É confiável Utilizar Empresas de Hospedagens Grátis?

Criar Site no Webnode Grátis

É confiável Utilizar Empresas de Hospedagens Grátis

Essa semana mais uma das empresas de hospedagem grátis que eu recomendo aqui no CriarSites.com fechou suas portas (a ATBHost net), trazendo diversos problemas para seus usuários, que sem aviso nenhum perderam todo o seu trabalho.

Infelizmente hoje em dia é comum ver estas empresas apresentarem problemas internos, ficarem inacessíveis por longos períodos ou simplesmente sumirem do mapa (junto com os sites dos usuários).

É confiável Utilizar Empresas de Hospedagens Grátis

O fato é que estas empresas pagam  todo mês um valor relativamente alto referente a locação e manutenção do servidor e oferecem seus serviços gratuitamente na esperança de ganhar algum dinheiro por meio de publicidades obrigatórias que são exibidas nos sites dos usuários ou prestação de serviços extras, como a venda de domínios ou de hospedagem com maior qualidade.

O maior problema enfrentado por estas empresas de hospedagem grátis é o abuso por parte dos usuários que desrespeitam as regras impostas por elas e utilizam os servidores para armazenamento de arquivos protegidos por direitos autorais, envio de spams, distribuição de vírus entre outras coisas, e isso acaba gerando uma necessidade muito grande de manutenção para, solucionar problemas, para verificar os usuário legítimos e banir os aproveitadores.

Também temos o problema de que maioria das vezes o servidor funciona com sua força total, já que estas empresas hospedam o máximo de sites possível, o que aumenta as chances de erros no sistema, lentidão, ataques de crackers e etc.

Tudo isso aumenta muito os gastos com a manutenção do servidor, podendo tornar inviável para a empresa oferecer o serviço gratuitamente e em último caso, forçando a fechar suas portas.

Portanto minhas recomendações para quem pensa em iniciar em um servidor gratuito são…

Hospede somente sites sem muita importância

Eu somente recomendo o uso de servidores gratuitos para publicação de sites que em caso de o servidor ficar fora do ar ou fechar suas portas, o impacto será mínimo, como é o caso de  sites de hobbys, sites pessoais ou para aprendizado.

Se você pretende publicar sites de empresas, projetos importantes ou que você pretenda ganhar algo, eu recomendo o uso de uma hospedagem profissional.

Cópia de segurança

Sempre crie cópias de segurança de todos os arquivos que você tiver publicado no seu site, incluindo o banco de dados (se estiver utilizando).

A cópia será muito útil para que você possa recuperar seu trabalho em outro servidor, caso você seja impedido de continuar utilizando o atual servidor.

Utilize um domínio próprio

O uso de um domínio próprio garante que caso a empresa de hospedagem que você estiver utilizando feche suas portas, o impacto será o mínimo possível, já que você poderá transferir o seu site para outra empresa de hospedagem, sem perder as visitas ou o posicionamento nos mecanismos de busca que já tenha conquistado.

Conclusões
As empresas de hospedagens grátis são um elemento fundamental para pessoas que estão aprendendo a criar sites, porém na minha opinião devem ser deixadas de lado quando a pessoa adquire uma certa experiência ou pretenda partir para algo mais sério.

Uma hospedagem profissional não sai tão caro assim, podendo ser adquirido por menos de R$100 ao ano e que pode salvá-lo de muitas dores de cabeça no futuro.

52 thoughts on “É confiável Utilizar Empresas de Hospedagens Grátis?

  1. È isso aí! Eu mesmo já perdi um grande trabalho por hospeda-lo em um dominio gratis! Pois quando comecei não tinha muita experiência e também não queria gastar com esse trabalho. Só que com todo o sucesso recebia muitas visitas e conseguia faturar uma grana todo mês com anuncios. Quando me animei, de repente o site sumiu por 2 meses, depois voltou a funcionar só que não conseguia atualiza-lo com a senha que eu possuia, tentei entrar em contato mais não obtiva resposta!!! Hoje o site ainda está no ar só que como ja disse não consigo atualiza-lo e ele esta cheio de virús!

  2. Nossa!!!
    Meu site era hospedado ai ainda bem que sai antes que tudo fechasse já era uma porcaria.
    Odeio host gratuito.
    Mudou para o uol host agora sou feliz 🙂

    1. Hospedei meus sites no UOL e estou infeliz, desespedo na realidade
      Retiraram o construtor de site e dizem que era gratis, podem fazer isso.
      paguei hospedagem de janeiro de 2011 até janeiro de 2014 estou ha 50 dias sem construtor e ainda dizem que tenho que reconstruir todo o meu site em outra plataforma do uol.
      Pior não estão liberando a transferencia dos meus dominios para outra empresa.

  3. Hospedagem grátis é um problema, já tive problema tambem, hoje prefiro pagar hospedagem, para evitar problemas.
    Abraço

  4. O que você acha do wordpress?
    É confiável?

    Cheguei ao wordpress recomendada por um colega de trabalho, que tem um site lá há anos.

    Mas fiquei preocupada ao ler seu post.

    1. Pessoal.. uma duvida simples..
      que site eu posso indicar para meus futuros clientes hospedar seus sites?
      dei uma olhada no Registro.br mas, seila. . nao pressinto ke essi seja o ideal

      Dicas PF xD

  5. Guia Natal,
    Repare que neste artigo eu falo sobre as hospedagens grátis e não sobre os construtores de sites/blogs online.
    O WordPress.com é confiável sim, pode criar seu blog lá.

    Abraço!

  6. Olá Celso, eu queria uma ajuda sua.
    Estou precisando de uma hospedagem Windows ilimitada.
    Fiz umas perguntas para meu amigo google e ele acabou me indicando essa empresa, mochahost.com
    Gostaria de saber se você conhece essa empresa? é confiável? os preços dela são acessíveis.
    Também fiquei sabendo sobre a locaweb.com.br porém os preços são um pouco mais salgado para ASP que é o que eu preciso, e o pior é que encontrei algumas reclamações quanto ao serviço de e-mails deles entre outros.
    Você conhece essas duas empresa? qual das duas me indicaria? tem alguma outra que conhece mais confiável com um preço nessa média?
    Obrigado

  7. Júnior,
    Eu nunca ouvi falar dessa mochahost.com e não posso dizer nada sobre esta empresa, já a Locaweb é uma das melhores empresas de hospedagem no Brasil e seria a que eu indicaria.
    Infelizmente eu não tenho conhecimento de empresas que ofereçam servidores que suportem ASP e não posso te indicar outra empresa.

    Abraço!

  8. Entendi Celso, mas e quanto aos problemas nos e-mails, tem conhecimento? Vi uma outra hospedagem aqui no seu site que me chamou a atenção. insite.com é boa? confiável? já testou?
    Valeu pela ajuda.

    1. Júnior,
      Eu não sei destes problemas com os emails. Meu irmão tem uma hospedagem lá e nunca teve problemas deste tipo.
      Quanto a Insite eu não recomendo porque já vi muitas pessoas reclamarem.

      Abraço!

  9. Meu dominio ta com o Cara que me robou, 😐 To usando algums afiliados. e participando daqueles sites que pagam por cliques, Celso, se poder responder, quanto custa em media um Dominio no godaddy pra blogger? valew e parabens pelo trabalho com o Site, CTRL+D

  10. Rayffe,
    Eles estão vendendo o domínio a $10.69/ano
    Sinceramente falando, se você pensa em adquirir um domínio na Godaddy, eu recomendo que pegue o domínio diretamente no Blogger que custa $10/ano, já que assim você não tem dor de cabeça com a configuração do domínio.

    Abraço!

  11. Essa semana tive esse transtorno, o HPG um site gratis, que é comandado pelo portal IG, sem aviso previo mudou sua plataforma, DELETANDO todos os clientes GRATIS (sem comentarios), A minha frustação é com tanta tecnologia no mercado, como uma empresa desse porte pode cometer um abuso de tamanhas porpoções deixando milhares de usuarios na mão, e ainda comercializando os e-mail dos usuarios gratis, para seus clientes pagos.

  12. Só para se ter uma ideia, as empresas de cobranças, bancos, lojas e outras mais que depende de e-mail para mandar suas propostas e localizar possiveis devedores utilizam-se desses bancos de dados fornecidos pelas empresas que oferencem site gratis, agora faz a conta de quanto essas empresas pagam para ter essas informações. Site Gratis é pago por alguem, voce acha que é de graça!!! mais vc esta sendo vendido para o comercio.

  13. Marcelo,
    Eu fiz uma pesquisa referente a este problema e percebi que eles estão deletando sim, mas são sites que não estão totalmente de acordo com as regras impostas por eles. Será que esse não foi o seu caso?

    Quanto a eles venderem seu email, isso é verdade, a maioria faz isso 😥

    Abraço!

  14. Celso bom dia !!
    Gostaria de saber uma coisa.. no caso de hospedagem com subdominios, eu posso colocar propagandas minhas ?

  15. Hahaha, perdi meu blog pessoal.

    O legal é que alguns dias antes eu tinha instalado um plugin que faz backup, mas tava lotado de coisas pra fazer e até esqueci de fazer ^^’.

    Pelo menos foi bom pra aprender… não faço isso novamente…

    Mas, sem dúvida, mesmo, foi o melhor host gratuito que usei, como alguém aí já disse….

  16. Celso,
    Já tentei obter algumas respostas antes, mas realmente vou precisar de sua ajuda. Criei um site pela webnode e estou utilizando o subdominio deles, porem antes de desenvolver o projeto eu ja havia pago o plano anual pelo kinghost e preciso usar meu proprio dominio. Em contato com o host me informaram que eu preciso ter acesso ao ftp e banco de dados do provedor e eu nao consigo isso de jeito nenhum. Sabe como devo proceder???
    Ficarei muito grata se vc me responder

    Até mais…

  17. Antes de possuir empresa de hospedagem, sofri pacas até apreder a esta dura lição. Desenvolvia site para clientes e quando menos esperava: puf! cadê o bendito site?
    Era uma época em que hospedagem paga era cara e, para muitos, inviável até.
    Mas, hoje em dia, não é tão caro e, no meu ponto de vista, a maioria das empresas que oferecem hospedagem grátis acabam entulhando os websites com propraganda e prejudicam o visual dos mesmos, sem falar dos parcos recursos dos paineis de gerenciamento.

  18. Acho que voces nao tem conhecimento do xpg.com.br é da oi.com.br
    uma empresa grande por tanto dificilmente vai parar de funcionar,alem do mais é uma empresa de renome.

  19. Celso,se eu usar uma hospedagem grátis(Freehostia) e usar um Dominio Co.cc e a Freehostia falir e desativar todas contas Gratuitas,eu poderei perder tudo??TUDO mesmo??
    É que eu não sou maior de idade,não posso comprar um dominio,e meus pais não acredita em ganhar dinheiro na internet(é claro,pra ganhar,não é de um dia para o outro)
    entao minha unica opção é optar por uma hospedagem Grátis…

    Ixi,mesmo depois de ler este post,vou na fé,vou usar o Freehostia até eles falir e eu quebrar as pernas *-*
    Será que eles fechao assim de um dia pro outro??
    E gente,não usem WordPress.com ele vai fechar as portas!!

    1. Jorge,
      Sim, você pode perder tudo, tudinho mesmo.
      Não acho que eles poderão fechar as portas assim, mas é claro que existe a possibilidae.

      Porque você está dizendo que o WordPress.com vai fechar as portas?

      Abraço!

      1. Celso li no G1 e em outros blogs que o WordPress vai fechar suas portas porque um INFELIZ que utiliza o wordpress.com postou conteúdo impróprio no seu blog,e a Abranet (Associação Brasileira de Provedores de Internet)Avisou que não há recursos técnicos que tire apenas um site do ar,então vão tirar TODOS só no BRASIL ^^
        Isso é só um resumo!!

        Quem é esse Ricardo Verissimo ????

        Segundo a empresa FreeHostia,ela te da uma hospedagem de 12MESES (1ANO) e depois disso acaba seu trabalho.

        Entao celso,se eu não conseguir de jeito nenhum um HOST pago seja na uol no em qualquer lugar(PROVAVELMENTE NÃO CONSIGA) e eu claro optar pela FreeHostia e meu prazo de 12MESES acabar na conta1!…Meu blog já éra e não da pra transferir para outro conta2 criada alguns MESES ou dias antes da conta1 expirar ??e ficar com o mesmo numero de visitas e tals??

        Celso,queria que você me ensinasse algumas coisas para WordPress,porque não tenho experiencia com WordPress…
        Tipo se você poudesse me ensinar a personalizar um template,plugins bons,mexer em um tal plugin de SEO…Porfavor!!
        Nem que eu faça uma amizade com uma pessoa+18 aqui da cidade e combinar com ela de eu Dou o dinheiro do HOST e ela paga pelo boleto ou sei la,eu não conheço muito isso …Mas isso vai ser difícil………….Não aguento mais esperar,até eu chegar aos 18 anos,são 5anos *-*…E com esse HOST GRÁTIS,Não fico animado em faser uma site/blog,porque sei que um dia ele vai embora *_*.

        E desculpa por todos esses comentários enchendo a sua paciência!

        1. Boa tarde.

          Ricardo Verissimo é alguém que, assim como você, ainda na menoridade todos duvidavam das idéas, até então, muito futuristas.
          Atualmente sou empresário no ramo de Hospedagem de Sites.

  20. Celso,porque quando modifico a palavra para comentar,a que você usa ai a “Deixe um comentário” Sabe??Então,eu coloco igual “Deixe um comentário” mas fica “Deixe um comentrio” , a palavra á não fica,acho que é por causa do ACENTO neh??
    Como eu faço pra dixar normal???
    Eu editei ela nos códigos de “comments.php” !!

    1. Jorge,
      Creio que o seu template não entenda os acentos, por isso você precisa utilizar os acentos codificados.
      Para fazer isso, você pode utilizar um editor de sites com o NVU. Escreva a palavra com acento, utilizando o modo visual e depois altere para HTML e copie o código.

      Abraço!

  21. Celso,eu vi seu site OSABETUDO,e já me cadastrei…vi que tenho que ter uma conta AdSense…E fui direto criar uma…
    Só que na hora de colocar o endereço,coloquei a Rua certa só que não coloquei o NUMERO da casa… *-* …ei fui tentar enviar outro pedido,mas não da,minha conta já éra neh??vou tem que criar outra depois dessa ser recusada??
    Ou dá pra receber por essas coisas ai de conta bancária ou outra coisa??
    Uma coisa que o endereço não interfira(Fazendo ter que criar outra conta)

    Eu sou técnico de informatica (com 13anos de idade),
    posso dar algumas dicas e tals??
    Posso usar agregador de links??
    Posso colocar em meu blog tipo:
    “Titulo do post que fiz no OSABETUDO”

    Leia Mais… (Apontando para o link do meu post no OSABETUDO)

    1. Jorge,
      Eu nunca ouvi dizer de um caso assim, mas creio que quando eles notarem que está faltando dados, eles vão solicitar alguma informação extra para você.

      No oSabetudo você pode criar artigos relacionados a qualquer coisa, desde que não seja ilegal, racista, obceno e etc.
      Você pode criar links apontando para seus artigos sim. Isso ajudaria eles a ganharem melhores posições no Google e conseqüentemente, mais dinheiro para você.

      Abraço!

  22. Celso, que hospdegem paga(profissional) você recomendaria para um site de médio porte?

    Ah… a propósito, parabéns pelo seu site, realmente tem muitas dicas interessantes!

  23. Caro Celso sou seu leitor assíduo, tenho um site com hospedagem grátis que ja esta no ar a um tempinho e ja tem um número razoável de visitas vindo google, so que agora eu fiz uma hospedagem paga com domínio próprio. Gostaria de saber se existe alguma possibilidade de redirecionamento para não perder muitas posições no google. O site é em html, feito no Microsoft Sharepoint (antigo frontpage). Acredito que não tem como faze com o redirecionamento 301 por se tratar de hospedagem gratis e se for possível se vc teria noção de como se faz.
    Obrigado pela atenção

  24. Eu tenho 5 sites na mesma hospedagem no uolhost e nao tive dificuldade na preparação. Entrei no suporte e imediatamente eles criaram as pastas para os sites serem publicados, sem complicação. O limite d sites hospedados por hospedagem é 5.
    Abraço
    Carlos André

    1. Carlos
      Então eles mudaram alguma coisa. Meu irmão havia solicitado isso e eles passaram as informações de como fazer e mandaram ele se virar.
      Bom, mesmo assim eu acho melhor o HotGator que é ilimitado.

      Abraço!

  25. Realmente devemos ter todo cuidado ao utilizar serviços de hospedagem gratuitos. Eu penso que se você quer iniciar um projeto na internet deve começar investindo e o mínimo que se deve investir é em domínio e hospedagem, porque você pode perder um projeto inteiro por estar hospedando em um servidor gratuito.

  26. Gostei do post. Quando comecei utilizei a x10hosting que apesar de ser uma excelente hospedagem grátis tinha seus contras, como por exemplo usuários utilizando scripts que davam falhas no sistema e assim o site ficava offline umas horinhas por semana….

  27. Meu blog é da blogger, portanto ainda não tenho esse tipo de preocupação. No entanto, pretendo em breve montar um site de e-commerce e outro de jogos online. Aí é que a porca torce o rabo! Na hora de escolher o serviço de hospedagem, acho que o mais importante é o suporte oferecido pela empresa.

    HostGator: americana, mesmo com atendimento em português, o serviço não é centralizado na matriz e isso talvez possa prejudicar.
    Uol: atendentes do sul do país. Alguém sabe o que isso significa? O pessoal daquelas bandas costuma ser arrogante.

    Provavelmente ficarei com a Locaweb.

    1. Márcio,
      O da HostGator eu tenho um irmão e uma cunhada que tem contas lá. Eles dizem que o atendimento é bom, mas é necessário utilizar o chat.
      O UOL tem muita gente reclamando, é só pesquisar no Google.
      Da Locaweb é bom, o que eu não gosto é do painel de controle deles.

      Abraço!

  28. Celso, primeiramente agradeço pelas informações contidas nesse site:
    pergunto estou querendo fazer um site para uma empresa que presto serviço, e ja fui autorizado . e um para mim,
    te pergunto ?
    na hostgator posso hospedar os 2 em minha conta.
    mesmo sendo nomes diferentes
    um abraço.
    cisso

  29. E ai meu amigo Celso Lemes!!!
    Estou já a algum tempo querendo mudar a minha forma de blogar e para isso estou estou pensando em migrar para o WordPress,mas não me sinto a vontade ainda para uma transição tão impactante.
    Estou querendo ir para o WordPress.com
    Tem como eu transferir todo o meu blog pra lá.
    A hospedagem é a mesma usada pelo Blogger?
    O que pode me dizer sobre isso ai meu amigo Celso?
    Outra coisa, que garantias podemos ter que essas empresas de hospedagens consideradas grandes não quebrariam também gerando transtornos aos seus usuários?
    Um forte abraço meu amigo.

    1. Olá Maurício,
      O WordPress é bom, mas se você está feliz com o Blogger eu recomendo que fique por lá.
      Quanto ao WordPress.com, eu não recomendo se você pensa em ganhar dinheiro porque eles não permitem que os blogs de lá sejam monetizados.
      Acho que tem como importar o conteúdo do Blogger para o WordPress.com sim. Tem essa opção no painel.
      Quanto as empresas de hospedagens, temos que confiar desconfiando. Eu mesmo mantenho uma cópia de tudo o que eu publico nos meus blogs. Existe um plugin para WordPress que me manda uma cópia do BD toda semana por email.

      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie seu Site Grátis no Webnode