Customize a Newsletter de seu Blog no FeedBurner

Criar Site no Webnode

Como Customizar o Feedburner Newsletter para o seu Blog

Recentemente uma amiga me perguntou como editar o título dos emails que são enviados pelo Feedburner, o que foi uma surpresa para mim, já que não fazia ideia de que isso era possível e nem de como proceder.

O problema é que por padrão, o Feedburner envia os boletins tendo como assunto o nome do site, o que não é nada chamativo para os leitores que sempre veem o mesmo assunto em todos os boletins. No caso do CriarSites.com, o boletim sempre vinha com o texto “Criar Sites” no assunto de todos os emails como mostra a imagem abaixo.

email do boletim de novidades sem customização

Fuçando um pouco no painel eu descobri como fazer a alteração, que agora exibe o nome do título do post + Criar Sites. Confira a imagem abaixo.

email do boletim de novidades

Como Customizar o Feedburner Newsletter para o seu Blog

Para editar o título dos boletins enviados pelo Feedburner, você precisa acessar o painel de controle, clicar em “Publicize“, em “Email Subscriptions” e em “Email Branding“.

No campo “Email Subject/Title” adicione o código:

${latestItemTitle} Nome de seu Blog

E em “Logo URL”  adicione o endereço completo de onde se encontra seu logotipo.

configurações feedburner

Você também tem a opção de customizar a fonte, cor da fonte e cor do fundo dos emails. No meu caso eu deixei na configuração padrão, mas isso fica a seu critério. Só tome cuidado para não escolher uma combinação que torne difícil a leitura do texto.

Dica extra

Você também pode traduzir o texto com o link de ativação que é enviado para os visitantes que acabaram de se cadastrar na newsletter. Para fazer isso, ainda no campo “Email Subscriptions“, clique em “Communication Preferences” e traduza o texto de acordo com as suas preferências.

traduzir feedburner

Se você não souber o que colocar na caixa “Confirmation Email Body“, adicione o seguinte texto que eu traduzi.

Olá,

Recentemente você se cadastrou no boletim de novidades do CriarSites.com.
Para que o sistema possa enviar emails para você, é necessário que você ative o seu cadastro. Para fazer isso, clique no link abaixo: Não é vírus!

${confirmlink}

(Se o link acima não for clicável, copie o link e cole em seu navegador e aperte “Enter“.)

Nota
A dica de personalização do boletim de novidades no Feedburner foi enviada por Silvia do blog Japão em Foco.

E se você ainda não está recebendo as novidades do CriarSites.com, cadastre-se aqui

Sobre Celso Lemes

Blogueiro Profissional. Conhecimento sobre Marketing Digital, Google SEO, Divulgação Online, Redes Sociais, Webdesign, Divulgação de Empresas
Adicionar a favoritos link permanente.

64 Comments

  1. Ariel Ferreira

    Mais uma ótima dica Celso

  2. Olá Celso;
    Fazia um tempo que eu tava procurando esse código do título ! shushua Excelente dicas !

    Estou só com mais uma dúvida que falta resolver que é, enviar apenas parte do conteúdo do post pois assim, se tiver um início chamativo trará alguns visitantes a+ para o site na postagem enviada.
    Até porque o FeedBurner não envia os vídeos que fazem parte da postagem e tão pouco um link para o mesmo que tem que ser adicionado manualmente.

    É isso aí celso tutorial de grande ajuda !

  3. Olá Celso, eu já estava querendo te perguntar isso, mas não tive a oportunidade e agora como você colocou este post em relação ao FeedBurner eu queria perguntar a você como você colocou para que o campo para cadastro fique subindo conforme suba a página e desça conforme o visitante desça a página. Espero que entenda.
    Obrigado,
    Abraços.

  4. Olá Celso,

    Parabéns pela dica. Fui dar uma olhada no meu feed e estava tudo errado por lá.

    Com as suas dicas “consertei” os erros, e agora acredito que ficou muito melhor para os leitores entenderem o e-mail de confirmação (deve aumentar o número de e-mails confirmados), assim como acredito que eles também ficarão mais interessados em ler meus artigos pelo título apresentado no e-mail.

    Abraço!

  5. Oi Celso!
    Quero lhe agradecer pela ajuda na configuração do título da postagem no feedburner. Graças à sua ajuda, agora, meu boletim está personalizado e mais atraente. Com o título no e-mail com certeza as pessoas ficam mais tentadas a lê-lo e não se corre o risco de leitor encaminhá-lo como spam. Outra dica é colocar o link do logo do seu blog em formato reduzido em Comunications preferences, assim, se o leitor encaminhar seu boletim para outros amigos, seu logo irá também. Obrigada por mencionar meu nome na postagem e continue sempre trazendo novidades para nós blogueiros que nos inspiramos no seu sucesso!
    Abraços!

  6. Valeu celso! Acabei de customizar o meu feed (ultradicasbr). O da mensagem de confirmação eu já sabia, o do titulo ainda não.

  7. Ótima dica Celso! Agora só precisa dar umas dicas de como conseguir mais inscritos pro sistema de feed

  8. Muito bom esse tutorial Celso, eu assino alguns Feeds de outros blogs e via a logo deles no Feed e sempre quis colocar a minha também.

    Abraços!!!

  9. Celos você troco o fundo do Criar Sites pra branco? quando vi branco achei que era algum erro no navegador e recarreguei a página, fico muito bonito.

    Abraços!!!

  10. Humberto Muniz

    Celso e melhor você deixar o fundo todo branco, ou com uma cor uniforme, esse fundo com vários detalhes e tons tira o foco da visão da área principal, que e o conteúdo e a publicidade, A… coloca um aviso que esta fazendo mudanças cheguei a reiniciar varias vezes o navegador achando que tinha algo de errado. Risos…

    • Humberto,
      Eu estou fazendo umas mudanças. Eu tentei o fundo totalmente branco, mas achei que tinha ficado estranho, pois havia muito branco.
      Voltei o branco novamente, pois parece que você e o Rosiel preferem o branco. Vou esperar a reação dos outros visitantes.

      Abraço!

      • Gostei, ficou um visual mais limpo e mais próximo ao visual de seu site, fazendo com que o logo se sobressair.

      • Humberto Muniz

        Celso depois de anos com o fundo preto você vai estranhar realmente, isso e normal, o bom e que o fundo com uma cor uniforme não requer carregamento de imagem, pois você pode escolher a cor do fundo usando o recurso do próprio tema, outra sacada interessante seria mudar a fonte dos menus colocando uma fonte mais apropriada para web, no caso uma fonte sem serifa,”linhas retas” fontes com serifa são mais adequadas a serem usadas para impressão

        • Humberto,
          Acredito que seja isso mesmo. Me acostumei com o template do jeito que ele era.
          Quanto a fonte, não sabia dessa diferença entre a fonte sem serifa. Eu troquei para a fonte Arial. O que você achou?

          Abraço!

  11. Otima dica Celso, agora vou me cadastrar no Feedburner para colocar um sistema de newlister nele.

  12. Humberto Muniz

    O titulo dos menus todo em maiúscula usando uma fonte um pouco maior “sem serifa e claro” ficaria legal e destacaria o menu reforçando ainda mais a usabilidade do site que já e nota 10

    • Humberto,
      O título dos menus eu não tenho muito controle com o Thesis Theme. Ele não permite editar esta parte.

      Abraço!

    • Humberto,
      Entendi errado. Já estou fazendo a alteração no títulos dos menus.

      Abraço!

      • Celso essa fonte Arial fico bom, mas achei que ela está muito claro, um pouco mais escuro acho que ficaria melhor.

        Tenho uma pergunta, no gadget “Top comentadores” como que funciona, é os top comentadores de mês? e por quê você não fica nele? você desativa seus comentários?

        Abraços!!!

        • Rosiel,
          Obrigado pela dica. Vou testar com uma cor mais escura.
          Quanto ao Top comentadores, ele conta os comentadores do mês. Quando começa um novo mês, o contador é resetado automaticamente.
          Nele eu tenho a opção de excluir comentadores pelo nome utilizado na hora de comentar.

          Abraço!

  13. Celso como fazer essa caixinha flutuante ai no canto do seu site para c cadastrar e receber informações via email

  14. Vlw pela atenção Celso, Abraço !

  15. O Feedburner é um ótimo serviço do google e além dessa possibilidade de customizar a newsleeter do blog ainda existem abas com características únicas capaz de deixar o feed do seu blog muito mais bonito e alternativo. Aconselho a usar a linguagem português que pode ser selecionada no topo a direita para entender melhor suas funcionalidades.

  16. Humberto Muniz

    Vocês perceberam que nos estamos criando o novo layout do criar sites isso não e incrível? Deixem suas opiniões e ideias, aqueles que sempre reclamam que o layout do criar sites estava ultrapassado e etc. mostrem a cara e dem. sua opinião agora e hora de mudança e o celso novo mais uma vez dando a oportunidade de nos mesmos criarmos o novo criar sites isso chega a ser emocionante nunca vi um site fazer isso …

  17. Muito bacana o artigo. Parabéns a todos da equipe, as informações aqui serão muito uteis pra mim.

  18. Alexandre Magno

    celso, como eu mudo o idioma da caixinha de confirmação de email que abre logo após clicar em “subscribe”?

    • Alexandre,
      Você pode fazer isso clicando na aba “Publicize” e em “Email subscriptions”. Lá tem a opção de mudar o idioma.

      Abraço!

  19. Baixa e Confia

    Ola , To tendo problema , Tenho Vários Assinantes só Que quando posto o Artigo !!! o Feed Burner ele envia meu Artigo Completo , como meu site e de Download a Usuário pode ate baixar sem entra no meu Site, To perdendo muita visita com isto , Mim da uma dica ai !!!

  20. Celso o que aconteceu com o FeedBurner? todos os contadores estão com zero assinantes, o meu, o seu e outros blogs.

    Abraços!!!

  21. Igoor Bakaninha

    alo Celso, queria saber se tem como vc postar um tutorial enssiando a fazer uma caixa de newsletter para por no topo do blog em css, com a Caixa Inserir Nome / Inserir E-mai e o botão cadastrar, vllw obrigado, igual deste site que to falando http://www.ferramentasblog.com

  22. Ótimo artigo! Ainda tenho uma dúvida: como configurar para que apenas sejam exibidos o resumo dos meus posts na newsletter do meu blog http://www.estudonline.com (ao invés do artigo completo)?
    Abraços!

    • Ewe Pampola,
      No WordPress você pode fazer isso clicando em “Configurações”, “Leitura” e marcando a opção “Resumo”. Isso fará com que todos os seus leitores recebam um resumo tanto no feed como na newsletter.

      Abraço!

  23. Olá Celso, tudo bem com você meu querido?
    Espero que sim;)

    Bem, vim até este post pois não encontrei outro e este me pareceu mais adequado para te fazer uma pergunta sobre o feedburner:

    – esta configuração acima no post, eu uso já faz tempo e de fato é bem melhor a visualização a quem recebe nossa newsletter.
    No entanto, depois de mexer um bocado no feedburner, sem querer devo ter alterado algo e agora não consigo acertar, retornar como era antes.
    É que quando publicamos mais que um artigo no dia, inicialmente ao receber o feed por email, logo após o cabeçalho do Feedburner, aparecia primeiramente uma lista com todos os artigos recentemente publicados, e abaixo destes, é que começavam os artigos um a um.
    Tal como é quando recebo teu feed, e tem mais que um artigo publicado: primeiro aparece a lista com o título deles somente, e abaixo é que aparecem os artigos um a um, exemplo:

    * titulo 1
    * titulo 2
    * titulo 3… (etc).

    Será que consegui explicar direito? vc consegue me entender Celso?

    Pois então, eu quero que volte a ser assim e eu sei que esta opção fica lá no feedburner na aba;
    – Publicize >> depois Email branding >> e a seguir no quadradinho que aparece ” Change Subject when an email has 2 or more items”.

    Mas não sei configurar qual seria a opção para aparecer assim como o Criar Sites.
    Será que voc6e poderia me ajudar e orientar qual a opção do link/ html ali eu devo colocar?

    No meu caso está marcada a caixinha e assim: ♥ Amor e Paz Sem Fronteiras ♥ ${latestItemTitle}

    desde já grata pela atenção de sempre!

    Apesar de há tempo não vir comentar, continuo lhe acompanhando fielmente e lendo seus ótimos artigos 😉

    Paz e sucesso a ti querido Celso!
    Abraços 🙂

    • Olá Lucy,
      Por aqui vai tudo bem. E por aí?
      Acho que entendi o seu problema, mas infelizmente eu não sei como resolver isso. Eu acho que não fiz nada de especial na minha conta do Feedburner.

      Abraço!

  24. Olá Celso.

    Atualmente envio 10 posts com somente o título. Gostaria de enviar um post somente, mas com o corpo do texto completo?

    Assim como é enviado o do criarsites.

    Outra coisa. Qual é a média de retorno de clicks (usuários que clicam e vão para o seu site) para um site com 6.000 usuários ativos, mas ou menos?

    Exemplo: Enviei 9 horas da manhã um feed com 6.000 usuários ativos. Quantos neste dia chegarão ao site através deste canal?

    Valeu. Estou no aguardo.

    • Olá Rodney,
      A forma para enviar o conteúdo completo no feed vai depender de como está criando seu blog. Eu não consegui descobrir qual é o seu. Se fosse no WordPress eu poderia ajudar.

      Quanto a taxa de retorno eu não tenho nenhum dado e mesmo se tivesse ele não serviria para o seu pois depende muito do tipo de público que seu blog recebe e de como essa lista de 6.000 leitores foi feita. Tem muitas variáveis para se levar em consideração.

      Abraço!

  25. Olá Rodney,
    No WordPress é necessário clicar na aba “configurações” e em “Leitura”. Na nova página deve-se selecionar a opção “Texto completo”.

    Abraço!

  26. Sensacional Celso!!! Muito Obrigado 🙂

    pergunta: Como eu faço pra deixar apenas uma imagem do post na newsletter? Como o seu print ai no post (bandeira do reino unido por exemplo)…

    • Olá Rogério,
      Não tem como especificar o que aparece no Feedburner. Ele coleta o conteúdo que foi publicado no post.

      Abraço!

  27. Gilson Conejo

    Como colocar anuncio dentro do Feed?
    Vi na imagem que tem um anuncio no lado direito.

    Aguardo

    • Olá Gilson,
      As publicidades que aparecem no feed do meu blog são as que já aparecem no post. Acho que não tem como adicionar publicidades apenas no feed.

      Abraço!

  28. Olá!
    Ficou bem legal a configuração, mas tem uma coisa que eu gostaria de modificar. No remetente aparece o nome do blog e no assunto aparece o título do post, ao lado do título do post aparece novamente esse mesmo título, o que deixa muito repetitivo. Existe alguma forma de aparecer a introdução do texto ou um resumo do post? Acho que ficaria melhor.

    Além disso, existe alguma forma de não aparecer o post inteiro, ou seja, aparecer apenas o primeiro parágrafo e depois um link para obrigar a pessoa a entrar no site?

    Muito obrigada!

    • Olá Bianca,
      Existe sim. Nas configurações do blog existe uma opção para mostrar apenas um resumo no feed. Com isso todos os leitores que receberem o conteúdo pelo Feedburner serão obrigados a clicar no link para ver o conteúdo inteiro.

      Abraço!

  29. Olâ Celso,

    Você sabe se é possível configurar o Feedburner para enviar um email com cada nova postagem do blog?

    Obrigado!

    • Olá Guilhermo,
      É possível sim. Nas configurações do Feedburner você pode especificar que ele deve enviar o email a cada postagem.

      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *