Como Criar um Mapa do Site e SiteMap – SEO no Google

Criar Site no Webnode Grátis

Como Criar um Mapa do Site e SiteMap

O mapa do site ou sitemap são dois elementos que podem ajudar a melhorar o posicionamento de um site ou blog porque ajudam o Google a encontrar e catalogar todo ou pelo menos a maior parte do conteúdo presente em seu site. Vamos ver um pouco sobre eles abaixo.

Mapa do Site

Uma forma de ajudar os visitantes a encontrar as páginas de seu site é oferecer um mapa do site que contenha links para todas as páginas ou quase todas caso seu site seja muito grande.

Além de ajudar os visitantes a encontrar o conteúdo de seu site, ele também oferece uma maneira extra de o indexador do Google encontrar as páginas de seu site.

Criando o mapa do site
Você pode criar seu mapa do site utilizando um editor de sites como o DreamWeaver, NVU.

De preferência o mapa do site deve conter links para as páginas organizadas de uma maneira que os links estejam presentes em até 3 níveis. Por exemplo:

Se os links forem inseridos em páginas além do terceiro nível, as chances de o indexador do Google encontrar os links são muito pequenas.

SiteMap

O Sitemap é um arquivo no formato XML suportado pelos principais buscadores como Google, Yahoo, MSN e Ask.com e que fica localizado na pasta raiz do site contendo o endereço de todas (ou somente as principais) as páginas disponíveis em um site.

Ele pode indicar ao indexador do Google (e aos demais) quando uma página é atualizada, freqüência de atualização e importância de cada página, permitindo ao indexador catalogar as páginas do site de uma maneira mais inteligente.

Apesar disso o Sitemap não garante que todas as páginas de um site serão indexadas, o que ele faz é ajudar o indexador do Google a fazer um trabalho melhor ao catalogar as páginas.
Você pode saber mais sobre o SiteMap “Aqui

O Sitemap é útil em casos de…
Sites de conteúdo dinâmico.
Sites com páginas que não podem ser encontradas facilmente.
Sites novos.

Como criar um Sitemap

Você pode criar o arquivo sitemap.xml utilizando o programa SiteMap Creator ou o site XML SiteMaps que permite criar seu Sitemap online.

Depois que criar seu arquivo xml, publique-o na pasta raiz do seu site.

Lembrando que você deve atualizar o seu Sitemap toda vez que fizer atualizações significativas nas páginas de seu site.

Cadastrando o Sitemap

Após criar e publicar seu Sitemap é necessário que você cadastre ele no Webmaster Tools do Google para que ele comece a catalogar as suas páginas.

Nota
Lembrando que alguns serviços gratuitos de criação e hospedagem de sites não suportam a extensão xml.

Este artigo é a nona parte da série de dicas Otimização de sites para os mecanismos de Busca.

Confira as dicas de otimização

Ebook Grátis Conquistando o Google SEO no Google

57 thoughts on “Como Criar um Mapa do Site e SiteMap – SEO no Google

  1. Excelente essa sua série de posts. Parabéns pelo bom trabalho. Já pensou no final da série agregar todos eles e fazer um pequeno e-book? Seria um óptimo recurso.

  2. Celso, poderia indicar ferramentas online ou ffline para gerar mapa de site( não é sitemap) hospedado no owrdpress.com ou não ? se possível que permita configurar os links que deverão ou não aparecer.

    Att.

    1. Thelmo,
      Eu não conheço nenhum programa assim. Aqui no CriarSites.com eu utilizo um plugin para o WordPress, porém acho que ele não está disponível para quem criar seu blog no wordpress.com
      Acho que a sua solução seria criar o mapa manualmente.

      Abraço!

  3. Olá Celso, Tudo Bem?

    Eu tenho uma dúvida em relação a otimização de sites. Toda vez que eu atualizo uma página e publico via ftp na web, eu tenho que gerar um novo site map e atualizar…correto?
    Tem um lance de criar links para este novo conteúdo atualizado que eu não consigo compreender. Onde eu crio estes links para o google visualizar o novo conteúdo?

    Se houver dúvida na pergunta entre em contato comigo.
    Muito Obrigado!

    Erisson Bruno

  4. Erisson,

    Se você pretende utilizar o sitemap para melhorar a indexação de suas páginas, terá que atualizá-lo.

    Quanto a sua segunda pergunta eu não entendi.

    Abraço!

  5. Itallo,
    Infelizmente não é assim que as coisas funcionam. O indexador do Google analiza a qualidade das páginas e deixa de fora as que não tiverem a qualidade necessária.

    Abraço!

  6. E ai Celso blz?

    Deixa eu te fazer uma pergunta, quando eu faço um sitemap no site xmlsitemaps, aparece alguns formatos em xml: un-compressed, compressed e ROR. Qual deles eu uso?

    Vou dar uma sugestão! Poderia ter um tema no site abordando o sitemap, porque é um assunto que gera muitas dúvidas. Explicando melhor como utilizar o xmlsitemaps e como envia-los para os buscadores.

    Obrigado !

  7. Olá Celso Lemes.

    Meu nome é Valdnir

    Este seu blog para Blogueiros e curiosos é muito importante para o bom entendimento do mecanismo dessa maravilhosa maneira de se comunicar. Peguei muitas dicas importantes. Obrigado e continue esse trabalho muito importante.

    Um abraço!

  8. Olá amigo, criei um sitemap para o meu blog pois como ele era novo, não aparecia nas buscas, hoje, depois de 2 meses no ar, o blog já aparece mas buscas mas acho que pode melhorar o posicionamento.
    Sempre vejo suas dicas como as de outros sobre o assunto e são bem úteis para que eu entenda esse novo “mundo”.
    Sei que não só eu como muita gente se beneficia disso.
    Parabéns e continue assim.
    Abracos

  9. Por Favor Celso Vim novamente aqui para pedir para…..
    Fazer uma video aula por que eu ja to me matando nessa birosca de Site Map e não sei oq ue fazer e estou com medo de fazer porcaria…
    Seria muito gentil de sua parte conceder esse favor 🙂

    Desde já Grato: Eduardo

  10. Celso:
    Gerei um sitemap pelo xml-sitemaps.com, arquivos estão com permissão 777, instalei o plugin XML Sitemap Generator, porém está dando as mensagens: # There was a problem writing your sitemap file. Make sure the file exists and is writable. Learn more
    # There was a problem writing your zipped sitemap file. Make sure the file exists and is writable.
    Você saberia me dizer o que fazer para não existir mais os erros no plugin?
    Grato pela atenção e no aguardo.

    Celso

    1. Celso,
      Não entendi. Você não precisa gerar o site map pelo xml-sitemaps.com
      O próprio plugin tem dois arquivos que devem ser adicionados na pasta raiz do seu blog (a mesma que se encontra o index.php). Estes arquivos devem estar com a permissão de escrita chmod777.

      Abraço!

  11. Celso:

    Eu gerei o sitemap pelo xml-sitemaps.com, justamente porque nada dava certo com este plugin e aí incluí no Webmaster Tools do Google.

    Este que é o problema. Os arquivos que eu devo incluir via Filezilla são o sitemap.xml e sitemap.xml.gz? Já fiz isso e continuou dando erro no plugin, inclusive agora depois da sua resposta. A permissão dos arquivos está 777 também. Não sei o que fazer, inclusive, depois que gerei o sitemap, piorou e muito a busca pelo Google, antes sem nada, estava aparecendo legal.
    Se puder me ajudar agradeço, já revirei a internet e não achei nada.
    Grato pelo atenção e abraço xará.

    Celso

    1. Celso,
      Infelizmente eu não sei o que pode estar acontecendo. Pode ser até problema de incompatibilidade com algum plugin.
      Não acho que o SiteMap tenha ajudado a rebaixar o posicionamento do seu site. As vezes o Google faz alguns testes para ver se determinada página deveria aparecer em uma boa posição e a retira caso o resultado não tenha sido satisfatório.

      Abraço!

      1. Oi Celso,

        Eu retirei o plugin e como havia feito o sitemap pelo Google, tudo se ajustou, já estou bem posicionado nas buscas.
        Valeu pelo retorno, seu site tem sido muito útil.
        Abraço

        Celso

  12. Olá! Em primeiro lugar parabéns pelo seu excelente blog, tem me ajudado muito! Eu estou tendo alguns problemas para criar o meu Sitemap, acontece que não entendo nada! rs . Me aventurei na idéia de criar um blog e estou apanhando muito! Instalei o plugin do google para worpress, mas não consigo criar por ele, gostaria de saber como preencher as opções avançadas que são pedidas e tenho visto que é necessária a url de cada página mas não vejo esta opção. Mais uma pergunta, mesmo que eu crie o Sitemap através do XML Sitemap Generator for WordPress, é necessário que depois eu atualize e cadastre no Webmaster Tools? Obrigada desde já!

    1. Rota,
      Fica difícil para mim te explicar como fazer a instalação do plugin aqui pelos comentários. Vou ver se eu consigo preparar um artigo.
      Sim, você tem que cadastrar ele no Webmaster Tools.

      Abraço!

  13. Muito obrigada pela atenção. O plugin já está istalado, estou tendo dificuldades em preencher os campos do sitemap por não saber qual a importância de cada um e os parâmetros a seguir. Um modelo seria interessante, será que você sabe onde poderia encontrar?

  14. Rota:

    Quanto ao plugin, deixe as configurações padrão que vêm pré-ajustadas, é o melhor caminho, que eu pelo menos, encontrei.
    Se vc alterar alguma coisa, pode prejudicar algo, foi o que aconteceu comigo.
    Abraço

    Celso (não é do Criar Sites…rs)

  15. rs… Obrigada, seu blog tem me ajudado muito, sempre comsulto as informações antes de dar cada passo em meu website, são informações valiosíssimas!

  16. Rota:

    Também tive esse problema com as mesmas mensagens.
    O que acontecia, era que no provedor, o gerenciador de arquivos estava como somente leitura, apesar de aparecer via ftp, como 777.
    Minha sugestão é vc entrar em contato com o provedor que vc usa (no meu caso eu uso UOL) e tentar resolver.
    Mesmo depois de alterado para gravação e leitura, o plugin continuou dando mensagem de erro, mas deixe instalado com as configurações padrão, que passado um tempo (deixe de um dia para outro) regulariza (comigo foi assim).

    Abç

    Celso Sponholz

  17. Corrigindo aí em cima *consulto! rs, essa famosa pressa… Ainda não consegui me virar com esse treco, que mala viu… rs O plugin está dando um erro, tipo assim: # Houve um problema escrever o seu arquivo sitemap. Verifique se o arquivo existe e é gravável. Saiba mais
    # Houve um problema escrevendo o arquivo zipado sitemap. Verifique se o arquivo existe e é gravável. Saiba mais

    O que pode ser e o que devo fazer? Obrigada mais uma vez!

    1. Rota,
      É um pouco complicado de explicar assim. Basicamente você precisa criar dois arquivos na pasta raiz do seu blog e dar ua permissão de escrita chmod 777 neles para que o plugin possa gravar os dados nele.
      Como eu falei, seria necessário um artigo para explicar melhor todo o processo. Aguarde.

      Abraço!

  18. Desculpa se estou sendo insistente, mas talvez se for mais específica dê para compreender, o erro foi HTTP 400 (O servidor não entendeu a sintaxe da solicitação). O que pode ser isso?

    1. Rota,
      Pela pesquisa que eu fiz, eu descobri que esse erro indica que a página cadastrada não existe. Tem certeza de que está digitando o endereço correto, começando pelo http:// ?

      Abraço!

  19. Olá Celso, não sei se a resposta para esta pergunta, até peço descupa caso já tenha.
    Ai vai: Como criar um sitemap para blogspot e instala-lo no webmaster tools, e criar uma pagina onde nele con todos estes links. (de preferência que não tenha que pagar)
    OBS: Utilizo o feedburner, o blog tem mais de 500 paginas (limite no citado acima).

    Obrigado espero respostas e parabéns pelo site

  20. Celso Lemes

    A senha e o email foram perdidos após término da sociedade. Como faço para resgatar nova senha e email.

    Att.:
    Enio

    1. Enio,
      Sem a senha você poderia fazer a recuperação da senha, mas aí seria necessário ter acesso ao email cadastrado, já que é para lá que a senha é enviada.
      Acredito que o seu caso não tenha jeito de resolver, mas você pode tentar entrar em contato com o suporte do Webnode.

      Abraço!

  21. Olá Celso uma dúvida criei um site de viagens , estou começando agora
    com este site , estava nas primeiras posições com o site para a pesquisa da palavra chave viagens barata , comecei incluir tags nos posts , criei um mapa do site html com um plugin , comecei linkar para categorias e meu site estava já indexado , nesse domingo inventei de submeter meu site naqueles sites que cadastram em mais de 300 buscadores , inclusive o google .
    Conclusão meu site sumiu das buscas , apenas aparece quando eu coloco aspas para a palavra chave viagens barata.
    O interessante é que no yahoo e bing está na 1 posição para essa palavra chave .
    As tags estão configuradas como no index , nofollow .
    Categorias configurado como index , nofollow .
    O mapa do site configurado como index , nofollow .
    O que achas ?Desde de já agradeço pela atenção , gostaria que me respondesse.

    1. Jose,
      Acredito que o problema é que você cadastrou seu site nestes esquemas de divulgação em massa, o que não é bem visto pelo Google. Agora só com o tempo para seu site voltar a aparecer no Google novamente.

      Abraço!

  22. Olá, Celso!
    Sou relativamente “novato” no webnode. Existe uma forma de aprovar ou reprovar um comentário de um leitor antes que o mesmo seja publicado?
    Desde já, obrigado pela ajuda!
    Abraço e feliz Ano Novo!

  23. Parabéns por todo conteúdo deste site, que muito tem me ajudado. Tem tirado todas as minha dúvidas. Gostei tanto que criei um site na webnode, mas quero lhe perguntar se esta é a melhor opção para criação de sites? Ou, se existe algum com a mesma facilidade e com custo mais baixo na categoria standard? Depois de passar a essa categoria o que melhora? Obrigada

    1. Olá Suely,
      O Webnode é um dos melhores serviços que eu conheço deste tipo. Inclusive em relação ao preço.
      A categoria Standard oferece mais espaço para armazenamento de dados, transferência mensal de arquivos, pode criar páginas protegidas por senha, retirar o link do Webnode e etc.

      Abraço!

  24. saudação Amigo Celso lemes

    Verdadeiramente seu site é uma bussola para os novos navegadores,tomarem um rumo se querem navegar apenas para conhecer o mundo(blog pessoal) ou para expandir seu império (Blog monetizado).
    Sucesso Sempre
    Atenciosamente
    Rodrigo Rodrigues

  25. Quero montar uma loja virtual! tenho alguns produtos no “mercado livre” porém quero ter minha propia pagina meu propio espaço sem restrições, e um endereço fixo na web para meus crientes mas não é tão facio como parecia! já tenho hospedagem falta só o conteudo! E procurando coisa facil de manuseio encontrei uns lealt em php já pré montado veja (www.butishop.com) está em estado de teste! á pergunta é! e seguro e confiavél usar esses tipo de lealt já pré montados principalmente para loja? já que a mesma é algo que requer muita atenção?
    Outra dúvida é arespeito do dominio que comprei “butishop.com” tá +ou- legal ou seria melhor “gilshop” com as iniciais do meu nome “Gilvan” aceito sugestões de “dominio”?
    OBS:meus produtos avenda são variados EX:celular,pendriver,canetas,maquiagem Etc…
    Por favor comentém e derém suas sugestões arespeito do lealt e do dominio…

    1. Olá Gilvan,
      Pelo que você está falando eu acredito que você queria algo bem feito, portanto isso exigiria muito conhecimento técnico. Existem empresas que oferecem sistemas de criação de lojas prontas que acho que seria a melhor opção para você.
      Ambos os domínios são ruins em relação a otimização e para as pessoas lembrarem dele. Mas se isso reflete o negócio que você quer montar, eu acho que que o butishop está melhor.

      Abraço!

      1. Celso Lemes Obrigado Pela Atenção! Arespeito do dominio “butishop” vc não teria uma sugestão melhor para mim? já que vc tem um bom conhecimento arespeito do assunto na web!
        É que é tão dificil encontrar um bom nome! e ao mesmo tempo que esteja disponivél para registro.
        se eu fosse trabalhar com apenas um produto uma categoria talvez fosse mais facil escolher um bom dominio! mais não é o meu caso!
        Mim ajude! Qualquer sugestão é bem vinda e aceita, mesmo que eu no final opte por continuar com butishop…

        1. Olá Gilvan,
          Eu não tenho muitas ideias sobre isso, porque não é minha área, mas você poderia escolher algo como shoppingdebijouterias.com ou bijushop.com
          O ideal é que o domínio tenha uma ou mais palavras-chave que as pessoas utilizam na hora de buscar por aquilo que você está querendo vender.

          Abraço!

    2. Que vc acha dessas sugestoes abaixo?
      focaloja.com
      focaloja.com.br

      lojafoca.com
      lojafoca.com.br

      focashop.com
      OBS:(.br) não esta disponilvél…

  26. Celso Lemes Obrigado Pela Atenção! Arespeito do dominio “butishop” vc não teria uma sugestão melhor para mim? já que vc tem um bom conhecimento arespeito do assunto na web!
    É que é tão dificil encontrar um bom nome! e ao mesmo tempo que esteja disponivél para registro.
    se eu fosse trabalhar com apenas um produto uma categoria talvez fosse mais facil escolher um bom dominio! mais não é o meu caso!
    Mim ajude! Qualquer sugestão é bem vinda e aceita…

    Que vc acha dessas sugestoes abaixo?
    focaloja.com
    focaloja.com.br
    lojafoca.com
    lojafoca.com.br
    focashop.com
    OBS:(.br) não esta disponilvél…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *