12 Passos para Divulgar seu Site ou Blog – Crie um e-book

Criar Site no Webnode Grátis

Crie um e-book para divulgar seu site

Este é o décimo primeiro artigo da série 12 Passos para Divulgar seu Site ou Blog.

Neste artigo vamos discutir sobre como a criação de e-books pode ajudar na divulgação de seu site, assim como dicas para divulgação e preparação para que você alcance um público mais abrangente.

Mas o que seria um e-book

Um e-book, livro digital ou mesmo apostila, seria a mesma coisa que um livro ou uma revista comum, com a diferença que ele é totalmente digital, ou seja, somente pode ser lido na tela do computador.

A grande vantagem deste tipo de material é que ele é relativamente fácil de preparar e de distribuir, já que tudo é feito através do computador, não sendo necessário entrar em contato com editoras e livrarias para preparação e distribuição.

Basta que o visitante interessado clique no botão/link de download, para que possa estar lendo o conteúdo no conforto de sua casa em questão de minutos. Você pode conferir um exemplo de e-book baixando as minhas apostilas “Guia de otimização de sites nos mecanismos de busca” e o “Como ganhar dinheiro com um site no Webnode”.

Porque criar um e-book

Você pode criar um e-book para vender pela Internet ou mesmo para distribuir gratuitamente. É claro que a primeira opção é sempre a mais difícil, já que seria necessário muita preparação e divulgação.

A segunda opção já seria mais atrativa para os blogueiros, porque as pessoas adoram coisas que são de graça e um e-book com conteúdo que lhes interessa poderá se espalhar rapidamente pela Internet, sendo recomendado em redes sociais, enviado por emails ou mesmo divulgado em outros sites e blogs.

Para nós webmasters e blogueiros os e-books são interessantes porque permitem adicionar links dentro do conteúdo, que poderiam apontar para o seu site, para programas de afiliados ou mesmo para anunciantes que tenham pago para aparecer em um local destacado dentro do e-book.

Além disso, você pode utilizar o e-book como uma forma de aumentar o número de pessoas cadastradas no Feed ou na newsletter, oferecendo o e-book em troca do cadastro. Muitos blogueiros tem feito isso e obtido excelentes resultados.

Como criar um e-book

Normalmente os e-books são distribuídos no formato PDF (Acrobat Reader) que deixa o e-book com uma aparência melhor e proíbe a edição do conteúdo (mas não impede a cópia).

Você poderá criar o seu e-book utilizando um programa como o Word em suas versões mais recentes ou mesmo o BR Office que é muito semelhante ao Word, com o diferencial de ser totalmente gratuito.

Depois de preparado o e-book você tem a opção de salvar no formato PDF. Confira a imagem abaixo que mostra o botão de salvar o documento no formato PDF no BR Office.

salvar documento no formato pdf

Também recomendo a leitura do artigo “Dicas práticas para criação de um e-book” escrito por Bruno Simomura ao CriarSites.com.

Aumente a divulgação com o Pagsocial

Outra forma de aumentar a divulgação é utilizando um serviço como o Pagsocial, que força o visitante interessado a divulgar o e-book em seu perfil nas redes sociais antes de baixá-lo.

Repare que embora muitos blogueiros estejam utilizando esta técnica eu não a recomendo porque é muito intrusiva, pois obriga o leitor a divulgar um material que ele mesmo nem leu.

Dicas
Lembrando que você só deve criar um e-book caso tenha o conhecimento necessário para produzir o conteúdo com qualidade, porque um e-book com informações incompletas ou mesmo erradas dificilmente conseguirá um bom destaque na Internet e provavelmente não será baixado.

Lembre-se de sempre manter uma versão no formato .doc ou .odt caso esteja trabalhando com o BR Office, porque como citado acima, o formato PDF não pode ser editado. Ele será útil para fazer alterações no conteúdo do e-book caso seja necessário no futuro.

Outros artigos que você verá nesta série

Gostou deste artigo? Então deixe seu comentário abaixo e não se esqueça de se cadastrar na newsletter para ter certeza de que irá receber todos os artigos da série 12 Passos para Divulgar seu Site ou Blog.

7 thoughts on “12 Passos para Divulgar seu Site ou Blog – Crie um e-book

  1. Muito bom.
    Estou preparando material para meu primeiro Ebook.
    Será uma ótima forma de divulgar meu blog no nicho.

    Obrigado!

  2. Certamente é uma forma bastante útil para divulgar um site. Em breve pretendo criar um E-book e já tenho algumas dicas excelentes. Abraço!

  3. Criar um ebook é uma das coisas mais legais para se fazem enquanto blogueiro. Eu gostaria de fazer um, mas ainda não tenho “culhões” para isso.

    []’s

  4. Estou reunindo material para fazer um e-book… Irei fazer sobre o Android, colocarei dicas, tutoriais, aplicativos interessantes e rons para variados tipos de celulares…

    TOU MUITO ANIMADO!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *