Gerencie o RSS Feed de seu blog com o FeedBurner

Criar Site no Webnode

logo feedburner

O Fedburner é um serviço de gerenciamento grátis de feed, atualmente oferecido pelo Google, que oferece muitas vantagens se comparado com o endereço feed padrão de blogs como o Blogger e WordPress.

Em seu painel de controle, ele oferece informações como a quantidade de pessoas que acompanham o conteúdo pelo feed, quantos cliques um determinado artigo teve, dias mais movimentados, tipos de navegadores mais utilizados entre outras informações úteis.

estatísticas do feed

Outra ferramenta importante que é oferecida pelo FeedBurner é ó sistema de newletter, que envia os novos conteúdos via email a todos os leitores que de cadastrarem por esta opção.

Como utilizar o Feedburner

Como citado anteriormente o serviço é totalmente gratuito, bastando logar-se com uma conta do Google como o Orkut, Gmail, Google Mais ou então criar uma nova conta.

Em seguida você precisa cadastrar o endereço feed de seu blog, que você pode encontrar clicando no botão do RSS Feed que aparece em seu template. Confira a imagem abaixo.

rss-feed-gif

No caso do WordPress, o endereço feed padrão é algo como https://www.seublog.com/feed/

Para finalizar, você precisa trocar o endereço padrão do feed de seu template, pelo novo endereço fornecido pelo FeedBurner. Se você não sabe como fazer isso, recomendo a leitura do artigo “Contabilize todos os seus Visitantes no FeedBurner”.

Você também pode adicionar uma caixa de captura de email e/ou uma popup que pode aumentar o número de pessoas que se cadastram via email.

Para saber como os visitantes estão acessando o seu conteúdo pelo feed, basta acessar o painel de controle do FeedBurner.

Gostou deste artigo? Então deixe um comentário e/ou divulgue nas redes sociais.

Sobre Celso Lemes

Blogueiro Profissional. Conhecimento sobre Marketing Digital, Google SEO, Divulgação Online, Redes Sociais, Webdesign, Divulgação de Empresas
Adicionar a favoritos link permanente.

33 Comments

  1. É uma pena que o Google não dê mais atenção ao FB, é um serviço muito bom que raramente apresenta problemas.

    Espero que ele receba algum upgrade com a mudança de layout quem vem afetando todos os produtos do google.

  2. O mau do FeedBurner é que ele falha na hora de enviar os e-mails para as pessoas confirmarem a assinatura, mo meu caso tem 270 pessoas que assinaram, mas tem apenas 136 pessoas cadastradas recebendo os artigos por e-mail.
    Tenho 5 e-mails diferentes, fiz um teste e me cadastrei em meu blog, só em 2 e-mail foi que recebi o pedido de confirmação do feedburner.

    • Claudio,
      As vezes o email de confirmação cai na caixa de spam. Aconteceu comigo em um teste que eu fiz.

      Abraço!

  3. Celso, eu tentei criar uma conta no Google Adsense e não foi aceito por que o meu site não esta em conformidade com as politicas do Google, será q você poderia da uma olha no meu blog para ver se tem algum problema?

    • Yure,
      Acredito que seja porque você fala mal de algumas empresas. Pode até ser que você esteja certo, mas acho que o pessoal do Google não gosta muito disso.

      Abraço!

  4. Rodrigo Silva

    O FeedBurner é uma excelente ferramenta, mais como disse a Angélica parece que o Google esqueceu que ela existe, na mesma hora que você tem 100 assinantes, pouco tempo depois não tem mais nenhum, só para citar alguns probleminhas, mesmo assim ainda não troco ele por outro.

  5. Ótima ferramenta do google para gerenciamento de conteúdo onde seus assinantes receberão em tempo real cada atualização do seu blog. Essencial, principalmente para quem deseja ter uma lista de e-mails autorizada e manter uma boa fidelização dos visitantes do seu blog.

  6. O FeedBurner tem alguns erros mesmo, tem vezes que meus números de assinantes sobem, e de um dia pro outro cai.

    Ps.: Fico bonitos esses botões na frente do logo hein Celso.

    Abraços!!!

  7. Rodrigo,
    Desculpe por ter deletado ele. Fiz isso porque ele não tem nada a ver com o artigo e nem com criação de sites ou blogs.

    Abraço!

  8. É não podemos deixar de lado o feed, ele é uma ótima ferramenta. Estilizar o feed no blog, é uma boa maneira de conseguir leitores.

  9. O FeedBurner tem uma grande vantagem: Ele e totalmente grátis e completo.
    Abraço!!!

  10. Uma dúvida, eu tenho mais de 156 assinantes, porém vários pendentes, existe alguma forma de mandar a solicitação de novo para quem não confirmou o cadastro, ou tem que ser manual (enviar email para cada um informando sobre o ocorrido)?

  11. Fazer Facebook

    Gosto muito das estatísticas que o FB me da, mas depois que o Google comprou o serviço parece que ele parou no tempo, não vejo nenhuma inovação a tempos. Infelizmente o WordPress ainda não oferece uma solução parecida com o FB, mas poderia muito bem oferecer via plugin JetPack, seria uma grande sacada!

    • Fazer Facebook,
      Também acho que o FeedBurner anda meio parado. Mas mesmo os serviços que já eram do Google como é o caso do Google Analytics ficaram parados no tempo. Acho que ainda vai demorar para o Google vir com novidades.

      Abraço!

  12. Parabéns pelo Post Celso! E parabéns ao Criar Sites!

    Com respeito à NEWSLETTER, acho muito interessante o método via Pop-up. Você tem alguma dica de algum Plugin para WordPress que solicite a NEWSLETTER via Pop-up. Observei neste site que existe um Pop-up para cadastrar EMail que fica no lado direito abaixo da página rolando ao descer ou subir da página, sem atrapalhar o internauta e há a possibilidade dele preencher e se não desejar, pode sair do Pop-up pelo botão “Fechar”. Para mim, este seria ideal. Tem algum Plugin que faz isto?

    No aguardo…
    Obrigado.

  13. Olá Celso.

    Por ter alguns bots de WordPress copiando todos os meus Posts, resolvi disponibilizar somente uma parte do Post.

    Entende, as pessoa se inscreve no Feed, e quando esta lendo o post no e-mail delas, tem que clicar no Leia Mais, para continuar a ler o Post.

    Tentei fazer isto para evitar esses bots. Mas achou que isso não traz uma boa experiência para o usuário.

    Então eu gostaria, de te-perguntar se é mais recomendo disponibilizar o Feed inteiro.

    Abraços!

    • Rafael,
      Isso acontece com meus artigos o tempo todo. Eu não me preocupo porque geralmente estes sites que copiam dificilmente recebem visitantes.
      Acho que não vale a pena limitar o feed por causa disso.

      Abraço!

  14. Olá Celso.

    Estou com problemas com o meu Feed do FeedBurner, então não vejo outra solução, se não em excluir o Feed.

    Então gostaria de saber, se for excluído o Feed, quais seriam ou problemas, será que se pode excluir um Feed e criar outro, sem problemas ?

    Abraços!

    • Rafael,
      Seu problema não é com a troca de domínio é?
      Bom de qualquer forma, eu acho que não tem problema em criar um novo feed para o seu blog. Só recomendo que crie o feed antes de deletar o outro.

      Abraço!

  15. Gilberto Andara

    Olá Celso,desculpe se minha nescessidade não tenha tudo a ver com o que comentam,é que com 66 anos as coisas ficam mais difíceis.
    Me inscrevi em alguns sites de filmes que após a inscrição pedem a confirmação,isto quer dizer:Me enviam um FeedBurner no qual tem um link que devo acessar para completar o processo,o que acontece é que meu e-mail não recebe o Feed e não consegui até agora achar no google uma informação segura e simples que me orientasse.
    Se o amigo tiver alguma dica seria de grande valia,em observação comento que já procurei na lixeira,excluidos,em todos os lugares,abçs.

    • Olá Gilberto,
      Isso acontece as vezes. Para resolver este problema você pode olhar na caixa de spam (lixo eletrônico) para ver se o email não está lá.
      Se não estiver, tente utilizar outro serviço de email para se cadastrar nesses sites.

      Abraço!

  16. Minha dúvida (ou limitação) é que não consigo fazer com que o feedburner exiba mais que os últimos 25 posts. Publico podcasts no Blogger e como passei da edição 30, tanto o feedburner quanto o itunes (que puxa a informação do feedburner) vai excluindo os episódios antigos para engessar a quantidade total de 25 na lista. Daí a pergunta: há opção para deixar o feedburner com posts ilimitados para blogs blogger?

    • Olá Luciano,
      Eu acredito que isso seja uma limitação do Feedburner, o qual você não tem como controlar.

      Abraço!

  17. Boa noite, eu já tenho o feedburner no meu site, porem minha duvida é, para que não precisamos entrar “todo dia” em nossas listagem de e-mails , o sistema não envia um e-mail para nós avisando que temos novos assinantes ? Pois quando um assinante deixa de seguir eu recebo um e-mail avisando e ao contrario não tem esse sistema ? Obrigado e aguardo retorno,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *