Guia definitivo de Google Analytics para aumentar suas visitas

Criar Site no Webnode

Como Trabalhar com o Google Analytics

Existem provavelmente milhares de artigos na web falando sobre o Google Analytics, como por exemplo, o que é o google analytics ou como usar o google analytics de forma eficiente. Isso tudo é uma informação bastante básica e útil para sites e blogs iniciantes. É claro que tudo isso é importante, mas falta uma informação mais crítica que é “Como posso analisar o relatório do web analytics para fazer mudanças impactantes para meu site?” Nesse artigo vamos responder a essa pergunta, bem como passar alguns exemplos de como pegar os dados do Analytics e analisá-los para fazer alterações úteis no site e na forma como ele é promovido.

Home Page do Google Analytics

Analise seu site a cada três meses

Ferramentas como o Google Analytics permite que você verifique o tráfego de seu site frequentemente, mais do que é necessário. É muito bom olhar as estatísticas do web analytics, mas verificá-las diariamente pode ser prejudicial, pois existe uma tendência de nos perdermos em uma análise vazia. Na verdade, muitas vezes simplesmente não analisamos os números.

Verificar as estatísticas é diferente de analisá-las. Por isso é importante que você tire um dia inteiro a cada três meses para analisar o desempenho do seu site ou blog e fazer as alterações necessárias com base nos dados apresentados. Esse tempo é mais do que suficiente para coletar dados suficientes e tomar suas decisões.

Em quais dados sobre seu site você deve prestar atenção

É muito fácil se perder no Google Analytics. Existem toneladas de dados a serem analisados, mas que muitas vezes parecem desnecessários. Cada webmaster ou blogueiro pode montar diversos relatórios, mas existem alguns itens principais sobre os dados que todos devem estar atentos nas revisões trimestrais.

  • Fontes de Tráfego – Palavras-chave: Saber quais palavras-chave estão impulsionando melhores visitantes para o site é crucial. A partir dessas palavras você pode otimizar ainda mais suas páginas para receber mais visitas vindas dessas keywords.

Fonte de Tráfego do Google Analytics

  • Fontes de Tráfego – Sites de Referência: Conhecer os sites que estão enviando a maior parte do tráfego para o seu site permitirá que você concentre um tempo maior nesses sites, e menos tempo em sites que não dão retorno algum.

Todo o Tráfego do Google Analytics

  • Visão geral dos visitantes: A maior parte do tráfego do seu site é de novos visitantes ou de pessoas que já o conhecem e retornam? Saber disso pode ajudá-lo a diversificar seu conteúdo ou fazer algum tipo de incentivo de marketing para aumentar os novos visitantes e/ou fidelizá-los.

Visão Geral dos Visitantes

  • Visão geral do conteúdo – Páginas mais visitadas: Saber quais são as páginas mais visitadas pode lhe ajudar a descobrir o que seus leitores gostam ou o que está sendo feito nessa página que está sendo um sucesso.

Visão geral dos Visitantes no Google Analytics

  • Visitas: Qual é o dia de mais tráfego para seu blog? Sabendo quando seus visitantes mais vêem o seu site você pode se programar para publicar artigos patrocinados, promoções ou conteúdos que você considera mais interessantes. É nesses dias que você conseguirá captar mais assinantes para sua Newsletter, seguidores para o Twitter ou conseguir maior atenção para um debate.

Use o relatório de palavras-chave para otimizar seu site

Relatório de palavras-chave no Google Analytics

Saber quais são as palavras-chave para otimizar seu site é

Saber quais são as palavras-chave certas para otimizar seu site é essencial para conseguir aumentar ainda mais seu tráfego. Veja como você pode utilizar os relatórios de keywords do Google Analytics:

  • Do lado esquerdo, procure o menu “Fontes de Tráfego”. Expanda e vá até “Visão Geral”, primeira opção.
  • Depois de carregar a página, do lado direito embaixo, você verá uma lista com as dez principais palavras-chave.
  • Em seu site, reforce os artigos que tem ligação com essas palavras-chave. Inclua Negrito, Itálico e Sublinhado (moderadamente).
  • Use essas palavras como texto âncora para as URLs relacionadas com esse assunto.
  • Nomeie suas imagens incluíndo essas palavras-chave (moderadamente).
  • Adicione tags Title e Alt em suas imagens usando as palavra-chave do google Analytics.
  • Crie uma lista de assuntos sobre os quais gostaria de escrever e inclua essas dez palavras-chave.

Ao analisar o relatório de palavras-chave e seguir os passos acima, você poderá aumentar significativamente o seu tráfego através dessas keywords específicas. Além delas, poderá utilizar o google keyword tools para conseguir mais sugestões de boas palavras. Depois de ter concluído esta otimização do seu site na revisão trimestral, volte na próxima revisão e escolha o relatório de páginas. Para isso, faça o seguinte:

  • Expanda o menu “Conteúdo”, do lado esquerdo, e clique em “Páginas”.
  • Ordene os dados clicando na coluna “Tempo médio na página”.
  • Clique cada uma das primeiras cinco páginas. Cada vez que você clicar em uma página será apresentado um relatório completo específico daquela página. Faça o seguinte para as cinco primeiras páginas da sua lista:
  • Em “Dimensão secundária”, escolha a opção “Palavra-chave”, conforme a imagem abaixo.

Palavras-Chave no Google analytics

  • Será apresentada a lista de palavras-chave pelas quais os visitantes chegam a essa página, conforme pode ver na imagem abaixo:

Lista de palavras-chave no Google analytics

  • Anote a lista de palavras-chave e reforce essa página otimizando os links, keywords, imagens, etc.
  • Crie artigos para essas palavras-chave ou inclua elas como texto âncora apontando para essa página.

Faça esse processo, primeiramente para as primeiras cinco páginas. Na próxima análise trimestral repita esse processo com quantas páginas você se sentir confortável. Mas lembre-se que tudo isso deve ser bem feito e aplicado moderadamente, sem exageros para não correr o risco de ser punido pelo Google.

Passe mais tempo nos sites que trazem mais tráfego para seu site

Sites de Referência no Google Analytics

Saber quais sites ou canais de mídia estão trazendo mais tráfego para seu site é fundamental. Como webmaster ou blogueiro você deve gastar uma boa parte do tempo para “vender” seu site. É muito importante usar esse tempo com sabedoria. Segue alguns passos para analisar as fontes que trazem mais tráfego ao seu site e fazer mudanças eficientes para aumentar suas visitas:

  • Expanda o menu “Fontes de Tráfego”, do lado esquerdo, expanda o item “Origens” e clique na opção “Todo o tráfego”.
  • Do lado direito aparecerá todas as fontes que fazem referência e trazem mais visitantes para o seu site. Pergunte a si mesmo se a lista dos top 10 deveria ser assim mesmo. Você está usando o seu tempo nessas fontes de tráfego para direcionar leitores para seu site?
  • Tente descobrir por que alguns sites estão no topo enquanto que outros estão no final. Talvez um dos sites que está no topo é onde você recentemente escreveu um guest post ou comprou um artigo patrocinado. Repita o mesmo para o último site da lista. Ou seja, se você escreveu um guest post para o primeiro, considere escrever um para o último também.
  • O Linkedin está trazendo mais tráfego do que o Twitter? O Facebook está trazendo mais tráfego do que o Google Plus? Então gaste mais tempo no Twitter e Google+. Isso pode ser feito para todas as redes sociais que você usa.
  • Se o banner do site X está superando o do site Y, talvez seja mais interessante cancelar a publicidade do site Y e procurar outra forma de tráfego.
  • Tem algum site na lista que você não conhece? Então descubra quem é seu proprietário e veja seu trabalho. Se for bom, considere fazer uma parceria de alguma forma para aumentar o tráfego de ambos.

Esse relatório de fontes de tráfego do Googla Analytics pode ajudar a tornar mais eficiente a forma como você usa seu tempo em outros sites e redes sociais.

Fazer um concurso ou promoção e agradecer aos visitantes pelo retorno

Através dos relatórios do Web Analytics você poderá ter dados importantes sobre como é composto o tráfego do seu site, se é de novos visitantes ou de visitantes que estão retornando. Você pode incentivar novos visitantes a voltarem mais vezes bem como atrair novos visitantes para seu site ou blog. Através do relatório de visão geral de visitantes você pode melhorar isso:

  • Publicar uma mensagem de agradecimento pelo retorno dos visitantes ou enviar periodicamente um email agradecendo pela visita.
  • Se você tem um site de vendas, repita um desconto na segunda visita do seu cliente.
  • Crie um FAQ para ajudar aos novos visitantes a entender do que se trata seu site e como poderá usá-lo da melhor maneira.
  • Crie uma página de Contato e deixe diversos links espalhados por seu site para que seja fácil entrar em contato contigo.
  • Crie um concurso ou promoção para incentivar novos visitantes a acompanharem com frequencia o seu site.

Produzir mais conteúdo para seus visitantes

visao-geral-conteudo-webanalytics-10

Entender qual conteúdo atrai seus visitantes é importante para saber qual atitude tomar nos próximos três meses, até a próxima análise.

  • Expanda o menu “Conteúdo”, do lado esquerdo, e clique em “Visão Geral”.
  • Filtre as datas selecionando os três meses anteriores, como na imagem abaixo:

Pesquisar dados no Google Analytics por período de tempo

  • Encontre as 5 páginas mais visitadas nesses 3 meses.
  • Veja quais informações estão sendo exibidas em cada uma dessas páginas e determine quais são as informações que a maioria dos visitantes estão procurando.
  • Desenvolva um plano de conteúdo para o próximo trimestre, baseado nos assuntos que você acha mais relevantes de acordo com sua análise dos meses anteriores. Veja algumas idéias:
  • Criar vídeos sobre esses temas, enviá-los para o Youtube e promovê-los em artigos.
  • Concentrar seus esforços nas mídias sociais, promovendo-as a atuando de forma intensa.
  • Escrever um eBook falando sobre alguns dos assuntos que os visitantes procuram.
  • Escrever artigos falando sobre esses temas.

Publicando assunto que seus leitores gostam de ler você terá uma ótima fonte de discussão e compartilhamento, e com certeza fará seus visitantes retornarem.

Publique seus melhores artigos e concursos nos dias de maior tráfego

Anunciar concursos ou publicar conteúdos incríveis em dias de bastante tráfego podem garantir muitas conversões e fidelizações para seu site. Ao analisar o relatório dos visitantes do Google Analytics você pode ver quais os dias parecem gerar mais tráfego. Faça uma lista dos dias de maior tráfego e comece a tirar proveito da seguinte maneira:

  • Publique seus melhores artigos nesses dias.
  • Comece e termine concursos em dias de alto tráfego.
  • Gaste mais tempo com as redes sociais durante esses dias.
  • Publique eventos em seu site.
  • Atualize detalhes como design e estrutura do site em dias de pouco tráfego,.

Saber quando publicar, ou não, determinados conteúdos pode alterar significativamente as estatísticas do seu site. Use o Google Analytics como um manual para publicar novos conteúdos, notícias, concursos, eventos, vídeos, etc.

Transforme o Google Analytics em seu amigo e seu site terá mudanças incríveis

O Web Analytics é um grande fornecedor de dados do Google. Ele pode nos ajudar a aprender mais sobre nosso site através de milhares de dados disponíveis. O Google Analytics oferece um plano completo para dar aos visitantes tudo o que eles desejam. Certifique-se de tirar o máximo de proveito disse e você terá a web em suas mãos.

E você? Quais são as suas estratégias para receber mais visitas em seu site?

Este é um guest post escrito por Anderson Chipak que bloga no Como Criar Sites e Blogs.

Sobre Anderson Chipak

Anderson Chipak é formado em Sistemas de Informação e bloga em tempo parcial compartilhando informações sobre Programas de Afiliados, Monetização e Criação de sites e blogs.
Adicionar a favoritos link permanente.

15 Comments

  1. Olá amigo Anderson, primeiramente, parabéns pelo excelente artigo. Quanto ao Google Adsense, eu uso e recomendo para todos, pois realmente é uma ferramenta muito boa.

    Agradeço pelas dicas, abraço!

    • Anderson Chipak

      Euler, o Analytics é a ferramenta mais básica, porém é incrível a quantidade de informações que ela traz. Obrigado pelo comentário.

  2. Apesar de usar o Analytcs á um bom tempo, eu ainda fico meio perdido. Obrigado pelas dicas.

    Abraço!

    • Anderson Chipak

      Ixxx, eu também fico meio perdido nele Luiz. Tudo o que eu consegui descobrir ainda é 10% do que o Analytics é capaz. Obrigado pelo seu comentário.

  3. Excelente dicas, o Google Analytics é uma das melhores ferramentas da Google, e juntamente com a Ferramenta para webmasters fica ainda mais completo.

    Como disse o nosso Luiz Fernando logo acima, esse painel é muito complexo, e as vezes a gente fica meio perdido com tantas informações.
    Lendo seu artigo descobri áreas que ainda não tinha se quer visto.

    Mim ajudou bastante.

    • Anderson Chipak

      Oi André, eu comentei acima, para o Luiz, que eu tinha visto cerca de 10% do Analytics. Mas mesmo esse pouco já é o suficiente para ajudar em muitas coisas. Agradeço muito por sua participação.

  4. Olá aprendi no maior forum de internet marketing do mundo Warrior Forum , faço avaliação no google analytics todas as vezes que procuro fazer posts.

  5. Olá Anderson. Muito didático este artigo sobre o google analytics. As dicas que postou são realmente bem interessantes e servem bastante para quem estar iniciando um blog. Muito obrigado!

    Olá Celso. Não sei se reparou, mas no endereço url deste guest post, a palavra “definitivo” está aparecendo como “definitido”.

    • Anderson Chipak

      Oi Rodrigo, muito obrigado pelo seu feedback. Eu procurei escrever da forma mais clara possível para que minha mensagem fosse captada facilmente. Fico feliz por ter gostado e qualquer dúvida manda um comentário ai 😀

      Abraço!

  6. O google analytics e realmente uma poderosa ferramenta, e um grande aliado para nos blogueiros.
    Muito bom seu post, excelente.

  7. Anderson…
    você é muito, mas muito didático em seus artigos.
    Fantástico.
    O melhor artigo sobre o assunto que eu já li.
    parabéns.
    tô compartilhando…
    abraço pra você e para o Celso.

  8. Olá Anderson!

    É muito prazeroso ler artigos ricos em conhecimento como este.
    Era justamente o que eu procurava na inernet, porém demorei a encontrar um artigo que explicasse de forma clara como extrair o máximo possível do Google Analytics.

    Vou iniciar a implementação desta dicas e analisar os resultados.

    Parabéns pelo artigo e obrigado pelas excelentes informações.

    Abraços e muito sucesso!

  9. Gostei muito da leitura, é interessante e instrutiva.
    Obrigada

  10. Ótimas dicas bem completo esse tutorial.Não dar para trabalhar sem o analytics.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *