Como Criar um Ebook? Dicas práticas

Criar Site no Webnode

Como Criar um Ebook? Dicas práticas

Nesse artigo vamos debater 7 incríveis estratégias sobre como criar um e-book e promovê-lo na internet de maneira efetiva, pois sabemos que atualmente um e-book fornece grandes oportunidades para produzir conteúdo direcionado para públicos específicos, sintetizar idéias em um material qualificado (normalmente um arquivo no formato PDF) e ao mesmo tempo fornece a oportunidade de gerar tráfego para o seu blog, inclusive através das redes sociais.

Como Criar um Ebook?  Dicas práticas

1 – Escreva com foco

Ao invés de tentar escrever sobre tudo (e ao mesmo tempo não ser especialista em nada), é muito importante ponderar a idéia de criar um e-book sobre um assunto específico, de maneira altamente qualificada, como é o caso do e-book Otimização de Sites nos Mecanismos de Busca. Ter foco significa agregar uma série de conteúdos sobre um assunto específico e produzir informação com alta qualidade, sem se dispersar no desenvolvimento, pois isso é fundamental na hora de criar um e-book qualificado.

2 – Explore outros horizontes

Se você percebeu que o e-book que está desenvolvendo faz parte de um assunto genérico, pense também na possibilidade de expandir o horizonte do conhecimento, como no exemplo do e-book citado acima (focado em WordPress e Blogger), já existe também uma versão adaptada em como otimizar um blog criado no Webnode. Isso nos traz a ideia bastante clara de que assuntos diferentes são formas de captar conteúdo, tráfego, produtividade e também estamos falando naturalmente de ganhar dinheiro.

3 – Não tranque as suas oportunidades

Ao criar um e-book é importante levar em conta que você poderá escrever sobre diversos nichos de mercado, independentemente de você preferir por exemplo uma plataforma de blog em especial, mas ao mesmo tempo, levantando e abordando os prós e contras de cada uma delas, como é o caso do artigo sobre os prós e contras do WordPress e Blogger, que deixa bem clara a visão da necessidade de ter conhecimento globalizado e não se fechar para uma única realidade, pois dessa forma você poderá perder oportunidades valiosas.

4 – Aguce a curiosidade

Por vezes ser irreverente na criação do seu e-book poderá trazer ótimos resultados, incluindo a criação de títulos e sub-títulos bastante inusitados, que aguçam bastante o interesse na sua leitura, como é o caso do artigo com dicas para ter seu site penalizado ou banido do Google, trazendo a tona até um lado “diferenciado” que traz a idéia de uma leitura leve e curiosa.

5 – Explore as novidades

Se você planeja criar conteúdos com grande aceitabilidade no seu blog, pense na idéia de também explorar conteúdos baseados em novidades e tendências. Recentemente o Google+ vem sendo bastante discutido e analisado, com isso, analisar o impacto do botão +1 passou a ser um exemplo de conteúdo em alta para se trabalhar, pense nisso!

6 – O humor é produtivo

Em alguns momentos na criação do seu e-book, explorar um lado humorístico também é muito produtivo para sair “da rotina”, isso quer dizer que terá grandes oportunidades para promover um conteúdo e ao mesmo tempo focar a atenção dos seus leitores, como um exemplo, temos o artigo Google Panda chegou para te morder na Bunda, com um titulo bem diferente dos já criados no Criar Sites.

7 – Ofereça algo gratuitamente

Oferecer algo gratuitamente não está definido somente em um produto, mas também em serviços diversos, como uma forma da sua audiência conhecer melhor o seu potencial, servindo até como estratégia viral para o seu negócio, como é o claro exemplo da série Consultoria Gratuita, criada por Celso Lemes.

E no seu caso, já pensou em criar um e-book? Se deseja criar o seu primeiro e-book, pense também na idéia de promove-lo através da criação de um bom blog, e para isso, o Criar Sites já conta com um histórico de postagens suficiente para transformar o seu projeto em uma grande realização.

Este é um guest post escrito por Bruno Simomura do Meta Blog. Gostou do artigo Como Criar um Ebook? Dicas práticas? Ainda tem dúvidas ou sugestões? Então deixe um comentário abaixo.

Sobre Convidado

Este artigo foi escrito por um colaborador convidado (guest post).
Adicionar a favoritos link permanente.

18 Comments

  1. Olá Bruno, muito bom o post e realmente vai ajudar os blogueiros que estão desenvolvendo seus e-books. Eu já pensei em desenvolver um e-book para meu blog, mas ainda acho cedo e desejo esperar mais um tempo antes de lançar o primeiro livro digital do meu blog. Obrigado pelas dicas.

    Abraço!

    • Olá Euler!

      Fico feliz que tenha gostado. Acredito que a criação de um e-book é excelente como forma de marketing para o próprio blog, para ganhar dinheiro (com venda direta, plataforma de afiliados) e também como uma forma de criar um link building externo (do e-book para o blog).

      Um abraço!

      • Realmente ótimas dicas, lembrando que um e-book é uma ótima forma de ganhar dinheiro, gerar trafego e criar uma lista de e-mails. Ótimo post, parabéns!

  2. Muito bom, ebooks gratis é o que mais chama a atenção dos visitantes, quando divulguei o ebook do Celso em meu site foi a postagem que mais recebeu visitas.

  3. Há tempos que venho planejando escrever um e-book e agora que terminei os projetos desse ano, começo a trabalhar no e-book na primeira semana de 2012. Espero finalizá-lo no primeiro trimestre.

    Muito boa as idéias do Bruno, não tinha pensando ainda em criar um blog unicamente para promover o e-book. Parabéns!

    • Por coincidência encontrei esse comentário aqui e não poderia deixar de registar que, depois de muito trabalho, consegui realizar meu projeto de escrever meu e-book.

      Em breve, os leitores do Criar Sites poderão conhecê-lo.

  4. Realmente, produzir um e-book aumenta a sua credibilidade e ainda aumenta o trafego do blog. Já estou começando um projeto para produzir um, mas é coisa pro final do ano q vem (se o mundo não acabar antes). Otimas as dicas vou usar todas…

  5. Alexandre K. Cordeiro

    Bruno, parabéns pelo artigo!
    Ótimas dicas para a criação de um ebook.
    Eu pretendo criar um daqui um tempo e focado num assunto que eu tenha maior conhecimento e disponibilizá-lo gratuitamente.
    Abraço!

  6. Excelente Bruno, foi direto ao ponto sem muitos rodeios!gostei, parabens pelo texto!

  7. Ganhar Dinheiro

    Parabéns Bruno pelo excelente artigo! Realmente são ótimas dicas!!!

  8. Ótimo artigo, eu também acredito na força dos ebooks. Já estou escrevendo alguns.
    E “parodiando” o Grande Paulo Faustino, estou escrevendo o EbooK:
    ” De Problogger a Mendigo Virtual “.

    Obs: Não precisa me xingar. O significado de ” Parodiando” não é pejorativo. Apenas estarei fazendo uma Homenagem a ele, mas usando o humor e a brincadeira.

    Grande Abraço.

  9. Excelente artigo, parabéns gostei muito.

    Abraços!!!

  10. Exelente artigo… Parabens.!
    Otimas dicas para a criação de ebooks. Certamente com essas dicas ficara mais facil de escrever um Ebook..
    Sucesso!

  11. Muito bom post, dicas muito interessantes.
    Celso, não sei se você chegou a ver. Mas
    criei uma página em meu site de eBooks grátis,
    enfim, quero pedir permissão para você pra
    colocar seus eBooks na minha página.

    Abraços
    Junior Medeiros

  12. ursolina de souza silva

    Oi celso parabéns,pena que eu passei seis meses para descobrir sozinha,como colocar em pdf,eu consegui depois que instalei o adob reader 9, não sei como todos os dias eu tentava, até que consegui.Agora me ensina como que eu ponho um botão no blogger, para destribuir o meu e-book.Um abraço ursolina

    • Ursolina,
      No Blogger não tem jeito de distribuir arquivos PDF. Neste caso você vai precisar de um serviço de hospedagem para publicar seu arquivo. Você pode criar uma conta no site Free Hosting.
      Depois que publicar seu arquivo no servidor, você deve publicar uma imagem (que será o botão) utilizando o próprio editor de posts do Blogger e nessa imagem adicionar um link que apontará para o arquivo de seu e-book na empresa de hospedagem. Será algo como seusite.freehosting.com/arquivo.pdf

      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *