O PageRank do Google Acabou? E agora José?

Criar Site no Webnode

O PageRank do Google Acabou?

A partir de 2016 o Google anunciou que o PageRank não seria mais exibido e que qualquer ferramenta que era capaz de mostrar o pagerank das páginas, a partir de então exibiria apenas o valor ZERO.

O PageRank do Google Acabou?

De qualquer forma, é importante ressaltar que essa nova notícia que o Google deu em 2016 não se trata da extinção do PageRank, mas somente pela não exibição dos valores, visto que o pagerank é um dos critérios mais importantes utilizado pelo Google para organizar os resultados das buscas.

Portanto, o PageRank do Google não acabou, ele ainda continuará existindo, porém agora só o Google terá acesso a essa informação.

Mas o que é o Pagerank?

PageRank é um sistema de medida de popularidade desenvolvido pelo Google, que possui a função de dar notas a páginas de sites, que podem variar de 0 a 10 níveis.

Ele permite ao Google organizar de forma democrática a relevância das páginas de sites baseando-se em votos. Basicamente o sistema identifica links que apontam para determinadas páginas de um site, que são considerados como votos de confiança.

Como o nível do PageRank é dado ao site

Cada uma das páginas de um site pode ter um PageRank diferente, geralmente a inicial é a mais importante.
O PageRank é dado as páginas de um site de acordo com a quantidade e a qualidade dos links, tempo de vida do site, qualidade do conteúdo e etc. Também são contado os links internos (embora tenham um valor menor).

Integridade do Google

Apesar de ser perfeitamente possível, o Google afirma que não vende melhor posicionamento no PageRank, desta forma ele oferece uma forma justa, que permite que todos os sites possam atingir um bom posicionamento de acordo com seu merecimento.

Dicas para conseguir votos (links)

Durante todo esse tempo em que me dedico a desenvolver sites descobri que a melhor forma de conseguir votos é criando conteúdo de qualidade, que atraia a atenção e que ofereça informação ou algo útil. Escrever artigos com novidades costuma dar um grande resultado.

A troca de links deve ser evitada, ou pelo menos você deve utilizar o atributo nofollow em todos os links envolvidos na parceria,  já que o Google pode descobrir que a troca foi armada para melhorar o posicionamento e punir os sites envolvidos.

Gostou destas dicas sobre CO PageRank do Google Acabou? E agora José? Ainda tem dúvidas sobre SEO no Google? Então deixe um comentário abaixo.

Sobre Celso Lemes

Blogueiro Profissional. Conhecimento sobre Marketing Digital, Google SEO, Divulgação Online, Redes Sociais, Webdesign, Divulgação de Empresas
Adicionar a favoritos link permanente.

14 Comments

  1. legal 🙂

    pagerank pro meu site ta osso :/

  2. Guilherme,

    O PageRank não é mais importante como antigamente.

    Hoje em dia o Google dá mais valor para o conteúdo.

    Abraço!

  3. Gustavio Morais

    Olá. Tenho uma dúvida quanto ao pagerank, não sei se pode solucioná-la, mas não custa nada tentar 🙂

    Bem, é o seguinte: se várias páginas com pageranks altos apontarem para páginas internas do meu site, o pagerank do site em si (talvez a página principal) poderia atingir o nível destas páginas que estariam votando?

    Por exemplo, tenho 100 páginas internas, digamos que 100 posts em um blog. Para cada post, há uma pagina de outro site (esta página teria PR 5) apontando exclusivamente ele. Assim, é possível que meu site atingisse o PR 4?

    Ah, antes que me esqueça – e alguém se lembre -, não tem nada a ver com pensamentos maliciosos de black hat seo 😀

    • Gustavo,
      Antes de mais nada, eu queria dizer que o pagerank é uma medida quase morta. Não importa se um site tem pagerank 5, um site com pagerank 1 pode passar ele tranquilo.
      O Google dá valor ao conteúdo presente no site, se ele for bom, merece destaque, se não, vai para o fim da fila. Entendeu?

      Agora referente ao número do pagerank, com certeza. Se uma página recebe links de outros sites com pagerank alto, as chances de esta página aumentar seu próprio pagerank são grandes.
      Repare que não é o site em si que é privilegiado, mas sim a página que recebe o link.

      Abraço!

  4. Gustavio Morais

    Ok, obrigado pela informação. Agora, se o PageRank praticamente não influi, porque é tão comentado e exaltado por aí e, principalmente, porque existe?

    Bem, mas de qualquer forma o que estou pensando em fazer trará benefícios ‘colaterais’ talvez maiores que o PageRank, pois acarretará excelente conteúdo e links de fontes de tráfego de onde virão visitantes interessados, de qualidade e relativamente abundantes. Embora eu estime que o tempo para concluir este serviço seja de algumas semanas…

    Muito obrigado, abraço!

  5. Gustavo,
    Acho que essas pessoas se preocupam mais é com o ego. Sair por aí dizendo que tem um site com pagerank 5 não é para qualquer 1.
    Eu prefiro dizer que meu site recebe mais de 7.000 visita por dia.

    Se o que você pretende fazer não for black hat seo eu não vejo isso como um problema. E se ele pode te beneficiar a longo prazo eu acho que compensa.

    Abraço!

  6. Agora vejo que meu site é Page Rank 0, tem dica Celso ?

  7. Fico feliz em saber que o page rank agora não é tão mais importante assim gostei muito do artigo, temos mais que nos preocupar com a qualidade dos artigos assim somos mais recomendados!

  8. ola, bom dia! ano passado fiz otimizaçao do site, e o PR dele foi pra 3. esse ano caiu bastante o número de visitas.fiz o recadastramento do site [buscas] substituindo todas as metatags pela cadastrada pelo pessoal nos sites de busca.antes tava com PR 2, dpois caiu para 0, e agora, alguns sites mostram PR 0 e também PR 2.podem me ajudar?será que o site voltará ao PR 3? grato!

    • Flavio,
      A não ser que as visitas tenham caído, você não deve se preocupar. O Pagerank já é uma medida absoleta e não é utilizada para medir a popularidade dos sites. O Google fez isso para acabar com essa “obsessão” por Pargenak. O CriarSites.com por exemplo tem PageRank 0, mas mesmo assim recebemais de 10 mil visitantes por dia.

      Abraço!

  9. Apesar de já ter algum tempo este artigo, ajudou-me muito a relembrar algumas coisas que já tinha esquecido! Muito bom artigo.

  10. Olá, Celso.
    Acho que vc está certo, o pagerank, no mínimo não é coerente, pois existem certos sites, com uma quantidade mínima de conteúdo e mesmo assim desfrutam de um pagerank elevado.
    Não consigo entender o critério utilizado.
    Abraços.

  11. Olá Wander,
    Você teria que trabalhar a otimização e também escrever alguns artigos relacionados a advocacia para melhorar o posicionamento.

    Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *