12 Passos para Divulgar seu Site ou Blog – Outras Dicas de Divulgação

Criar Site no Webnode Grátis

Procure por novas formas de divulgação

Este é o décimo segundo artigo da série 12 Passos para Divulgar seu Site ou Blog.

Neste último artigo da série nós vamos discutir sobre outras pequenas dicas que também podem ajudar na divulgação de seu site ou blog que você deve procurar utilizar para alcançar um público ainda maior. Procure enxergar longe…

Divulgue em outros sites e serviços

Também existem outros serviços de divulgação de sites que podem gerar algumas visitas extras, que você pode utilizar para divulgar o seu site ou blog.

Diretórios de Sites – Os diretórios de sites criar listas com links de sites organizados pro categorias, o que ajuda os Internautas a encontrarem novos sites de acordo com sua preferência. Embora pareçam interessantes, este tipo de site já não está fazendo tanto sucesso, podendo gerar poucas visitas.

Agregadores de links – Os agregadores de links são sites que exibem uma lista com links para outros sites e blogs. Dependendo da popularidade do serviço, um link pode receber centenas ou até milhares de visitantes no dia. No entanto na maioria dos casos, estes serviços só são recomendados para sites de humor, pois o tipo de público que eles recebem normalmente não estão muito interessados em ler.

Yahoo Respostas – O Yahoo Respostas tem me gerado uma boa quantia de visitantes todos os meses. Isso é possível respondendo as perguntas feitas por outros membros do site. Basta que você procure por perguntas aberta, relacionadas a artigos que você tenha publicado em seu site e responder com um pequeno texto acompanhado de um link para o seu artigo.

Crie sorteios

Ofereça prêmios aos leitores em troca de algo. Você poderia por exemplo, dar prêmios as pessoas que acompanham seu site/blog via feed, nas redes sociais, as pessoas que deixam comentários ou faça como eu que estou dando 3 notebooks de R$1.500,00 para os colaboradores que estão enviando seus guest posts aqui para o CriarSites.com

É claro que você não precisa ser tão drástico assim e dar notebooks de presente aos seus leitores. Na verdade existem muitos blogueiros que fazem sorteios de livros, hospedagens, pen drives, kits de maquiagem, acesso a serviços premiuns, entre outros, com bons resultados.

Crie uma frequência de publicação

Ao publicar seus artigos em uma data específica, você acaba atraindo um público seleto, que gosta de seu conteúdo e que sempre vão voltar para ler mais nas datas e horários que você costuma publicar.

Esse tipo de público também é interessante porque normalmente eles acabam deixando comentários nos artigos (se o seu sistema permitir isso, claro) o que a longo prazo pode gerar ainda mais visitas, pois como foi visto anteriormente nesta série, os comentários também são indexados pelos buscadores como se fossem parte do conteúdo, podendo atrair visitantes por palavras-chave que você mesmo não adicionou no artigo.

Deixe seu design limpo

Oferecer um ambiente limpo e com o conteúdo em destaque pode aumentar drasticamente o número de visitantes. Isso acontece porque os leitores se sentem mais a vontade para ler e com isso você vai estar diminuindo a taxa de rejeição, que também é utilizada pelos buscadores como uma forma de definir o posicionamento de uma página nos resultados das buscas.

Não adicione publicidade em excesso – Quando a publicidade começa a atrapalhar a navegação, os visitantes podem se sentir incomodados, preferindo sair do site, aumentando a taxa de rejeição.

Escolha um bom template – Escolha um template que seja bonito e ao mesmo tempo leve. Também dê preferência aos que tenha o fundo branco na parte em que o conteúdo e outros elementos importantes do site aparecem. Isso ará ajudar a leitura.

Crie postagens em série

Postagens do tipo parte 1, parte 2, parte 3 (como este que você está lendo) tem a vantagem de aguçar a curiosidade dos leitores, fazendo com que eles voltem ao site para ler os demais artigos da série.

crie artigos em sequência para atrair mais visitantes

Além disso, este tipo de artigos também pode incentivar o cadastro via feed ou newsletter, já que assim fica mais fácil para eles saberem quando os artigos serão publicados. Uma vez que eles tenham se cadastrado dificilmente eles irão cancelar o recebimento do conteúdo, ganhando mais leitores.

E mesmo depois que todos os artigos forem publicados, eles ainda continuarão rendendo novos leitores, já que normalmente eles são bem indexados nos buscadores devido a estrutura de links internos que apontam para os demais artigos, além do fato que outros webmasters podem apontar links para ele devido a sua qualidade.

Outros artigos que você verá nesta série

Gostou deste artigo? Então deixe seu comentário abaixo e não se esqueça de se cadastrar na newsletter para ter certeza de que irá receber todos os artigos da série 12 Passos para Divulgar seu Site ou Blog.

Creditos da imagem de Fotolia

14 thoughts on “12 Passos para Divulgar seu Site ou Blog – Outras Dicas de Divulgação

  1. Celso , boa tarde , tenho usado 2 plugins magnificos um para diminuir o Bounce Rate e outro para conseguir altos rankings ,com links externos , utilizando Google News .
    Esses plugins são o Bounce Rate Plugin e o de seo Related RSS Plugin do Dan Nickerson , de uma conferida .

    1. Diego, clique em ngvuaee para escolher no seu computador a musica ou CD que quer enviar, depois clique em envie, aguarde o carregamento! vai aparecer 2 links copie o primeiro e me envie como comente1rio que em 48 horas a musica ou CD estare1 no site abrae7os..

  2. Essas “outras dicas” foram e são extremamente úteis para mim, inclusive os links internos que existe neste artigo me agradaram. Obrigado e um abraço!

  3. Muito boa a dica Celso.
    Faz algum tempo que criei 3 postagens em série no meu blog e para minha surpresa ambas foram para no primeira página do Google. Foi uma façanha, até hoje elas estão la 1°, 2°, e 3° lugar para o tema. Depois de ler essas dicas me lembrei disso e fiquei até estimulado e fazer outra vez.

    Abraços.

  4. Oi Celso, acho que o item “Deixe seu design limpo” é o mais difícil de acontecer, principalmente porque muitas vezes incluimos um ou dois banners e isso já estraga tudo. Na verdade, não é que estraga, mas deixa o site com um aspecto ruim se o banner não combina com as cores do site. Inclusive eu tenho que gastar um tempinho pra tentar melhorar hehe
    Abraço!

    1. Olá Anderson,
      É complicado mesmo, principalmente sabendo que exitem muitas oportunidade de ganhar dinheiro por aí. Eu mesmo tenho que me segurar para não sair colocando ainda mais banners no meu blog.

      Abraço!

  5. Olá Celso!

    últimos artigo da série e o “12 passos para dá um pé na bunda do google”? rsrs

    A de criar um artigo em séries eu nunca fiz,agora chegou a hora,com com certeza dá muitos resultados.

    Abraço!

    1. Olá Rafael,
      O bom dos artigos em série é que um puxa o outro e deixa o leitor interessado em acompanhar o conteúdo. Além disso pode virar um e-book no final (eu vou preparar isso logo logo).

      Abraço!

  6. Boas dicas Celso, faltou a dica classificados gratuitos que tem espalhados pela internet, onde você pode divulgar seu site ou blog sem precisar colocar a mão no bolso.

    Até mais…

  7. Concordo com tudo, exceto com a parte dos agregadores. Meu blog é de variedades, e recentemente publiquei um texto altamente filosófico e consegui mais de 1.000 visitantes dos agregadores, e ainda mais de 30 comentários desses mesmos leitores.

  8. Como sempre redescobrindo o criarsites.Visito várias vezes esse site, pois estou tentando posicionar a empresa onde trabalho na 1a página. Dificil pois notei algumas coisas que ajudam a melhorar, mas o google mudou a forma como eu via as coisas há cinco anos atrás. Agora o que vale é conteúdo, infelizmente em contrapartida o site tem que ser leve. Nesse caso deve-se diminuir comandos e fotos.
    Sei que vou conseguir colocar o site na 1a página, mas tenho que aprender a manter nas posições que conquisto. Sempre altas e baixas no ranking.

    Abraços,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *