Evite Erros de Gramática com o Corretor Ortográfico para Firefox

Criar Site no Webnode Grátis

navegador-de-internet-firefox

Se tem uma coisa que todo blogueiro deve prestar atenção é nos erros de Português (salve algumas exceções em que os erros fazem parte do contexto, como é o caso dos blogs de humor), já que isso é um fator que pode causar repugnação em alguns leitores que podem acabar saindo do blog, além disso, a escrita correta de textos tem sido levada em consideração pelos buscadores na hora de posicionar os artigos nos resultados das buscas.

Portanto é muito importante que você preste muita atenção nisso antes de publicar um artigo em seu blog. Mas se assim como eu, você também em problemas para escrever corretamente (faltou nas aulas de Português há, há!), saiba que existe um complemento que pode ser instalada em seu navegador de Internet Mozilla Firefox (o Google Chrome já vem com esse recurso) que pode auxiliá-lo a detectar erros enquanto estiver escrevendo e assim evitar/consertar erros grotescos.

Como funciona

Sempre que você estiver digitando um texto no editor de posts de seu blog e uma ou mais palavras estiverem com algum erro de gramática, a palavra em questão será sublinhada em vermelho, indicando que ali pode haver algum erro.

O que você tem que fazer então é clicar com o botão direito do mouse sobre a palavra e selecionar a correção mais adequada para ela. Abaixo você pode ver a sugestão do corretar para a palavra “grotesco” que eu escrevi errado propositalmente e as sugestões que ele me deu para corrigir o problema.

corretor ortográfico

É claro que o corretor não é capaz de detectar todas as palavras escritas incorretamente ou então poderá sublinhar uma palavra correta. Neste caso você poderá ensinar seu navegador que a palavra em questão está correta, clicando com o botão direito sobre ela e marcando a opção “Memorizar como correta“.

Instalar Corretor no Firefox

Se você utiliza o Firefox para navegar na Internet e gostaria de utilizar o recurso de correção ortográfica, clique no botão abaixo e instale o complemento em Português BR em seu navegador.
instalar corretor ortográfico no Firefox
Ou clique no botão abaixo, para instalar o complemento em Português de Portugal.
instalar corretor ortográfico no Firefox
Gostou deste complemento? Tem outra dica para evitar erros de escrita? Deixe seu comentário.

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
1

5 thoughts on “Evite Erros de Gramática com o Corretor Ortográfico para Firefox

  1. Olá Celso,

    Eu faço uso a tempos deste complemento e aprovo totalmente o uso. Ele consegue corrigir corretamente praticamente todas as palavras erradas, claro que há algumas excessões, que porém não atrapalham.

    Abraço!

  2. Boa dica Celso Lemes, mas eu acho o Word muito melhor. Esse corretor ortográfico é bom para você corrigir erros na hora de postar comentários em outros sites e blogs, inclusive, essa função já tem no Google Chrome.

    O mais importante é que todas as dicas são válidas na hora de escrever bons textos, seja no blog ou apenas comentando em outros blogs.

  3. Muito bom, mas utilizo o chrome para editar posts. Bom mesmo seria se houvesse um “corretor de concordância”, evitando que publicássemos frases como “Como ‘instala’ Adobe Flash…” (perceba que a palavra ‘instala’ existe, o corretor seria ‘instalar’) ou “Existe extra-terrestres?” (existem)….pois é, não são erros grotescos, mas que empobrecem bastante o texto do site/blog.

  4. Olá, Celso. Ferramenta importante para o blogueiro que gosta do Firefox. Eu uso o Chrome e não troco por outro. O Gabriel disse bem acima. Acabo de vir de um artigo em que o autor errou a concordância e desceram a lenha. Se o corretor também verificasse isso, seria excelente (não para a correção, mas para evitar os chatos que ficam corrigindo a gente).

    Utilizo o corretor do Chrome e é show de bola! Engraçado é que a única palavra que ele está marcando errado é “Chrome”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie seu Site Grátis no Webnode