pra ninguém,

    A não ser que você tenha poucas visitas com menos de 50 pessoas online ao mesmo tempo até vai, mas passou de 100 pessoas online simultâneo o melhor é pegar um VPS…

    Eu já disse isso num vídeo que postei no Youtube e falo por experiência própria, trabalho a 9 anos com criação de blogs de nicho e sei bem o que é perder uma porrada de visitantes por conta de quedas no servidor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *