O Blogger é uma boa plataforma para criar um blog?

Criar Site no Webnode

logotipo do blogger

Saber se o Blogger é uma boa plataforma para criar um blog, esta pergunta é respondida de forma negativa por blogueiros que usam WordPress, não sei se pelo fato do Blogger ser uma plataforma gratuita ou porque ele foi um dos pioneiro no destaque a criação de blogs.

Não vejo nada de errado com Blogger, muito pelo contrário, o Blogger oferece armazenamento ilimitado, tráfego ilimitado, layout fácil de ser modificado, você também pode tirar o domínio blogspot.com e colocar um domínio personalizado no blog .com .net .com.br ou qualquer outro e terá boas posições nos mecanismos de busca do Google.

Certamente no Blogger você não terá condições de criar um portal de noticias como R7 ou IG, ou um eComerce como Kabum ou Submarino, mas se tratando de um blog profissional, o Blogger tem todas as características necessárias para se implantar um bom projeto. Se você está disposto a encarar um trabalho profissional com conteúdo diferenciado e original, mas de um jeito simples, no Blogger você encontra todos elementos para suprir esta necessidade.

E você, qual sua opinião? Acredita que no Blogger pode-se criar um blog profissional e de sucesso?

Desde que comecei a usar o Blogger encontrei muitos blogs com um conteúdo de alta qualidade, uma boa aparência visual e recebendo muitas visitas, encontrei também alguns que deixavam muito a desejar contendo muita propaganda de programas de afiliados, posts muito mal elaborados e que o próprio dono citava alguns comentários solitariamente no próprio blog, talvez como uma forma de desespero para chamar a atenção ou ele próprio avaliava o conteúdo e comentava logo após. Você costuma comentar seus artigos antes dos visitantes?

O Blogger atualmente atualizou sua interface e atualizou todas as ferramentas da plataforma, a nova atualização veio para enfatizar ainda mais a qualidade do serviço gratuito que o Blogger oferece, algumas ferramentas importantes foram adicionadas como o a inserção do atributo Nofollow e novos Gadgets do Google+, e outras foram aperfeiçoadas. A nova interface trouxe também uma versatilidade maior ao usuários.

Mesmo com as grandes melhorias e tudo que foi supracitado, aconteceram também alguns problemas e alguns que persistem até hoje, dois deles são; os famosos erros Bx, que até hoje impossibilita o usuário importar novos Layouts personalizados em XML, outro é a indexação do conteúdo junto as pesquisas do Google, tal problema que deixou milhares de artigos sem serem indexados as mecanismos de pesquisa por várias semanas.

Em meio a tudo isso vale salientar que o Blogger vem a cada dia trabalhando para melhorar a plataforma. Se você nunca utilizou o serviço do Blogger visite blogger.com e comece agora mesmo a usá-la.

Este é um guest post escrito por Kênyo Carvalho do blog Vetores Download.

Sobre Kênyo Carvalho

Olá pessoal, sou músico e operador de micro e trabalho um pouco com web design gráfico, venho trabalhando em alguns dos meus blogs por prazer, acho a arte de blogar uma terapia que me faz sentir bem.
Adicionar a favoritos link permanente.

24 Comments

  1. Eu no momento estou usando as duas plataformas, pois tenho dois blogs e resolvi usar dessa forma para fazer um teste e ver realmente qual se sai melhor e pra falar a verdade não vi muita diferença não. O WordPress tem sim muitas vantagens com seus ótimos plugins mas o Blogger também tem suas boas opções.
    Eu sou um fanático pelo Blogger pois foi nele que comecei todo o meu trabalho e por isso continuo usando. Com relação a dizer qual é o melhor, acho que isso nunca vamos chegar a uma conclusão, a menos que um deixe de existir.

    Parabéns pelo artigo, abraços

  2. Sem dúvidas a melhor plataforma para criação de blogs é o WordPress, porém não desconsidero o Blogger, pois o mesmo é uma excelente plataforma.

    Recentemente decidi criar um blog no blogger e confesso que tenho me surpreendido muito.

  3. Tenho um blog no blogger, e confesso que tem seus pontos negativos, como bugs, o sistema de comentário é precário e as técnicas de SEO agora que estão melhorando, mas nada que me faça por enquanto mudar esse blog para o WordPress.

  4. tenho blog nas duas plataformas mas confesso que acho o blogger excelente e super fácil de customizar, o wordpress é superior na parte seo e na facilidade dos plugins e tudo mais, mas a parte de ter que comprar hospedagem é um dos pontos negativos, uso o wordpress em 1 único blog e tenho uns 8 no blogger e estou muito feliz por eles estarem lá e nem penso em mudar, vou deixar como está.

  5. Falou bem, cara. Existe um preconceito injustificado contra o blogger, muitas vezes por parte de pessoas que nunca usaram.

    quanto aos problemas de indexação, eu nem soube disso, mas é o tipo de coisa que todo blogueiro passa de vez em quando, independe da plataforma. Site fora do ar, erro de servidor ocupado, tem coisas que vão acontecer com qualquer um, não tem jeito.

    Outra vantagem que eu tenho percebido no google é que a indexação está sendo mais rápida do que para blogs no WordPress em caso dos blogs menores.

  6. Cecilia Parente

    Meu blog é no blogger.
    Eu troquei o sistema de comentários dele pelo Intense Debate.
    E quem disse que não dá para criar um portal ou uma grande loja nele simplesmente não pesquisou a respeito.
    Existem excelentes templates free para os 2 tipos e com dedicação e aprendizado (xml principalmente) obterá grandes resultados.

  7. Muitos acham que o Blogger não é bom, mais eu descordo, só uso blogger, mesmo sabendo usar wordpress, eu conheço um blog que tem 20.000.000 milhões de acessos e é blogger o cearaemrede.com.br, já um dos meus blogs está chegando a 8.000.000 milhões de acessos em pouco mais de um ano e dois meses.

    • Kenyo Carvalho

      Oi Jorge, ainda não tinha visto um blog criado na plataforma Blogger com tantas visitas, isso reforça meus estímulos.

  8. Olá, Kênyo!

    Tenho orgulho em dizer que o Gerenciando Blog está há mais de 3 anos na plataforma Blogger. Até hoje, ela me ofereceu tudo o que precisei, sem que eu tivesse que pagar nada por isso.

    Assim, concordo com sua visão de que se trata de uma ótima plataforma, com grande potencial. Cabe a cada um utilizá-lo da melhor forma para seus projetos. E é possível ter resultados incríveis com ele, tanto em termos visuais quanto em números de visitas. Nesse aspecto, o conteúdo de qualidade tem muito mais importância que a plataforma.

    Um abraço e parabéns pelo artigo!

  9. A tempos eu esperava por um artigo assim,que fosse incentivar ainda mais os blogueiros a continuar no blogger,eu mesmo não consegui desenvolver um mas você foi muito feliz nesse artigo.Muitos já me convidaram para migrar para o WordPress mas eu não quis e continuei no blogger por me sentir bem e sem custo nenhum. Parabéns Kênio

    • Kenyo Carvalho

      Mauricio, estou junto com você nessa, já até usei WordPress, mas preferi continuar usando Blogger não só pelo fato de ser gratuito, mas também pela sua versatilidade e a facilidade que encontro para minhas necessidades.

  10. Acho que o grande problema do Blogger é a falta de opções para customização e de SEO. No resto é quase igual ou até melhor que o WordPress em alguns aspectos.

    Abraço!

    • Kenyo Carvalho

      Luiz Fernando, em outros artigos prometo publicar algumas dicas de SEO para o Blogger, são poucas as opções como você falou, mas que já ajudam bastante.

  11. O problema de você usar o Blogger é que se você cometer algum erro no que diz respeito da Política de Privacidade, e dependendo da gravidade desse erro, o seu blog é apagado sem prévio aviso. Já tive um blog nessa plataforma e fazia a integração de algumas notícias com o meu site principal. Porém, pra minha surpresa, fiquei sabendo que colocar muitos links de outros sites no seu blog gera uma falta grave na Politica do Blogger. Fui descobrir isso depois que meu blog foi sumariamente apagado.

    O prejuízo foi enorme!!! O Meu blog tinha em média 15 mil visitas por mês, e ele enviava pro meu site principal 4 mil visitantes. Cheguei a criar outro blog com o nome semelhante, porém nunca mais conseguir recuperar as visitas.

    Por essa razão, eu aconselho que use o WordPress.org – Pós com essa plataforma, além de ter milhares de facilidade com plugins, você não corre o risco de ter seu blog ou site apagado, porque ele é hospedado na provedora de sua escolha, ou seja, é seu, tudo o que você publicar será de sua responsabilidade.

    Estou amando tanto o WordPress que estou migrando todo o meu site para essa plataforma. Só me falta arrumar uma provedora boa, porque a que estou usando atualmente parece não suporta o conteúdo completo do meu site.

    Parabéns pela matéria, mas eu recomendo usar o WordPress, bem melhor e mais seguro. O Blogger é bom, mas é recomendado para aquelas pessoas que fazem um trabalho de blogagem mais simples. Com tudo, se o blogueiro quer crescer ou já está crescendo, o WordPress sem dúvida é a melhor plataforma. Vi muitos blogs crescerem tanto que os seus responsáveis migraram para o WordPress, provando por A+B que o WP é bem melhor.

    Opinião minha!

  12. Na minha opinião o Blogger só não é bom na parte de SEO (mas esta melhorando) porque na parte do HTML e customização para mim não tem muito problema, é só estudar um pouco de HTML e CSS que já da para personalizar muito o template.

    Abraços!!!

  13. Henrique Amaral

    Nossa o comentário do @informativonb me assustou muito aqui.

    Eu gosto das duas Plataformas, o ponto negativo do WordPress é que você tem que contratar uma boa empresa de hospedagem, e isso é muito difícil, eu já fiquei várias vezes com meus sites fora do ar por conta da hospedagem, tanto é que fui obrigado a trocar de hospedagem muitas vezes. O Blogger é uma plataforma ideal para pequenos projetos, o ponto negativo dele ainda é a questão de SEO, mas continuo usando o Blogger junto com meus projetos do WordPress pois se eu dia ele ficar tão bom quanto o WordPress em questão de SEO será incrível, pois não pagar hospedagem é um ponto muito positivo, pois o problema não é ter uma despesa com hospedagem e sim ter o inconveniente de ter problemas com site fora do ar por conta dela. Não que o Blogger esteja imune a ficar fora do Ar, mais ele está num servidor do Google.
    Então eu uso mais o WordPress mais não abri mão de investir em alguns projetos no Blogger.
    Abraço!

    • Henrique Amaral, não se assuste, minha intensão não é meter medo em ninguém, mas o risco de ter o blog cancelado por infringir as regras e a Política do Blogger existe.

      Faça uma pesquisa no Google sobre blog cancelado e você verá que o problema é mais ou menos comum do que imaginamos. É só você ler a política e ver se o conteúdo do seu blog não ferre as regras de uso, porque é que nem aquele velho ditado “O barato pode sair caro”.

      Realmente é um sonho de qualquer um ter uma hospedagem gratuita, mas se você e qualquer um quer ter um trabalho bem feito o melhor a fazer e ter que pagar uma hospedagem. Também já mudei de provedora pelos mais variados motivos.

      O meu site está fora do ar á dois dias por que a provedora que meu site está hospedado está sofrendo ataques de hackers, ou seja, terei que mudar de provedora novamente.

  14. Saudação amigo Kênyo Carvalho

    Por eu esta no mundo dos blog ,cerca de 4 meses ainda sou novo sobre o assuntos do termo blogger.
    Mas com pouco experiencia,criei dois projetos simples na plataforma e consegui depois de 2 meses de uso a ganhar um bom dinheiro , e meu Google Adsense ser bem visitado com cliques,já recebi meu Pin para para eles depositarem meus USD 100,00 e também com divulgação dos meus afiliados pelo blogger consegui gerar receita ganhar.sei que preciso melhorá e aperfeiçoar mais estou contente e otimista .Entretanto andei testando o WordPress é uma boa plataforma e observei que os dois tem algumas limitações e suas características diferentes,mais cada um sabendo conviver as limitações sairá bem.
    Atenciosamente
    Rodrigo Rodrigues

  15. bruno villetti

    Olá de novo, mas então vc me disse que pode fazer um blog através do blogger, mas o BLOGGER faz parte do google adsense ,e pelo que eu sei o google adsense não permite este tipo de blog é verdade?
    e caso se permitir posso faer o blog normalmente como qualquer outro?
    vc poderia entrar em contato comigo atraves do -email brunovileti@hotmail.com
    assim podemos conversar elhor isso ok?
    obrigado pela atenção!

  16. Guilherme Amarino

    Por experiência própria digo que o Blogger é a melhor plataforma para Blogs. Não desconsidero o WordPress, mas entendam, está ultima é profissional, ou seja, mexe quem sabe.

    Quando o projeto se tornar profissional, não é necessário migrar para WordPress, pois o Blogger é sim capaz de manter um Blog Profissional. No entanto, se a procurar for além disso, se torne um desenvolvedor, developer Web para mexer no WordPress.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *