Plugins para Gerenciar e Rotacionar Banners no WordPress

rotacionar-anúncios

O WordPress é uma plataforma para criação de blogs muito flexível, que permite estender suas funcionalidades utilizando plugins para os mais diversos fins, como é o caso dos plugins para criação de fóruns (isso mesmo, um fórum dentro do WordPress), plugins de redes sociais, plugins de estatísticas e também os plugins de gerenciamento de publicidades que será o tema deste artigo 🙂

Se você pensa em monetizar seu blog o uso de um plugin de gerenciamento de publicidade é essencial para tornar o processo de gerenciar as publicidades menos doloroso, principalmente se você tem um blog com um “tanto bom” de posts (já imaginou ter que editar post por post para trocar a publicidade?)

Com um plugin apropriado você poderia por exemplo, adicionar publicidades automaticamente nos posts sem a necessidade de fazer nada, poderia trocar as publicidades de todos os posts de uma só vez com alguns cliques do mouse, poderia obter estatísticas sobre exibição e cliques, entre outras coisas interessantes.

Abaixo falaremos sobre dois plugins distintos que eu uso em meus projetos e recomendo para todo blogueiro.

Ps. Lembrando que blogs criados dentro do site WordPress.com não permitem a instalação de plugins ou templates. Se você quiser aproveitar todo o potencial do WordPress, terá que baixar o pacote de instalação no WordPress.org e instalar em um servidor profissional.

AdRotate

Este é um plugin muito completo para gerenciamento e rotacionamento de banners, que pode ser utilizado para adicionar apenas 1 banner ou rotacionar vários banners em diferentes pontos dentro do blog.

A inclusão dos banners ao template ou aos posts é feita adicionando um pequeno código no local desejado, depois disso qualquer alteração que for feita no grupo de anúncios ao qual o código é associado é refletida automaticamente no blog, o que facilita muito o gerenciamento das publicidades, já que basta trocar os banners em apenas um local.

Além disso, este plugin permite oferecer estatísticas de impressões e cliques nos banners a terceiros, o que é ideal para saber como andam os cliques e também para vender espaços publicitários para anunciantes 🙂

adrotate

Quick Adsense

O Quick Adsense é uma mão na roda para quem tem um blog já com muitos posts e deseja adicionar publicidades, mas não quer passar pelo processo de editar manualmente cada um dos posts para adicionar as publicidades.

Após configurado e ativado, o Quick Adsense passa a exibir as publicidades ou seja lá o que você adicionar nele, pois não precisa ser anúncios do Google Adsense como sugere o nome do plugin. Poderia ser um contador de visitas ou uma mensagem em pontos estratégicos dos posts de acordo com as suas necessidades.

Você poderia por exemplo adicionar automaticamente um banner no começo, um no meio e outro no final dos posts ou apenas um banner no começo e outro no final. Você que decide.

Outro recurso interessante deste plugin é que ele permite rotacionar dois ou mais banners em um único espaço, o que é ideal para descobrir qual converte melhor.

Caso não queira que algum post exiba as publicidades não tem problema, basta adicionar o seguinte código <!–NoAds–> em qualquer lugar dentro do HTML do post em questão e pronto, nenhuma publicidade será exibida automaticamente.

quick adsense

Como instalar estes plugins

Ambos plugins podem ser instalados diretamente no painel de controle do WordPress. Para fazer isso acesse o painel de controle, clique na aba “Plugins” e em “Adicionar novo“.

No buscador de plugins digite AdRotate e/ou Quick Adsense e faça uma busca. Encontre o plugin na lista e clique em “Instalar agora” como mostra a imagem abaixo.

instalar adrotate

Conclusões
Como citado acima, o uso de um plugin de gerenciamento de publicidade é essencial para facilitar a administração no blog, além disso é bastante útil para aumentar as conversões já que é possível exibir mais de um banner para cada visitante e assim aumentar as chances de conseguir sua atenção e um possível clique.

Os dois plugins citados acima podem ser utilizados simultaneamente no mesmo blog, portanto vale um teste.

Gostou deste artigo? Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário.

 

22 thoughts on “Plugins para Gerenciar e Rotacionar Banners no WordPress

  1. Muito bom Celso,eu ia procurar um plugin para inserir anúncios no meu blog,e com essa dica,você me popou o trabalho de sair procurando!

  2. Olá Celso!

    Comecei a usa o Adrotate este ano mas na minha primeira instalação a função %link% não funcionava,veio um atualização e corrigiu.Nos últimos dias ele entrou em conflito com o W3 total cache ou outro plugin e eu não conseguia entrar no painel do WP,resolvi desinstalar,agora uso o Datafeedr Random Ads V2 que é mais simples.

    O Quick Adsense é o único que nunc ame deu problema,uso até hoje e é um dos primeiros a ser instalar.

    Abraço!

  3. Olá Celso.
    Eu sou iniciante em blogs, e estou gostando muito, tento fazer tudo o mais profissional possível, assim como você. Eu gostaria de saber se deveria usar plugins para anúncios em um site onde as postagens são um pouco mais de 80 e as visitas são um pouco mais de 60, será interessante ou eu devo me preocupar com isso só mais tarde. O meu site tem apenas 4 meses de vida. Ainda estou trabalhando muito para melhorar o seu posicionamento.
    Aguardo uma resposta sua.
    Obreigado.

  4. posta aí como instalar e configurar um site de games wordpress com 30.000 jogos! A plataforma contém apenas o plugin. Os games parecem ser o passo seguinte… Aguardando novidades!

    😀

  5. Excelente de facto estes plugins que fazem com que mudemos automaticamente os anúncios que temos nos nossos sites …..com o óbvio retorno $$$ que daí poderá vir :I)

  6. Bem, Plugin Free para banners ainda não me deparei com um que me agradasse, eu uso o AD UP Money, pois até agora não me deparei com um outro tão bom como este plugin, bem ele não é Free mais vale cada centavo investido nele. Eu uso ele em meu blog e estou muito satisfeito, pois além de banners rotativos ele pode aparecer em relevância.

    Bem opa, já estou fazendo propaganda demais, o Celso Lemes pesquisou bem os Plugins pois eu fiz uma boa pesquisa e não tinha me deparado com estes alguns dos plugin citados, excelente artigo.

  7. Plugins sempre facilitam a vida do blogueiro que usa o WP, embora algumas vezes possam gerar conflito ou deixar o blog lento demais.
    Quanto aos plugins para gerenciamento de publicidade é algo muito interessante e devido a diversidade cabe ao blogueiro buscar qual o que melhor se adequa ao seu trabalho.

  8. Olá Celso! Com algum desses plugins, eu posso colocar um shortcode em qualquer lugar do artigo para aparecer o anúncio certo? E esse anúncio é randômico?

    Qual você acha o melhor na sua opinião para adicionar um shortcode em qualquer lugar do post, e aparecer aleatoriamente o anúncio inserido?

    E outra pergunta… Gostei bastante desse plugin que você está usando que ao descer a página do post, aparece a sugestão: “Mais em: “Categoria” qual é o plugin que você está usando para aparecer isso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *