Dicas para Transferir um Blog do Blogger para WordPress

Criar Site no Webnode Grátis

Como transferir Blogger para WordPress

Se você tem um blog no Blogger e está pensando em transferi-lo para a plataforma WordPress, saiba que isso é perfeitamente possível, no entanto o processo não é tão simples como parece. Se você não fizer da forma correta, poderá acabar tendo que transferir todo o conteúdo manualmente, poderá perder muitas visitas, gerar erros 404 (página não encontrada), perder posicionamento nos buscadores e etc.

É claro que não dá para garantir uma transferência sem problemas e eliminar 100% dos erros 404, no entanto com os conhecimentos certos é possível garantir que a transferência seja mais suave e que a maioria das páginas tenham o mesmo endereço de quando ainda estavam no Blogger.

Desta forma você evitará trabalho extra e não perderá os visitantes que tentarem acessar as páginas antigas de seu blog, assim como também não perderá a maior parte do rankeamento que já tenha conseguido no Google e outros buscadores.

Portanto a transferência de um blog do Blogger para o WordPress deve ser uma coisa pensada. O ideal é que faça a transferência em um dia que não tenha mais nada de importante para fazer, melhor ainda se for no final de semana que é quando o número de visitantes é menor.

Se você estrá pensando em fazer isso,  confira o tutorial que estou apresentando que estará dividido em duas partes que te orientará sobre como proceder durante a transferência. A segunda será publicada na Sexta-Feira.

Faça uma simulação

Recomendo que antes de realmente partir para a transferência do seu blog, faça uma simulação instalando o WordPress em uma hospedagem grátis só para aprender como é feita a instalação e configuração do WordPress, dos plugins, importação dos posts e que também aproveite para escolher um template que se encaixe no que você deseja.

Isso será útil para que você amenize as chances de algo dar errado enquanto estiver transferindo o seu blog para valer.

Tenha um Domínio

Para que a transferência do blog seja um sucesso é imprescindível que o seu atual blog no Blogger esteja utilizando um domínio próprio por pelo menos 3 meses. Isso é necessário porque se você ainda estiver utilizando um subdomínio gratuito oferecido pelo Blogger como seublog.blogspot.com, não terá como redirecionar os visitantes para o novo endereço de forma automática, a não ser que adicione um redirecionamento em javascript, no entanto esta solução não é a mais recomendável porque ele apenas redireciona para a página inicial ou uma página qualquer que você definir.

Portanto é muito importante que antes de pensar em transferir seu blog, adquira um domínio próprio e o mantenha no Blogger por pelo menos 3 meses, pois desta forma o próprio Blogger fará um redirecionamento de seublog.blogspot.com para seunovoblog.com utilizando um redirecionamento 301, que além de redirecionar os visitantes para a página correta automaticamente, ainda informa os indexadores dos buscadores que o endereço mudou e que eles deve reindexar apenas o novo endereço.

Desta forma você não perde nenhum visitante e nem deixa eles frustrados por caírem em uma página que eles não estavam esperando, além de amenizar os problemas com posicionamento nos buscadores.

Ps. Para o caso de que você esteja pensando, o Blogger não permite editar o redirecionamento 301. Esse redirecionamento só é feito quando você configura um domínio junto ao seu blog no próprio Blogger.

Alterar o DNS do domínio

Minha recomendação é que só depois de preparar o blog para ser instalado é que faça a alteração do DNS do seu domínio para apontar para a nova hospedagem, pois assim você garante que seu blog estará o mínimo de tempo possível sem o conteúdo e as páginas funcionando perfeitamente.

Lembrando que dependendo da empresa em que adquiriu seu domínio, pode ser que o DNS demore 30 minutos ou até 24 horas (ou mais) para que ele esteja apontando para o seu novo servidor e se estabilize. Paciência!

Se você não sabe como alterar o DNS do seu domínio, recomendo que procure ajuda no suporte da empresa em que adquiriu seu domínio.

Instalação do novo blog

Eu não vou entrar em detalhes sobre a instalação do WordPress em si, já que isso tornaria este artigo demasiadamente grande. Portanto recomendo que você leia o artigo “Como instalar o WordPress“. Se você ainda não tem uma hospedagem e está em dúvida sobre qual escolher, recomendo que dê uma olhada na HostGator.

Para a maioria das pessoas o ideal é que deixe tudo engatilhado em sua hospedagem, como publicar os arquivos que compõem o WordPress via FTP, publicar o template e plugins que pretenda utilizar, preparar o banco de dados entre outros.

Depois que você alterar o DNS do domínio e ele estiver apontando para a nova hospedagem, você deverá terminar a instalação o mais rápido possível, para amenizar a perda de visitas e principalmente posicionamento nos buscadores devido aos erros 404. Se você já estiver com prática, este processo não levará mais do que 3 horas e não causará grandes perdas.

Lembre-se de que apesar de que as empresas de hospedagem informem um endereço temporário que você poderia acessar sua hospedagem e assim fazer algumas configurações, não é recomendável que você faça a instalação do WordPress pelo endereço temporário, porque será este mesmo endereço que o WordPress passará a utilizar.

É claro que existe um macete que permite alterar a URL de seu blog diretamente no banco de dados. Desta forma você poderia instalar o WordPress utilizando a URL temporária, fazer todas as configurações necessárias, deixando o blog pronto para utilizar e depois transferir o DNS do domínio para que ele utilize a URL correta, no entanto isso requer algum conhecimento sobre como trabalhar com o phpMyAdmin para alterar a URL diretamente no banco de dados. Se não for o seu caso, recomendo que evite esta opção.

Importação dos posts

Depois que você instalar o novo blog, o próximo passo é importar todos os posts que já tenha publicado no blog antigo, desta forma não perderá nada do seu trabalho. Para fazer isso acesse o painel de controle, clique na aba “Ferramentas” e em “Importar“.

Na nova página selecione a opção “Blogger” como mostra a imagem abaixo.

importar posts do blogger

Será solicitado que você instale um novo plugin que permite fazer a importação. Clique no botão “Instalar agora” e ative o plugin.

Em seguida clique no botão “Authorize” que iniciará a autorização para que o seu blog WordPress tenha acesso a sua conta do Blogger de forma que ele possa fazer a transferência do conteúdo.

importar blog

Na nova página, clique no botão azul escrito “Conceder acesso“.

conceder acesso

Será necessário então que você se logue em sua conta do Google em que seu blog está associado. Se já estiver logado, você será redirecionado a uma página dentro do WordPress em que poderá iniciar a transferência dos posts.

Selecione então o blog que deseja importar os posts e clique no botão “Import” que aparece ao lado. A importação terá início.

Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar

 

Depois de feito a transferência, os posts já aparecerão dentro de seu blog. Você só precisará fazer alguns ajustes como adicionar cada um deles em sua categoria correta, adicionar tags e etc.

Estrutura dos links

O terceiro passo será fazer a alteração da estrutura de links do WordPress, pois se você reparar, o Blogger adiciona na estrutura das URLs dos posts o ano e mês da publicação além da extensão .html ao final das URLs, o que não acontece por padrão no WordPress.

No entanto existe um macete que permite adicionar estas informações de forma automática em todos os posts no WordPress, o que garantirá que a estrutura do endereço será mantida e que não haja erros 404.

Para fazer isso, acesse o painel de controle do seu novo blog, clique na aba “Configurações” e em “Links Permanentes“.

Na nova página selecione a opção “Estrutura personalizada” e cole o seguinte código no campo disponível: /%year%/%monthnum%/%postname%.html

Confira a imagem abaixo que mostra como deverá ficar.

configurar links permanentes igual ao blogger
Clique na imagem para ampliar

 

Agora é só salvar a alteração para que todos os links dos posts tenham a mesma estrutura de links que tinha enquanto estava no Blogger.

Pronto! Agora é só curtir o seu novo antigo blog com todos os recursos que o WordPress tem a oferecer.

Gostou deste tutorial? ainda tem dúvidas em relação a transferência? Deixe seu comentário.

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

12 thoughts on “Dicas para Transferir um Blog do Blogger para WordPress

  1. São dicas muito úteis realmente e eu fui uma das muitas pessoas que tiveram um pouquinho de dificuldades para fazer tudo isso, porém foi muito valioso, pois depois que migrei para o WordPress o meu blog cresceu muito.

    Parabéns pelas informações

  2. Nunca use redirecionamento javascript, eles provavelmente serão mal interpretados pelo Google visto que muitos sites usam isso como técnica de Black Hat, somente redirecionamentos 301 são bem visto.

  3. NÃO É PUBLICIDADE!

    Só por informação , para quem quer migrar do blogger para wordpress de uma forma simples e fácil , recomendo que dê uma olhada no FERRAMENTAS BLOG HOST. Eles são especialistas em migração de blogs da plataforma blogger para wordpress.org. Estou dando essa informação pois talvez muitas pessoas não saibam dessa possibilidade.

    Abraços!

  4. Olá amigos do Criar Sites, fui fazer esta migração de um dos meus sites para o WordPress, mas deu vários conflitos, pois os marcadores do Blogger viraram categorias no WordPress e não Tags.

  5. Olá Celso !
    Mesmo com a opção de reestruturar os links da forma com que eram apresentados no Blogger, Gostaria de uma opinião sua sobre uma possível visão do Google para o novo website no WordPress.

    Como o Google veria essa mudança repentina, qual seria o impácto à curto prazo na reindexação do conteúdo do blog à nível de posicionamento.

    Abração Celso !

    1. Olá Miller,
      Se a transferência for feita corretamente, mantendo as estrturas dos links, o Google vai entender que o blog foi transferido, mas continuará indexando as páginas normalmente.
      eu já transferi alguns blogs de amigos que não deram problema nenhum.

      Abraço!

  6. Olá
    Estou há tempos com um problema para importar os posts do blogger para o wordpress. Antigamente ele importava normalmente, mas há alguns meses começou com uma mensagem de erro (abaixo) e não estou conseguindo importar nada. O blog que deve importar é muito grande, e não tenho como selecionar só os 15 mb que aparece na mensagem.
    Se puder me dar uma luz, agradeço:

    Import Blogger

    Howdy! This importer allows you to import posts and comments from an export of your Blogger account into your WordPress blog.
    You can grab an export of your blog data from Blogger then upload that file here.
    This Blogger support page explains how to export the file you need.
    Para pegar seu arquivo de exportação, vá até Configurações -> Outros -> Exportar blog no painel de controle do seu blog Blogger.
    Escolha um arquivo do seu computador: (Tamanho máximo: 15 MB)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie seu Site Grátis no Webnode