O que fazer depois de registrar um domínio próprio

Criar Site no Webnode

o que fazer depois de comprar um dominio

É inegável que a compra de um domínio próprio para o site ou blog traz inúmeros benefícios ao mesmo, principalmente em questões de SEO onde as páginas, por exemplo, são indexadas mais rapidamente pelos buscadores, comparado as de um site que utiliza um domínio grátis.

O que muitos blogueiros esquecem é que após registrar o domínio é necessário realizar algumas alterações em alguns serviços que são utilizados pelo próprio site. As mudanças são bem simples, mas evitam problemas futuramente.

Autorize o seu novo domínio no Adsense

Atualmente a maioria das pessoas que possuem um site na web, utilizam o programa de afiliados do Google Adsense. Na hora de efetuar o cadastro no programa é necessário digitar o endereço do site, se você fez isso antes de trocar de domínio é necessário que você avise a Google sobre a mudança para não ter problemas futuros.

Para autorizar o novo domínio no Adsense é só acessar a sua conta e clicar sobre o link “Configurações da conta” no meu esquerdo.

Role a página até a parte “Acesso e autorização” e clique sobre o link “Editar”. Digite o novo endereço do seu site no campo. Eu particularmente já deixo marcada a opção “Permitir que qualquer site mostre anúncios na minha conta”.

painel do google adsense

Verifique o Feed do seu site (FeedBurner)

Se você utiliza um Feed no seu site, é bom verificar se os seus leitores ainda continuam recebendo os seus artigos por ele. Uma forma fácil de descobrir isso é inscrever-se no próprio Feed, publicar algum artigo no site e observar se a mensagem chega no dia seguinte, via e-mail por exemplo.

Caso a mensagem não chegue é necessário atualizar os dados no FeedBurner. Para fazer isso acesse sua conta no serviço e clique em “Edit Feed Details”. No painel que abrir mude o endereço do site no campo “Original Feed”. Bem simples não?

alterar endereço do site no feedburner

Atualize o endereço nas redes sociais

As redes sociais atualmente são uma das principais fontes de visitas de um site, pois elas possibilitam a interatividade entre os leitores e o compartilhamento de informações com outras pessoas.

Atualizar o endereço do site quando se muda de domínio é uma das principais coisas a serem feitas. Então sempre dê prioridade a sua Fã Page no Facebook, conta no Twitter e/ou Google Mais e mantenha-as sempre atualizadas.

Avise seus parceiros

Caso utilize um sistema de parcerias no seu blog não se esqueça de avisar os seus parceiros sobre a mudança de endereço.

Vale lembrar que não é recomendado utilizar sistema de parcerias no blog, pois o Google tende bloquear sites que tentam ganhar mais links direcionados para o site, por isso sempre utilize a tag “nofollow”.

Atualize o seu site no Ferramentas para Webmasters

Outro detalhe esquecido pelos blogueiros é observarem se as páginas do site continuam sendo indexadas pelo Ferramentas para Webmasters. Veja se o serviço da Google não encontrou nenhum erro referente ao seu sitemap e continue observando por no mínimo 15 dias.

O recomendado é que você exclua o antigo endereço do serviço e adicione o novo ao Google Webmasters Tools, para que assim não ocorra nenhum erro.

sistemap no ferramentas para webmasters

Essas são algumas das dicas que você deve seguir após comprar um domínio próprio para o seu site, no entanto há outras várias modificações que devem ser feitas.  Gostou do artigo? Deixe um comentário!

Este é um guest post escrito por Thiago Alves do blog Dicas para Webnode.

Sobre Thiago Alves

Sou blogueiro e atualmente blogo no Dicas para Webnode. Resolvi um dia criar um blog como forma de passatempo, mas acabei me apaixonando pela blogosfera.
Adicionar a favoritos link permanente.

13 Comments

  1. Grandes dicas Thiago!
    Quem muda pra um domínio próprio sempre tem esse tipo de preocupação, mas os resultados no final são de grande valia.

    Parabéns pelo artigo!

    • Brainstorm Tutoriais,

      Realmente quem muda de domínio acaba ficando preocupado se o numero de visitas irá aumentar ou se tudo que ele utiliza continuara da mesma forma.
      Obrigado por comentar!

      Abraço,

  2. Muito bom Thiago !!!

    Estas sim são dicas preciosas, que acabam passando batido por muitos, que pensão apenas em divulgar em redes sociais e etc.

    Abraço !

    • Miller Alberto,

      Realmente é o que acontece, onde muitos iniciantes na blogosfera esquecem dos outros detalhes e priorizam somente as redes sociais.

      Obrigado por comentar!
      Abraço,

  3. Estou mudando meu domínio e seu artigo foi de muita valia,precisava dessas dicas,vou tirar o blogspot do meu teclado.

  4. selma mota de paula

    preciso da tua orientação acabei de fazer o registro do meu dominio pròprio que comprei na HOSTGATOR, porém cancelei a hospedagem e continuo com o dominio ,.mas registrado no registro.br, agora qual é o pròximo passo? tem mais etapa para realizar?o meu blog è no blogger que a hospedagem fica por conta do google e é gratuita.não sei qual é a pròxima etapa, me ajude.obrigada um abraço.

    • Olá Selma,
      Agora você precisa configurar o domínio de forma que ele funcione com o seu blog no Blogger. Recomendo que leia este artigo para aprender como fazer.

      Abraço!

  5. Boa tarde, Espero que vc possa me ajudar!
    Gostaria de saber tenho parceria com o adsense só que o site hospedado e do blogger e agora comprei um domínio próprio, faz 1 dia que tenho ele eu ja posso autorizar o novo domínio no Adsense? mesmo sendo um domínio que ta começando agora ou nao tem nada ver?

    Obrigado! Fico no aguardo!

    • Olá Philippe,
      Depois que você tem uma conta ativa no Adsense, você pode adicionar os anúncios em qualquer site, desde que ele esteja de acordo com as diretrizes do Adsense.

      Abraço!

  6. BO NOITE EU COMPREI O MEU DOMÍNIO E ESTOU COMEÇANDO UM BLOG AGORA, COMO FAÇO PRA CRIAR EDITAR OBTER LAYOUT ETC.. ? ME HELPEIA

  7. Olá os comentários tem me ajudado muito, olha turma eu criei o domínio pago, só que não entendo nada, após eu pagar o domínio eu tenho que pagar hospedagem? Qual o pro passo para eu criar meu site?.

    • Olá Vava,
      Sim, você tem que pagar uma hospedagem e criar e publicar seu site para que as pessoas o acessem. Uma boa hospedagem que eu recomendo é a da Hostgator.

      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *