12 Passos para Divulgar seu Site ou Blog – Crie conteúdo fácil de ler

Criar Site no Webnode Grátis

fácil de ler

Este é o segundo artigo da série 12 Passos para Divulgar seu Site ou Blog.

Neste artigo vou falar um pouco sobre como tornar o seu conteúdo mais fácil de ler de forma a prender o visitante por mais tempo no site e até mesmo recomendar para seus amigos ou divulgar em redes sociais.

Isso é importante porque o Google (que por um acaso é o buscador que mais direciona visitantes para os blogs) utilizam a taxa de rejeição como um fator determinante para o bom posicionamento do site nos resultados das buscas. O pensamento é lógico, se a grande maioria dos visitantes deixam o site logo após o acessarem, é porque a página em questão tem alguma coisa errada, portanto pode não merecer um bom posicionamento.

Por isso é muito importante organizar seu conteúdo de forma que os visitantes se sintam interessados e a vontade para ler, caso contrário seu site pode estar perdendo bons visitantes.

Para fazer isso você pode seguir estas dicas que eu mesmo utilizo em meus artigos.

Divida o conteúdo em subtítulos

A leitura de textos na tela do computador é um pouco mais difícil do que nos livros e revistas impressos, portanto é necessário formatá-lo de uma forma que seja mais fácil de ler.

Uma boa forma de fazer isso é quebrando o texto em várias partes com subtítulos sempre que o assunto mudar um pouco de rumo. Isso irá ajudar o leitor a identificar do que se trata determinado trecho e poderá passar para o próximo subtópico.

Crie espaços entre os parágrafos

Além dos subtítulos, você pode facilitar ainda mais a leitura criando espaços entre os parágrafos. Isso é interessante porque é muito mais difícil de ler um bloco grande de texto.

Adicione imagens

As imagens permitem demonstrar suas ideias de uma forma mais evidente, podendo tornar a leitura mais agradável e prender a atenção do leitor por mais tempo.

paisagem

Além de melhorar o aspecto do artigo, as imagens também tem o potencial de direcionar visitantes para os artigos em buscadores como o Google Images, desde que elas sejam otimizadas para tal.

Fonte

Procure utilizar em seu template, fontes que sejam fáceis de ler e que não sejam muito pequenas. Prefira as fontes como Verdana, Arial ou Times New Roman.

Recomendo a leitura do artigo “Dicas e técnicas para se utilizar fontes em Websites“.

escrever erradoEvite os erros de ortografia

Os erros de ortografia grotescos também podem afastar osa visitantes, pois muitos tem pavor de ler textos com erros e abreviações. Por isso, antes de publicar um artigo, verifique se ele contém erros de ortografia. Você pode fazer isso utilizando um corretor ortográfico ou mesmo um editor de textos como o Word ou similar.

Outros artigos que você verá nesta série

Gostou deste artigo? Então deixe seu comentário abaixo e não se esqueça de se cadastrar na newsletter para ter certeza de que irá receber todos os artigos da série 12 Passos para Divulgar seu Site ou Blog.

13 thoughts on “12 Passos para Divulgar seu Site ou Blog – Crie conteúdo fácil de ler

  1. Olá Celso,
    Estou acompanhando esta série e estou gostando! Acredito que até aqui estou dentro dos que cumpre estes requisitos que você mencionou.

    Abs!

  2. Muito boa as dicas. Realmente o conteúdo deve ser algo fácil de ler e de entender pois só dessa forma o leitor irá continuar lendo.
    Um artigo claro, com uma linguagem padrão e de um modo divertido e interessante, causa mais satisfação na hora de ler, afinal, ninguém gosta de ler um texto parecido uma bula de remédio né?

    Parabéns Celso pela série, estou gostando muito

  3. Olá Celso,
    Já li os dois artigos que você publicou nesta série e estão muito interessantes. Quanto à apresentação do conteúdo, eu também penso que estruturar um artigo corretamente, com imagens relacionadas com o texto, utilizar listas numeradas, etc… é muito importante para manter os visitantes no site durante mais tempo, eu por exemplo no meu blog utilizo “Toggles” que são uma pequena ferramenta da biblioteca jQuery que permite esconder o texto à medida que os visitantes acabam de ler um capitulo. Outro dos aspetos muito importantes é reler sempre o artigo quando o acabamos de escrever, se fizermos isto de certeza que vamos encontrar uma ou outra frase sem sentido. Quanto ao corretor ortográfico queria deixar uma dica, eu para facilitar o trabalho e não estar constantemente a abrir o Word utilizo um corretor ortográfico incorporado no meu navegador (o Chrome).

    Estou ansioso pelos próximos artigos desta série.
    Abraço!!
    Daniel

    1. Olá Daniel Oliveira,
      Não sabia sobre esse Toggles, vou dar uma pesquisada sobre ele. Obrigado pela dica.
      Quanto ao corretor eu também utilizo um que é incorporado ao Firefox.

      Abraço!

  4. Celso, só mais uma coisa que me esqueci de perguntar, todas as imagens que você utiliza no Criar Sites são do Fotolia?

    Abraço!!

    1. Olá Daniel,
      Ultimamente são. Eu fiz uma parceria com o Fotolia que está me cedendo as imagens em troca de divulgação nos artigos em que eu utilizar as imagens.

      Abraço!

  5. Muito bom Celso.
    Muitas dessas dicas já estou seguindo srsr.
    Muito positiva essa série de artigos, são muito úteis a qualquer tipo de blog.

    Abraços

  6. Eu escreve em meu blog com uma linguagem fácil de se ler e interpretar pois creio que usar uma linguagem formal em um blog não daria muito certo. Abraço!

  7. Celso, para que isso seja reduzido ao máximo em meus sites, eu configuro os links para que quando forem clicados eles abram uma nova aba, e não possam sair de meu site. Lógico, vou implementar ainda mais as dicas que você nos passou, mas será que essa tática por otimizar essa questão de retenção do público?

    Valeu, e um forte abraço 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *