O mapa do site ou sitemap são dois elementos que podem ajudar a melhorar o posicionamento de um site ou blog porque ajudam o Google a encontrar e catalogar todo ou pelo menos a maior parte do conteúdo presente em seu site. Vamos ver um pouco sobre eles abaixo.
Uma forma de ajudar os visitantes a encontrar as páginas de seu site é oferecer um mapa do site que contenha links para todas as páginas ou quase todas caso seu site seja muito grande.
Além de ajudar os visitantes a encontrar o conteúdo de seu site, ele também oferece uma maneira extra de o indexador do Google encontrar as páginas de seu site.
Criando o mapa do site Você pode criar seu mapa do site utilizando um editor de sites como o DreamWeaver, NVU.
De preferência o mapa do site deve conter links para as páginas organizadas de uma maneira que os links estejam presentes em até 3 níveis. Por exemplo:
Se os links forem inseridos em páginas além do terceiro nível, as chances de o indexador do Google encontrar os links são muito pequenas.
SiteMap
O Sitemap é um arquivo no formato XML suportado pelos principais buscadores como Google, Yahoo, MSN e Ask.com e que fica localizado na pasta raiz do site contendo o endereço de todas (ou somente as principais) as páginas disponíveis em um site.
Ele pode indicar ao indexador do Google (e aos demais) quando uma página é atualizada, frequência de atualização e importância de cada página, permitindo ao indexador catalogar as páginas do site de uma maneira mais inteligente.
Apesar disso, o Sitemap não garante que todas as páginas de um site serão indexadas, o que ele faz é ajudar o indexador do Google a fazer um trabalho melhor ao catalogar as páginas. Você pode saber mais sobre o SiteMap em (http://www.google.com/support/webmasters/bin/answer.py?answer=40318&hl=pt_BR)
O Sitemap é útil em casos de… Sites de conteúdo dinâmico. Sites com páginas que não podem ser encontradas facilmente. Sites novos.
Como criar um Sitemap
Você pode criar o arquivo sitemap.xml utilizando o programa SiteMap Creator ou o site XML SiteMaps que permite criar seu Sitemap online.
Depois que criar seu arquivo xml, publique-o na pasta raiz do seu site.
Lembrando que você deve atualizar o seu Sitemap toda vez que fizer atualizações significativas nas páginas de seu site.
Cadastrando o Sitemap
Após criar e publicar seu Sitemap é necessário que você cadastre ele no Webmaster Tools do Google para que ele comece a catalogar as suas páginas.
Nota Lembrando que alguns serviços gratuitos de criação e hospedagem de sites não suportam a extensão xml.
var eb_conditional_localize = [];
var EssentialBlocksLocalize = {"eb_plugins_url":"https:\/\/www.criarsites.com\/wp-content\/plugins\/essential-blocks\/","image_url":"https:\/\/www.criarsites.com\/wp-content\/plugins\/essential-blocks\/assets\/images","eb_wp_version":"6.7","eb_version":"5.3.2","eb_admin_url":"https:\/\/www.criarsites.com\/wp-admin\/","rest_rootURL":"https:\/\/www.criarsites.com\/wp-json\/","ajax_url":"https:\/\/www.criarsites.com\/wp-admin\/admin-ajax.php","nft_nonce":"541a1ef1f5","post_grid_pagination_nonce":"4cb43c0a50","placeholder_image":"https:\/\/www.criarsites.com\/wp-content\/plugins\/essential-blocks\/assets\/images\/placeholder.png","is_pro_active":"false","upgrade_pro_url":"https:\/\/essential-blocks.com\/upgrade","responsiveBreakpoints":{"tablet":1024,"mobile":767}};