Jogue sua Vaquinha do Penhasco

Criar Site no Webnode Grátis

vaquinhas

Hoje eu estava navegando na internet e descobri um texto que conta uma história muito interessante. Ela não tem muito a ver com criação de sites, porém creio que possa servir de motivador para um grande passo na sua vida.

Jogue a Vaquinha no Penhasco
Conta a história que um mestre muito sábio passeava por uma floresta com o seu fiel discípulo quando avistou ao longe um sitio de aparência pobre e resolveu fazer uma visita aos moradores.

Durante o percurso até o sitio, o mestre falou ao seu discípulo sobre a importância das visitas e as oportunidades de aprendizado que podemos ter, mesmo com pessoas humildes que mal conhecemos.

Chegando ao sítio, eles constataram a enorme pobreza do lugar, sem calçamento, casa de madeira, apenas os moradores, um casal e três filhos vestidos com roupas sujas e rasgadas.

Se aproximaram de um senhor que aparentemente era o pai daquela família e perguntou:

– Nestas áreas não há sinais de comércio e trabalho, como o senhor e sua família sobrevivem aqui?

O senhor calmamente respondeu:

– Meu amigo, nós temos uma vaquinha que nos dá vários litros de leite todos os dias. Uma parte deste leite nós vendemos ou trocamos por outros produtos na cidade vizinha e o resto nós produzimos queijo e coalhada para o nosso consumo, e assim vamos sobrevivendo.

O sábio mestre agradeceu a informação e contemplou o lugar por alguns momentos, eles se despediram e foram embora.

No meio do caminho, o mestre voltou-se para o seu fiel discípulo e ordenou:

– Aprendiz, vá até o sítio, pegue a vaquinha, leve até o penhasco e a jogue lá embaixo.

O jovem arregalou os olhos espantado, questionando a atitude de seu mestre sobre o fato de que a vaquinha é o único meio de sobrevivência que aquela família tem. Mas como percebeu o silêncio absoluto de seu mestre e prometeu total obediência, ele foi cumprir a ordem com dor no coração. Pegou a vaquinha e a empurrou penhasco abaixo.

Aquela cena ficou marcada na memória do jovem, que sempre pensava no acontecido e que duvidava das atitudes de seu mestre. Depois de alguns anos decidiu então largar tudo o que havia aprendido e voltar para aquele local para pedir perdão e tentar ajudá-los de alguma forma.

Chegando ao local, entrou em desespero ao avistar  uma casa bonita, toda murada, com árvores e flores no quintal, um carro na garagem, crianças brincando no jardim. Ficou triste, imaginando que aquela humilde família tivera que vender o sítio para sobreviver.

Chegou ao portão e foi recebido por um caseiro muito simpático, e perguntou sobre a família que ali morava há uns quatro anos atrás, e o caseiro então respondeu:

– Continuam morando aqui.

Espantado, ele entrou correndo na casa e viu a mesma família que visitara com seu mestre. Elogiou o local e perguntou ao senhor.

– Como o senhor melhorou este sítio e está tão bem de vida?

E o senhor entusiasmado respondeu.

– Ah! nós tínhamos uma vaquinha que era a nossa fonte sobrevivência, um dia ela caiu no penhasco e morreu. Depois disso nós tivemos que fazer outras coisas para sobreviver e descobrimos habilidades que nem sabíamos que tínhamos. Assim conseguimos o sucesso que pode ser visto agora.

Conclusões
Todos nós temos vaquinhas que estão atrapalhando nossa visão de enxergarmos algo maior. As vezes temos que abandoná-la para que possamos criar novas fontes de renda que possam nos trazer mais prosperidade.

Eu mesmo recentemente chutei a minha vaquinha e mandei ela pro espaço quando larguei meu trabalho “estável” de operário para entrar de cabeça na profissão de Problogger.

Esta foi uma atitude que eu tomei em uma ótima hora, já que com a crise econômica, as vagas de emprego diminuíram, assim como a carga horária. Se eu ainda estivesse trabalhando em fábrica, hoje eu estaria ganhando somente o suficiente para sobreviver (ou talvez nem tivesse emprego), o que seria muito menos do que eu venho ganhando com meus projetos na internet.

Ou seja, eu sei que a crise econômica existe, porém não me afeta diretamente, porque eu não dependo mais de apenas uma única fonte de renda.

Porém repare que eu NÃO estou dizendo que você deve simplesmente chutar suas vaquinhas, o que eu quero dizer é que você deve pensar em como criar novas fontes de rendas que possam lhe trazer maior segurança financeira. E para conseguir isso, pode ser necessário uma mudança completa na sua vida (chutar suas vaquinhas).

E você. Tem uma vaquinha que está atrapalhando a sua prosperidade?

43 thoughts on “Jogue sua Vaquinha do Penhasco

  1. Há três anos joguei minha vaquinha(um empreguinho de um salário mínimo) e hoje ganho 7 vezes mais, usando minha disposição para o trabalho com o público dentro do mesmo ramo (Turismo), e não tenho duvida. jogar a vaquinha pode ser a melhor saída

  2. Acho que quase todos nós temos nossa vaquinha. O problema é criar coragem para empurra-la penhasco abaixo. Estou passando por esse dilema nesse exato momento. Não é fácil, mas sei que também vou conseguir.

  3. Boa tarde a todos. Celso esse história é muito interessante. Já tive experîência semelhante, inclusive conheço muitas. A verdade é que, se não tomarmos uma decisão na nossa vida agora, simplesmente continuaremos do jeito que estamos ou para pior se brincarmos. É preciso fazermos algo para mudar nossa vida para melhor. Se esperarmos pelo governo ou pelas empresas, estaremos perdidos.
    A verdade é que, todos ser humano tem um potencial dentro de si próprio. É preciso explorar esse nosso lado, se movimentar, correr atraz para mudarmos esta história. Abraços!

  4. opa, Grande artigo cara!

    Faz uns hoje, exatamente 30 dias que empurrei a minha vaquinha barranco abaixo!! E como a familia da historia, o meu futuro será muito melhor!!

    Parabens pelo site e sorte nos novos desafios!

    []s
    Marcio

  5. Gostei da estória, vou fazer dela a minha história. Coincidência: empurrei ontem a minha vaquinha pela pirambeira que já estava. Agora corro atrás da boiada.

  6. Gostei meu amigo Celso.
    Trabalhei como ferroviário na antiga Fepasa durante 21 anos e um dia resolvi mudar minha vida, chutando minha vaquinha para os trilhos.
    Hoje sou Advogado e Corretor de Imóveis e agradeço aquele momento de Luz em minha vida.
    Tenho agora outras vaquinhas, mas, sei como lidar com elas.
    Um abraço do seu amigo Euripes.

  7. Olá Pessoal,
    Parece que tem muita gente por aí derrubando vaquinhas do penhasco heim! Deixa a associação protetora dos animais saber disso.

    Um dos grandes problemas do ser humano é o comodismo. Se dá para ir levando, porque arriscar levar um tombo?
    Infelizmente a vida cobra caro, e é levando tombos que aprendemos a ficar de pé e seguir em frente (e derrubar vaquinhas do penhasco).

    Abraço a todos e obrigado pela visita.

  8. 😀 Oi, Realmente é uma historia excelente!
    Quando Crianca ja Ouvi ela também…Minha Avó que mim contou…Lembro_Me Até Hoje
    Na Vida A gente passa por muitas situações assim,
    é preciso ter raça e querer muito algo para que se realize, ou entao é melhor nem tentar
    digamos que eu tenha uma vaquinha dessas, rsrs,
    e até já joguei ela fora uma vez,
    só que ela enganchou no penhasco e tive de pega-la novamente,
    hoje apos ter quebrado a cara mais uma vez,
    vou arriscar jogar ela mais uma vez e me certficarei de que ela irá la pra baixo,
    dessa vez com um pouco mais de conhecimento e uma certeza maior do que eu quero!
    Preferencialmente programacao web multimidia.
    Obrigado a todos, e que Deus Nos Ajude!!! 😉

  9. Há três anos chutei duas vaquinhas e ainda estou tentando fazer algo por conta própria, mas sei que vou conseguir. Estive olhando uma vaga de emprego hoje na net e a empresa fazia tantas, tantas e tantas exigências para pagar um salário de 600,00. É brincadeira!!!!! 😯

  10. olá…

    agradeço a vc Celso por enviar-me o texto da vaquinha… além dos outros é claro…
    vou derrubar mais algumas vaquinhas…heheheh

    depois te conto os resultados… até mais…

  11. Minha professora contou essa história… e… deu exercício… heheh! No primeiro dia de aula do ensino médio! Ai meu Deus!

    :mrgreen:

  12. olha gostei deste assunto da vaquinha é verdade que temos que empurra a vaquinha de um penhasco abaicho.
    mais quando se tem um comesso ai sim .
    porque eu tenho net a dois anos apenas e sempre queria ter uma radio via net não concegui porque pra ter uma radio tem que ter site e ficou dificio pra mimcusta caro de mais e eu agora não posso fazer mais a estoria da vaquiha valeu em

  13. :doido: Adorei e Deus é fiel pois comentei esta semana com meu marido mas abri os emaios hoje olha e isso mesmo meu marido já derrubou muitas vaquinhas sabe eu por ser professora efetiva e trabalhar sempre desde os meus 17 anos meio perido ,eduquei meus filhos participo da vida deles é mais facil hoje com 40 anos estou aprendendo a fazer um site aprendi a mexer no pc , hoje não faço mais estenceis td e no micro .. minhas amigass dizem que estou marcando toca mas chegarei lá grande artigo Celso adoreiii

  14. 🙂 😆 muito bom pode ouvir a historia da vaquinha! e mas legal ainda e saber que existe pessoas preocupadas em ajudar outras !!Que Deus possa estar sempre te abençoando!!!

  15. Olá Celso!
    A história da vaquinha está excelente e vou enviar a outras pessoas para terem uma outra visão da vida.
    Obrigado por todo o apoio que dá e no caso desta excelente parábola.
    Cumprimentos aqui de Portugal.
    Manuel Pinto.

  16. 😯 Eu conhecia esta historinha, muito boa mesmo, e se olharmos bem existe muitas oportunidades que deixamos para seguir sempre com a mesa vaquinha…

    Bom tomara que isso ajuda alguem e nos ajude sempre!!!

    Abraços e parabésn pelo site… muito 10!!!!

  17. Olá pessoal,
    Obrigado por passarem aqui e deixarem os seus comentários. Fico muito feliz em saber que este simples texto pode ajudar as pessoas a tomarem uma nova atitude na vida.

    Wagner,
    Acho que você está certo, eu mesmo acho que não sou muito bom da cabeça 😆
    Não é como dizem – De gênio e louco, todo mundo tem um pouco?
    Pois é, acho que o meu lado louco é mais acentuado.

    Um grande abraço a todos.

  18. Muito oportuna essa mensagem. Tenho várias vaquinhas que tomam o meu tempo e não produzem resultados financeiros, ocasionando desgaste e estresse. Procuro algo que possa dar tranquilidade, por isso estou aqui.

  19. 💡 eh isso que eu estou tentando Celso! Mas estou com algumas dificuldades na informatica :doido: Mas vou continuar tentando pois sou um tanto teimosa! E meu futuro so depende de mim! bjs

  20. Ola Celso, otimo essa historia de insentivação.
    Eu preciso uma orientação como entrar no ramo de blogs etc.
    Eu sou webdesing mas aqui é uma concorrencia desgramada não da para eu me sair bem.

    Fiz alguns blogs mas não conseguir exito porque esse lance de ganhar dinheiro pela net é um pouco.
    Tipo tem que fazer cadastro com lagum dados pessoais
    e eu estou disponivel 12 h para acesso a internet.

    atenciosamente

    MPS

  21. boa tarde
    Amigo essa foi boa eu tambem me indentifiquei-me com essa história pois ja faz 3anos que sai do emprego pensando em fazer isso
    hoje já estou com 40anos e tenho que agarar isso com muita garra.
    Um Abraço a todos obg

  22. Uma oportunidade pode ser chanse de mudar o seu futuro ou não tudo vai depender esclusivamente de voce para alcansar o obigetivo fasa oque voce gosta de faser com preser não o que queren que voce fasa por uma solução

  23. 😎 Caro amigo Celso:
    Fico agradecido por ter recebido esse texto, é de fato muito incentivador, mexe com nosso bril, com nossa estrutura. Nos dar coragem de enfrentar nossos fantasmas, de perder nossos medos de mudança, fazendo-nos correr atrás de nossos sonhos.
    Abraços

  24. Esta história, é muito boa é o que eu estou querendo fazer empurrar a minha vaquinha no pricipicio já que ninguem fez isto pra mim, e começar a mudar. uma boa dica. calhou em boa hora, eu estava pensando justamente nisso. Abraços Fernando.

  25. A estória da uma acordada na gente. Existe uma tendencia natural ao comodismo e a preguiça não nos deixa ver as oportunidades. Bacana nos chocoalhar com esse post

  26. Já tinha lido este texto e acho ele muito bom, mas… não consigo deixar de sentir pena da tal vaquinha.

    Pra que tinham que rolar a vaca barranco abaixo? :trist:

  27. Oi Celso,
    eu também já joguei a minha vaquinha no pescanho. No início foi bem difícil, mas depois consegui descobrir habiliades que me eram totalmente desconhecidas e hoje, três anos depois, estou super bem. Às vezes é necessário matar vaquinhas para se encontrar na vida. Eu, largui um excelente emprego, publicidade, reconhecimento, para ser mais um no meio da multudão, mas sendo dono da minha vida, sentindo o prazer de viver e ser feliz.
    Hoje, além da divulgação de meu trabalho que faço via internet e que tem dado super certo, trabalho numa empresa incrível, onde não sou famosa, mas sou respeitada e finalmente consigo ir para minha casa às cinco da tarde… E# o mais legal de tudo é que posso me programar em todos “todos” os feriados para passear com minha filha. Incrível! Eu não sabia que não trabalhar aos feriados era tão bom!!!
    Ainda bem que eu joguei a minha vaquinha pelo pescanho… Matei a vaca, fiquei anônima, mas recuperie a minha vida. No início ganhava menos e às vezes até nada, mas pela primeira vez sentia o prazer de ser mãe, de ser mulher, de estar viva e de poder ser humana.

  28. Olá Celso, muito boa esta história, muitas vezes a vida nos leva a todos os dias jogarmos uma varinha fora para chegarmos onde queremos. Mas é muito melhor pertencermos a fila dos que tentaram fazer alguma coisa, do que fazer parte da fila daqueles que nada tentaram , nada fizeram , apenas passaram…. Um abraço

  29. Muito legal essa história.
    Temos realmente que tomar uma decisão de mudar nossa vida agora, pra melhor, jogando a vaquinha ou as vaquinhas no penhasco e darmos um novo rumo à nossa vida.
    Valeu Celso, muito legal.

  30. CARAMBA!
    TÔ PASMO!!!!!!!
    ESSA ESTÓRIA É UMA FACADA NO MEIO DA ALMA!

    Tõ EU AQUI COM A MINHA VAQUINHA…
    SE DEUS QUISER EU JOGO ESSA @#$%¨&* PENHASCO A BAIXO.

    Tô tentando, coloquei um site no ar. e vou remando.
    enquanto a vaquinha vai me garantindo o leite.
    mas assim que fumfar o site, eu desço a lenha nela.

    Valeu!
    Um pouquinho e motivação é sempre bom.

  31. 👿 To empurrando munha vaquinha e ela não quer cair no penhasco! Tá difícil!
    Vim aqui buscar forças…
    Legal, Celso!

  32. Bom dia!!!Essa história da vaquinha é muito conhecida, semana passada (quinta feira) foi demitido do meu serviço, era bom mas tinhas seus problemas . O meu superior apos me demititr perguntou como eu estava sentido com aquela situação, falei o que eu realmente estava sentido, contei a ele a historia dessse famosa vaquinha, ele não sabia dessa historia, mas do meu modo contei a ele, e ele ficou de boca aberta.
    Mas hoje estou passando por uma esperiência de estar desempregado em plena segunda feira, e tenho a esperança que em breve estarei em coisa melhor.
    Acredito que minha vaquinha morreu e logo logo terei um boiada!
    Abraços a todos e pensem sempre em coisa boas para sua vida.
    Luiz Gustavo-Oliveira-MG

    1. Luiz,
      Creio que você esteja tomando um caminho errado. É certo que as vezes temos que”jogar nossa vaquinha no barranco” para ter a chance de encontrar coisa melhor, mas pelo que eu aprendi, para que as coisas passem a ser melhores, não podemos procurar ter outra “vaquinha”, mas sim, procurar ter várias outras vaquinhas ou até mesmo uma “boiada”, para que assim, quando uma delas se for, não passemos por aperto financeiro.

      Abraço e boa sorte.

  33. Muito legal viu Celso, diariamente leio seus posts. É o que tenho feito ultimamente, tentando me livrar da minha vaquinha, estou batalhando bastante, estudando técnicas para otimizar sites, SEO, OWL e acredito que em breve minha vaquinha vai pro brejo.

    Muito sucesso com seu site.

  34. Olá, Celso, realmente este texto da vaquinha é muito incrível mesmo, eu já conhecia ele a muito tempo.
    Eu também fiz quase igual a você eu tinha dois empregos e ganhava muito mal em um, e larguei ele pra ter mais tempo também para me dedicar aos negócios online, pois eu sei do potencial que é o marketing digital.
    Um grande abraço e sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *