Descubra porque seu site está lento: Parte I

Criar Site no Webnode

Descubra-porque-seu-site-está-lento
Ninguém gosta de esperar um site carregar, e o Google não é diferente. Sites muito lentos podem ter seu posicionamento nos resultados de busca prejudicado, além de afastar grande parte dos leitores.
O problema é que não basta saber que o site está lento, é preciso identificar os motivos e consertar cada um deles, por isso elaborei uma lista de vários fatores que comumente fazem sites e blogs ficarem muito lentos. Para o artigo não ficar muito grande a lista foi dividida em Parte I e Parte II.

Conheça os primeiros 10 fatores que podem estar comprometendo a velocidade do seu site:

Imagens pesadas

Imagens são ótimas! Elas chamam a atenção do leitor, são indexadas pelo Google Images, aparecem quando o artigo é compartilhado no Facebook… Mas infelizmente um dos maiores vilões em sites com carregamento lento são as imagens. Imagens muito grandes e pesadas demoram muito para carregar e levam a um desempenho do site.

Para que as imagens não prejudiquem seu site a melhor coisa a se fazer é otimizar todas elas utilizando um editor de imagens, como o Photoshop, onde você pode controlar a qualidade e o peso com que a imagem será salva.

Infelizmente nem todos tem acesso a programas como o Photoshop, mas ainda assim na internet existem ótimas ferramentas gratuitas capazes de deixar qualquer imagem muito mais leve. Aqui no Criar Sites duas delas já foram bastante mencionadas, o Smush.It.

Hotlink das imagens

Muitas vezes você tem uma imagem interessante em seu blog e alguém resolve copiá-la para colocar em outro site. O problema começa quando a pessoas que está copiando a imagem simplesmente chama a sua imagem diretamente do seu servidor. Isto é Hotlink.

Na prática a imagem vai aparecer no outro site, mas será carregada a partir do seu servidor, consumindo recursos pelos quais você está pagando. Se isso começa a se repetir, com muitas imagens sendo copiadas dessa forma, a velocidade do seu site pode ser bastante prejudicada.

Felizmente existem meios de impedir que outros sites façam Hotlinks das suas imagens, para saber como você pode ler outro artigo que escrevi a pouco tempo aqui mesmo no Criar Sites:

Imagens quebradas

Quem utiliza o WordPress instalado em um servidor pode ter um problema mais específico com as imagens. Como o Janio Sarmento explicou em um artigo aqui no Criar Sites, se uma imagem é deletada do servidor, mas não é excluída da página, sempre que aquela página for acessada a imagem será solicitada, mas como ela não existe mais o WordPress inteiro será carregado na memória do servidor, fazendo com que diversas consultas ao banco de dados sejam realizadas apenas para mostrar um erro e cada consulta atrapalha o desempenho do site todo.

A situação ficará ainda pior se vários sites ou algum site de grande visitação fez hotlink para aquela imagem, por sorte um artigo escrito pelo Janio possui uma solução bem interessante para esse problema:

Otimize seu WordPress com um subdomínio para imagens

Muitas imagens

Mesmo com as imagens otimizadas, se existirem muitas imagens na mesma página ela continuará lenta para carregar, pois os navegadores só podem realizar o download paralelo de certa quantidade de arquivos por vez, ou seja, apenas alguns arquivos são carregados ao mesmo tempo, os outros têm de aguardar a “sua vez”, se forem muitos arquivos o tempo de carregamento se torna maior.

O interessante é que a solução para os downloads paralelos é basicamente a mesma apresentada pelo Janio Sarmento no tópico anterior para o problema das imagens quebradas no WordPress.
Acontece que os navegadores interpretam domínios diferentes como sendo locais/servidores diferentes, então se as suas imagens estiverem em subdomínios o navegador pode carregar as imagens ao mesmo tempo em que carrega os outros arquivos do site. Então se você armazenar as imagens em um domínio ou subdomínio diferente, o carregamento se torna um pouco mais veloz.

O Favicon.ico

O favicon.ico é uma imagem que fica na raiz do seu servidor e é exibido no canto esquerdo da aba do navegador quando seu site é acessado e também aparece quando uma página do seu site é salva nos favoritos.
O problema é que mesmo que você não tenha essa imagem todos os navegadores irão sempre solicitá-la e isso interfere na sequência de download dos arquivos de seu site, então tenha certeza de que essa imagem está no seu servidor, pesa menos de 5K e é menor que 16×16 pixels, para que ela carregue o mais rápido possível.

Aqui no Criar Sites já foram publicados ótimos artigos sobre a importância do favicon.ico e ferramentas que podem ajudá-lo a criar um para seu site:

Publicidade em excesso

Ter banners de publicidade em excesso no seu site pode prejudicar o carregamento, afastar os visitantes e o Google, uma vez que muitos banners são em Flash ou apesar de serem imagens, são bastante pesados.
A melhor opção nesses casos é diminuir a quantidade de publicidade no site e distribuir melhor os banners restantes. Como já foi dito em diversos artigos no Criar Sites, a publicidade bem posicionada gera melhores resultados que a publicidade em excesso.

Banner de parceiros

Assim como no caso da publicidade, ter muitos banners de blogs e sites parceiros pode deixar seu site muito mais lento, além de ser uma prática mal vista pelo Google, pois pode ser considerada troca de links.
Uma boa ideia é ver quais são os cinco parceiros que lhe trazem mais visitas e manter apenas os banners deles, excluindo todos os outros. Outra solução seria utilizar um sistema para rotação desses banners, assim não apareceriam todos de uma vez e o prejuízo seria menor.

O Celso já publicou um ótimo artigo com dicas preciosas sobre como escolher os seus parceiros, sem dúvida é uma leitura essencial para todos:

Plugins desnecessários

Uma das grandes qualidade do WordPress é a existência de milhares de plugins que permitem fazer coisas que normalmente não seriam possíveis. Mas infelizmente algumas pessoas abusam dessa facilidade, adicionando dezenas de plugins desnecessários.

O problema é que os plugins são compostos de dezenas de arquivos, assim a cada plugin adicionado o servidor do seu site precisa executar inúmeros processos para que o plugin funcione e cada processo torna o site um pouco mais lento.

Se o plugin for mal programado ou ocorrer incompatibilidade com outros plugins o problema pode ser ainda pior, pois além de deixar o site lento, plugins podem parar de funcionar ou no mais terrível dos cenários o site inteiro pode ser desconfigurado.

Então não perca tempo e desative todos os plugins desnecessários, que não agregam valor ao site e que você não precisa. Tanto o Celso quando o Rhenan Cardozo já haviam falado sobre o assunto em dois artigos, mas é sempre bom refrescar a memória.
Como deixar o WordPress mais rápido para carregar

Scripts irrelevantes

É muito comum ver sites com scripts que em nada agregam ou cuja utilidade não compensa a perda de velocidade no carregamento do site. Desde imagens que seguem o ponteiro do mouse, backgrounds em movimento, um box flutuante de boas vindas… Já vi sites usando de tudo para chamar a atenção do leitor, mas dessa forma só o que conseguem é afastar os leitores e também o Google.

Como disse o Celso em artigo anterior, sempre que for incluir um novo Javascript, pense no valor que isso trará ao site e se isso será útil ao visitante, não coloque no site apenas porque você achou interessante.

Flash, o eterno inimigo da velocidade

O Flash já vem sendo apontado como vilão há muito tempo, e com razão. O uso de elementos em Flash pode tornar o seu site extremamente pesado, pior ainda se o site inteiro for feito com essa tecnologia.
Além disso, o Flash é pouco indexado pelo Google e não funciona em grande parte dos celulares e tablets, principalmente em aparelhos da Apple, como o iPhone e o iPad.

Hoje existem inúmeras tecnologia melhores que o Flash que são capazes de fazer a mesma coisa, em muitos casos até melhor. Então, como mostram os posts a seguir, não existem motivos para continuar utilizando ele em seu site:

Aqui no Criar Sites já foram publicados ótimos artigos sobre ferramentas que permitem avaliar a velocidade do seu site, então utilize cada uma delas para fazer quantas avaliações achar necessárias.
Verifique a velocidade de carregamento do seu site com o WebWait
Teste a performance de seu site com o GTmetrix

Esses são apenas 10 dos muitos fatores que podem influenciar na velocidade de carregamento do seu site. O Google leva em conta essa velocidade para decidir em que posição o seu site deverá ficar nos resultados de busca e os leitores detestam sites lentos, então se seu site está com problemas para carregar, verifique isso o quanto antes.

Na próxima parte veremos outros 10 motivos que podem deixar seu site lento! Aguarde!
E como está a velocidade do seu site?

Este é um guest post escrito por Fernando Roberto que trabalha no site da empresa Guia Fácil.

Sobre Convidado

Este artigo foi escrito por um colaborador convidado (guest post).
Adicionar a favoritos link permanente.

3 Comments

  1. Daniel Oliveira

    As imagens devem ser o que torna o site mais lento a carregar. Quem usa o wordpress tem a vantagens de este CMS criar uma versão das imagens mais pequena e mais leve com um link para a imagem em tamanho real, visto que quando utilizamos os atributos width e height do CSS, estamos a tornar a imagem mais pequena na tela, mas o peso dela continua a ser o mesmo, porque o navegador primeiro carrega a imagem real e só depois a minimiza de acordo com os valores do width e do height. Acredito também que a elevada taxa de rejeição de alguns sites também se deve ao fato de algumas pessoas terem a conexão lenta e abandonarem os sites mais pesados.

    Quanto ao artigo está muito bom.
    Abraço!!
    Daniel Oliveira

  2. silver account

    Mas, mesmo corrigindo o erro não consigo inserir nenhuma imagem que seja do computador, apenas imagens de sites da internet. Já tentei outras imagens, de outros endereços e também tentei usar os formatos GIF e PNG, mas nenhum deu certo.

  3. Muito boa as dicas! O favicon realmente é um problema, sempre coloco um favicon padrão em meus sites e depois adiciono outro personalizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *