12 passos para divulgar seu site ou blog – Crie mais conteúdo de qualidade

Criar Site no Webnode Grátis

dicas para divulgar seu blog

Este é o primeiro artigo da série 12 Passos para Divulgar seu Site ou Blog.

Eu preparei uma série de artigos relacionados ao aumento de visitantes em sites e blogs que serão publicados às Segundas, Quartas e Sextas aqui no CriarSites.com

A ideia desta série é ajudar pessoas que estão começando agora ou mesmo os mais experientes, que por algum motivo estão tendo problemas em algum dos passos que citarei. Acontece que por muitas vezes nós ficamos cegos para nossos próprios erros, sendo necessário que alguém nos aponte onde estamos errando para que possamos perceber o óbvio.

Digo isso por experiência própria, pois recentemente recebi um email do amigo Arlindo do Blog na Carteira que apontou diversos problemas que eu mesmo não estava vendo. Foi necessário alguém de fora vir até mim e apontar onde eu estava errando.

Nesse primeiro artigo eu quero discutir o principal motivo que leva um site ou blog ao sucesso ou ao seu fracasso, que é o conteúdo. Acontece que em geral, os blogs não fazem sucesso por causa de seu template maravilhoso ou pela cara bonita do blogueiro, mas sim pelo conteúdo que ele oferece.

Porque o conteúdo de qualidade é tão importante

Como citado acima, um visitante não irá acessar seu site por causa do template maneiro que você arrumou ou pela sua cara bonita. O que eles querem é conteúdo de qualidade, que supra suas necessidade de informação ou de entretenimento.

Caso o site não ofereça isso, dificilmente ele conseguirá receber visitantes e provavelmente não conseguirá aparecer em boas posições nos buscadores, já que o conteúdo é o principal fator que buscadores como o Google utilizam na hora de definir o posicionamento dos sites nos resultados das buscas.

Portanto, para que as pessoas tenham motivos para visitar seu blog é necessário que você ofereça conteúdo de qualidade, sendo que quanto mais, melhor.

O que seria o conteúdo de qualidade?

A percepção de conteúdo de qualidade pode variar muito de pessoa para pessoa, mas basicamente seria um artigo que contenha informações que o visitante espera ver quando procura pelo tipo de conteúdo que você oferece, de uma forma clara e concisa, sem enrolações.

Para saber se o seu conteúdo está bom, peça para um amigo ver o seu conteúdo ou olhe para ele como se fosse um visitante comum e faça estas perguntas.

O conteúdo deste artigo resolve seus problemas? Será que você sairia satisfeito após ler o conteúdo? Você indicaria o artigo para um amigo?

Se o seu amigo ou mesmo você respondeu não ou mesmo ficou indeciso ao responder estas perguntas, talvez seja melhor fazer uma revisão no conteúdo, procurando adicionar, organizar ou eliminar informações desnecessárias.

Controle de Qualidade

Seja Produtivo

Quanto mais produtivo você for, maiores são as chances de seu site ou blog se destacar na Internet, portanto é essencial que você seja produtivo na hora que estiver escrevendo.

É muito fácil parar tudo o que estiver fazendo para conversar com alguém no MSN, ver as atualizações no Facebook ou passar horas e horas vendo vídeos no Youtube. Portanto, enquanto estiver escrevendo, procure fechar todos os programas ou páginas que possam tirar sua atenção.

Caso você não consiga se desligar desta maneira, você poderia ser mais drástico, desconectando-se da Internet, desta forma você terá certeza de que nada (pelo menos no computador) irá te atrapalhar até que sua missão seja completada (escrever o artigo)

Outros artigos que você verá nesta série

Gostou deste artigo? Então deixe seu comentário abaixo e não se esqueça de se cadastrar na newsletter para ter certeza de que irá receber todos os artigos da série 12 Passos para Divulgar seu Site ou Blog.

23 thoughts on “12 passos para divulgar seu site ou blog – Crie mais conteúdo de qualidade

  1. O criarsites estava precisando de uma série dessa, gostei das ideias apresentadas. Acima de tudo, para tornar um site populoso, é preciso ter conteudo de qualidade e se esforçar para isso.

  2. Olá Celso!

    Para mim este artigo está sendo bastante intimista. Vejo que estou acomodado em algumas questões, e também negligenciando outras que possam ser importantes para o meu projeto.

    Sobre a produtividade, estou há tempos tentando acumular uma quantidade razoável de artigos para postar no meu blog mais periodicamente, sem um grande intervalo entre os posts, mas não consigo, justamente porque me distraio demais com outras coisas, (inclusive a leitura de outros blogs).

    Vamos ver se consigo ter um dia bastante produtivo hoje. Vou tentar até escrever guest posts aqui para o CriarSites.

    Abraços!

    1. Olá Criando Blogs,
      Infelizmente é muito fácil se perder entre tantas coisas legais para fazer no computador. É necessário focar no blog para assim acelerar o sucesso.

      Abraço!

  3. Opa Celso,
    mais um excelente artigo, tudo isso que disse é a mais pura verdade, já perdi a conta de quantos clientes queiram sites bonitos e dinâmicos mais esquecem do conteúdo e da divulgação.
    Parabéns cara.

    1. Mateus,
      Na minha opinião esse é outro problema dos blogueiros. Eles dão muita importância para a aparência e perdem horas e horas trabalhando no template e se esquecem do mais importante. Conteúdo.

      Abraço!

  4. Olá Celso.

    Meu maior problema é viver longe das redes sociais, isso me atrapalha muito.
    Facebook, Twitter e Google+ me tiram muito tempo porque eles me dão muito em troca.
    Aguardo as próximas postagens.
    Abraços amigo.

  5. Muito legal o artigo Celso.. É sempre bom rever essas dicas e métodos que com certeza ao longo do tempo vamos deixando um pouco de lado ou mesmo não dando a devida importância a cada uma delas..
    E nada melhor do que rever esses conceitos do ponto de vista de um problogger de sucesso como você…
    Já estou no aguardo dos próximos posts da série..

    Abcs

  6. Olá Celso,
    Atualmente estou criando artigos com Frequência e também conto com os serviços do Arlindo para deixar o blog sempre atualizado. Deixar as redes sociais de lado quando escrevo já consegui, agora só falta achar tempo para ver os cursos que adquiri e escrever artigo.

  7. Prezado Celso Lemes,
    Grato pela preciosa contribuição com todas estas informações e e-books que tenho obtido em seu site. Estou iniciando neste mundo virtual, e de fato fazer conteúdo de qualidade, que desperte o interesse e que traga benefícios às pessoas, acredito ser fundamental para nosso sucesso na Internet e ajudar de alguma forma o que elas estejam precisando.
    Forte abraço,

  8. Oi, Celso, parabéns pela qualidade dos artigos. Amei o que fala sobre agregadores de links, esclareceu muita coisa! Agora estou lendo a série de posts sobre como melhorar a qualidade, para atrair mais visitantes, pois quero aumentar o tráfego orgânico(principalmente depois de ler o que tu escreveu sobre os agregadores de link! KK! Mas…
    Discordo quando você diz pra fecharmos todas as abas, pois quando faço isto produzo bem menos, acredita?…Explico: abro abas para pesquisa, colo umas ‘coisinhas’, volto pro blog, aprimoro com o que penso sobre o assunto, e finalmente linko para outros posts meus, e até de outros blogs… confesso que quando colo pouco, ou reescrevo totalmente um texto, NAO linko, afinal eu reescrevi o texto inteiro pq linkar? Outra coisa: passei a abrir ainda mais abas, ao ver minha filha blogar, pq ela abre mais abas q eu e consegue assim produzir mais conteúdo em menos tempo do que eu! As vezes ela bloga vendo vídeos e até mesmo filmes relativos ao tema que escreve, e consegue com isto fazer os posts do dia e ainda deixar um monte no rascunho! Depois q comecei a fazer isto, já tenho várias coisas no rascunho; apesar de não ter ainda diminuído o tempo em q fico no online… mas ambas potencializamos nossa criatividade abrindo multi abas, pois mais idéias vão surgindo, e as q não executo, anoto ao sair e quando entrar, executo… entende?..Claro que respeito sua opinião, cada um tem seu jeito de trabalhar.. e adoro seu trabalho…fique a vontade pra NAO publicar meu comentário, que é uma verdadeira bíblia… talvez escreva um guest post com nosso ‘método’ e mande pra vc analizar… de repente você gosta e publica, mesmo se contrapondo à sua idéia, pq a pessoa pode testar o meu jeito tbém, sei lá… pra mim dá super certo, pode dar para ela… bjão!
    Marcia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *