Dicas para obter um espaço Home Office mais funcional

home office 2

Algumas pessoas estão tendo o privilégio de trabalhar direto de casa, seja ao abrir o próprio negócio ou como um benefício da empresa para a qual prestam serviços. Com isso, é vantajoso ter um apartamento com 3 quartos, já que é possível transformar um deles em um escritório.

Porém, o home office nem sempre é fácil. Afinal, existe o desafio extra de se concentrar, mesmo estando no conforto do seu lar. A dica então é ter um espaço com o toque mais profissional possível. Por mais que você apenas caminhe alguns passos para entrar no escritório e começar seu dia de trabalho.

Dicas para obter um espaço Home Office mais funcional

Veja agora algumas dicas para deixar seu espaço home office mais funcional e aumentar sua produtividade:

Cores nas paredes

Algumas cores estimulam a criatividade e a concentração. Tanto que, se você já observou, estão presentes na maioria dos escritórios. No seu espaço home office, também é possível investir nesta ideia.

Você é dono do imóvel? Pinte uma das paredes de amarelo, cor que ajuda a se concentrar e ao mesmo tempo transmite boas vibrações. Caso não goste deste tom, o violeta ou o verde são bem-vindos. O primeiro está ligado a sabedoria e inteligência, enquanto que o verde passa tranquilidade e ajuda a aliviar o estresse.

Se o apartamento ou casa de 3 quartos é alugado, substitua a cor nas paredes por quadros e elementos que tenham essas cores.

Mantenha tudo organizado

Você está no conforto da sua casa, mas isso não significa que seu escritório precisa ser desorganizado. Ordem acima de tudo. Para isso, evite deixar papéis acumulados e tenha um espaço para guardá-los.

Pode ser uma gaveta, da sua própria mesa de trabalho, mas se a mesa não possui esse espaço, aposte nos famosos gaveteiros e nas pastas. Em cima da mesa, canetas e lápis devem estar organizados, dentro de porta-canetas ou estojos.

Cuidado também com os copos e canecas de café/água. Sempre que utilizá-los, leve de volta para a cozinha.

Fique longe de distrações

Mesmo que anteriormente o quarto fosse dedicado ao lazer ou a receber visitas, você precisará remover alguns objetos, para evitar distrações. Fotografias em excesso, na mesa ou nas paredes não são recomendadas. O ideal é se manter longe da TV, a não ser que você se sinta mais criativo e à vontade com o som dela ao fundo.

A ideia é que você consiga manter o foco no trabalho mesmo enquanto está em casa, para garantir que sua produção seja tão alta quanto se estivesse no escritório da empresa.

Observe a iluminação

Ambiente bem iluminado é essencial para quem trabalha home office. Veja se é preciso ajustar a iluminação do quarto escolhido para seu escritório. Talvez você precise adicionar um abajur ou luminária, mais próximo ao computador.

O ideal é deixar a mesa mais perto da janela, para deixar a luz natural entrar. Só tome cuidado para que o sol não reflita diretamente na tela do notebook ou computador, porque aí vai mais atrapalhar do que ajudar.

Mantenha todos os itens de trabalho no escritório

Para tornar o espaço de trabalho mais funcional, é importante que você tenha a mão tudo que vai precisar para desenvolver suas atividades. Por mais que esteja em sua casa, o ideal é não ficar levantando e circulando a toda hora para buscar um objeto. Levante apenas se for para espairecer e relaxar um pouco.

Mantenha todos os itens dentro do quarto que você escolheu para ser o seu escritório. Eles devem estar sempre à mão e bem organizados. Você evita a distração e se mantém verdadeiramente concentrado no que está fazendo.

Cadeira confortável

Enquanto estiver exercendo seu trabalho o que você fará na maior parte do tempo? Além de concluir o que planejou para aquele dia, você estará algumas horas sentado. O que isso significa? Que para o espaço home office ser realmente funcional, sua cadeira precisa ser confortável.

Cadeiras duras ou semelhante àquelas que vemos nas mesas das salas de jantar não são indicadas para trabalhar. O recomendado é que ela seja estofada e se adapte às suas necessidades. Sem contar que seus pés devem ficar apoiados no chão e as costas retas, para evitar problemas na coluna.

Diminua a quantidade de fios

Fios não ajudam muito em um escritório em casa. E como seu computador será o único no espaço, é interessante investir em tecnologias sem fio. Troque o desktop por um notebook com boa bateria, que não precise se manter tanto tempo conectado a energia elétrica.

Além disso, mouse e teclado sem fio (para quem deseja usar o apoio para notebook) e modem Wi-Fi vão facilitar a sua vida. Pretende usar o telefone com certa frequência? Aposte nas chamadas direcionadas para o celular ou em um aparelho sem fio, que fique em sua mesa.

Foco no trabalho

Quem trabalha em casa corre o risco de a família confundir um pouco as coisas e acabar querendo resolver problemas familiares no seu horário de trabalho. Deixe claro que durante o período escolhido você está desenvolvendo atividades profissionais e não quer ser interrompido.

Uma sugestão é manter a porta do quarto-escritório fechada, pode até colocar uma placa ou mensagem na porta com um toque mais cômico, dizendo: “não interrompa, gênio criando”.

Se possível, escolha o espaço da casa mais longe de toda a movimentação, para que assim você se foque e esteja longe de barulhos que possam interromper sua concentração. A casa é muito barulhenta todos os dias?

Os fones podem ser a melhor forma de manter o foco. Coloque uma música clássica ou playlists de músicas que você não conhece, para que fique mais fácil continuar suas atividades sem interrupções.

Cuidado com a temperatura do ambiente

Estar em um ambiente muito quente ou muito gelado não é interessante para quem está trabalhando. Procure manter a temperatura sempre ideal e confortável. Invista em ventilador e ar-condicionado no verão e no aquecedor no inverno.

Lembre-se que o espaço precisa estar confortável para você, de forma que possa se concentrar no trabalho e não precise ficar levantando a todo momento para trocar de roupa, abrir uma porta ou fechar uma janela.

Gostou das dicas Dicas para obter um espaço Home Office mais funcional? Agora você já sabe como seu espaço home office pode ficar mais confortável e funcional!

Sobre Celso Lemes

Blogueiro Profissional. Conhecimento sobre Marketing Digital, Google SEO, Divulgação Online, Redes Sociais, Webdesign, Divulgação de Empresas
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *