Principais tipos de Sites que podem ser encontrados na Internet

Criar Site no Webnode

Website

A palavra “Site” ou “Website” é um termo genérico, que refere-se a qualquer página presente na Internet, como é o caso do site da UOL, Lojas Americanas ou mesmo o CriarSites.com. Todos eles podem ser chamados de websites, no entanto eles podem ser divididos em categorias, o que pode confundir muitas pessoas.

Um exemplo disso seria o termo “Carro” que é uma forma genérica de referir-se a veículos motorizados de quatro rodas. No entanto este termo poderia ser dividido em categorias como “Carros Esportivos”, “Carros Clássicos”, “Carros Econômicos”, “Carros Sedans” e etc. Confira abaixo uma explicação sobre cada um dos principais tipos de sites.

Lojas Virtuais

As lojas virtuais são caracterizadas por oferecerem informações detalhadas sobre os produtos a venda e também por conterem botões de compras de produtos e carrinho de compras.

Exemplos de lojas virtuais são: Lojas Americanas, Submarino e Livraria Saraiva.

Blogs

O que caracteriza um blog é a publicação de novos conteúdos que é feita em ordem cronológica, ou seja, o último artigo aparece na primeira posição da página inicial. As plataformas mais comuns utilizadas entre os blogueiros são o Blogger e WordPress.

Exemplos de blogs são: CriarSites.com, Blog da Gisele Bundchen e Blog do Tas.

Fóruns de Discussão

Trata-se de um site onde os membros interagem uns com os outros, deixando e respondendo dúvidas ou criando debates sobre um assunto específico. Eles são divididos em assuntos e em tópicos e as mensagens ficam organizadas por data de atualização e normalmente os fóruns de discussão contam com um ou mais moderadores que tratam de manter a ordem entre os membros.

Exemplos de fóruns de discussão são: Portal XBOX, Webmaster Online e Script Brasil.

Wikis

Trata-se de um sistema colaborativo que permite a criação fácil de página e  a edição colectiva dos documentos usando um sistema que pode ser escrito por qualquer pessoa e não necessita que o conteúdo tenha que ser revisto antes da sua publicação.

Exemplo de Wiki: Wikipedia

Redes Sociais e de Relacionamentos

Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Fonte: Wikipedia

Exemplo de Redes sociais são: Orkut e Facebook.

Portais

Os portais são sites que englobam diversas áreas, que podem incluir notícias, serviços como criação de emails grátis, jogos e etc.

Exemplos de portais são: UOL e Terra.

Notícias

Este tipo de site trata de notícias que podem ser regionais ou mesmo abranger o Brasil e o mundo.

Exemplo de sites de notícias são: G1 e O Tempo.

Compras Coletivas

Sites de compras coletivas são relativamente novos. Trata-se de um site que engloba superpromoções oferecidas por empresários e vendedores de forma a atrair mais clientes.

Exemplos de sites de compras coletivas são: Groupon e Peixe Urbano.

Mecanismos de busca

Os Mecanismos de busca, ou Buscadores como são mais conhecidos, são sites que permitem que pessoas encontrem sites ou informações de uma forma mais fácil na Internet, com pesquisas que são feitas em um banco de dados.

Exemplos de buscadores são: Google, Yahoo e Bing.

Diretório de sites

Os diretórios de sites são sites que cadastram a URL de diversos sites que são organizados por categorias. A deia deste tipo de serviço é oferecer uma forma simples de as pessoas encontrarem novos sites de acordo com seus gostos.

Conferira uma lista com diversos diretórios de sites.

Gostou deste Artigo? Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário.

Sobre Celso Lemes

Blogueiro Profissional. Conhecimento sobre Marketing Digital, Google SEO, Divulgação Online, Redes Sociais, Webdesign, Divulgação de Empresas
Adicionar a favoritos link permanente.

22 Comments

  1. Brasil eBooks

    Muito bom artigo Celso.
    Não sei se aqui e o lugar certo para perguntar,
    mas você conhece o EasyHits4U? Se sim, qual
    sua opnião sobre ele? Vale a pena utiliza-lo?

    Abraços
    Junior Medeiros

    • Brasil eBooks,
      Desculpe mas eu não conheço, mas pela minha experiência, este tipo de troca de visitas não são bons. O taxa de rejeição é alta e seu site pode ter problemas com programas de afiliados como o Adsense.

      Abraço!

  2. Rodrigo Silva

    Artigo interessante Celso, de fato existem essas “divisões” para as páginas existentes na internet mais muita gente desconhece ou não entende.

    Grande abraço.

  3. Além dessas divisões há também as subdivisões que em minha opinião são blogs diários e blogs profissionais que diferencia em muito o conteúdo…

    • Yure,
      Mas ambos são blogs. Se formos pensar assim, poderíamos identificar em todos os casos acima, os sites/blogs/lojas virtuais/wikis profissionais e amadores.

      Abraço!

  4. apesar de eu conhecer todos os itens destacado neste texto, valeu muito estar lendo, porque deixa ainda mais claro o objetivo de cada item, tornando fácil estar fazendo a nossa opinião e tbm na elaboração de paginas de internet!!! 🙂

    só não conhecia o termo Wikis. hehe

  5. Ótimo Artigo Celso, mas vc esqueceu de colocar meu Blog. Meu Blog pertence a uma categoria nova, a categoria dos “Blogueiros Pedintes”…
    kkkkkkk

    Valeu. Grande Abraço

  6. Bacana o artigo, muitas vezes os sites que falam sobre blogs esquecem do publico leigo,é bomr ever certos conceitos de vez em quando :o)

  7. Legal o artigo. Mas e: Sites Insitucionais, Portais, Sites de Notícias, Sites de Compra Coletivas, Sites de Busca… faltou alguns, não faltou?

    • Thiago,
      Eu tentei listar apenas os que eu achei que seriam os principais. Mas vou atualizar a lista com suas dicas.

      Abraço!

  8. Legal, mas poderia ter tbm na listagem sites de diretorios !

  9. José Vesternai Corá

    Parabéns! Celso, muito boa a explicação, fica tudo mais claro, tinha algumas duvidas no asunto e tenho certeza que vai ser útil para muita gente.
    Estou aprendendo bastante com seus artigos.
    Um abraço.

  10. Afonso Cavaleiro

    Boa tarde

    Grande Celso Lemes, obrigado pelos e-mails, estou tendo umas aulas, isso é muito bom para nós que estamos iniciando neste mundo de monetização, olha sem dúvidas vc está de parabéns, é tantas coisas que fico perdido tem horas.Valeu grande abraço.

  11. Show de bola o artigo Celso, como sempre mandando muito bem! Parabéns pelo seu trabalho!

  12. Olá Celso, Ali nas Lojas Virtuais, não seria “Por Oferecerem” ? Até
    Abraço !

    • Matheus,
      Agora você me pegou. Para mim o jeito que eu escrevi está certo. Vou dar uma pesquisada nisso.

      Abraço!

  13. Esqueceu de um Celso, sites plagiadores rssss. Hoje em dia n duvido nada que sejam os mais encontrados…

  14. Vinicius Almeida

    Muito legal seu post Ceslo, a um tempo que eu venho curtindo o CriarSites.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *