Criar um site de noticias Regionais é Trabalhoso

Criar Site no Webnode Grátis

Como Criar um Site de Noticias Regionais

Muitas pessoas pensam em criar um site de noticias para sua cidade, eu também já pensei mas devido as minhas ocupações preferi deixar essa tarefa para alguém que esteja mais preparado.

Como Criar um Site de Noticias Regionais

A verdade é que criar um site de noticias regionais não dá trabalho, pois você pode muito bem contratar uma empresa para produzi-lo ou simplesmente usar algum serviço gratuito mas administrá-lo e trabalhar com ele é o que torna tão trabalhoso.

Para falar do assunto eu separei 3 pontos a serem analisados e que torna esse tipo de site um pouco mais complicado para se trabalhar.

A busca por novas postagens

Quando você inicia um site com dicas sobre como montar um negócio, por exemplo, tudo é mais fácil pois você já deve ter um conhecimento do assunto e poderá usar suas horas vagas para escrever novas postagens.

Em um site de noticias regionais já é um sistema um pouco diferente pois você terá que ficar atento a todos os acontecimentos da região, participar dos eventos que acontecerem e ainda terá que escrever suas próprias matérias diariamente. Só aí você já gastou bastante tempo do seu dia.

Criar um site de noticias Regionais

A monetização do site

Certamente, você não irá querer montar um site apenas por montar e terá a necessidade de ganhar algum dinheiro com ele, mas esse é justamente outro ponto que torna esse tipo de site um pouco mais trabalhoso.

Muitas pessoas já estão acostumadas a usar o Google Adsense, que é algo simples pois basta inserir no site e trabalhar para receber muitos cliques, mas para quem pretende trabalhar com um site de noticias regionais é importante saber que esse meio de monetização não funciona muito bem, pois provavelmente existirá um numero muito pequeno de anunciantes para sua região e as pessoas não irão clicar em qualquer coisa.

Os afiliados por CPA também não serão convertidos com facilidade e as campanhas publicitárias por CPM talvez seriam as melhores mas estão cada dia mais difíceis de se achar.

A única opção é a venda direta de espaços publicitários e aí você terá que ter um grande numero de visitantes e deve correr atrás de anunciantes na sua região para tentar conseguir uma renda mensal.

A divulgação do site

O inicio de qualquer site é um pouco desanimador e você precisará de divulgação para ele se quiser obter um bom trafego.

Até que as pessoas da sua cidade tomem conhecimento dele, você terá que fazer uma publicidade eficiente e explorar outros meios de comunicação como radio, jornais locais e panfletos ou cartazes, já que provavelmente poucas pessoas irão pesquisar no Google pelos assuntos da sua região. Então, tem que investir em bastante divulgação.

Nesse artigo eu fiz apenas um apanhado das dificuldades para se trabalhar com um site de noticias regionais, é claro que tem suas vantagens também pois se for algo exclusivo na sua cidade e bem trabalhado é possível ter um grande sucesso e se tornar uma grande referencia regional.

E você, o que acha do assunto? Deixe seu comentário e até o próximo artigo.

Este guest post foi escrito por José Neto do blog Montar um Negócio.

Gostou do artigo Como Criar um Site de Noticias Regionais? Ainda tem dúvidas sobre a criação de sites de notícias? Então deixe um comentário abaixo.

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
4

25 thoughts on “Criar um site de noticias Regionais é Trabalhoso

  1. Olá, José Neto !

    Recentemente eu tive esta ideia, pois em minha cidade existe só um site de noticia e ele ainda é como uma ‘TV’, isso mesmo, o site chama-se tv tal.. e ele foi criado pelo único jornal que existe na cidade… Todas as noticias do site são em vídeo e são hospedadas no próprio servidor deles (que é uma b0st*, pois demora anos para carregar os vídeos) , além do site ser bastante bagunçado… se fosse no blogger e no youtube dava de 10 a 0 no site deles…

    Eu estava pensando em criar um aqui para a cidade… So que andei pensando em como eu ia conseguir essas noticias também, eu estava pensando em no começo eu ir tentando postar e depois arrumar algum “jornalista” para fazer isso kkkkk, também criei no “portal” uma categoria colunistas onde eu queria reunir pessoas serias da cidade que desejam estar postando no site… acho que seria uma boa ideia, o que acha?

    Abraços

    1. Olá Leandro.
      Realmente não é nada fácil atualizar diariamente com a novas noticias da cidade e talvez contratar algum jornalista para fazer isso seja uma boa ideia mas aí você vai ter que ter uma graninha ou procurar bons patrocinadores para o site.
      Assim como eu disse no artigo: Se você criar algo exclusivo na sua cidade, possa ser que as empresas se interessem em anunciar e o publico goste bastante mas com certeza você terá muito trabalho.
      O ideal é se preparar pessoalmente e financeiramente, caso você quaira realmente isso.

      Abraços e sucesso

  2. Olá César
    Assim como você disse, não é nada fácil ganhar dinheiro com esse tipo de site mas já que ele está ganhando popularidade na sua cidade, talvez seja a hora de procurar alguma empresa que queira anunciar no seu site e aí comece a ganhar seu primeiros reais.

    abraços e sucesso com seu site

  3. Já pensei em fazer sites regionalizados. Cheguei a ouvir alguns podcasts sobre local search, mas juntando com as leituras que já havia feito, achei que seria um esforço enorme. Poderia me dar um retorno muito bom, mas preferi buscar outros nichos “mais fáceis”. Acho, no entanto, que se deve mesmo investir nisso. Sabendo fazer, dá um baita retorno.

    1. Realmente Thamy, quando se pretende investir pesado nesse tipo de site é possível obter bons resultados mas com certeza o trabalho será muito maior do que trabalhar em um site de nicho normal

      Abraços

  4. Estive pensando sobre isso recentemente e pensei em criar um portal para a cidade que moro atualmente (Trindade–GO). Não comecei o projeto por falta de parceria, pois preciso primeiro conseguir uma boa equipe.

    Quando a monetização>>Seria menos complicada pois a cidade é muita religiosa e recebi todos os dias pessoas de todo o Brasil. Sem contar que todos os dias pessoas pesquisam no google sobre pousadas, restaurantes e etc. Minha estratégia seria publicidade direta, já que existem muitas pousadas e restaurantes na cidade.

    Mais isso é um projeto longo, pois meu tempo está muito corrido e ainda não tenho uma boa equipe pra isso.

    Excelente artigo.

    1. Olá Jackson
      Quando se trabalha com uma equipe, se torna mais fácil o trabalho e como sua cidade tem um grande número de pessoas que pesquisam por ela, pode ser que consiga bons resultados com anunciantes diretos.

      Abraços e sucesso

  5. Eu também tinha criado um site de noticias para minha cidade, mas como precisa de atualizar todos os dias e não recebia tantas visitas decidi acabar com ele, agora só estou com um site de classificados não precisa muito atualização é bem mais fácil utilizar.

    PAZ

    1. Olá, gostei mto do texto. Mas tenho uma dúvida, do ponto de vista legal, oq é necessário para um site de notícias? Precisa abrir uma empresa, ter cnpj? Se puder me esclarecer eu agradeço.

      Fernanda

        1. Oi Celso, obrigado pelo retorno, mas vou abusar um pouquinho e tirar outra dúvida rsrs. Mesmo que eu venda espaço para anunciantes publicarem no site, não precisa ter empresa p/ emitir NF ou ser pelo menos um empreendedor individual? Obrigado, seu texto foi mto esclarecedor.

          1. Olá Fernanda,
            Eu vendo espaço publicitário há alguns anos e não tenho firma aberta e nem emito nota fiscal. Alguns anunciantes até pedem a nota fiscal, mas eu digo que não posso emitir e geralmente eles aceitam sem a nota mesmo.

            Abraço!

  6. EM minha cidade existe um site que tem muita popularidade, e eu queria abrir um site para postar nitícias de nível geral como: Saúde, Educação, Política e etc… sendo informações diferentes do que o site aqui posta. Será que eu tenho chance com esse tipo de site? Sou estudanbte de jornalismo. Você poderia informar também o valor comercial da venda do espaço publicitário? Obg

    1. Olá Roneir,
      Acredito que você possa conseguir ter sucesso com o seu site, só precisa de muito trabalho e divulgação.
      Quanto ao preço da publicidade varia muito, pois depende de muitos fatores que devem ser levados em consideração. Não tenho como te dar uma idea de preços, principalmente porque seu site ainda nem está no ar.

      Abraço!

  7. Celso… gostaria de saber informações de como abordar os possiveis anunciantes (clientes) vc tem algum tipo de plano de negócios?

  8. ola li sobre a sua matéria e estou montando um site de notícias de minha cidade, será uma revista mensal ou quinzenal mas minha pergunta é sou obrigado a ter um jornalista ? ou podemos fazer assim sem jornalista todos seriam comentáristas pois seremos 4 pessoas produzindo as matérias.

  9. Realmente montar um site de noticias não dá tanto trabalho, mas manter e fazer com que o site faça sucesso é o que realmente acaba sendo trabalhoso.
    É preciso ter tempo e muito conhecimento, saber fotografar e ter creatividade pra redatar e criar conteúdo. Mas apenas talento não é o suficiente. É preciso ser dinâmico, ter responsabilidade, saber se comunicar devidamente; é ideal também ter profundo conhecimento sobre a área, coisa que você pode adquirir através de pesquisas e aperfeiçoar com o tempo através das experiências.
    E para faturar é preciso ter muito acesso e fazer sucesso com o veículo de comunicação, utilizar outros meios como as redes sociais e levar o site ao conhecimento do público inclusive os pretensos anunciantes. Poder de convencimento também é crucial nesse momento tão importante para o financeiro do seu empreendimento, afinal além do lucro do proprietário deve-se levar em conta que manter um site exige custos que vão da manutenção à criação de conteúdo.
    Não há dúvidas de que o seu principal investimento será pessoal, depois vêem os equipamentos e a colocação do site no ar, se estiver disposto e com todos esses requisitos disponíveis, você está apto a ter um site web.

  10. Eu também estou tentando colocar no ar um site, não especificamente de notícia, alias a notícia seria uma aliada para divulgação do meu site, eu tenho uma empresa de propaganda e publicidade ( paineis, cartões, luminosos, placas, panfletos e toldos) domino 80% do mercado na minha pequena cidade, tenho 90% das logos das empresas, pensei em tirar proveito disso, no momento que me patrocinarem no site, eu daria um assessoria em termos de redes sociais para as empresas,
    seria mais como um guia telefonico e endereços agregando noticias.

  11. PREZADOS boa tarde !!!

    Eu tenho uma empresa, criei um portal e desejo acrescentar na minha atividade, o Cnae de agencia de noticia.

    A dúvida é: Eu preciso ser jornalista, para a atividade de agencia de Notícia?
    Obrigada.

  12. Eu gostaria de saber se é possível criar um portal de notícias em que as pessoas de determinada região possam reivindicar problemas e falhas na cidade, um portal em que entrasse em contato com órgãos públicos responsáveis pela infraestrutura de uma cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie seu Site Grátis no Webnode