Melhore o posicionamento do seu site com um Mapa do Site HTML

Criar Site no Webnode

Mapa do Site HTML para Melhorar o Site no Google

Como eu já mencionei várias vezes aqui no Criar Sites, o mapa do site tem um papel importante na otimização do site no mecanismo de busca do Google. Para confirmar o que eu falo, eu encontrei um vídeo criado por Matt Cutts (que é uma das pessoas que trabalha por trás do algoritmo de indexação do Google) que fala sobre a importância do XML SiteMap e do Mapa do Site.

Segundo ele, o mapa do site é mais importante do que o próprio XML SiteMap porque além de permitir que o indexador de conteúdo do Google possa encontrar todas ou quase todas as páginas de seu site, ele também ajuda os visitantes a se orientarem sobre as demais páginas.

Você pode conferir o vídeo criado por Matt Cutts abaixo (em Inglês, sorry!).

Mapa do Site HTML para Melhorar o Site no Google

Por mapa do site HTML, eu me refiro a uma ou mais páginas (dependendo da quantidade de conteúdo publicado no seu site) contendo links para as demais páginas, que os visitantes poderão utilizar para encontrar páginas que não estejam visíveis em qualquer lugar do site (principalmente quando o site contém muitas páginas). Você pode conferir o Mapa do Site do CriarSites.com para entender o que eu estou falando.

Nota
Repare que o Mapa do Site é totalmente diferente do XML SiteMap, que é um arquivo exclusivo para os mecanismos de busca que também ajuda a melhorar o posicionamento do site.

Como criar o mapa do site HTML
Isso vai depender muito de como você está criando seu site. Se estiver utilizando um sistema CMS pode ser que exista um plugin/mod que permita criar o mapa do site automaticamente.

Se estiver utilizando o WordPress, poderá utilizar o plugin Dagon Sitemap Generator (não pode ser instalado no WordPress.com).

Caso esteja utilizando um editor de sites como o DreamWeaver, Web Acappella, NVU, entre outros, terá que criar os links manualmente.

Gostou do artigo Mapa do Site HTML para Melhorar o Site no Google? Ainda tem dúvidas ou sugestões? Então deixe um comentário abaixo.

Sobre Celso Lemes

Blogueiro Profissional. Conhecimento sobre Marketing Digital, Google SEO, Divulgação Online, Redes Sociais, Webdesign, Divulgação de Empresas
Adicionar a favoritos link permanente.

37 Comments

  1. Jogos do Mario

    Dessa eu não sabia! Quer dizer que se eu criar um mapa de meu site para os visitantes eu posso ganhar posicionamento no google?

    • Jogos do Mario,
      Sim, porque o mapa do site vai ajudar o indexador do Google a encontrar as demais páginas do seu site.

      Abraço!

  2. Parabéns mas uma vez pelo artigo Celso.

    Eu tenho um site de image hosting e acho que não é necessário fazer uma mapa do site, pois possuo 2 ou 3 páginas lá.

    • Smart,
      Realmente um site com poucas páginas como o seu não tem a necessidade de se criar um mapa do site.

      Abraço!

  3. muito bom celso!!! isso eu já sábia, mais tem muita gente que naum sabe né? mais valeu pelo conteúdo brodis!!! estar de parabéns!!!

  4. Otima postagem, parabéns Celso, com estas dicas fica mais fácil pra quem está começando neste mundo da web.

  5. E No Blogspot.
    Como se Faz?

    • Beko,
      Você terá que criar um mapa do site manualmente, ou seja, você vai criar um post e neste post você precisa adicionar todos os links (ou os mais importantes) do seu blog. Não tem outro jeito.

      Abraço!

      • Depois Que Comentei Tinha Feito Isso. xD
        Acertei em Cheio.
        Celso, é a Mesma Coisa Né?

        • Beko,
          É a mesma coisa, você fez certinho.
          Gostaria até de pedir sua autorização para dar seu site como exemplo para outras pessoas. Caso esteja de acordo deixe um comentário.

          Abraço!

  6. Olá Celso.
    Parabéns, Suas dicas são maravilhosas.
    Me ajuda muito na criação de sites e tudo mais….
    Essa dica é otima, pois sempre estamos querendo um posicionamento melhor no google e outros.
    Valew pela dica

  7. Patrick Morais

    Amigo Celso, é possível criar um sitemap no webnode, tenho muito problema para por meu site no buscador do google já tentei de tudo.

    • Patrick,
      Você se refere ao XML SiteMap?
      Se for isso não é possível. Seria necessário ter acesso via FTP ao servidor.

      Abraço!

  8. Ricardo Santos

    Oi celso lemes

    Um site map HTML deverá ter o atributo nofollow (para não passar linjuiçe para uma pagina sem conversão) ou deve ser dofollow para as spiders fazerem o crawl.

    • Ricardo,
      Se você adicionar o atributo nofollow o mapa do site somente servirá para os visitantes. Isso iria contra o que foi falado aqui nesta página.
      Para que os buscadores reconheçam o link ele precisa ser dofollow.

      Abraço!

  9. Celso,
    sabe um lugar que me ajude a criar um Mapa de Site.
    Meu site tá em reforma e eu axo que isso ajudaria muito em sua publicação, pois como você disse: “Sim, porque o mapa do site vai ajudar o indexador do Google a encontrar as demais páginas do seu site. “.

    • Bomdnet,
      Não existe nenhum serviço que permita criar um mapa do site automaticamente. Você terá que criar manualmente, assim como fez o nosso amigo Beko (um dos comentários acima).

      Abraço!

  10. Grande Celso 🙂

    Essa eu já conhecia mas ..para quem ainda nao usa isso é FUNDAMENTAL começar a usar de forma que o GOOGLE comece a conhecer você de outro jeito mais gostoso 🙂

  11. Marcos Coutinho

    Beleza Celso, a turma gostou. Parabens por ter conseguido desenterrar Matt Cutts (pessoas por trás do algoritimo google) isto é incrível.
    Meu muito Obrigado um abraço.
    Marcos Coutinho.

  12. Caraca celso. pra blogspot. é embasado em. meu blog tem 1772 Pots; quase 2 Mil. nen em 1 ano em acabo.; parabens pelos posts. só uma pergunta

    Algum dia vc vai ensinar como fazer essa caicinha do Feed? que abre quando o visitante entra no site pra assinar? tipo um POP

    abraços.

    • Rayffe,
      Realmente 1772 posts é osso para criar os links.
      Essa janela é exibida com a ajuda de um plugin para o “WordPress”.
      Sei que existem maneiras de fazer isso no BlogSpot, mas eu nunca fiz.

      Abraço!

  13. Messias,
    Eu não sei como isso pode ser feito. Você teria que pesquisar sobre o sistema que você utilizou para fazer o seu site.

    Abraço!

  14. eu jura pensar que o proprio blogger em sí já editava o xml, devido a na seção layout / editar html, estar cheio de tags xml do começo ao fim, sorte que meu blog ainda não tem muitos posts porque senão seria o fim ter que criar o corpo xml dele.

  15. Adicionando o mapa do site dizem que ajuda, mas há opiniões de alguns webmasters em blogs afirmando que não é necessário. Bom como não sou webmaster fiquei na dúvida em colocar ou não, mas desejo saber se alguém pode esclarecer mais sobre este assunto.

  16. Coloquei o mapa no meu site, mas estou com um problema, depois que publiquei o mapa perdi algumas posições no Google. Não sei se isso será permanente, já que ele acabou de incluir a página no índice, mas se o problema persistir irei deletar o mapa. Achei estranho, pelo que diz o artigo teria que ter acontecido o contrário, não?

    Abraços.

    • Arthur,
      De jeito nenhum o mapa do site vai atrapalhar no posicionamento do seu site. O que pode estar acontecendo é que seu site é muito novo. O Google vai fazendo testes para ver se uma determinada página se encaixa em um determinado termo pesquisado. Se os visitantes não gostarem, a página pode ser rebaixada.
      Assim como eu falei no artigo, o mapa do site é recomendado por todos os especialistas em SEO.

      Abraço!

  17. Dermeval Junior

    Apesar de já estar com meu site no ar a um ano e já conhecer sobre sitemap em XML só recentemente ouvi falar da importância de sitmaps em HTML, então resolvi fazer um para ver se a mudança é realmente perceptível. Espero que seja (rs).

  18. Celso, quem fez o site no webnode já tem um mapa do site criando né? que fica lá em cima “mapa do site” é isso que os buscadores precisam?

  19. Olá Celso!

    Para variar, mais um excelente artigo. Parabéns!
    Comecei a usar hoje o Dagon Design Sitemap Generator para WordPress.
    Achei ótimo e fácil de usar depois de ler seu artigo sobre ele é claro, rs.
    Porém não consigo achar uma configuração que não deixe repetir artigos, pois tenho vários artigos que pertencem a mais de uma categoria ao mesmo tempo.
    Será que existe?!?!? rsrs
    Grande abraço!

    • Tomé,
      Nunca tinha pensado nisso. Parece que o plugin exibe mesmo todos os artigos da categoria, independente de o artigo já estar associado a outra categoria.
      Não sei de outro plugin que permita corrigir isso.

      Abraço!

  20. Informática Recreativa

    Celso, o XML Sitemap é só para os mecanismos de busca lerem e encontrarem o conteúdo do site e os Mapas de sites são uma orientação para os visitantes? É isso mesmo?

    Grato pela atenção,
    Fábio Almeida.

    • Informática Recreativa,
      É mais ou menos isso. O mapa do site HTML serve para orientar os visitantes sobre as páginas e também os buscadores, que identificam todas as páginas presentes no site.

      Abraço!

  21. Boa tarde Celso, tudo bem?
    Hoje parece que o sistema de Busca do google sofreu uma alteração, por acaso essa ideia de Mapa do site continua valendo ou temos alguma novidade?

    Abraço!

    • Olá Leosanlim,
      Continua valendo sim, pois ele ajuda o Google a encontrar páginas que talvez de outra forma ele não encontraria.

      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *