Dicas para Divulgar seu Site Webnode

Criar Site no Webnode Grátis

divulgar site no webnode

Se você já criou um site no Webnode, mas até agora os visitantes não começaram a aparecer, pode ser que você esteja precisando de uma ajudinha.

Existem diversas coisas que você poderá trabalhar dentro e fora de seu site para conseguir alavancar as visitas e é esse o tema deste artigo, onde você vai aprender as técnicas que eu mesmo utilizo em todos os meus projetos. Vamos lá?

Já cadastrou no Google?

seo no google

Depois que você cria seu site, pode demorar um tempo até que o Google o encontre e indexe suas páginas e existem duas formas de acelerar esse processo.

Uma delas é cadastrando o endereço manualmente nesta página oferecida pelo próprio Google. Seu site poderá aparecer nos resultados do Google em poucos minutos.

A outra forma é conseguindo um link em um site que já esteja bem indexado no Google. Desta forma quando o indexador do Google passar pelo site em que você conseguiu um link, ele passará a indexar o seu site também.

A vantagem nesta forma é que o Google dá muito valor a links vindos de outros sites, o que é considerado um voto de credibilidade (desde que o link seja de qualidade). Quanto mais votos de credibilidade, mais importante é o site em questão para o Google e as chances de conseguir aparecer em melhores posições nos resultados são maiores.

Lembrando que a princípio, seu site estará apenas cadastrado, no entanto ele não aparecerá em boas posições e provavelmente nem receberá visitas vindas do Google. Será necessário publicar uma boa quantidade de conteúdo de qualidade e fazer um bom trabalho se SEO para que ele comece a ter um bom desempenho.

Para descobrir se seu site pelo menos já foi cadastrado, faça uma pesquisa da seguinte forma: site:seusite.com (troque o seusite.com pelo endereço de seu site).

Já otimizou as páginas?

Existem diversas coisas que você pode trabalhar em seu site de forma a melhorar o desempenho nos resultados das buscas, o que é chamado de otimização de sites ou SEO (search engine optimization).

As opções de otimização no Webnode estão em “Propriedades” que aparece na parte superior do painel de controle.

opções de otimização

Depois que você clicar no botão “Propriedades“, verá a seguinte janela. Preencha com as informações pertinentes a cada uma das páginas de seu site.

informações de seo da página

Como anda o conteúdo?

O Google prioriza o conteúdo de qualidade, pois é isso o que os internautas estão a procura quando utilizam seu buscador. Se o conteúdo em um site for escasso ou sem qualidade, provavelmente ele não conseguira aparecer em boas posições nos resultados das buscas.

Quando eu cito conteúdo de qualidade, estou me referindo aquele tipo de conteúdo que as pessoas perdem seu tempo “digerindo” e que com certeza recomendariam para os amigos.

Se esqueceu das redes sociais?

As redes sociais também são muito importantes para divulgar qualquer coisa hoje em dia. Para aproveitar essa onde, é necessário que você adicione botões de compartilhamento, like box ou mesmo caixa de comentários nas suas páginas.

A opção de redes sociais no Webnode pode ser encontrada em “Mais” e em “Redes Sociais“.

redes sociais no webnode

Facilite a vida de seus visitantes!

Só textos?

Hoje em dia existe uma grande facilidade de se criar conteúdo em diversas formas que vão além do tradicional texto. Portanto, recomendo que não pense em criar conteúdo na forma de vídeos, podcasts, e-books, imagens, entre outros.

Isso atrairá visitantes que de outra forma, certamente você não conseguiria. Um exemplo disso é o Youtube…

Está criando uma comunidade em seu site?

Quando as pessoas comentam em seu site, na maioria dos casos ou é spam ou elas esperam uma resposta (espero que não seja spam). Portanto é essencial que você responda a estas pessoas no menor tempo possível.

Com o tempo, você acabará criando uma comunidade em seu site, fazendo com que outras pessoas com interesses semelhantes também apareçam e discutam sobre o assunto.

Outra vantagem disso é que o conteúdo presente nos comentários não deixa de ser conteúdo e poderá ser indexado no Google, atraindo ainda mais visitantes.

Como você entrega seu conteúdo?

Depois que os seus visitantes acessam o seu site, você deve pensar em formas de se conectar a ele novamente. Uma forma eficiente de se fazer isso é adicionando um formulário de captura de emails, para posteriormente divulgar seu conteúdo via email.

Aqui no Criar Sites eu tenho utilizado no Aweber, no entanto existem diversas outras formas de se criar listas de email para fazer email marketing.

Comente em outros blogs

Outra forma de divulgar seu site é comentando em outros sites e blogs em nichos semelhantes ao seu. Quando você publica um link, na maioria das vezes é possível adicionar a URL de seu site, o que poderá posteriormente ser clicado por pessoas que visitam o site em questão.

Lembrando que o ideal é que você apenas publique comentários que agreguem valor ao artigo presente na página. Isso evitará que seu comentário seja deletado e também incentivará que as pessoas cliquem para saber mais sobre a pessoa “inteligente” que você é.

Divulgue no Google Mais

O Google Mais é uma rede social do… adivinha…. Google.

Tudo o que você compartilha lá, pode ser indexado no buscador do Google, além de ter maiores chances de suas páginas aparecem nos resultados das buscas para as pessoas que estão em seus círculos.

Portanto, é importante que você participe ativamente no Google Mais e que procure incentivar as pessoas a te seguirem.

Conclusões
Criar um site no Webnode é apenas a primeira etapa de um site de sucesso. Você precisará aprender estas e tantas outras coisas relacionadas a sites. Mas com estudo e dedicação, você chega lá.

Recomendo que baixe o meu e-book “12 Passos para divulgar seu site” em que eu falo de uma forma mais completa sobre como você poderá divulgar seu site para um público cada vez maior.

Gostou destas dicas? Ainda tem dúvidas ou sugestões? Então deixe seu comentário abaixo.

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

6 thoughts on “Dicas para Divulgar seu Site Webnode

  1. Celso o que está acontecendo com o criarsites? Eu lembro da época que chegava a quase 15 mil visitas por dia. Vc poderia fazer um artigo explicando o que deu errado e o que deu certo, além disso, como (ou se) vc vai contornar essa situação, acho que depois disso vc perdeu o ânimo… Ah Ótimo artigo parabéns!

    1. Também gostaria de saber… como pode cair tanto com conteúdo de qualidade e original, ótimo domínio etc…

      Parece que hoje em dia é só pagando para ter tráfego, não esta fácil no Google, nem Facebook nada…

      Abs.

    2. Olá Luckasfera,
      O CriarSites caiu no Google já faz mais de um ano. Eu até agora não sei todos os detalhes sobre porque ele caiu, mas vou tentar criar um artigo sobre o assunto.

      Abraço!

      1. Obrigado Celso, vou ficar no aguardo deste artigo. Não desista! Suas dicas me guiaram em muitas coisas no meu site e aposto que irá ajudar outros bloqueios tbm!

  2. Excelente artigo Celso Lemes.
    Também gostaria de saber o que aconteceu com o CriarSites, seria ótima essa matéria.
    Parabéns!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie seu Site Grátis no Webnode