Loja Virtual com o Magento – Construtor de E-commerce

Criar Site no Webnode

Loja Virtual com o Magento

Assim como o WordPress é atualmente o melhor CMS para a criação de sites e blogs, sendo utilizado até mesmo por grandes portais, como por exemplo o site Globo.com, o Magento é o melhor CMS open source para a criação de lojas online (e-commerces).

Claro que você pode discordar desta minha afirmação, pois quando falo que o WordPress e o Magento são os melhores em suas categorias, isso é opinião minha, mas garanto a vocês que muita gente também acha isso.

Loja Virtual com o Magento

Magento é uma plataforma desenvolvida em PHP com base no Zend Framework e possuí a edição CE (versão livre) a qual está se tornando cada vez mais popular no Brasil, sendo oferecida pela UOLHOST como base de seu serviço de lojas virtuais e utilizada por grandes empresas.

Além de e-commerces, o Magento também é excelente para a criação de catálogos virtuais, nos quais são apenas mostrados os produtos, sem a opção de venda. Veja como exemplo o site da Caprigem, um catálogo virtual feito em Magento.

O Magento pode ser facilmente baixado em seu site oficial, instalado e configurado em seu servidor.

Para instalar o Magento, se faz necessário a contratação de um serviço de hospedagem e a compra de um domínio próprio.

Por sua complexibidade e recursos avançados, o Magento possuí muitos arquivos e também exige mais recursos de servidor do que um site normal. Por isso a necessidade de utilização de um serviço de hospedagem de qualidade é fundamental.

Templates

Existem muitos templates gratuitos e pagos para Magento. Desta forma a possibilidade de personalização do seu layout é bem abrangente, o que garante que o seu e-commerce tenha uma identidade visual própria e única.

Os templates para Magento também possuem o código aberto e podem ser modificados conforme a sua necessidade, mas para isso é necessário um conhecimento em CSS e HTML.

Módulos

Da mesma forma que o WordPress trabalha com plugins, o Magento trabalha com módulos de extensão. Os principais módulos utilizados são os de pagamento,  e desta forma é possível a integração com operadoras de cartão. Existem muitos módulos para Magento, sendo alguns pagos e outros gratuitos.

Idioma

Originalmente o Magento vem em inglês, mas pode ser traduzido facilmente através do download do arquivo de tradução feito por volutários, e disponibilizo no site oficial do Magento.

Também existe uma opção no painel de controle do Magento, na qual é possível fazer a tradução por linha, caso o template seja compatível.

Outros CMS´s para e-commerce

Existem vários outros CMS´s para e-commerce, como por exemplo, o OsCommerce, PrestaShop, Open Cart, WP-Ecommerce, VirtueMart, etc. Mas como eu disse no início deste artigo, o Magento é a melhor opção na atualidade.

Você já utilizou o Magento ou alguma outra plataforma para criação de e-commerces? Deixe a sua opinião.

Este é um guest post escrito por Alexandre K. Cordeiro que bloga no Criador Sites.

Sobre Alexandre Kucarcz Cordeiro

Alexandre Kucarcz Cordeiro é tecnólogo em sistemas de informação e técnico em processamento de dados atuante na área de informática desde 1998. Trabalhou em várias empresas no setor de TI e desde 2009 vem focando-se em projetos de internet e desenvolvimento de sites através de CMS´s Open Source´s. Em 2010 fundou o blog Criador Sites com o intuito de compartilhar interesses e agregar conhecimentos sobre desenvolvimento de sites, blogs, SEO, rentabilização de sites e assuntos relacionados a internet. Em 2011 fundou o blog Publique Ideias, um projeto que visa unir artigos de vários autores trazendo conteúdo generalista.
Adicionar a favoritos link permanente.

18 Comments

  1. Alexandre,
    Otimo post.
    O Magento realmente é ótimo sistema para e-commerce.
    E alem de tudo é gratuito,mas pode ser nesse ponto que pode haver um problema,por mais que sempre é atualizado e mantido estavel pelos desenvolvedores devemos lembrar que ele é um sistema open source,como você mesmo citou,e isso pode representar um brecha no sistema que pode vir a se tornar um problema na segurança ou não dependendo de quem instala e trabalha com ele.
    Se bem usado é de longe o melhor.
    Abraços

    • Alexandre Kucarcz Cordeiro

      Olá Caio,
      Isso é verdade. Segurança é algo que sempre precisamos estar alertas. Por isso é bom sempre investirmos bastante em técnicas de segurança.
      Abraço!

  2. Esqueci de mencionar, o curso é em vídeo aulas e é grátis.

    Abraço.

    • Alexandre Kucarcz Cordeiro

      Olá Robson,
      Já assisti algumas vídeo aulas do Robson da Upinside. Realmente são muito boas e muito bem explicativas!
      Isso mesmo! Somente os blogs do Globo.com que são em WordPress. Acabei me expressando de forma errada e dando a entender que o portal inteiro é em WordPress. Obrigado pela correção!
      Abraço!

  3. O magento é um CMS bastante bom, mas mesmo assim prefiro utiizar o WordPress com o plugin e-commerce.

    Cumprimentos

    • Alexandre Kucarcz Cordeiro

      Olá Daniel,
      Derrepente para projetos menores o plugin do WordPress pode ser satisfatório. Não posso falar muito sobre ele porque nunca utilizei.
      Mas acredito que o Magento seja muito mais completo.
      Abraço!

  4. Olá Alexandre,

    Muito legal o artigo, eu me lembro que a minha primeira experiência com a plataforma foi quando contratei a UOL Host como loja virtual, e passei a tomar gosto pela customização do Magento.

    Abraços

    • Alexandre Kucarcz Cordeiro

      Olá Bruno,
      Depois de um pouco de familiaridade com o Magento, percebemos que ele não é muito complicado podendo ser facilmente customizado.
      Abraço!

  5. Stenio Ribeiro

    Os templates para o magento ajudam muito na hora de finalizar uma compra. Eu sempre fui mais com a cara do OsCommerce, acho que por eu ter lido mais sobre ele.
    Bem, o Magento tem se mostrado uma ótima alternativa para quem quer criar sua loja virtual.
    Abraço!

    • Alexandre Kucarcz Cordeiro

      Olá Stenio,
      Eu já utilizei o OsCommerce em uns projetos antigos em conjunto com uns amigos meus. Mas tivemos muitos problemas de vírus e invasões, por isso resolvemos abandonar a plataforma. Mas pode ser que hoje ela esteja bem melhor!
      Abraço!

  6. Decoração de Casamento

    Utilizo o magento em alguns projetos, mais sinceramente para lojas virtuais menores, que não precisa de todo o poder que o magento oferece, gosto de usar o prestaShop, pois e muito mais simples e rápido de implementar o template, da loja. Abraços, e parabéns pelo artigo.

    • O Magento realmente é desnecessário em um projeto pequeno… A ferramenta é muito poderosa, só faz sentindo usa-lo em projetos grandes. Para pequenos projetos o plugin de e-commerce para WordPress é super bem vindo e bem completo.

      Referente a outros e-commerce, fora o wp-commerce outro interessante que já dei uma brincada é o OsCommerce. Embora isso faz tempo, não sei como está o mesmo agora, mais na época achei ele muito bacana de lidar.

      Até mais e parabéns pelo ótimo artigo.

      • Alexandre Kucarcz Cordeiro

        Olá Fazer um MSN,
        Eu nunca utilizei o plugin do WordPress para e-commerce, mas pretendo testá-lo logo!
        Eu também já utilizei o OsCommerce em projetos antigos, mas paramos de utilizar porque na época ele apresentou problemas de vírus. Mas pode ser que hoje isso já esteja solucionado.
        Abraço!

    • Alexandre Kucarcz Cordeiro

      Olá Decoração de Casamento,
      Na verdade eu nunca utilizei o PrestaShop, mas já houvi falar muito bem.
      Obrigado pela dica!

  7. Olá, tive uma loja virtual com a plantaforma Magento, mas por palpite alheio saí dela,mas estou muito arrependido, e pretendo voltar, sem perder o dominio.

  8. Olá gostei muito das informações. Tenho uma duvida. Qual criador de sites vc recomenda mais o magento ou o wix, uol? Pode me dizer a diferença entre eles?

    • Olá Fabio,
      Dentre os três o único que eu não recomendo é o UOL. O construtor deles é uma porcaria.
      Já o Wix e Majento são ótimos. Só depende da finalidade do site para escolher entre um e outro.

      Abraço!

  9. Um cliente me pediu uma loja virtual para a papelaria dele, vendendo apenas para a nossa cidade. Ele quer uma loja que tem produtos organizados em categorias e subcategorias em uma coluna lateral. Você acha que Magento é indicado ou é muito robusto para esse projeto? Não sei como fazer isso com o WordPress. Para fazer isso depende do tema ou dá para fazer pelo Woo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *