Como Criar Títulos Otimizados para o Google – SEO no Google

Criar Site no Webnode Grátis

Como Criar Títulos Otimizados para o Google

Depois do conteúdo das páginas, o título é considerado um dos critérios que tem maior peso quando se fala em otimização de sites e que deve ser cuidadosamente pensado para se obter o máximo de visitas vindas do Google. Neste artigo você vai aprender Como Criar Títulos Otimizados para o Google.

O que é o título das páginas

Trata-se de um pequeno código que é inserido dentro do código HTML da página em questão e que não é visível dentro do conteúdo apresentado na página do blog, mas pode ser visto na parte superior do navegador de internet que você estiver utilizando.

Na imagem abaixo você pode conferir um dos título de um post publicado aqui no Criar Sites.
título da página

Porque o título é importante

Quando realizamos uma busca por um determinado termo no buscador do Google, na maioria das vezes os sites listados conterão em seus títulos as mesmas palavras utilizadas na pesquisa.

Na imagem abaixo você pode conferir o resultado para uma pesquisa com o termo “Criar Sites“. As setas indicam o título de cada um dos sites.
criar sites no Google

Como Criar Títulos Otimizados para o Google

1. O título deve conter palavras-chave populares
As palavras-chave populares são as palavras mais utilizadas pelos internautas para encontrarem na internet o conteúdo que desejam.

Para descobrir quais palavras tem maior potencial de direcionar visitantes para o seu blog, você pode utilizar o Google Trends e fazer comparações entre palavras ou frases para descobrir quais são as mais populares entre os internautas.

2. O título deve ser atrativo
O título deve aguçar a curiosidade da pessoa que o lê.
Títulos como “Aprenda a fazer…fácil”, “10 dicas para…”, “O segredo para…”, “Como fazer….” costumam chamar mais a atenção dos leitores.

3. O título deve ser curto
O Google dá ao título um valor de 100% que é distribuído entre todas as palavras presentes nele.
Portanto quanto mais palavras houverem no título, mais diluída será a sua força. O ideal é que o título contenha entre 6 ou 10 palavras-chave e no máximo 60 caracteres.

4. O título deve ser relacionado ao conteúdo apresentado na página
O indexador do Google é capaz de identificar se o conteúdo apresentado na página é relacionado ao título e pode penalizar a página em questão caso haja uma tentativa de manipulação do resultado.

5. Títulos únicos
De preferência crie um título diferente para cada uma das páginas de seu site. Ele não deve ser repetido em mais que 20% das páginas, caso contrário suas páginas podem ser penalizadas pelo buscador.

Este artigo é a quinta parte da série de dicas Otimização de sites para os mecanismos de Busca.

Confira as dicas de otimização

Gostou destas dicas sobre Como Criar Títulos Otimizados para o Google? Ainda tem dúvidas ou sugestões sobre SEO? Então deixe um comentário abaixo.

Ebook Grátis Conquistando o Google

17 thoughts on “Como Criar Títulos Otimizados para o Google – SEO no Google

  1. Eu adorei esse site e estou tamando essa dicas todas para minha empresa que embreve irei regularizar numa seriedade enorme.
    parabens ao genio desse site e que continue a desenvolver.

  2. Celso,

    Sou muito leigo neste assunto de internet e criação de sites, mas criei um site e gostaria de entender melhor esta parte de títulos. Precebi que meu desenvolvedor colocou códigos em vez de nomes dos lugares que estou divulgando, isto pode me prejudicar para uma eventual busca feita pelo usuário?

    Abs,

  3. Web Fox,
    Percebi que os títulos das páginas do seu site estão todos iguais (mas não estão em código). Isso prejudica muito o posicionamento do site.
    Recomendo que entre em contato com o desenvolvedor para que ele crie títulos únicos para cada página (se isso for possível).

    Abraço!

  4. Celso,

    Irei falar com meu desenvolvedor….creio que hoje, diante deste cenário uma campanha usando no google adwords seria pouco vantajosa?

    Abs!

  5. Nossa!!vc é um gènio,gosto muito muito do seu site,pena que tenho tempo curto pra ler tudo e aprender com vc!!
    Obrigado!!

  6. Celso,
    Tenho aprendido muito no seu site, a otimização realmente faz muita diferença somado com artigos de qualidade como o seu.
    Abraço,
    Digo Cabral

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *