Editando Configurações no Blogger – Preferências de Pesquisa – (Parte V)

Criar Site no Webnode

Blogger Blogspot

Este é o vigésimo nono artigo da série Blogger Profissional – O processo de criação de um Blog de sucesso.

No artigo de hoje falarei sobre uma das partes mais importantes na configuração do seu blog, a alteração das preferências de pesquisa. Estar bem posicionado pelos mecanismos de pesquisa é extremamente importante para o crescimento de um blog, e, de um tempo para cá o Blogger tem se aperfeiçoado bastante para nos oferecer bons mecanismo para melhorar nossa condição nos sites de busca como o Google e o Bing, por exemplo.

Mas estas questões de SEO fica para um outro dia, por hora, vamos as configurações!

Editando as configurações de preferência de pesquisa no Blogger

Para acessar a área de edição das configurações de preferência de pesquisa do seu blog, acesse a área de configurações do seu blog, no painel de controle do mesmo, e clique sobre a opção PREFERÊNCIAS DE PESQUISA, que encontra-se no canto inferior esquerdo da sua tela. Ao executar estes passos você verá a seguinte tela:

Configurações preferências de pesquisa 1

Note que enumerei cada um dos itens editáveis desta área. Vamos ver abaixo para que serve, e como editar cada um destes itens:

1 – Descrição

A descrição é um dos elementos mais importantes no processo de aplicação das técnicas de SEO onPage. Está opção deve estar ativada, e como conteúdo da sua descrição, insira um texto sobre o seu blog e as coisas que as pessoas encontrarão nele.

Neste momento não tente ser perfeito em SEO, apenas insira uma descrição com no máximo 165 caracteres e que contenha as palavras-chave mais importantes para o seu blog.

Editando

Após clicar em editar você verá a seguinte imagem:

Configurações preferências de pesquisa 2

Selecione SIM e verá surgir o campo para inserção da sua descrição, conforme ilustra a imagem à seguir:

Configurações preferências de pesquisa 3

Insira a sua descrição e clique em SALVAR ALTERAÇÕES.

2 – Página não encontrada personalizada

Quando alguém acessa um site utilizando um link incorreto, ou que link para uma página que não existe mais, ocorre o erro 404, que é o erro referente à página não encontrada. O Blogger exibe uma pagina sempre que este erro acontece, no entanto, talvez fosse interessante você criar uma página de erro personalizada, para que seus leitores possam visualizar algo que lhes prenda a atenção e lhes instigue a continuar no site, mesmo após o erro encontrado.

Para saber mais sobre as páginas de erro, e sobre como criar uma página de erro personalizada, sugiro que acesse o artigo linkado abaixo, o artigo trata sobre o tema e foi escrito pelo Adelson Smania, um dos melhores blogueiros entre os que acompanho.

3 – Redirecionamentos personalizados

Muitas vezes é interessante fazer o redirecionamento de uma página para outra dentro do seu blog, principalmente quando for excluir algum post que estava desatualizado. Neste caso, use o redirecionamento personalizado, para evitar que o visitante caia diretamente na sua página de erro 404.

Por hora não realizaremos nenhum redirecionamento, até mesmo porque, não temos nenhuma postagem ainda. Mais adiante, talvez fora desta série, eu venha a postar um tutorial sobre como criar redirecionamentos personalizados no Blogger.

4 – Rastreadores e indexação

Aqui você pode editar configurações relacionadas aos robôs rastreadores dos mecanismos de busca. Sinceramente, sugiro que não mecha em nada neste ponto, até mesmo porque não é necessário (pelo menos não no seu caso, que está criando um blog agora).

Veja o que o Blogger lhe indica sobre este ponto:

Configurações preferências de pesquisa 4

Considerações finais
Hoje é a primeira vez que falei algo sobre SEO, no entanto, acredito que este não seja o momento adequado para você se aprofundar nestas questões, mesmo embora elas sejam muito importantes, e completamente determinantes quanto às condições que o seu blog encontrará na web.

Por hora, guarde suas energias para estudar as técnicas de SEO quando o seu blog estiver pronto para publicação de conteúdo.

E não se esqueça, amanhã tem mais artigos, afinal, a série continua…

Este é um guest post escrito por Robson Ribeiro que bloga no I9Blogs.

Sobre Robson Ribeiro

Fascinado por internet e tecnologia e estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Dedica boa parte do seu tempo ao aprimoramento de seus projetos na Web. Fundador e administrador do site i9Blogs.net.
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *