E-commerce Open Source | Como Montar uma Loja Virtual Grátis?

Criar Site no Webnode Grátis

e-commerce - Loja Virtual
Este artigo foi escrito por Rogério Gomes que é um especialista na plataforma E-Commerce e que mantém o site WRG Sites.

Neste artigo vou mostrar os melhores sistemas “gratuitos” para você montar seu e-commerce e vender pela Internet.

Meu foco hoje não é explicar detalhadamente cada sistema, mas sim, te mostrar quais caminhos você pode pegar para montar seu e-commerce gratuito.

Você já deve ter ouvido falar de casos sobre montagem de loja no Jommla, WordPress, quem sabe até já ouviu falar no Oscommerce,mas não tem nenhuma idéia de como montar a sua loja virtual com eles.

Oscommerce: O famoso e tradicional e-commerce oscommerce. Um belo e já bem conhecido sistema open source para criar uma loja virtual em poucos instantes. O seu grande diferencial seria a enorme possibilidade de personalização através de módulos.

Veja uma Loja Virtual Oscommerce Modelo. Aproveite e baixe o Manual Completo em Português .

Jommla: Se você já gosta do Joomla pelo grande poder de personalização, conheça então o plugin VirtueMart. Ele permite transformar a sua atual instalação do Joomla em uma poderosa loja virtual. Além de gratuito, pode ser personalizado a vontade.

Basta ter o Joomla e o Plugin VirtueMart, você pode fazer o download deles por Aqui.

WordPress: Além de ser um dos melhores sistemas para Criar Blog, podemos transformar ele em um sistema de e-commerce completo com o plugin WP E-Commerce.

Você pode baixar a versão gratuita deste plugin por Aqui.

Magento: Desenvolvido pela Varien, ele está revolucionando o e-commerce open source. Além de muitas funcionalidades, prepare-se para um design inovador.

Veja uma demonstração online do Magento. Você pode fazer o Download do Pacote de tradução para o português Brasil por Aqui.

Espero que este artigo sirva como base para a escolha de qual sistema gratuito você vai usar para montar seu e-commerce. Nos próximos artigos, vou dar detalhes sobre a instalação de cada um deles.

Falando nisso, sobre qual deles você gostaria de conhecer melhor nos próximos artigos aqui no Criar Sites.com?

37 thoughts on “E-commerce Open Source | Como Montar uma Loja Virtual Grátis?

  1. Li que a Google vai lançar a loja de comércio electrónico Google Check Out. Na verdade, já existe mas só em língua inglesa. Sabes quando chega a versão em língua portuguesa?
    Abraço de Lisboa

  2. Olá, a mais de um ano tenho um site feito por um webmaster. Fabrico instrumentos musicais não convencionais, o meu trabalho muda continuamente e precisaría colocar quasi continuamente novos videos (curtos) e algunas fotos, com os novos instrumentos que estou sempre criando……mais não tenho a menor posibilidade de realizar isto no meu site ya que eli é professional. A ayuda que presiso, é que se me ocurrió criar un segundo espaço que meus clientes poderíam visitar também, onde eu mesmo posa fazer isto com absoluta facilidade (colocar novos videos e fotos), inclusive aunque tiver algum custo para mim sería ótimo. Se tiver alguma ideia por favor estou presisando muito e presisa ser um mecanismo bem simples (tipo cuando a gente posta no mercado libre. Para resumir, sería algo asim….vocé é meu cliente e visita meu site oficial e ahí poder indicar outro espaço onde voce confere as últimas novedades. Desde ya …obrigado. Jorge Pombo

  3. olá,Rogerio gostaria de tirar uma dúvida,estou estudando para montar um site de locação para festa e sei que terei que usar bancos de dados tipo ” todos os estados brasileiros e etc ” .
    PERGUNTA : No Joomla eu consigo criar algo que me permita ter subpaginas com estados e municipios por exemplo ou não ?
    só programando ?

    obrigado ! emanuel paraiso/ Rio de janeiro

  4. Celso este site e bom mesmo, desculpe se aqui nao e o lugar adequado para dizer isso, mas coloquei um banner do seu site no meu blog, fiz questao valeu.

  5. Obrigado Celso, vou pesquisar o Webnode, de cualquer forma o que me preocupa que meu site ya tem 2 anos e eli está bem posicionado nos buscadores, será que se mudo tem que começar tudo de novo?. De paso te digo que se me ocurrió fazer um Blogspot para poder postar as mías novedades, mais também servió para ver a importancia de um especialista no asunto por tras de um produto. Obrigado novamente. Jorge.

  6. Ola. Estou com projeto para trabalhar em casa através da internet,gostaria de auxilio.não sei como se começa.poderia me ajudar? obrigado.

    1. Robero,
      Existem diversas forma de se ganhar dinheiro pela internet, você pode encontrar conteúdo relacionado a isso em vários sites. Recomendo que faça uma pesquisa para ver o que se encaixa melhor ao seu perfil.
      Mas lembre-se de que ganhar dinheiro pela internet não é uma coisa que acontece de uma hora para outra. É necessário muito estudo, esforço e paciência para ver os resultados.

      Abraço!

  7. ola, gostei muito do site me ajudou bastante
    só que ainda tenho algumas duvidas
    quero abrir uma loja virtual de bijoux e acessorios, só que não sei ainda do que precisa juridicamente não quero nada grande só apenas para vender para amigos e conhecidos e a quem se enteressar. vou entrar em sociedade com minha prima pois elas que faz bijoterias voçê acha que pode dar certo e da dinheiro
    ainda esta no papel mais vai sai daqui pra agosto se Deus quizer
    agradeço desde de já.

    1. Sara,
      Eu nunca vendi nada pela internet e não saberia dizer se um site assim pode dar resultados.
      Para saber se isto irá funcionar, a única solução seria tentar.

      Abraço!

  8. OLá!
    voês conhecem alguma ferramenta para criear lojas virtuais no memso estilo da Loja Pronta da Localweb ou Google Checkout, em que você naõ precisa ter uma hospedagem… em vez de pagar mensalmente, você paga uma porcentagem sobre cada venda que faz pelo site??

    A localweb vai tirar a solução dela do ar dia 30/11 e como minha loja não tem um grande volume de vendas, não compesan pra mim pagar mensalmente.

    Obrigada!

      1. Eu acxho que era só a loja pronta da localweb… =/

        E vc sabe se tem como eu integrar o carrinho de compras do pagamento certo em um blog comum, tipo blogspot??

        =)

  9. Boas dicas! Será que você poderia fazer um post falando do ponto de vista dos problemas e do tipo e qualidade de assistência dado por sites de e-commerce? a minha dúvida maior em qual escolher é justamente o que fazer na hora que dá um problema: hacker, vírus, pane… porque é nessa hora que a gente descobre a empresa.

    1. Vládia,
      Infelizmente eu não estou apto a escrever um artigo assim, porque eu mesmo não tenho nenhum site de e-commerce e também porque não utilizo nenhuma empresa que ofereça este tipo de serviço.

      Abraço!

  10. Saudações caros amigos. È sempre ótimo poder estar por aqui, admiro muito os postes e também a troca de ideias do pessoal.

    Minha duvida é o seguinte: sei que existe hospedagem e cada uma para uma especialidade, mas qual seria a mais indicada para lojas vistuais e que aceite o magento com preço em conta??? Celso tinha dito que usa o bluehost, mas ele permiti o magento??? Em uma pesquisa da net informava que os buscadores como o google coloca em melhor posição quando a hospedagem é adquirida no mesmo pais do site, isso é verdade?? E de preferencia uma hospedagem que permiti tabém colocar muitos sites. Uso o freehostia para testes e é muito bom.Mas agora to querendo começar a fazer de verdade. O problema do Freehostia é que não permiti pelo que sei, o Magento, ele não estar nos porgramas de instalação atomatica. Fico no aguardo por informações referentes as informações e muito obrigado!!!!

  11. OI tenho uma marca, mas ela e nova no mercado, eu queria criar um site de venda, li que tem uns que são gratuitos e achei interessante, qual destes e commerce gratuitos são melhores para minha marca!!! Espero que possa me ajudar! desde já agradeço a atenção!

  12. incrível estava querendo construir uma loja virtual para meu irmão mas não sabia muito sobre o assunto mas agora vou dar um fusada na net e ver o que dá.

    1. Eu recomendo o Magento é mais complicadinho de mexer, mas tem ótimos tutoriais na internet achei até video aulas excelentes de como configurar tudo de graça, só precisa ter a hospedagem e ser feliz.

      Hospedagem paga né gente, eu pago R$5,95 por mês é muito barato e seguro.

  13. Sr. Celso Lemos,
    O meu nome é Augusto e sou o dono de uma pequena loja de carros de Slot (Autorama no Brasil) em Portugal.
    Como é um negócio pequeno, pretendo criar uma loja virtual grátis de forma a minorar ao máximo os gastos.
    Não dominando como deve ser o mundo da Internet, será que o Sr. poderia me dizer qual a forma mais fácil de criar essa loja virtual?

    Parabéns pelo excelente site.

    Cumprimentos,
    Augusto

    1. Augusto,
      Acredito que ninguém irá comprar um carro pela Internet, portanto você não precisa de uma loja virtual, mas sim de um site para apresentar os carros disponíveis em sua loja.
      Se você procura uma forma fácil e barata de criar o site, eu recomendo o Webnode, que possui um construtor de sites online.

      Abraço!

  14. Celso, preciso criar um site e-commerce para uso interno na empresa.
    A diferença neste caso é que no checkout será enviado um email para um aprovador do pedido, sem a necessidade de pagamento, cadastramento de endereço, etc.
    Neste email terá um link da aplicação onde um gerente aprova o pedido. Após esta aprovação, será enviado outro email para a solicitação do produto e deverá ser enviado para o SAP da empresa uma instrução de débito em um centro de custos e crédito em outro. Sabe se estas ferramentas open source já tem esta flexibilidade de integração, ou teria que ser desenvolvido no site. Marcio

    1. Olá Marcio,
      Acredito que não exista um sistema assim já pronto para você usar. Neste caso você teria que contratar um programador para desenvolver o sistema para você.

      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie seu Site Grátis no Webnode